INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL
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Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL
ola maquinao,julgo que estas a fazer uma pequena confusão.no kit duo tanque,o pequeno tanque que se instala na bagageira não é para o óleo,mas sim para o gasoleo,que só irá ser utilizado para se iniciar a marcha e até o carro atingir a temperatura certa,e julgo que também para 'lavar' o circuito de combustível antes de se desligar o carro.aqui no fórum há users que instalam e outros que já têm o kit instalado que te informaram de todos os promenores.
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Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL
lupo-3l/1,2 tdi pd/1999-05/any/3cyl./1191ccm/45kw/61,2ps/bhp/4000min-1/bosch/ui
sistema bomba-injector - opção 3
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Um abraço
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Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL
ola hynek,
sim é mesmo esse o lupo!
que tal, conselhos.
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Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL
opção 3: bomba injectora e sistema de injecção não compatível. percentagens de ovd aconselhadas pelo fórum com ou sem kit:
sem adaptação - inverno ov10, verão ov20
kit 1 depósito - não
kit 2 depósitos - inverno ov70, verão ov80
portanto não aconselho as alterações que mencionaste, só um kit de 2 depósitos, muito sofisticado, é capaz diminuir risco ao nível aceitável
sem adaptação - inverno ov10, verão ov20
kit 1 depósito - não
kit 2 depósitos - inverno ov70, verão ov80
portanto não aconselho as alterações que mencionaste, só um kit de 2 depósitos, muito sofisticado, é capaz diminuir risco ao nível aceitável
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Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL
saudações oleosas a todos
tenho uma carrinha ford focus 1.6 tdci 109cv de 2007, o que eu gostaria de saber é se é possivel a utilização de ovd, começando como é óbvio pelas percentagens mais baixas, talvez ov5 e ov10.
sei que na altura que a comprei perguntei isso por aqui, mas ainda não parecia haver muita informação para os motores common-rail(que parece que é o caso do meu).
não faço ideia de qual a bomba injectora que a foca traz, mas posso tentar investigar.
andei nestas férias por terras de nuestros hermanos e vi algumas bombas com biodiesel que chegavam a percentagens de 30%.
saudações oleosas
tenho uma carrinha ford focus 1.6 tdci 109cv de 2007, o que eu gostaria de saber é se é possivel a utilização de ovd, começando como é óbvio pelas percentagens mais baixas, talvez ov5 e ov10.
sei que na altura que a comprei perguntei isso por aqui, mas ainda não parecia haver muita informação para os motores common-rail(que parece que é o caso do meu).
não faço ideia de qual a bomba injectora que a foca traz, mas posso tentar investigar.
andei nestas férias por terras de nuestros hermanos e vi algumas bombas com biodiesel que chegavam a percentagens de 30%.
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Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL
fica pelas percentagens mais baixas, até ov10marcolxpt Escreveu:saudações oleosas a todos
tenho uma carrinha ford focus 1.6 tdci 109cv de 2007, o que eu gostaria de saber é se é possivel a utilização de ovd, começando como é óbvio pelas percentagens mais baixas, talvez ov5 e ov10.
sei que na altura que a comprei perguntei isso por aqui, mas ainda não parecia haver muita informação para os motores common-rail(que parece que é o caso do meu).
não faço ideia de qual a bomba injectora que a foca traz, mas posso tentar investigar.
andei nestas férias por terras de nuestros hermanos e vi algumas bombas com biodiesel que chegavam a percentagens de 30%.
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Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL
era essa a minha ideia, não ultrapassar o ov10, e como o deposito leva cerca de 40 litros, ir começando por por um litro por deposito, e ir aumentando litro a litro até chegar ao ov10(4 litros por deposito), ou seja cumprindo os patamares, isto se não notar problemas.
saudações oleosas
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Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL
exactamentemarcolxpt Escreveu:era essa a minha ideia, não ultrapassar o ov10, e como o deposito leva cerca de 40 litros, ir começando por por um litro por deposito, e ir aumentando litro a litro até chegar ao ov10(4 litros por deposito), ou seja cumprindo os patamares, isto se não notar problemas.
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Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL
não querendo abusar da boa vontade dos oleosos presentes... tenho uma dúvida. acho que vi algures que oleo de soja é que não. e quantos aos outros oleos? é que ainda hoje ao ir ao supermercado me deparei com várias indcações como por exemplo, a acidez de 0,3% num oleo(de girassol) do minipreço.
pode parecer ignorância, mas num começo como o meu, prefiro perguntar primeiro.
obrigado hynek pelas dicas,
um abraço.
pode parecer ignorância, mas num começo como o meu, prefiro perguntar primeiro.
obrigado hynek pelas dicas,
um abraço.
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Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL
o gasóleo também tem acidez......marcolxpt Escreveu:não querendo abusar da boa vontade dos oleosos presentes... tenho uma dúvida. acho que vi algures que oleo de soja é que não. e quantos aos outros oleos? é que ainda hoje ao ir ao supermercado me deparei com várias indcações como por exemplo, a acidez de 0,3% num oleo(de girassol) do minipreço.
pode parecer ignorância, mas num começo como o meu, prefiro perguntar primeiro.
obrigado hynek pelas dicas,
um abraço.
