caldeira a pellets

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

da minha parte, a discussão tem apenas a ver com o facto de ainda não teres explicado concretamente o porquê dos pellets terem um pci maior que a lenha (nas mesmas condições de humidade), uma vez que se trata de lenha prensada. a não ser que seja acrescentado algum aditivo (talvez bd ) aos pellets.

mas desde já deixa-me felicitar-te pela iniciativa (que já tinha conhecimento há dias atrás) e continua, pois portugal necessita de pessoas a remar contra a maré.

uma coisa que não concordo é que tenhas dito que somos só pensadores, pois existem muitas pessoas aqui como tu, que andam a remar contra a maré e têm iniciativas concretas e práticas nas suas vidas particulares, contribuindo de alguma forma para equilibrar a balança, que vão desde o fabrico de bd, ao uso de energias alternativas, passando pelas construções eficientes do ponto de vista energético.
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

pois aceito o convite. isto de sermos só pensadores já é bom só por si, num país com pobreza de espírito crónica. no meu caso, acho que gosto de ser pensador embora não seja só isso: tenho um carro a gpl e o outro queima mistura com ovd. era bom que houvesse muita gente a fazer isso, mas tenho amigos que quando lhes digo que meto óleo de fritar no carro, olham para mim como se fosse extra-terrestre. portanto, os pensadores têm muito pela frente na pedagogia da mudança de mentalidades (ao fim e ao cabo, este forum serve para quê?)
esta história dos pellets e da lenha faz-me lembrar a pergunta clássica: qual é que pesa mais, um quilo de chumbo ou ou um quilo de palha?


mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

Mensagem por mtavares »

escalavardo Escreveu:da minha parte, a discussão tem apenas a ver com o facto de ainda não teres explicado concretamente o porquê dos pellets terem um pci maior que a lenha (nas mesmas condições de humidade), uma vez que se trata de lenha prensada. a não ser que seja acrescentado algum aditivo (talvez bd ) aos pellets.
sobre isso , quando tiver o meu primeiro lote de pelletes, vou fazer pesagens de densidade, talvez seja por ai,
tenho vários tipos de lenha que queimo no meu recuperador água quente, em casa, eucalipto, choupo, austrália,e outra que nao sei qual é! a de sobreiro nao gosto pra queimar, uma vez que preciso de muito ar na camara de combustao o que me acaba por tirar todo o calor pela chaminé!
foi o primeiro ano que tive esta mistura de lenha! e cheguei á conclusão que o eucalipto é a melhor, isto pk, arde com temp. mais baixas, seca mais rápido, assim preciso de ter pouco oxigeno na caldeira, e mais rendimento, mas é tudo de impressao, pk ainda nao tive oportunidade de fazer medicoes a sério!

ab mtavares

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

pois a lenha pode arder melhor ou pior, mais depressa ou mais devagar mas a energia libertada por unidade de peso é a mesma.

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Mensagem por ventoinhas »

orbis escreveu
pois a lenha pode arder melhor ou pior, mais depressa ou mais devagar mas a energia libertada por unidade de peso é a mesma.

um choupo cria-se em 10 anos um sobreiro em200
os mesmos quilos de madeira numa lareira, fazem tanto diferença tempo de queima como em produção de calor kwh
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Avatar do Utilizador

Melobanha
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: quarta jan 03, 2007 7:20 pm
Localização: Tomar

Mensagem por Melobanha »

será este o segredo do maior poder calorifico das "pellets"?
http://www.pelletheat.com/about/contact.php

7. do you use glue or additives to make the pellets?
we do not use any type of glue or additives in the process. in fact, sometimes we need to add vegetable oil to keep the pellets from becoming too strong.
parece que afinal sempre é adicionado óleo no fabrico.

Avatar do Utilizador

netcruiser
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 70
Registado: sábado jan 06, 2007 5:36 pm
Localização: vialonga

Mensagem por netcruiser »

ó pessoal, não levem a mal a minha chamada de atenção, mas leiam lá o título do tópico!!! hehehehe

de qq maneira obrigado pela info.

grande abraço


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

realmente........ é giro mas acontece.... além de adorar as intervenções. continuem... acho interessante.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

já tinha reparado, mas acho que foi uma evolução natural. não faz sentido estar a dividi-lo.

Avatar do Utilizador

Hilário
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: quinta fev 08, 2007 12:23 am
Localização: Vila Nova de Santo André

Mensagem por Hilário »

olá amigos.
primeiro um pedido de desculpas por ter gerado esta confuzãosita, e ter desaparecido.
agora os agradecimento por se terem preocupado, é realmente muito agradavel quando sentimos k não estamos sosinhos e que gostamos de ter as quatro estações do ano, apesar de gostarmos mais de umas do que de outras .
porém..... apesar da boa vontade demonstrada ainda não me ajudaram muito
já estou completamente convencido a adquirir o sistema de aquecimento central alimentado com pelletes, porque tenho alguns amigos que possuem sistemas de aquecimento que funcionam com outras energias, nomeadamente gás e gasoleo, estando queles sempre a queixar-se que os sistemas que possuem para serem alimentados de forma a desempenharem a sua função, tornam-se demasiado dispendiosos para as carteiras.

