Experiência Ford Transit

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

Autor do tópico
zegalote
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: segunda mar 03, 2008 8:31 pm

Experiência Ford Transit

Mensagem por zegalote »

bons dias,

estou a começar a transformação em auto-caravana de uma ford transit 2.5di de 1989. (ainda não sei que bomba injectora tem, espero que seja bosh...)

irei andar com ovd usado sempre que possível.

para os primeiros testes, comecei ontem a primeira filtragem com filtros do café cerca de 20litros. segue-se a lavagem e vou mandar vir hoje um filtro de 1 micron para filtragem final.

o objectivo será ir adaptando aos poucos consoante se pode ir fazendo. inicialmente irei apenas andar com 1 depósito e pequenas percentagens de ov.

no final queria ter um sistema de 2 depósitos com resistência e aquecimentos dos tubos, completamente "caseiro". já tenho algum materiais para começar os testes com resistências e afins. que me permitam percentagens mais elevadas.

irei por aqui as minhas experiências e evolução do projecto. tenho uma ideia como vou fazer as coisas, embora ainda tenha que estudar alguns assuntos.

estou aberto a todas sugestões e ideias.

abraços e obrigado.


Autor do tópico
zegalote
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: segunda mar 03, 2008 8:31 pm

Re: Experiência Ford Transit

Mensagem por zegalote »

pronto, após alguma pesquisa, estou a pensar no seguinte esquema.

que acham?

pondero também a instalação de uma resistência nos tubos dos injectores para aquecer o óleo até 135º de modo a que possa utilizar percentagens de ovd(usado claro) mais elevadas.

por enquanto tenho uma dúvida sobre informação contraditória que encontrei durante as pesquisas.

em relação ao retorno, um comutador será mesmo necessário ou basta uma torneira na ligação ao circuito?

li que poderia estar ali apenas um t e ao ter apenas uma torneira a abrir e fechar a ligação do retorno da bomba injectora, o vácuo criado no circuito é suficiente para desviar o retorno para o circuito não tendo preciso de fechar a ligação ao depósito.

e também já li o contrario, dizendo que embora haja algum vácuo, havia sempre algum retorno ao deposito, tornando o uso de um comutador indispensável.

em que ficamos?
Anexos
1º esquema
1º esquema
sistema OVD.jpg (42.35 KiB) Visto 11556 vezes


Autor do tópico
zegalote
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: segunda mar 03, 2008 8:31 pm

Re: Experiência Ford Transit

Mensagem por zegalote »

encontrei por casa um manómetro da temperatura do óleo com sensor.

para saber sempre a temperatura do combustível, vou instalar o sensor à entrada da bomba injectora.

cumps


Autor do tópico
zegalote
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: segunda mar 03, 2008 8:31 pm

Re: Experiência Ford Transit

Mensagem por zegalote »

o aço inoxidável é bom material para passar diesel e ov?

encontrei aqui uns tubos com bom aspecto para adaptar o bujom do sensor de temperatura e o termo-contactor.

cumps

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Experiência Ford Transit

Mensagem por Flamingo »

sobre o aço inox penso que seja o melhor para essas finalidades.
com respeito ao retorno, existe bastante informação sobre isso no tópico apropriado. uma ligação entre o retorno e a alimentação penso que seja suficiente e dispensa as ligações manuais, mas isso pode variar de carro para carro.


Autor do tópico
zegalote
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: segunda mar 03, 2008 8:31 pm

Re: Experiência Ford Transit

Mensagem por zegalote »

já andei a ver melhor o que tenho ali.. bomba lucas... mas não vou desistir, pois se o óleo estiver a temperatura certa, não irá esforçar demais a bomba, e também não penso andar a 100%

já tenho lá o sensor de temperatura para instalar a entrada da bomba injectora, uns tubos de inox e fio para resistência.

agora falta ter tempo para começar a fazer as experiências, mandar vir o termo-contactor e 1 relé.

abraço.


Autor do tópico
zegalote
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: segunda mar 03, 2008 8:31 pm

Re: Experiência Ford Transit

Mensagem por zegalote »

ora boas, tenho andado ausente, mas hoje lá me lembrei do forum e vim cá deixar qualquer coisa.

