Esquema de ligação aquecedor electrico
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Esquema de ligação aquecedor electrico
ola malta,
estou a pensar em comprar um jeep grand cherokee 3.1td para depois poder usar ovd. estive a pesquisar na net e encontrei um aquecedor da vecar (vecar eintank-umrustanlage 12volts, www.vecar.de) já testado aqui no forum. e um aquecedor/permutador. estava a pensar em instalar este aquecedor mas alterar o esquema de ligação.
de origem este aquecedor tem duas resistências. de um lado faz se a ligação do gasóleo e do outro lado a ligação da agua do motor/radiador. estava a pensar em alterar a ultima ligação. em vez de ligar a agua do motor ligava este parte ao gasóleo que vem do deposito e vai para o filtro do gasóleo. depois do gasóleo sair do filtro entra outra vez no aquecedor e vai para a bi. assim temos só um aquecedor eléctrico em vez de um aquecedor/permutador.
portanto temos:
gasóleo/ovd deposito - aquecedor eléctrico - filtro gasóleo - aquecedor eléctrico - bi.
desta maneira tenho um filtro pré aquecido e gasóleo aquecido para a bi.
outra solução e fazer só o aquecimento do gasóleo para a bi. portanto temos que ligar os dois lados do aquecedor com tubo para o gasóleo assim passar duas vezes por o aquecedor.
(o grand cherokee tem um aquecedor de filtro de gasóleo de origem mas este só liga quando a temperatura exterior for inferior a 7º)
o que acham deste esquema?
estou a pensar em comprar um jeep grand cherokee 3.1td para depois poder usar ovd. estive a pesquisar na net e encontrei um aquecedor da vecar (vecar eintank-umrustanlage 12volts, www.vecar.de) já testado aqui no forum. e um aquecedor/permutador. estava a pensar em instalar este aquecedor mas alterar o esquema de ligação.
de origem este aquecedor tem duas resistências. de um lado faz se a ligação do gasóleo e do outro lado a ligação da agua do motor/radiador. estava a pensar em alterar a ultima ligação. em vez de ligar a agua do motor ligava este parte ao gasóleo que vem do deposito e vai para o filtro do gasóleo. depois do gasóleo sair do filtro entra outra vez no aquecedor e vai para a bi. assim temos só um aquecedor eléctrico em vez de um aquecedor/permutador.
portanto temos:
gasóleo/ovd deposito - aquecedor eléctrico - filtro gasóleo - aquecedor eléctrico - bi.
desta maneira tenho um filtro pré aquecido e gasóleo aquecido para a bi.
outra solução e fazer só o aquecimento do gasóleo para a bi. portanto temos que ligar os dois lados do aquecedor com tubo para o gasóleo assim passar duas vezes por o aquecedor.
(o grand cherokee tem um aquecedor de filtro de gasóleo de origem mas este só liga quando a temperatura exterior for inferior a 7º)
o que acham deste esquema?
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Re: Esquema de ligação aquecedor electrico
estive a dar uma espreitadela neste site: http://www.rapsdb.de/detail.php?id=2166 e vi la muita gente que anda a óleo vegetal directo sem qualquer kit e já com bastante km percorridos.
um exemplo: jeep grand cherokee 2.5td sem kit com 100.000km percorridos a ovd (no verão 100%)
será que posso meter ovd no grand cherokee 3.1td (verão-70-80%, inverno 50%) sem qualquer alteração?
será que vale a pena investir no dito aquecedor?
um exemplo: jeep grand cherokee 2.5td sem kit com 100.000km percorridos a ovd (no verão 100%)
será que posso meter ovd no grand cherokee 3.1td (verão-70-80%, inverno 50%) sem qualquer alteração?
será que vale a pena investir no dito aquecedor?
