Motores e veículos que podem consumir OVD

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

dreamer Escreveu:toyota land cruiser kzj90 3.0 td 125 cv 1998/08
volkswagen golf iv 1.9 tdi 110 cv1999/03
toyota-landcruiser-3,0 d turbo/1997-00/1kz-te/4cyl./2982ccm/91kw/123,76ps/bhp/3600min-1/denso/rp/1-tank
bi denso, rotativa


vw-golf/vento/bora/jetta-1,9 tdi/1999-03/avg/4cyl./1896ccm/81kw/110,16ps/bhp/4150min-1/bosch/rp/1-tank
bi bosch rotativa

lê isto:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=1312

estes carros não devem ter problemas em queimar ov se seguires as recomendações. cuidado, àquela tabela noutro tópico é de origem francesa, eu pessoalmente recomendo maior prudência.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


FERNANDO CRUZ
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sexta fev 16, 2007 6:37 pm

ovd

Mensagem por FERNANDO CRUZ »

caros amigos depois de ter lido e relido o que por aqui há e ter utilizado o que aprendi para por a minha expresso a andar com30% de ovd .
em compensação não aprendi nada para poder por o meu sxara 2.0 hdi a ser amigo do ambiente e do meu bolso .
se houver por aí paciencia o careca agradece.
cumprimentos
c.e.

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: ovd

Mensagem por hynek »

fernando cruz Escreveu:caros amigos depois de ter lido e relido o que por aqui há e ter utilizado o que aprendi para por a minha expresso a andar com30% de ovd .
em compensação não aprendi nada para poder por o meu sxara 2.0 hdi a ser amigo do ambiente e do meu bolso .
se houver por aí paciencia o careca agradece.
cumprimentos
c.e.
citroen xsara 2 hdi é common rail. é delicado. para poderes andar a ov precisas de um kit muito sofisticado, mesmo assim não aconselhava mais que ov80 e antes de qualquer paragem superior a 15 min fazer purga. se fazes muitos km por ano, vale a pena. vais gastar nesta adaptação uns 1500 €.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

sccf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: quinta abr 12, 2007 2:35 pm
Localização: lourinhã

Mensagem por sccf »

estamos um bocado confusos...
queremos começar (ontém!!) o nosso carro é vw golf cl, 1896 cilindrado do ano 1995. não diz td nem tdi...???


jalmeida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: terça mai 08, 2007 12:46 am

Mensagem por jalmeida »

boa noite.
já li bastantes posts, mas ainda tenho algumas dúvidas.
tenho um mercedes c220 cdi, de 2001. posso usar ov?
admitindo que sim, li que devo começar de vagar com 10% e ir aumentando. mas fiquei algo confuso foi a necessidade de ir adicionando ou não gasolina, ou oleo 2t ou acetona ou tudo junto. e com que método? isto é: vou à bomba de combustível e introduzo 20 litros de gasóleo e depois... o quê?


taunus
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça mai 15, 2007 8:04 pm
Localização: Maia

Mensagem por taunus »

boa noite
sou novo aqui e após ter lido os variadissimos post não consegui verificar se o meu peugeot 1905 c.c. 72 cv a diesel de dez/1992 pode suportar ovd, visto não fazer parte da lista inicial. quem me elucida?


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

olá jalmeida
tens que ter calma o teu carro é common rail e os cdi da mercedes, particularmente da última geração dão problemas até com gasóleo. 10% sem kit deve ser bom. prestas atenção ao arranque. nada de acetona e com ov10 tb não precisas de óleo 2t. depois vais estudando o assunto mais tranquilamente e consultando as bases de dados a ver se encontras veículos idênticos que usem ov há mais tempo. podes incluir 1 % de gasolina sobre o total de combustível.
Última edição por manuelcar em terça mai 15, 2007 11:04 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

taunus Escreveu:boa noite
sou novo aqui e após ter lido os variadissimos post não consegui verificar se o meu peugeot 1905 c.c. 72 cv a diesel de dez/1992 pode suportar ovd, visto não fazer parte da lista inicial. quem me elucida?
há dezenas de modelos, tens de ser mais específico
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

olá taunus. se o carro funciona bem e pega à primeira podes sempre adicionar 10%.


taunus
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça mai 15, 2007 8:04 pm
Localização: Maia

Mensagem por taunus »

hynek Escreveu:
há dezenas de modelos, tens de ser mais específico
peugeot 405 1.9 gld 12/92 296.000 km

obrigado manuelcar pela informação... mas também pretendo saber até onde posso ir...