a minha decisão, fundamenta-se na publiciade que fazem alguns vendedores, correndo o risco de poder ser enganado por eles, porem uma coisa é certa, os pelletes que tenho visto á venda, encontram-se em sacos de 15 kg e custam aproximadamente 3.8€, ora segundo os vendedores uma estufa a pelletes de 20kw com um depósito com capacidade para 35 kg tem uma autonomia de 32h, temos assim que gasta uma média de 1,09 kg/h ou seja traduzindo em euros, 0,25€/h.

não sei quanto consome por hora um sistema a gásoleo, mas face ás queixas dos meus amigos, suponho que seja significativamente mais.

se tiverem informação diferente, por favor partilhem.

mtavares
as estufas que conheço são aqueles que já mencionei e que custam os tais 4000€ (pelo menos na loja que visitei em sines), os espanhois da ecoforest, nem sequer se dignaram a responder ao mail que lhes enviei a pedir informação sobre os custos das estufas.
será que tu me podes dar algumas informações sobre o custo das estufas, uma vez que estás a par do comércio delas??? é que como não tenho referencias para comparação, receio que vá comprar uma estufa por um valor muito superior ao que eventualmente se pode praticar noutro local.

um abraço a todos.

hilario

Avatar do Utilizador

Hilário
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: quinta fev 08, 2007 12:23 am
Localização: Vila Nova de Santo André

Mensagem por Hilário »

permitam-me a correcção.

o consumo da estufa varia entre 1400g/h e 5200g/h, ou seja entre 0.30€/h e 1.30€/h, conforme necessitamos mais ou menos calor.

já agora.....

que tipo de radiadores devo utilizar para o aquecimento?

como se calcula, em função da área a aquecer, a potencia energetica necessária?

como vêm, as questões são mais que muitas

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

se um quilo de pellets produz 5 kw/h de energia (não sei se isto é verdade), obviamente a estufa para desenvolver 20 kw de potência vai necessitar de gastar 4 kg e não 1 por hora. isto é básico. resta saber quem está a informar e quem está a desinformar.

Avatar do Utilizador

Hilário
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: quinta fev 08, 2007 12:23 am
Localização: Vila Nova de Santo André

Mensagem por Hilário »

se consultares o site http://www.ecoforest.es aparecem umas fotos em slides
num desses slides é mencionado que a capacidade energética da lenha é 2000 kw, salvo erro, e dos pelletes 4500kw.

por desconhecimento sobre o assunto, não consigo apurar se é verdade ou é publicidade enganosa.

por favor, se tens informação diferente divulga.

um abraço

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

a informação que eu tenho é que a lenha dá 3,5 kw/h. mas a questão aqui são os pellets. 4,5 kw/h para 5 kw/h não é uma diferença assim tão grande e comprova aquilo que eu disse. se tiveres uma caldeira de 20 kw a funcionar a potência máxima, não podes fazer isso só com um kg por hora, porque 1 kg só liberta 4,5 ou 5 kw/h.

Avatar do Utilizador

Hilário
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: quinta fev 08, 2007 12:23 am
Localização: Vila Nova de Santo André

Mensagem por Hilário »

é claro k não lol, depende da necessidade energética que se tem gasta-se entre 1400g e 5200.

quando a estufa se acende, irá concerteza consumir no máximo desta variação, mas após a água estar quente, possivelmente reduz o consumo
e vai gastar so o k necessita para manter a água á temperatura que tu programaste, o suficiente para manter os radiadores quentes, nos locais onde necessitas.

o peixe que me foi vendido foi este lol, as estufas têm realmente um funcionamento interessante, as ultimas já possuem termostato regulavel e programadores semanais.


Avatar do Utilizador

Hilário
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: quinta fev 08, 2007 12:23 am
Localização: Vila Nova de Santo André

Mensagem por Hilário »

http://ekodiesel.se/en/pelletpresses.html

dedicado á venda de máquinas para fabrico de pelletes.

aconselham a adicionar entre 5 e 20% de materas gordurosas para compactar mais os pelletes será por isso k ficam com mais capacidade energética?

terá assim mais consequências nefastas para o ambiente?