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Re: Esquema de ligação aquecedor electrico
neste tópico tens muitas experiências e relatos dos próprios utilizadores e donos, perde (no sentido de ganhar ) algum tempo a ler todas estas experiências.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
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Autor do tópico - Membro
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Re: Esquema de ligação aquecedor electrico
já percorri este forum todo e consegui encontrar alguns tests sobre estes aquecedores.
a conclusão de estes tests foi que o aquecedor não era capas de aquecer o combustível até 75º o maximo uns 45-50º no verão e inverno uns 30º.
por isso e que eu ponderei a instalação deste aquecedor de maneira o combustível passar duas vezes por ele.
em vez de ser um aquecedor/permutador passa a ser só um aquecedor eléctrico aproveitando ao máximo as duas resistências.
alternativa e instalar dois aquecedores eléctricos de cada um 170w. uma antes do filtro e outra antes da bi.
o original conceito de instalação do dispositivo pode em algumas situações fazer arrefecer o combustível em vez de aquecer. por exemplo em andamento constante em ae. o vento a passar por o radiador vai fazer que o liquido que passa por o permutador faca arrefecer o combustível em vez de aquecer que e o que nos queremos!
outro exemplo e logo de manha, as resistências do aquecedor vão ter que aquecer a agua e o combustivel que passam dentro do aquecedor. assim em vez de termos um aquecedor de 340w só temos 170w de aquecimento para o nosso combustivel. os restantes 170w são usados para aquecer a agua do nosso radiador.
acho que desta maneira será melhor instalar aquecedor de combustível eléctrico, uma antes do filtro e outra antes da bi.
não há ai ninguém que já tem instalação idêntica a que eu acabei de explicar?
funciona bem?
a conclusão de estes tests foi que o aquecedor não era capas de aquecer o combustível até 75º o maximo uns 45-50º no verão e inverno uns 30º.
por isso e que eu ponderei a instalação deste aquecedor de maneira o combustível passar duas vezes por ele.
em vez de ser um aquecedor/permutador passa a ser só um aquecedor eléctrico aproveitando ao máximo as duas resistências.
alternativa e instalar dois aquecedores eléctricos de cada um 170w. uma antes do filtro e outra antes da bi.
o original conceito de instalação do dispositivo pode em algumas situações fazer arrefecer o combustível em vez de aquecer. por exemplo em andamento constante em ae. o vento a passar por o radiador vai fazer que o liquido que passa por o permutador faca arrefecer o combustível em vez de aquecer que e o que nos queremos!
outro exemplo e logo de manha, as resistências do aquecedor vão ter que aquecer a agua e o combustivel que passam dentro do aquecedor. assim em vez de termos um aquecedor de 340w só temos 170w de aquecimento para o nosso combustivel. os restantes 170w são usados para aquecer a agua do nosso radiador.
acho que desta maneira será melhor instalar aquecedor de combustível eléctrico, uma antes do filtro e outra antes da bi.
não há ai ninguém que já tem instalação idêntica a que eu acabei de explicar?
funciona bem?
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Autor do tópico - Membro
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Re: Esquema de ligação aquecedor electrico
encontrei este site alemão (http://www.motor-talk.de/forum/anschlus ... 11294.html) aonde um alemão esta a dizer que tem um aquecedor destes da vecar e que ou fim de nem meio minuto já não podemos por a mão no corpo do aquecedor.
agora fico mesmo na duvida, aquece ao não aquece o ovd?
agora fico mesmo na duvida, aquece ao não aquece o ovd?
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Re: Esquema de ligação aquecedor electrico
bom tu ate podes ter 10 aquecedores mas eles nao passarem dos 50 graus nunca vais ter o oleo mais quente que os 50 graus o que podes fazer é depois do oleo sair da bi ai deves aquecer outra vez antes de entrar nos injectores se nao conseguires aquece bem oleo bem antes de chegar a bi elas aguentao temperaturas ate 130 graus
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Re: Esquema de ligação aquecedor electrico
(bi elas aguentam temperaturas até 130 graus) essa informação pode ser aplicada a qualquer bi?obrigadobruno troy Escreveu:bom tu ate podes ter 10 aquecedores mas eles nao passarem dos 50 graus nunca vais ter o oleo mais quente que os 50 graus o que podes fazer é depois do oleo sair da bi ai deves aquecer outra vez antes de entrar nos injectores se nao conseguires aquece bem oleo bem antes de chegar a bi elas aguentao temperaturas ate 130 graus
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Re: Esquema de ligação aquecedor electrico
vivam...
o que não faz falta a este fórum é a presença de "papagaios" que ainda por cima nem ler sabem..
muito menos falta faz quem indica a biocar como referência a nivel de instalações de equipamentos..ora pergunte ao sr. toni quem o "ensinou" sobre a matéria no fórum do clix..
meu caro..ao intervir em matérias de caracter técnico tenha ao menos o cuidado em ser rigoroso já que poderão existir users mais recentes que tomem a sua palavra como boa e na realidade é boa apenas como exemplo de asneira..
