Introdução ao OVD - parte 1 - "Óleo de fritar o quê???&

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

Autor do tópico
manuelcar
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Introdução ao OVD - parte 1 - "Óleo de fritar o quê???&

Mensagem por manuelcar »

nota: qualquer dica que obtiverem dos utilizadores deste fórum deve ser ponderada com o conhecimento que cada um fôr construindo sobre este tema.

a utilização de ovd nos motores depende de alguns condicionantes, motivados pela superior viscosidade do óleo http://www.frybrid.com/forum/showthread.php?t=27 e pela forma como é queimado no interior da câmara de combustão.

para além disto, o óleo está sujeito a fenómenos de oxidação e polimerização que devem ser tidos em conta, pois são responsáveis pela ruína de muitos motores.

o primeiro passo a dar, é descobrir a marca da bomba de injecção (bi). o óleo vegetal a frio tem uma viscosidade muito superior à do gasóleo, o truque geralmente adoptado é o do aquecimento prévio. o óleo a 70-80 ºc tem uma viscosidade aceitável para as bombas bosch, denso, doowon, zexel, kiki e tdz. este.

para fazer face às novas normas antipoluição, a industria desenvolveu novos sistemas de injecção caracterizados por uma superior pressão de injecção,

sistemas de injecção:
a) injecção indirecta - o diesel tradicional; uma vela de incandescência aquece a pré-câmara de combustão onde o injector injecta o gasóleo a uma pressão entre 100 e 175 bares. este é o ideal para o ovd, sendo recomendável a verificação do sistema e a retaragem dos injectores para 180 - 190 bares no caso de se tratar de uma bomba das marcas descritas.
b) injecção directa - tdi 1ª geração - sem pré-câmara de combustão dispensam-se as velas de incandescência. o combustível é injectado a uma pressão de 180 a 300 bares, o que garante uma melhor ignição e combustão, com subsequente redução de depósitos e emissões.
c) injecção directa de 2ª e 3ª gerações - injectores bomba e common rail - caracterizam-se por uma pressão de injecção de 1300 a 2100 bares e mais, são demasiado delicados pelo que tem havido relatórios de problemas com o ovd ou biodiesel (bd).
aqui fica uma compilação realizada pelo hynek:
cmr (common rail system) - sistema de injecção de alta pressão do combustível nos motores diesel.
cdi - sistema de injecção de alta pressão do combustível nos motores diesel dos carros da mercedes benz.
mpi (multi point injection) - injecção múltipla do combustível.
pds (pumpe dûse system) - sistema de injecção directa de alta pressão nos motores diesel. através deste decorre a pré-injecção e a injecção principal sob uma pressão muito elevada, que poderá ultrapassar até 200 mpa (2.000 bar). por efeito de alta pressão ocorre uma melhor dispersão do combustível, que se mistura muito mais facilmente com o ar. graças a pds aumenta a eficácia da combustão da mistura, a potência e o momento de torção do motor aumentam. o consumo e a poluição pelo contrário diminuem.
td (turbo diesel) - motor diesel com turbo.
tdi (turbo diesel injection) - motor diesel com turbo e com a injecção directa. um automóvel com tdi tem o motor munido de injecção directa com regulação electrónica, turbo-compressor e refrigerador do ar admitido. o combustível está, neste caso, injectado sob pressão elevada directamente para a câmara de combustão. o ar admitido, comprimido por turbo-compressor e arrefecido no refrigerador, chega à câmara de combustão através de canal de admissão especial em forma helicoidal (tipo parafuso). este sistema é benéfico para a potência do motor, o consumo do combustível e a quantidade de emissão poluidora.

existem três abordagens fundamentais ao ovd:

1ª mistura controlada: segundo a época do ano, misturando ovd, gasóleo e gasolina (gasolina 2%) para melhorar o arranque do motor frio e reduzir a viscosidade, esta abordagem dispensa qualquer alteração no sistema de alimentação e injecção, mas raramente vai acima dos 50% do ovd de verão e 30-35% de inverno e apenas para as bombas recomendadas.