óleo de soja é para evitar, por causa de fósforo, acelera oxidação, etc.....
a ideia é não comprar o óleo novo (enquanto não houver bombas destas), mas recolher e reciclar....
Um abraço
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Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL
bem eu estava-me a basear na motorização do c3 que está na lista, mas por via das dúvidas, alguém me sabe dizer qual a bi de origem do citroen c2 (out/2004) 1.4hdi sxpack, e qual a opção que devo ter em atenção na introdução de ov que devo utilizar?
grato desde já pela informação!!
abraço a todos!!
grato desde já pela informação!!
abraço a todos!!
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Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL
common-rail, opção3, muito cuidado, é melhor excluir ov recicladolois Escreveu:bem eu estava-me a basear na motorização do c3 que está na lista, mas por via das dúvidas, alguém me sabe dizer qual a bi de origem do citroen c2 (out/2004) 1.4hdi sxpack, e qual a opção que devo ter em atenção na introdução de ov que devo utilizar?
grato desde já pela informação!!
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Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL
por estas e por outras é que quando não sei, prefiro perguntarhynek Escreveu:o gasóleo também tem acidez......marcolxpt Escreveu:não querendo abusar da boa vontade dos oleosos presentes... tenho uma dúvida. acho que vi algures que oleo de soja é que não. e quantos aos outros oleos? é que ainda hoje ao ir ao supermercado me deparei com várias indcações como por exemplo, a acidez de 0,3% num oleo(de girassol) do minipreço.
pode parecer ignorância, mas num começo como o meu, prefiro perguntar primeiro.
obrigado hynek pelas dicas,
um abraço.
óleo de soja é para evitar, por causa de fósforo, acelera oxidação, etc.....
a ideia é não comprar o óleo novo (enquanto não houver bombas destas), mas recolher e reciclar....
muito obrigado pelas dicas hynek
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Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL
boas,
tenho lido muito e postado quase nada lol
de qualquer maneira pergunto:
- jipe ssangyoung musso 2.3 td de 1999 pode trabalhar a óleo vegetal?
- a tabela dos aumentos de ovd de 500 em 500 km pode ser feita de outra maneira? ou seja, posso por 55 litros de gasoleo, 5 de ovd e 2 de gasolina, logo da 1ª vez e ir aumentando de 500 em 500 km a quantidade de ovd e lógicamente diminuindo a de gasoleo ( de 5 em 5 litros)?? é que com esta quantidade de combustivel faço na boa os 500km e assim evitava ir tantas vezes á bomba....
obrigado
francisco
tenho lido muito e postado quase nada lol
de qualquer maneira pergunto:
- jipe ssangyoung musso 2.3 td de 1999 pode trabalhar a óleo vegetal?
- a tabela dos aumentos de ovd de 500 em 500 km pode ser feita de outra maneira? ou seja, posso por 55 litros de gasoleo, 5 de ovd e 2 de gasolina, logo da 1ª vez e ir aumentando de 500 em 500 km a quantidade de ovd e lógicamente diminuindo a de gasoleo ( de 5 em 5 litros)?? é que com esta quantidade de combustivel faço na boa os 500km e assim evitava ir tantas vezes á bomba....
obrigado
francisco
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Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL
assunto: iniciação à utilização óleo vegetal
tu por acaso fazes instalações de modo a permitir uso de maior percentagem de ov e uvu?!? é possível no meu trombinhas?!?
grato pelas sábias explicações e disponibilidade demonstrada!!
ps. tentei enviar-te este post em pm mas não tenho posts suficientes...
epa... então esquece isso dos filtros... é que como no c3 a opção era a 2 eu pensei que fosse igual no c2...hynek Escreveu:common-rail, opção3, muito cuidado, é melhor excluir ov recicladolois Escreveu:bem eu estava-me a basear na motorização do c3 que está na lista, mas por via das dúvidas, alguém me sabe dizer qual a bi de origem do citroen c2 (out/2004) 1.4hdi sxpack, e qual a opção que devo ter em atenção na introdução de ov que devo utilizar?
grato desde já pela informação!!
abraço a todos!!
tu por acaso fazes instalações de modo a permitir uso de maior percentagem de ov e uvu?!? é possível no meu trombinhas?!?
grato pelas sábias explicações e disponibilidade demonstrada!!
ps. tentei enviar-te este post em pm mas não tenho posts suficientes...