[***************]
essa afirmação ilustra bem o seu desconhecimento sobre a matéria..bruno troy Escreveu:bom tu ate podes ter 10 aquecedores mas eles nao passarem dos 50 graus nunca vais ter o oleo mais quente que os 50 graus o que podes fazer é depois do oleo sair da bi ai deves aquecer outra vez antes de entrar nos injectores se nao conseguires aquece bem oleo bem antes de chegar a bi elas aguentao temperaturas ate 130 graus
o que não faz falta a este fórum é a presença de "papagaios" que ainda por cima nem ler sabem..
muito menos falta faz quem indica a biocar como referência a nivel de instalações de equipamentos..ora pergunte ao sr. toni quem o "ensinou" sobre a matéria no fórum do clix..
meu caro..ao intervir em matérias de caracter técnico tenha ao menos o cuidado em ser rigoroso já que poderão existir users mais recentes que tomem a sua palavra como boa e na realidade é boa apenas como exemplo de asneira..
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Re: Esquema de ligação aquecedor electrico
vivam...
no entanto nada como pesquisar bem a secção para obter a maior informação possivel sobre a matéria em lugar de confiar em pessoas que apenas atiram umas atoardas sem nexo..
abraços
[***************]
a temperatura "padronizada" nas bi ´de cerca de 65º..elas suportam um máximo de 75º..novo horizonte Escreveu:(bi elas aguentam temperaturas até 130 graus) essa informação pode ser aplicada a qualquer bi?obrigadobruno troy Escreveu:bom tu ate podes ter 10 aquecedores mas eles nao passarem dos 50 graus nunca vais ter o oleo mais quente que os 50 graus o que podes fazer é depois do oleo sair da bi ai deves aquecer outra vez antes de entrar nos injectores se nao conseguires aquece bem oleo bem antes de chegar a bi elas aguentao temperaturas ate 130 graus
no entanto nada como pesquisar bem a secção para obter a maior informação possivel sobre a matéria em lugar de confiar em pessoas que apenas atiram umas atoardas sem nexo..
abraços
[***************]
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Re: Esquema de ligação aquecedor electrico
ola........não confiei na informação, tenho lido o que os colaboradores escrevem por ai;fiz a pergunta para dar a oportunidade ao autor de corrigi-la;mesmo assim agradeço a pronta resposta. abraço[***************] Escreveu:vivam...
a temperatura "padronizada" nas bi ´de cerca de 65º..elas suportam um máximo de 75º..novo horizonte Escreveu:(bi elas aguentam temperaturas até 130 graus) essa informação pode ser aplicada a qualquer bi?obrigadobruno troy Escreveu:bom tu ate podes ter 10 aquecedores mas eles nao passarem dos 50 graus nunca vais ter o oleo mais quente que os 50 graus o que podes fazer é depois do oleo sair da bi ai deves aquecer outra vez antes de entrar nos injectores se nao conseguires aquece bem oleo bem antes de chegar a bi elas aguentao temperaturas ate 130 graus
no entanto nada como pesquisar bem a secção para obter a maior informação possivel sobre a matéria em lugar de confiar em pessoas que apenas atiram umas atoardas sem nexo..
abraços
[***************]
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Re: Esquema de ligação aquecedor electrico
[***************] Escreveu:vivam...
a temperatura "padronizada" nas bi ´de cerca de 65º..elas suportam um máximo de 75º..novo horizonte Escreveu:(bi elas aguentam temperaturas até 130 graus) essa informação pode ser aplicada a qualquer bi?obrigadobruno troy Escreveu:bom tu ate podes ter 10 aquecedores mas eles nao passarem dos 50 graus nunca vais ter o oleo mais quente que os 50 graus o que podes fazer é depois do oleo sair da bi ai deves aquecer outra vez antes de entrar nos injectores se nao conseguires aquece bem oleo bem antes de chegar a bi elas aguentao temperaturas ate 130 graus
no entanto nada como pesquisar bem a secção para obter a maior informação possivel sobre a matéria em lugar de confiar em pessoas que apenas atiram umas atoardas sem nexo..