à um ano que ando com a transit, e apesar das contra indicações, à um ano que lhe vou metendo óleo. o máximo que pus foi 50% ovu, 2% de gasolina e 48% gasóleo. isto no verão.

dias menos quentes, fui pondo no max 20%.

nunca engasgou nem deu parte fraca. antes pelo contrário. sempre a andar. o óleo do carter sempre limpinho em todas as mudanças. nunca notei perca de força.

agora arranjei outro deposito, e vou tentar fazer uma instalação que me deixe andar com percentagens bem maiores (quero pelo menos 80%).

ora bem isto vai ser para ir fazendo aos poucos até atingir o objectivo,

por isso inicialmente isto vai ser a minha lista de compras:

depósito - arranjei um depósito de ford transit. ando a estudar o local de instalação.

válvula 3 vias - http://cgi.ebay.co.uk/3-way-fuel-soleno ... 415b2fe517

termocontactor 75º - http://seealte.europecon.net/adapta-o-d ... -75-c.html

tubo em alumínio para moldar a linha de escape

ligação em t para ligar o retorno

aquecedor de resistência (aceitam-se sugestões, o consumo da carrinha anda entre os 7 e 10 litros\100) - irei ver consoante as temperaturas obtidas pela linha de escape. vi este mas penso que seja fraco demais: http://cgi.ebay.co.uk/ws/ebayisapi.dll? ... 0702741680

e por enquanto é isto, que dizem?

cumps e abraços


Autor do tópico
zegalote
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: segunda mar 03, 2008 8:31 pm

Re: Experiência Ford Transit

Mensagem por zegalote »

agradecia aos admins que me mudassem o tópico para a secção de diário de bordo, já que isto vai começar a fritar bem.
obrigado


Autor do tópico
zegalote
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: segunda mar 03, 2008 8:31 pm

Re: Experiência Ford Transit

Mensagem por zegalote »

1ª experiência ontem ao fazer a re-alimentação do retorno. Arranjei 1 T's liguei, pus entre o filtro e o tubo que vem do depósito antes do filtro, purgei o ar do sistema e liguei-lhe o retorno.

Ligo o motor aparentemente tudo bem, até começar a ver a a entrar pelo T e a seguir o T partiu-se.... O Mecanico tinha-me dito que costumava utilizar aqueles para passar gasóleo e gasolina e eram resistentes..... Pelos vistos nem por isso, vá lá que foi dado.

Correr hoje todas as lojas da zona a procura de um T melhor.


Autor do tópico
zegalote
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: segunda mar 03, 2008 8:31 pm

Re: Experiência Ford Transit

Mensagem por zegalote »

2ª tentative de re-alimentação do retorno.... sucesso.

Um T melhor, e aproveitei montei logo a electro-valvula para o segundo deposito, Purga do ar feita, foi só dar a chave.

"Só" falta arranjar um cantinho discreto para o depósito e fazer o sistema de aquecimento


Autor do tópico
zegalote
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: segunda mar 03, 2008 8:31 pm

Re: Experiência Ford Transit

Mensagem por zegalote »

Fica aqui uma foto da montagem. Os tubos são provisórios, estes são daqueles das drogarias, um bocado moles, tenho dúvidas acerca da sua resistência a longo prazo. Depois de ver que está tudo a funcionar e não entra ar nem nada, irei colocar tubos pretos próprios para combustível.

Imagem

cumps


Autor do tópico
zegalote
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: segunda mar 03, 2008 8:31 pm

Re: Experiência Ford Transit

Mensagem por zegalote »

Estou também a espera da resposta do mecanico se me arranja um sensor de temperatura que dê para roscar no filtro de gasoleo, que tem uma tampa de plástico no fundo.

Senão irei ter que mandar fazer ou alguma esgrima para colocar o sensor de temperatura e o termo contactor. alguém tem um já feito que me possa vender?

cumps

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Experiência Ford Transit

Mensagem por Flamingo »

De que material é esse tudo que estas a usar?
Se o percurso de combustivel é como entendi, em minha opinião o T está mal colocado, gera borbulhamento.