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

pode ser bosch ou rotodiesel.
procura a etiqueta ou uma gravação na superficie do corpo da bomba. não posso saber melhor, nesse ano saíram ambos da fábrica, e os motores são iguais.


taunus
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça mai 15, 2007 8:04 pm
Localização: Maia

Mensagem por taunus »

manuelcar Escreveu:pode ser bosch ou rotodiesel.
procura a etiqueta ou uma gravação na superficie do corpo da bomba. não posso saber melhor, nesse ano saíram ambos da fábrica, e os motores são iguais.
ok... amanhã lá verei isso.

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

pode ser este:

peugeot-405-1,9 d/1992-95/xud9a/l (d9b)/4cyl./1905ccm/51kw/69,36ps/bhp/4600min-1/rotodiesel/rp/
que não suporta percentagens elevadas do ov

ou este:
peugeot-405-1,9 d/1992-95/xud9a/l (d9b)/4cyl./1905ccm/51kw/69,36ps/bhp/4600min-1/bosch/rp/

que não tem problema com ov.

tenta ver o código do motor e compara com esta informação.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


engqueiros
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta mai 17, 2007 10:01 am

Mensagem por engqueiros »

tenho um toyota corolla star van 2d de 96 e gostaria de saber se é possivel utilizar ovd sem complicações para a mecanica do carro e quais as % a usar.


gasoneas
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quinta mai 17, 2007 9:54 pm

Mensagem por gasoneas »

boa noite a todos os participantes e membros do forum.
como novo membro que sou,sou tambem novo e inespriente na questão do ovd, não estando, com mta pena minha em condições de poder dar grande ajuda nesta matéria, mas certamente, interessado como estou em conhecer e tambem começar por implementá-la e ver os seus efeitos,espero em breve poder estar a contribuir quanto mais não seja com mais um relato de alguem que exprimentou, e que seja um ralato positivo. .
para já gostava apenas que pudessem confirmar, caso possivel, se o suzuki vitara 2.0 td intercooler, tem algum inconveniente, por força de algum componente, em usar o ovd. apesar de não estar mensionado na lista de marcas e modelos que disponibilizaram, dadas as semelhanças quem em termos de contrutores, quer nos modelos e motores apresentados, calculo que possa usá-lo sem problemas, mas uma opinião mais expriente,deixanos mais à vontade para encarar com mais à vontade esta questão. obrigado a todos.

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

gasoneas Escreveu:boa noite a todos os participantes e membros do forum.
como novo membro que sou,sou tambem novo e inespriente na questão do ovd, não estando, com mta pena minha em condições de poder dar grande ajuda nesta matéria, mas certamente, interessado como estou em conhecer e tambem começar por implementá-la e ver os seus efeitos,espero em breve poder estar a contribuir quanto mais não seja com mais um relato de alguem que exprimentou, e que seja um ralato positivo. .
para já gostava apenas que pudessem confirmar, caso possivel, se o suzuki vitara 2.0 td intercooler, tem algum inconveniente, por força de algum componente, em usar o ovd. apesar de não estar mensionado na lista de marcas e modelos que disponibilizaram, dadas as semelhanças quem em termos de contrutores, quer nos modelos e motores apresentados, calculo que possa usá-lo sem problemas, mas uma opinião mais expriente,deixanos mais à vontade para encarar com mais à vontade esta questão. obrigado a todos.
bem vindo,
de que ano é? se for até 2000, não deve haver problema. a partir daí há um modelo com common-rail, os outros também não tem problema.

http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=1312
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

já podemos por aqui mais uns tantos.
"A vida é uma folga que a morte nos dá"


AkEr NaTo
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sábado mai 26, 2007 1:33 am
Localização: Cidade Berço

Mensagem por AkEr NaTo »

viva amigos

tb me parece bem em editar o primeiro post e adicionar mais uns quantos modelos k aceitam ovd.
até poderiam fazer um topico em k o ppl k usa marcas deferentes, colocacem modelos k nao estao na lista mas aceitam ovd, e depois adicionava-s a lista.

fica uma opiniao...

akele abraço
Toyota Land Cruiser 2.5 turbo diesel intercooler com uns 420.000km

1ª fase--10% de OV 88%diesel 2% gasolina


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

pois, mas como viste um bocadinho mais acima, existem modelos do mesmo ano que têm bombas diferentes, nalguns fabricantes. por isso a procura da marca da bomba de injecção é da maior importância, e isso deve ser da responsabilidade do proprietário.


ribascop1972
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: sábado jun 09, 2007 11:23 pm

Mensagem por ribascop1972 »

já li quase tudo acerca do oleo vegetal.
possuo uma passat de 2001 tdi de 130 cv, julgo que seja motor pd.
já li alguns tópicos e parece que não existe muita experiências com este motor. de qualquer forma já lhe juntei ovd10, em principio não devo ter problemas? será que posso ir até aos 30%?

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”