abraços
[***************]
já que sabes tanto podes-me dizer a que temperatura trabalham as bi nos bancos de ensaio quando estao a fazer a reparacoes pois passam dos 75º agora eu é que sou o papagaio.
só mais uma coisa os carros mais recentes só de estarem a trabalhar aquecem o gasoleo e nao é assim tao pouco como isso
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- Membro Dedicado
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Re: Esquema de ligação aquecedor electrico
queres aquecer bem o ov de maneira que passe dos 60º mete a passar no premutador oleo do motor e o ideial era pores isso s saida do deposito do ov para nao esforçar a bi pk o ov é muito mais espesso que o gasoleo
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Re: Esquema de ligação aquecedor electrico
como esta parte do forum tem andado um pouco apagada, nem sempre aqui venho...bruno troy Escreveu: ..................
já que sabes tanto podes-me dizer a que temperatura trabalham as bi nos bancos de ensaio quando estao a fazer a reparacoes pois passam dos 75º agora eu é que sou o papagaio.
só mais uma coisa os carros mais recentes só de estarem a trabalhar aquecem o gasoleo e nao é assim tao pouco como isso
sobre a tempera e o assunto (ultimo) em discussão, afirmo eu:
coloque lá o combustivel a entrar na bi com temperaturas superiores a esses 75º, e depois venha aqui postar o resultado. não por minha causa, mas para o resto do fórum. da minha parte..., já conheço o resultado dessa experiência.
jsengxx, se ainda for a tempo, sobre o aquecedor a que te referes eu desaconselho vivamente. pela descrição que fazes do aquecedor, se bem fiquei a entrender qual é, ele não cumpre os requisitos.
o facto de diversos utilizadores de ov andarem sem kit, não quer dizer que andem a fazer bem. o motor até pode trabalhar aparentemente bem, mas nada te garante que os injectores estejam a atomizar o combustivel com a mesma qualidade de atomização, e por consequência, qualidade de explosão, como estavam antes de usar ov sem kit. mas é um risco que cada um decide correr. eu não o aconselho a ninguém, existe muita informação neste forum sobre os prós e contras.
caso queiras dar uma lida começa a explorar o link que se segue.
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=3201
um abraço...
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Re: Esquema de ligação aquecedor electrico
tudo o que desejas saber esta no forum .
e nao vas em historias que andam a 100% etc etc
podes escolher boas peças de equipamento aqui.
e nao vas em historias que andam a 100% etc etc
podes escolher boas peças de equipamento aqui.
Última edição por Flamingo em sábado abr 02, 2011 12:59 am, editado 1 vez no total.
Razão: Violação do artigo 4º das regras do fórum
Razão: Violação do artigo 4º das regras do fórum
"A vida é uma folga que a morte nos dá"
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Re: Esquema de ligação aquecedor electrico
neste site diz:jossef Escreveu:tudo o que desejas saber esta no forum .
e nao vas em historias que andam a 100% etc etc
podes escolher boas peças de equipamento aqui.
lamentamos, mas por razões de falta da legalização do uso do ov nos motores em portugal e consequente falta de interesse económico, a empresa seealte, lda. deixou de fornecer equipamentos e serviços descritos neste site. o site só vai ficar continuar on-line por causa da acessibilidade da informação útil para os eventuais interessados
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- Membro Silver
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Re: Esquema de ligação aquecedor electrico
subscrevo estas duas frases, e caso existam duvidas ou seja necessária alguma ajuda, a malta cá está para isso. o que o user pretende, ele mesmo pode consegui-lo. é uma questão de meter mãos à obra...jossef Escreveu:tudo o que desejas saber esta no forum .
e nao vas em historias que andam a 100% etc etc
..........
sem trabalho nada se faz.
um abraço...
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- Localização: LISBOA
Re: Esquema de ligação aquecedor electrico
neste site diz:
e entao ???
alem de estar em portugues de portugal diz tambem onde podem ser adquiridas agora ou não ???? é só ler o resto.
[/quote]lamentamos, mas por razões de falta da legalização do uso do ov nos motores em portugal e consequente falta de interesse económico, a empresa seealte, lda. deixou de fornecer equipamentos e serviços descritos neste site. o site só vai ficar continuar on-line por causa da acessibilidade da informação útil para os eventuais interessados
e entao ???
alem de estar em portugues de portugal diz tambem onde podem ser adquiridas agora ou não ???? é só ler o resto.
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