Motores e veículos que podem consumir OVD

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

RPL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 290
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Mensagem por RPL »

sempre a debitar!
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18

Avatar do Utilizador

Jorge Santos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 333
Registado: terça ago 01, 2006 11:56 pm
Localização: Via Láctea

Mensagem por Jorge Santos »

rrodrigues Escreveu:boas...

.... dava uns soluços de vez em quando...mas nada de mais...

até chegar perto da reserva... em que passou a dar 10 km a subir... 20 a direito e 40 a descer....

para muita tristeza minha....
"....entao porque será que aquilo só deu problemas quando chegou perto da reserva ??? porque ele fez bem uns 400 kms....só depois é que morreu..."



boas,

isso quer-me parecer àgua no depósito!
Última edição por Jorge Santos em quinta nov 29, 2007 11:07 pm, editado 2 vezes no total.
A fritar OV à 61.500Km's.
FocusTdi 99:20-40%(Inv.),45-75%(Verão)


RPL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 290
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Mensagem por RPL »

pode acontecer! os sintomas tb são identicos! sei do que falo
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18


pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Mensagem por pinto »

bom dia pessoal,essa situação do carro se ir abaixo também acontece comigo.abasteco nas bombas,vou para casa tudo muito bem entretanto quando atesto com óleo novo e um pouco de gasolina ando uns 500 m,o bicho começa a engasgar até que se vai abaixo,só o meto a trabalhar à 2 ou terceira tentativa.já agora não tenho nenhum kit e as percentagens são 35/ óleo e 3/ gasolina,e o carro é um corsa 1.5 td.abraços pa malta.

Avatar do Utilizador

Jorge Santos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 333
Registado: terça ago 01, 2006 11:56 pm
Localização: Via Láctea

Mensagem por Jorge Santos »

pinto Escreveu:bom dia pessoal,essa situação do carro se ir abaixo também acontece comigo.abasteco nas bombas,vou para casa tudo muito bem entretanto quando atesto com óleo novo e um pouco de gasolina ando uns 500 m,o bicho começa a engasgar até que se vai abaixo,só o meto a trabalhar à 2 ou terceira tentativa.já agora não tenho nenhum kit e as percentagens são 35/ óleo e 3/ gasolina,e o carro é um corsa 1.5 td.abraços pa malta.
boas pinto,

o caso que reportas é diferente do reportado pelo rrodrigues, no teu caso a viatura não está na reserva. assim, à primeira vista deixas o carro na rua e as temperaturas de noite estão demasiado baixas para a percentagem de oleo que estás a utilizar. para obviar a situação deves reduzir a % de oleo e ao colocares a viatura em funcionamento dá-lhe um cheirinho de acelerador constante (nada de aceleradas), só para estabilizar o relanti com um pouco mais de rotações.

saudações oleosas
A fritar OV à 61.500Km's.
FocusTdi 99:20-40%(Inv.),45-75%(Verão)


pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Mensagem por pinto »

oi jorge,por acaso esta última vez que isto se sucedeu o carro tinha ficado ao sol e por sorte mesmo na hora do almoço,e normalmente só costumo abastecer quando chega à reserva.as próximas vezes vou tentar misturar o ov com a gasolina e só depois atestar,pode ser que se dilua melhor com o gasoil já no depósito,olha vou exprimentando até pedir ajuda ao mecânico.abraço.


husky
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 220
Registado: terça dez 05, 2006 3:35 pm

Mensagem por husky »

na lista o a3 tdi é relativo...... nos 90/110 tudo bem...
agora a minha duvida é no 130cv... sei que tem de se usar em pequenas %...


Cuze
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quarta jan 30, 2008 1:05 am

Re: Motores e veículos que podem consumir OVD

Mensagem por Cuze »

como 1º post e sendo que a noite já vai alta coloco aqui umas dúvidas de índole genérica.

neste momento e tendo em conta o preço do gasóleo (e com tendência para subir) estou seriamente em começar a utilizar ov no sentido de baixar os custos com combustível para o carro, contribuindo também com a minha parte para a diminuição das emissões de co2. neste sentido, aquilo que pergunto é:

- sendo o meu carro um fiat punto 1.7 tds, existe alguma informação acerca da viabilidade (ou inviabilidade) da utilização de ov nestes modelos da fiat, visto que no post inicial deste tópico, este não se encontra na lista?;

- por outro lado, vejo aqui referida como muito importante a bi (devido à maior viscosidade do ov comparativamente ao gasóleo), mas ainda não entendi se esta só é importante a partir de uma certa percentagem de ov, ou se existem restrições relativamente à marca e modelo da bomba, para o uso (seja a que percentagem for) de ov;