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

não, porque o que eles aconselham são óleos como o de girassol (se bem entendi).


jmmbn
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quarta fev 28, 2007 5:14 pm

Mensagem por jmmbn »

olá a todos.
eu, tal como o hilário também equipei a minha casa com uma caldeira a gasóleo, contudo, com o crescente aumento do custo do combustível e também porque na zona onde resido há um senhor que se propõe a montar uma fábrica de peletes, este assunto interessou-me bastante, pelo que tenho procurado na net informações sobre caldeiras a peletes.
da pesquisa que até agora efectuei só consegui encontrar caldeiras para uso residencial a peletes, com uma potência máxima de 27 kw.
surpresa das surpresas. será que o sr. tavares tem queimadores para a minha caldeira da roca com potência superior aos 27 kw?
obrigado


jmmbn
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quarta fev 28, 2007 5:14 pm

Mensagem por jmmbn »

[quote="hilário"]olá amigos.
primeiro um pedido de desculpas por ter gerado esta confuzãosita, e ter desaparecido.
agora os agradecimento por se terem preocupado, é realmente muito agradavel quando sentimos k não estamos sosinhos e que gostamos de ter as quatro estações do ano, apesar de gostarmos mais de umas do que de outras .
porém..... apesar da boa vontade demonstrada ainda não me ajudaram muito
já estou completamente convencido a adquirir o sistema de aquecimento central alimentado com pelletes, porque tenho alguns amigos que possuem sistemas de aquecimento que funcionam com outras energias, nomeadamente gás e gasoleo, estando queles sempre a queixar-se que os sistemas que possuem para serem alimentados de forma a desempenharem a sua função, tornam-se demasiado dispendiosos para as carteiras.

a minha decisão, fundamenta-se na publiciade que fazem alguns vendedores, correndo o risco de poder ser enganado por eles, porem uma coisa é certa, os pelletes que tenho visto á venda, encontram-se em sacos de 15 kg e custam aproximadamente 3.8€, ora segundo os vendedores uma estufa a pelletes de 20kw com um depósito com capacidade para 35 kg tem uma autonomia de 32h, temos assim que gasta uma média de 1,09 kg/h ou seja traduzindo em euros, 0,25€/h.

não sei quanto consome por hora um sistema a gásoleo, mas face ás queixas dos meus amigos, suponho que seja significativamente mais.

[b]se tiverem informação diferente, por favor partilhem.[/b]

mtavares
as estufas que conheço são aqueles que já mencionei e que custam os tais 4000€ (pelo menos na loja que visitei em sines), os espanhois da ecoforest, nem sequer se dignaram a responder ao mail que lhes enviei a pedir informação sobre os custos das estufas.
será que tu me podes dar algumas informações sobre o custo das estufas, uma vez que estás a par do comércio delas??? é que como não tenho referencias para comparação, receio que vá comprar uma estufa por um valor muito superior ao que eventualmente se pode praticar noutro local.

[b]um abraço a todos.[/b]

hilario[/quote]
olá hilário visita http://www.larinox.pt, julgo ser o importador das caldeiras ecoforest em portugal. eu solicitei o preço de uma caldeira e eles responderam. o modelo que eu pedi era o de 27 kw (não me recordo do modelo) e custava cerca de 3.500€+iva.

Avatar do Utilizador

Hilário
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: quinta fev 08, 2007 12:23 am
Localização: Vila Nova de Santo André

Mensagem por Hilário »

obrigado pela informação, apesar da pequena incorrecção no link

aqui fica o correcto http://www.larinox.com.

já agora como certamente já te apercebeste, resido na zona de sines, mais propriamente em santo andré, e os preços que por aqui se praticam, são pelos vistos, muito superiores aos que se praticam na zona centro do pais, já solicitei, através de mail, os preços e o esclarecimento de algumas dúvidas que restam relativamente aquele tipo de recuperadores, nomeadamente no que diz respeito ao consumo de energia electrica (espero que a resposta não seja igual á dos espanhois ), se souberes quem comercialize os radiadores em aluminio, agradeço também a informação.

já visitaste o site que refiro que comercializa máquinas para fabricar pelletes???

parece-me a mim que é bastante rentável, principalmente se tiveres uma fábrica de móveis ou serração de madeiras perto de ti.

matéria prima possivelmente oferecida com os agradecimentos da gerência e podes tu produzir os pelletes com custos muito reduzidos.

aliás a sensação que tenho é que o todo o mecanismo que para construcção de uma máquina daquelas n é nada de muito complicado, ( resume-se a um motor electrico, uma transmissão rudimentar que eventualmente dode ser feita com corrente, correia ou um veio directo, uma bolacha redonda com as furações do diametro e comprimento dos pelletes, um eixo giratório com rodas dentadas que servem de prensa, um alimentador cónico um dispensador do produto final (pelletes) e um chassis onde será fixado todo o mecanismo) os materiais para a construção devem ser fáceis de arranjar numa sucateira e os custos não devem se muito elevados.
como tenho um cunhado que é mecânico e todo engenhocas, quando tiver oportunidade vou propor-lhe uma parceria para a construcção de um prototipo exprimental de uma geringonça daquelas.

se há quem faça geringonças económicas, capazes de produzir biodisel, reciclando, também há-de haver quem faça uma geringonça capaz de produzir pelletes. haja interesse

se houver alguem com ideias e interessado no assunto podemos conversar.

haja interesse

era interessante podermos prodizir os nossos proprios pelletes com baixos custos, poupariamos a floresta, reciclariamos matéria prima para a construção das máquinas e reciclariamos os desperdicios de madeira, transformando-os em energia para aquecer a nossa casa.

maravilha

mais uma vez os meus agradecimentos pela tua colaboração.

um abraço a todos

hilário

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”