Clio 1.9D (97) - Adaptação de bomba injectora Bosch

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Aldo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça jun 13, 2006 9:41 pm
Localização: Viseu

Clio 1.9D (97) - Adaptação de bomba injectora Bosch

Mensagem por Aldo »

olá a todos.
sou portador de um clio 1.9d de 97, que traz de origem uma bi lucas, como a lucas não é a mais indicada para utilizar ov, decidi colocar uma bi bosch.
a adaptação não é difícil, mas tive alguns problemas pois a bi estava avariada e tive de mandar a reparar. é necessário também mudar a correia, pois o (carreto ou cremalheira) da bosch é diferente da da lucas e o os pontos de referência alteram.
mantive os injectores antigos e os tubos que os ligam à bi.
quanto ao retorno, liguei directamente antes do pré-filtro para este não voltar ao depósito e provocar oxidação, mas depois de alguns mil kms comecei a ganhar ar no circuito e o carro ia-se a baixo. não sei se se deve ao facto de não ter purga ou à falta de combustível no deposito, pois a bóia deixou de funcionar.
retirei a bóia, limpei-a, voltei a colocar o retorno para o depósito e estou a fazer alguns kms só a gasóleo e está a portar-se lindamente.
mas, como sou amante do ov e do ambiente, vou voltar a usar ovu.
vamos ver como ele se porta, vou relatando as novidades.
abraço.

Avatar do Utilizador

jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Re: Clio 1.9D (97) - Adaptação de bomba injectora Bosch

Mensagem por jossef »

bem vindo novamente e depois de um discovery a ovd um clio tem muito para contar.
vei dando novidades .
abraço
"A vida é uma folga que a morte nos dá"

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Clio 1.9D (97) - Adaptação de bomba injectora Bosch

Mensagem por Flamingo »

aldo Escreveu:olá a todos.
sou portador de um clio 1.9d de 97, que traz de origem uma bi lucas, como a lucas não é a mais indicada para utilizar ov, decidi colocar uma bi bosch.
.......................
quanto ao retorno, liguei directamente antes do pré-filtro para este não voltar ao depósito e provocar oxidação, mas depois de alguns mil kms comecei a ganhar ar no circuito e o carro ia-se a baixo.
........................
abraço.
boas...
contrariamente ao que alguns defendem, começo por dizer que muito possivelmente fizeste uma despeza desnecessária, a troca da bi lucas por bi bosh.
a bi lucas podia dar o berro, e então nessa altura trocavas. mas também podia não dar...

sobre a realimentação do retorno e problemas com o ar tens muita informação nos inamoviveis, num tópico que trata desse assunto. dá lá uma lida.
um abraço

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Aldo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça jun 13, 2006 9:41 pm
Localização: Viseu

Re: Clio 1.9D (97) - Adaptação de bomba injectora Bosch

Mensagem por Aldo »

olá amigo jossef.
sim, sabes como é, amigo do ambiente, lol.
abraço para ti...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Aldo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça jun 13, 2006 9:41 pm
Localização: Viseu

Re: Clio 1.9D (97) - Adaptação de bomba injectora Bosch

Mensagem por Aldo »

olá flamingo.
quanto à troca da b.i. talvez tenha sido má ideia de início, mas já está e agora bola para a frente. quanto à b.i. lucas ainda a tenho e estou a pensar vende-la, assim não está tudo perdido.
quanto à entrada de ar no circuito, a meu ver talvez fosse a falta de combustível no depósito pois tinha a bóia avariada, agora veremos como ele se porta e se ganhar ar novamente aí sim, tenho um problema.
vou dar uma olhada no fórum para ver possíveis problemas deste género
abraço.

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”