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Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL
boas,jorge santos Escreveu:tem carro a gasóleo e pretende contribuir para um ambiente melhor?
se sim, então de uma forma simples e em segurança, poderá fazê-lo utilizando óleo vegetal (ov) como aditivo ao combustível da sua viatura; isto para qualquer marca ou modelo, sem qualquer modificação ou perda de performance, através dos seguintes passos:
1- abasteça c/ €20, junte-lhe 1 lt de ov (do mais barato) e faça 500km's antes de passar ao patamar seguinte (conforme os consumos, efectuará 2 ou 3 abastecimentos);
2- abasteça c/ €20, junte-lhe 2 lts de ov e faça 500km's;
3- abasteça c/ €20, junte-lhe 3 lts de ov e faça 500km's;
4- abasteça c/ €20, junte-lhe 4 lts de ov e faça 500km's;
5- abasteça c/ €20, junte-lhe 5 lts de ov e faça 500km's;
com estas percentagens (5%,9%,13%,17%,20%) de óleo que até aqui aditivou, em princípio não terá notado nada de anormal (excepto quando chegar o inverno, altura em que deve reduzir as percentagens de óleo por causa do arranque a frio, nunca esqueça - o motor deve pegar sempre bem), no entanto se em qualquer patamar notar algo de estranho coloque mais gasóleo, como tal e por precaução nunca ateste, procurando posteriormente averiguar se esse mau funcionamento esteve relacionado com o ov. preventivamente, deverá também substituir o filtro de gasóleo ao fim de 5.000km's ou quando note quebra de potência a altas rotações.
chegado ao 5º patamar, você está:
- a poluir -20% do que no dia em que leu este post pela 1ª vez;
- a contribuir para a diminuição da nossa dependência energética;
- a poupar €2,5 por abastecimento (valor variàvel em função do preço do ov).
entretanto e enquanto "vai fazendo km's", vá lendo os diferentes post's do fórum, vá colocando as suas questões, porque quando chegar ao 5º patamar já está confiante - a utilização de ov para si é uma realidade - e vai querer ir mais além, e também utilizar ov usado. chegado a este ponto, é altura de também começar a introduzir 2% de gasolina (sobre o total do abastecimento: 25lts = 0,5lt) para optimizar a mistura.
ao prosseguir, informe-se bem (já que está por sua conta e risco e as reparações não são baratas), certifique-se de qual a bomba injectora da sua viatura, os cuidados a ter com o óleo usado, para em consciência e em função da sua realidade, ao incrementar a utilização de ov, adoptar aquele que para si será o melhor sistema, podendo passar ou não pela instalação de um kit de pré-aquecimento.
para terminar, devo adverti-lo(a) que caso tenha um furo ou o rádio não funcione, a culpa não é do ov.
saudações oleosas
aviso: recomenda-se não iniciar a introdução de ov, enquanto a sua viatura estiver dentro da garantia (será uma desculpa para a retirarem).
tenho lido muito e postado quase nada lol
de qualquer maneira pergunto:
- jipe ssangyoung musso 2.3 td de 1999 pode trabalhar a óleo vegetal?
- a tabela dos aumentos de ovd de 500 em 500 km pode ser feita de outra maneira? ou seja, posso por 55 litros de gasoleo, 5 de ovd e 2 de gasolina, logo da 1ª vez e ir aumentando de 500 em 500 km a quantidade de ovd e lógicamente diminuindo a de gasoleo ( de 5 em 5 litros)?? é que com esta quantidade de combustivel faço na boa os 500km e assim evitava ir tantas vezes á bomba....
obrigado
francisco
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- Localização: Algures por aí...
Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL
olá
afinal foi infrutífero, o trabalho de elaborar esta tabela
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... =18&t=3200
afinal foi infrutífero, o trabalho de elaborar esta tabela
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... =18&t=3200
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Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL
fry Escreveu:olá
afinal foi infrutífero, o trabalho de elaborar esta tabela
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... =18&t=3200
pela resposta presumo que tudo o que perguntei seja possivel... obrigado
cumprimentos
francisco
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Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL
podemos estudar o assunto, prós e contras. usa o mail daqui para analisarmos isso:lois Escreveu:assunto: iniciação à utilização óleo vegetal
epa... então esquece isso dos filtros... é que como no c3 a opção era a 2 eu pensei que fosse igual no c2...hynek Escreveu:common-rail, opção3, muito cuidado, é melhor excluir ov recicladolois Escreveu:bem eu estava-me a basear na motorização do c3 que está na lista, mas por via das dúvidas, alguém me sabe dizer qual a bi de origem do citroen c2 (out/2004) 1.4hdi sxpack, e qual a opção que devo ter em atenção na introdução de ov que devo utilizar?
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abraço a todos!!
tu por acaso fazes instalações de modo a permitir uso de maior percentagem de ov e uvu?!? é possível no meu trombinhas?!?
grato pelas sábias explicações e disponibilidade demonstrada!!
ps. tentei enviar-te este post em pm mas não tenho posts suficientes...
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... =10&t=2813
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Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL
não sei se será o local indicado para colocar isto, mas dei hoje início e pela 1ª vez á utilização de ov (novo), estando a seguir as dicas que voçes tem sugerido de uma forma exemplar. já mais pensei (fruto da ignorância) em fazer semelhante coisa, até que descobri este fórum (por mero acaso). desde já quero agradecer, a partillha de conhecimento que por aqui se encontra, e agradecer a todos aqueles que para isso contribuem, com menor ou maior conhecimento académico.
opel astra (comercial) 1.7d ano de 94 (210.000km´s)
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