2ª o kit bicombustível: esta abordagem usa um sistema de 2 depósitos, um pequeno, com gasóleo para dar o arranque do motor em frio e para substituir o ovd no sistema antes da paragem do motor, e o depósito do carro, atestado com ov para usar quando o motor já estiver quente... o sistema funciona de forma semelhante ao gpl. existem diversos fabricantes de kits que usam este principio.

3º o kit elsbett: este fabricante, que é o que tem maior experiência e crédito junto da comunidade, desenvolveu um motor que utiliza unicamente óleo vegetal como combustível, devido a problemas de comercialização, criou um sistema de adaptações para motores comuns que permite utilizar ov100 (ovd a 100%). baseia-se no aquecimento do combustível, para reduzir a sua viscosidade, alterações ao nível da pressão e padrão de injecção dos injectores, utiliza também velas de incandescência mais potentes e que ficam acesas durante mais tempo, para melhorar a ignição e combustão a frio. este sistema tem, no entanto a desvantagem de permitir a contaminação do óleo lubrificante com ov. isto também sucede com o gasóleo sendo que posteriormente quando o motor aquece o gasóleo vaporiza e vai retornar ao sistema pela admissão de ar, o ov não vaporiza. devido a este inconveniente é necessário mudar o lubrificante e o filtro com o dobro da frequência.

diversos utilizadores utilizam um sistema de aquecimento eléctrico dos tubos dos injectores em substituição dos injectores elsbett. para um melhor entendimento da problemática do ovd recomenda-se:
- http://www.journeytoforever.org/biodiesel_svo.html
- igualmente uma visita ao tópico "os nossos linques"

neste fórum temos como boa a tabela elaborada pelos nossos colegas franceses do oliomobile, que especifica as percentagens recomendadas para os diversos tipos e marcas de bombas de injecção e que recomenda as alterações a efectuar nos motores para poder queimar ov100:

- http://www.oliomobile.org/documents/clehvb_35.pdf
- para saberem como os vossos veículos se comportam com ovd, existem duas bases de dados que podem consultar seguindo "os nossos linques".
- depois de saberem alguma coisa sobre os vossos carros e terem estudado um pouco o assunto, não hesitem em expor aqui as vossas dúvidas.

sobretudo recordem que isto é ainda experimental, mas que podemos sempre aprender com as experiências dos outros em vez de cometer todos os erros.

linques alguns fabricantes de kits:

http://seealte.europecon.net/
http://www.elsbett.de
http://www.biocar.de
http://www.wolf-pflanzenoel-technik.de
http://www.greasecar.com

elaborado por manuelcar e hynek
Última edição por manuelcar em domingo abr 15, 2007 12:40 pm, editado 1 vez no total.

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jossef
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Mensagem por jossef »

"A vida é uma folga que a morte nos dá"


vitor1963
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duvida sobre OVD

Mensagem por vitor1963 »

tenho uma vw sharan 1.9 tdi e gostaria de saber se com 25% de gasoleo e com 75% oleo de restauraçao filtrado puderei trabalhar sem kits.

( nao se se é aqui que devia perguntar )


Fry
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Mensagem por Fry »

sem saber nada desse modelo, digo-te já que não aconselhamos essa percentagem em carro nenhum sem kit.
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Fry
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Mensagem por Fry »

sharan-1,9 tdi pd/1999-05/anu/4cyl./1896ccm/66kw/89,76ps/bhp/4000min-1/bosch

podes ir até 30% faseadamente.
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hynek
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Re: duvida sobre OVD

Mensagem por hynek »

vitor1963 Escreveu:tenho uma vw sharan 1.9 tdi e gostaria de saber se com 25% de gasoleo e com 75% oleo de restauraçao filtrado puderei trabalhar sem kits.