- por ultimo, e não sendo o tópico adequado, bem sei, mas pergunto se existe algum tipo de estatística já efectuada quanto à diminuição dos custos inerente à utilização de ov, incluindo despesas de manutenção associadas à utilização de ov.

hasta
abraço

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Motores e veículos que podem consumir OVD

Mensagem por hynek »

cuze Escreveu:como 1º post e sendo que a noite já vai alta coloco aqui umas dúvidas de índole genérica.

neste momento e tendo em conta o preço do gasóleo (e com tendência para subir) estou seriamente em começar a utilizar ov no sentido de baixar os custos com combustível para o carro, contribuindo também com a minha parte para a diminuição das emissões de co2. neste sentido, aquilo que pergunto é:

- sendo o meu carro um fiat punto 1.7 tds, existe alguma informação acerca da viabilidade (ou inviabilidade) da utilização de ov nestes modelos da fiat, visto que no post inicial deste tópico, este não se encontra na lista?;

- por outro lado, vejo aqui referida como muito importante a bi (devido à maior viscosidade do ov comparativamente ao gasóleo), mas ainda não entendi se esta só é importante a partir de uma certa percentagem de ov, ou se existem restrições relativamente à marca e modelo da bomba, para o uso (seja a que percentagem for) de ov;

- por ultimo, e não sendo o tópico adequado, bem sei, mas pergunto se existe algum tipo de estatística já efectuada quanto à diminuição dos custos inerente à utilização de ov, incluindo despesas de manutenção associadas à utilização de ov.

hasta
abraço
procura informação aqui:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=3200

fiat punto-1,7d turbo/1994-97/176a5.000/4cyl./1698ccm/52kw/70,72ps/bhp/4500min-1/bosch/rp opção1
fiat punto-1,7d turbo/1994-99/176a3.000/4cyl./1698ccm/51kw/69,36ps/bhp/4500min-1/bosch/rp opção1
fiat punto-1,7d turbo/1997-99/176b7.000/4cyl./1698ccm/46kw/62,56ps/bhp/4500min-1/bosch/rp opção1
fiat punto-1,7d/1995-97/176b3.000/4cyl./1698ccm/42kw/57,12ps/bhp/4500min-1/cav/rp opção3
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Cuze
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quarta jan 30, 2008 1:05 am

Re: Motores e veículos que podem consumir OVD

Mensagem por Cuze »

hynek Escreveu:
fiat punto-1,7d turbo/1994-97/176a5.000/4cyl./1698ccm/52kw/70,72ps/bhp/4500min-1/bosch/rp opção1
fiat punto-1,7d turbo/1994-99/176a3.000/4cyl./1698ccm/51kw/69,36ps/bhp/4500min-1/bosch/rp opção1
fiat punto-1,7d turbo/1997-99/176b7.000/4cyl./1698ccm/46kw/62,56ps/bhp/4500min-1/bosch/rp opção1
fiat punto-1,7d/1995-97/176b3.000/4cyl./1698ccm/42kw/57,12ps/bhp/4500min-1/cav/rp opção3
penso ser o que coloquei a bold. por curiosidade também andei a ver se encontrava a bomba injectora, e como não faço a minima ideia de que peça será, não tenho a certeza de a ter encontrado. no entanto, verifiquei que existia uma peça que dizia "bosh" no topo e tinha um cilindro na sua parte inferior e que dizia "filtro de gasoleo" em francês. penso que seja isto.

estamos então em presença de uma bi bosh, certo?!

desde ja, agradeço a atenção, amigo hynek.

abraço

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Motores e veículos que podem consumir OVD

Mensagem por hynek »

bi bosch rotativa, altamente compatível com ov....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


XavierMaluco
Mensagens: 335
Registado: sexta jan 25, 2008 11:43 pm

Re: Motores e veículos que podem consumir OVD

Mensagem por XavierMaluco »

ey josef
esqueceste-te de incluir a minha casalita de 2 na lista

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Motores e veículos que podem consumir OVD

Mensagem por hynek »

xaviermaluco Escreveu:ey josef
esqueceste-te de incluir a minha casalita de 2 na lista
procura noutra lista, se não encontrares, pergunta
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Tomas
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça mai 15, 2007 1:12 pm

Re: Motores e veículos que podem consumir OVD

Mensagem por Tomas »

vou começar agora a usar ovd, vou aumentando 10% de cada vez, tenho um mercedes w 115/8 220d de 1969, a minha consciência começa a pesar-me ecológicamente falando, quando sai fumo preto do escape.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re:

Mensagem por RED BARON »

pinto Escreveu:bom dia pessoal,essa situação do carro se ir abaixo também acontece comigo.abasteco nas bombas,vou para casa tudo muito bem entretanto quando atesto com óleo novo e um pouco de gasolina ando uns 500 m,o bicho começa a engasgar até que se vai abaixo,só o meto a trabalhar à 2 ou terceira tentativa.já agora não tenho nenhum kit e as percentagens são 35/ óleo e 3/ gasolina,e o carro é um corsa 1.5 td.abraços pa malta.
boas a todos:
tenho desenvolvido um interesse especial por esta secção do oleo vegetal, dentro de algum tempo irão perceber porquê, e como tal tenho acompanhado esta secção mais assiduamente.
este sintoma não poderá estar relacionado com o facto de ao deitar o oleo no depoisito este ir para o fundo e a bomba começar a aspirar uma mistura riquissima em oleo vegetal
eu cheguei a fazer algumas experiências em casa sobre este assunto e verifiquei que com temperaturas muito baixas o oleo ao ser despejado dentro do gasoleo ia para o fundo de um garrafão de 5l de plastico. para verificar mais facilmente este efeito juntava um corante no oleo e adicionava 1l de oleo a 3l de gasoleo.
depois punha o garrafão no sitio dos pés do pendura entre dois tijolos e fazia uma condução normal durante mais ou menos um quilometro e verificava que o oleo continuava no fundo embora se fosse difundindo aos poucos.
fazendo uns ésses e uma travagens a mistura fazia-se com mais facilidade.
por estas razões fazia sempre a mistura em casa e só depois abastecia o carro o que torna o processo mais complicado e aborrecido.
tambem fiz a experiência no verão, onde os resultados eram bem melhores, aqui o oleo ao ser vertido no gasóleo, misturava-se com grande facilidade fromando uma nuvem colorida desde o fundo até quase ao topo.
não sei como é que amaior parte do pessoal faz mas gostava que colcassem aqui os vossos testemunhos.
sugiro até que seja criado um tópico, se concordarem , onde se possa votar como se faz a mistura e adiciona ao veículo.
abraço.

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Motores e veículos que podem consumir OVD

Mensagem por Eletrico »

ola
tal como o red baron também costumo fazer a mistura num recipiente antes de por no deposito mas só no corsa por causa as % serem mais altas no caso do mercedes como só cheguei a 15% ainda, e directo do tanque.
um abraço
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Motores e veículos que podem consumir OVD

Mensagem por Flamingo »

as vezes que abasteci e usei ov foi diretamente no depósito, mas admito não ser a melhor forma/método. até porque segundo um utilizador aqui do forum "luciano kaefer" que podem ver no seguinte link:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... &start=100
o ov pode ter pequenas quantidades de gordura animal resultante de fritura de carnes ou algo a isso associado.
por isso e por outros motivos diversos,... e agora também tendo em conta a experiencia efetuada pelo "red baron" penso que a ideia de misturar o ov antes de abastecer é excelente. pela parte que me toca, eu vou criar meios práticos para efectuar essa operação aqui em casa. julgo esta operação ser ainda mais importante quanto maior forem as percentagens.

Avatar do Utilizador

Jorge Santos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 333
Registado: terça ago 01, 2006 11:56 pm
Localização: Via Láctea

Re: Motores e veículos que podem consumir OVD

Mensagem por Jorge Santos »

por mim, é como calha.... e por via das dúvidas agitar (o carro) antes de usar! mas confirmo a teoria do red baron, de que o ov ficará no fundo (e quanto mais frio pior), situação essa com tendência a ocorrer sobretudo em auto-estrada.
A fritar OV à 61.500Km's.
FocusTdi 99:20-40%(Inv.),45-75%(Verão)


pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: Motores e veículos que podem consumir OVD

Mensagem por pinto »

boas,quando postei aqui o meu problema de o meu corsa engasgar e ir mesmo abaixo,comecei por fazer primeiro a mistura nuns jerricans,óleo novo e gasolina,e realmente reparei que havia uma certa dificuldade em se misturarem.agora tento sempre chocalhar bem o jerrican e quando início o marcha tento sempre dar uns abanoes no corsa,travando e curvando um pouco mais bruscamente.e acreditem nunca mais aconteceu,coincidência ou não,vou continuar,mas sinceramente acho que era mesmo problema de misturas.abraços
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Motores e veículos que podem consumir OVD

Mensagem por orbis »

bem não é fácil abanar 900 kgs de carro. antigamente colocava o óleo por cima do gasóleo. ultimamente meto o óleo no jerrican e depois vou à bomba acabar de encher. mas é difícil encher porque o gasóleo faz espuma. portanto vou começar a fazer ao contrário. vou primeiro à bomba com o jerrican e meto o gasóleo previamente calculado para a % desejada, metendo depois o óleo. pelo que tenho visto a mistura tem ficado homogénea. não tinha por hábito meter gasolina, mas ultimamente comecei a meter 2% de gasolina sobre o total também no jerrican e nota-se bem a diferença, especialmente no arranque a frio. ralenti muito mais estável.

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”