Oleo Vegetal - Multa?

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder

Autor do tópico
Paixão
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 87
Registado: segunda nov 30, 2009 11:50 am
Localização: Reguengos de Monsaraz

Oleo Vegetal - Multa?

Mensagem por Paixão »

boa tarde.

já uso oleo vegetal directo nos meus 2 carros a algum tempo. as vezes uso oleo usado, mas a maioria das vezes é novo. não adaptei qualquer kit, faço mistura de 10% quando atesto o deposito.

hoje fui alertado por um amigo meu de que posso ser multado por estar a usar outro tipo de combustivel.

alguem pode confirmar ou não a veracidade disso?


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Oleo Vegetal - Multa?

Mensagem por Tó Miguel »

não é fácil multar, a menos que digamos que usamos ovd, aí são eles que têm que provar e desde que seja mistura é tipo 50%, eles teriam que ter um medidor no local para avaliar a situação ou então mandar o carro a uma inspecção o que no caso reduz os valores de co2.
eu faço mistura 50% e ninguém me diz nada mas tenho o cuidado de quando vou à inspecção de fazer 2 abastecimentos só de gasóleo. o segredo é a alma do negocio é usar e não andar a dizer que o faz lá pela vizinhança, há sempre quem queira mal
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


Autor do tópico
Paixão
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 87
Registado: segunda nov 30, 2009 11:50 am
Localização: Reguengos de Monsaraz

Re: Oleo Vegetal - Multa?

Mensagem por Paixão »

tó miguel, então quer dizer que realmente é proibido!

tenho então que ter mais cuidado...


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Oleo Vegetal - Multa?

Mensagem por RJSC »

proibido não é, é mas é burocrático!

para ser legal, por cada vez que metas óleo no depósito tens que ir à alfândega buscar um papel a dizer que estás isento de imposto (isto se forem menos de 20 litros de cada vez).

faz-me lembrar o caso do meu pai que tinha um barco com motor de 25 cavalos.
até 25 cavalos estão isentos de pagar imposto anual. no entanto ele tinha que ir todos os anos às finanças buscar um papel a dizer que estava isento senão arriscava-se a uma multa da polícia marítima. como se a polícia não soubesse que os barcos até 25 cavalos estão isentos quando os fiscaliza...

idiotices à portuguesa!


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Oleo Vegetal - Multa?

Mensagem por Tó Miguel »

isso é como o imposto anual ninguém pede o certificado de pagamento em operações stop.
sabem porquê?
eu não... mas tenho as minhas suspeitas...
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Oleo Vegetal - Multa?

Mensagem por Flamingo »

paixão Escreveu:tó miguel, então quer dizer que realmente é proibido!tenho então que ter mais cuidado...
se no livrete diz que o combustivel é gasóleo, os restantes que uses são proibidos. mas podes procurar um tópico onde se fala sobre isso, e lá existe um link onde podes consultar e imprimir (para trazer contigo no carro) as leis sobre os bio-combustiveis. caso peguem contigo sobre isso sempre podes tentar defender-te, e embora te possa valer de pouco, mostras que estas informado. see bateres o pé talvez te safes, quem sabe. mas tal como já foi dito, não tens necessidade de balbucinar isso, não é preciso fazeres segredo, mas também não faças feira...
.


Autor do tópico
Paixão
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 87
Registado: segunda nov 30, 2009 11:50 am
Localização: Reguengos de Monsaraz

Re: Oleo Vegetal - Multa?

Mensagem por Paixão »

ok pessoal, obrigado!

pensei que não havia problema, até já fui com a minha carrinha ao ipo com 10% de ovd no deposito e não me disseram nada! tive sorte então....

vou ter mais cuidado agora!


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Oleo Vegetal - Multa?

Mensagem por Tó Miguel »

paixão Escreveu:ok pessoal, obrigado!

pensei que não havia problema, até já fui com a minha carrinha ao ipo com 10% de ovd no deposito e não me disseram nada! tive sorte então....

vou ter mais cuidado agora!

pois eu já fui com o meu discovery lr a 50% e passou mas aconselharam-me a não voltar a fazer apesar deles não terem nenhuma informação para actuarem neste assunto.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


joaovillar
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quinta out 02, 2008 6:39 pm

Re: Oleo Vegetal - Multa?