( nao se se é aqui que devia perguntar )
sem adaptação podes ir até ov30 (30% do óleo vegetal) + 2% da gasolina 95. o óleo usado tem de ser muito bem filtrado - até 1 mícron. não pode conter água, sal, detergentes, etc.

o melhor é lavar e filtrar como descrito aqui:
http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=2864

uma alternativa simples e barata, embora mais demorada, é primeira pré-filtragem por uma meia de nylon, decantação de 1 semana, segunda pré-filtragem por gravitação através de um saco de filtragem (2 a 5 mícron), filtragem final através de um segundo saco de filtragem (a 1 mícron).
Um abraço
Hynek
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flaviochaves
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alguém explico como por o meu 205 com outro combustivel? bil

Mensagem por flaviochaves »

olá, tenho um 205 1.8 xad e gostava de usar outros combustiveis, alguém me explica o k é necessário? sou novo nestas andanças, abraços

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hynek
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Re: alguém explico como por o meu 205 com outro combustivel?

Mensagem por hynek »

flaviochaves Escreveu:olá, tenho um 205 1.8 xad e gostava de usar outros combustiveis, alguém me explica o k é necessário? sou novo nestas andanças, abraços
toda informação que reunimos está compilada em alguns tópicos inamovíveis no início da secção. ao ler e reler, consegue-se perceber. caso precisares mais ajuda ou esclarecimento, pedes ajuda. mas não perguntes coisas que podes saber através da leitura e que estão bem explicadas (ainda podes irritar alguém.... ).
Um abraço
Hynek
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flaviochaves
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ok

Mensagem por flaviochaves »

não tinha visto esta informação toda, vou ler e depois comento, brigado e abraços


Luis Filipe
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oleo vegetal

Mensagem por Luis Filipe »

olá!!

depois de muita pesquisa estou a pensar em dar os primeiros passos nestas andanças do ov.

e a questão que aqui vos deixo é a seguinte:

- como é a vossa abordagem quando chegam pela primeira vez a um restaurante e abordam o dono para lhe cravar o ovu.

- e que dizem. qual o uso que lhe vão dar. contam a verdade.

- qual a reação em geral das pessoas.

- pagam o ovu.

obrigado

luis filipe

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Eletrico
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Mensagem por Eletrico »

luis filipe Escreveu:olá!!

depois de muita pesquisa estou a pensar em dar os primeiros passos nestas andanças do ov.

e a questão que aqui vos deixo é a seguinte:

- como é a vossa abordagem quando chegam pela primeira vez a um restaurante e abordam o dono para lhe cravar o ovu.

- e que dizem. qual o uso que lhe vão dar. contam a verdade.

- qual a reação em geral das pessoas.

- pagam o ovu.

obrigado

luis filipe


ola via de regra os restaurantes têm de entregar a empresas que fazem a recolha e passam um qualquer documento (não sei exactamente qual) como tal e muito difícil obter por essa via a menos que a empresa demore muito a ir buscar e precisem de espaço para por mais.

no meu caso arranjo de particulares amigos e conhecidos quando e pequenas quantidades as pessoas ate dão tamben tenho obtido algum a partir de uma barraca das farturas mas esse eu pago e isso porque pelo menos tenho garantia que sempre me arranjão

na abordagem que faço menciono para o que e ate porque as pessoas na maior parte dos casos ate ja sabem qual e o destino final do precioso liquido.

também normalmente não peço dado no entanto se vier dado agradeço.

Corsa A1.5D OV40/60

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o_o
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Re: oleo vegetal

Mensagem por o_o »

luis filipe Escreveu:olá!!

depois de muita pesquisa estou a pensar em dar os primeiros passos nestas andanças do ov.

e a questão que aqui vos deixo é a seguinte:

- como é a vossa abordagem quando chegam pela primeira vez a um restaurante e abordam o dono para lhe cravar o ovu.

- e que dizem. qual o uso que lhe vão dar. contam a verdade.