Autor do tópico
zegalote
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: segunda mar 03, 2008 8:31 pm

Re: Experiência Ford Transit

Mensagem por zegalote »

Boas, o Tubo é daquele "cristal" vendido nas drogarias. parece borracha, não sei ao certo o material.

Realmente logo quando meti a carrinha a trabalhar a 1ª vez ainda apareceram umas bolhas de ar, que faziam o motor falhar um pouco, mas penso que foi só porque não o purguei logo todo. Porque depois Fiz uns 3 ou 4 km e deixou de falhar, e nos tubos, já não se via ar a passar.

Hoje de manhã pegou bem, mas também ainda só fiz uns 40km com isto ligado assim, vamos lá ver.

O percurso de combustível vem do deposito de diesel ou OV, consoante a electro-válvula, chega ao T e vai para o filtro e BI. Depois o retorno da BI está ligado directamente a esse T.
Após umas leituras por ai, foi assim que entendi ser como fazer a re-alimentação do retorno, mas posso ter entendido mal.

Como achas que devia ter colocado o T?

Obrigado

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Experiência Ford Transit

Mensagem por Flamingo »

zegalote Escreveu: Como achas que devia ter colocado o T?

Obrigado
O T está no lugar certo, está é mal posicionado. É a minha opinião. Devia estar alinhado no sentido em que o combustivel corre, e não alinhado com o retorno.
Sobre o tubo, bem, nem sei que te diga. Não sei se aguenta qualquer aquecimento, ou até mesmo o combustivel frio. Se começar a parecer pastilha elastica mesmo antes de teres o aquecimento a funcionar, preparate para comprares outro.


Autor do tópico
zegalote
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: segunda mar 03, 2008 8:31 pm

Re: Experiência Ford Transit

Mensagem por zegalote »

haa ok, por acaso estava a montar e a pensar nisso, mas como desta maneira com estes tubos ficava mais directo darem voltas. Hoje de volta para casa também não falhou, apareceram apenas umas bolhinhas de ar no tubo do retorno, mas penso que seja normal.
De qualquer das maneiras estive agora a colocar o 2º depósito no porta bagagens. e amanhã vou comprar uns 6 metros de tubo de combustível, aproveito e mudo das ligações todas com tubo próprio. E já que vou tirar tudo, aproveito e vou tentar meter o T como dizes.

o 2º depósito veio de outra ford transit, portanto vou ficar com o dobro da autonomia :D
E assim dá para ligar o nível de combustível e tudo

Imagem
Imagem

Cumps


Autor do tópico
zegalote
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: segunda mar 03, 2008 8:31 pm

Re: Experiência Ford Transit

Mensagem por zegalote »

E feitos os 1ºs 30 km com 2 depósitos ligados, sem problemas.

A própria electro-válvula aquece um bocado, e enrolei o tubo que vem do depósito do óleo a volta dos do radiador. o certo é que pus 50/50, e nem parecia que vinha com óleo.
Uns km antes de chegar ao trabalho mudei para diesel, mesmo assim ainda me cheirava um nadinha a fritos. ainda tenho que ver quantos km ou qto tempo ele demora a consumir o combustível todo do filtro.

Tem custado, mas com o tempo vou lá :)

cumps


Autor do tópico
zegalote
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: segunda mar 03, 2008 8:31 pm

Re: Experiência Ford Transit

Mensagem por zegalote »

Comecei a tirar fio duma torradeira velha para fazer o meu aquecedor. Falta-me ainda uma forma de ligar o sensor de temperatura e o termo-contactor na linha de combustível. Alguém sabe onde posso comprar um adaptador já feito para por pelo menos o sensor?

nestas alturas que dava jeito um torno....
cumps


Autor do tópico
zegalote
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: segunda mar 03, 2008 8:31 pm

Re: Experiência Ford Transit

Mensagem por zegalote »

ora bem, mais de 4000km feitos a alternar entre depósitos com percentagens até 60% e 0 Problemas. Vamos lá ver o que as lucas realmente aguentam :P
cumps


ahlidap
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: segunda mar 14, 2011 8:44 pm

Re: Experiência Ford Transit

Mensagem por ahlidap »

Eh lah.. isso é que é batalhar!
Boa sorte, e oxa lá proves que as LUCAS aguentam OV quando a coisa está bem feita..

;)

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”