- qual a reação em geral das pessoas.

- pagam o ovu.

obrigado

luis filipe
não sei mas geralmente não creio que os restaurantes se importem de "doar" uns bons litros de ovu o documento que alguem referiu é uma guia de recolha a que as empresas de recolha têm de deixar nos restaurantes a implementar o h.a.c.c.p. no entanto nada diz que os restaurantes devam entregar x litros e como essas empresas não pagam o ovu ... mas pelo menos quando pedirem ovu a um restaurante vejam lá se são clientes e deixam umas massas nos almoços hehehe a vida está deficil para todos abraço


tiagopa
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Re: Introdução ao OVD - parte 1 - "Óleo de fritar o quê???&

Mensagem por tiagopa »

num carro a gasolina também podemos usar ov ? é um datsun bem antigo apenas usado para ''brincadeiras''


Oinq
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Re: Introdução ao OVD - parte 1 - "Óleo de fritar o quê???&

Mensagem por Oinq »

nop
Cumprimentos
Nuno Leitão

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Master
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Re: Introdução ao OVD - parte 1 - "Óleo de fritar o quê???&

Mensagem por Master »

já agora, apesar de não ser da mesma família do óleo, será que os carros a diesel também podem usar azeite?
sei quem use azeite para lamparinas, mas para combustível....
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Flamingo
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Re: Introdução ao OVD - parte 1 - "Óleo de fritar o quê???&

Mensagem por Flamingo »

master Escreveu:já agora, apesar de não ser da mesma família do óleo, será que os carros a diesel também podem usar azeite?
sei quem use azeite para lamparinas, mas para combustível....
o azeite é da mesma familia do oleo! sendo da mesma familia é obvio que podem usar, queima igual como o oleo. fica é demasiado dispendioso...

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Master
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Re: Introdução ao OVD - parte 1 - "Óleo de fritar o quê???&

Mensagem por Master »

para mim, que uma das lojas que tenho é do tipo supermercado, e que tenho azeites que acabam o prazo, só tenho 2 opções ou vai p o lixo ou junto ao gasóleo.
só não sabia que podia se usado por ser mais espesso.
fico mais tranquilo....
thanksssss
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hugoalex
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Re: Introdução ao OVD - parte 1 - "Óleo de fritar o quê???&

Mensagem por hugoalex »

tenho um suzuki jimny com motor ddis 1.5 atmosférico. necessito de ter especial atenção ao utilizar oleo novo?
e já agora, o oleo do motor, pode ser dissolvido e reaproveitado?

cumprimentos e obrigado pelos esclarecimentos.

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Flamingo
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Re: Introdução ao OVD - parte 1 - "Óleo de fritar o quê???&

Mensagem por Flamingo »

procure saber qual o sistema de injecção com que o motor está equipado. se for comon-rail, esqueça.
fisicamente, se o motor não tiver muitos plásticos a tapa-lo dá para ver isso. eu não tenho conhecimento para o ajudar melhor, mas se você fizer uma pesquisa aqui na net sobre essa jipe, penso que consegue saber.
sobre o uso do outro oleo de que fala, também desconheço...


lteixeira
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Re: Introdução ao OVD - parte 1 - "Óleo de fritar o quê???&

Mensagem por lteixeira »

Boas, sou novo nestas andanças do ov, já ando a ler o forum a bastante tempo, já me encontro no ultimo estagio de ov dos 20%, mas agora queria ir um pouco mais longe, Tenho uma ford mondeo 1998, já vi que a minha bomba não é das melhores para se usar com grandes percentagens, por isso queria uma pequenina ajuda no que melhor servirá para o meu caso para poder usar uma mistura até pelo menos 80%, tenho andado a ver os kit´s mas sinceramente não sei qual qual será a melhor opção para o meu caso. Uso o carro todos os dias para o trabalho e faço um total de 90 kilometros diários. Se me poderem ajudar agradecia muito.

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