Mensagem por joaovillar »

boas,

é mais ou menos como estão a dizer, mas eu aconselho a irem à alfândega da área de residência e declararem o óleo. existe uma circular que define como se deve proceder nestes casos. faz-se uma estimativa do óleo que se vai usar, baseado na média do carro e declara-se essa quantidade, paga-se e é vos dado um papel para apresentarem às autoridades caso peçam. esse papel acho que se chama “dic”
os únicos que vos (nos, porque tb ando com ovd) podem perguntar pelo óleo são os técnicos da alfândega que normalmente andam com a brigada fiscal e normalmente anda atrás do gasóleo agrícola.

ps. com o tal papelito estão totalmente legais e, embora não houvesse problema, se houver um teimoso que queira embirrar na inspecção é só mostrar o papel. (qual papel? o papel. mas qual papel? o papel.....)

cumps,
joaovillar

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Oleo Vegetal - Multa?

Mensagem por mauri »

uma boa colaboração do joão vilar.
mas tudo isso, sendo de lei, deverá estar escrito nalgum lado.
não seria mal saber a lei e como ela é definida.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Oleo Vegetal - Multa?

Mensagem por Flamingo »

joaovillar Escreveu:boas,

é mais ou menos como estão a dizer, mas eu aconselho a irem à alfândega da área de residência e declararem o óleo. existe uma circular que define como se deve proceder nestes casos. faz-se uma estimativa do óleo que se vai usar, baseado na média do carro e declara-se essa quantidade, paga-se e é vos dado um papel para apresentarem às autoridades caso peçam. esse papel acho que se chama “dic”
os únicos que vos (nos, porque tb ando com ovd) podem perguntar pelo óleo são os técnicos da alfândega que normalmente andam com a brigada fiscal e normalmente anda atrás do gasóleo agrícola.

ps. com o tal papelito estão totalmente legais e, embora não houvesse problema, se houver um teimoso que queira embirrar na inspecção é só mostrar o papel. (qual papel? o papel. mas qual papel? o papel.....)

cumps,
joaovillar
eu desconhecia isso!!!...
o que se aprende aqui,... ainda bem que eu me registei neste fórum.



já agora, passa pelas apresentações e fala um pouco de ti aqui ao fórum, a malta agradece.
depois da uma lida em alguns tópicos do fórum para ficares mais inteirado do que se tem falado por aqui, tens aqui uma autêntica escola.
se a parte que mais te interessa é o ovd, então começa por este tópico e segue os caminhos aonde ele te leva:

http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=3201


joaovillar
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quinta out 02, 2008 6:39 pm

Re: Oleo Vegetal - Multa?

Mensagem por joaovillar »

boas,
não se lembram de um sujeito que viu o seu carro apreendido por usar ov, deu na tv, sic acho eu e foi muito falado aqui no fórum!
inclusivamente explicaram na tv o que se devia fazer, ou seja, de cada vez que colocássemos ov no depósito teríamos que nos deslocar à alfândega da área de residência e declarar a quantidade a usar. como essa quantidade normalmente não excedia x litros em que se estava isento de pagamento, o governo emitiu a tal circular explicando que os litros a declarar deveriam ser uma estimativa para todo o ano e assim já ninguém estava isento?.
na altura tinha um ford fiesta sem qualquer adaptação e fui à alfândega declarar, salvo erro 80 litros e paguei +-30 € e pelo menos esse nesse ano fiquei descansado.
vou tentar encontrar a tal circular, informar-me se ainda se encontra válida e coloco aqui!!

cumps,
joaovillar

Avatar do Utilizador

jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Re: Oleo Vegetal - Multa?

Mensagem por jossef »

joaovillar Escreveu:boas,
não se lembram de um sujeito que viu o seu carro apreendido por usar ov, deu na tv, sic acho eu e foi muito falado aqui no fórum!
inclusivamente explicaram na tv o que se devia fazer, ou seja, de cada vez que colocássemos ov no depósito teríamos que nos deslocar à alfândega da área de residência e declarar a quantidade a usar. como essa quantidade normalmente não excedia x litros em que se estava isento de pagamento, o governo emitiu a tal circular explicando que os litros a declarar deveriam ser uma estimativa para todo o ano e assim já ninguém estava isento?.
na altura tinha um ford fiesta sem qualquer adaptação e fui à alfândega declarar, salvo erro 80 litros e paguei +-30 € e pelo menos esse nesse ano fiquei descansado.
vou tentar encontrar a tal circular, informar-me se ainda se encontra válida e coloco aqui!!

cumps,
joaovillar

estive com esse sujeito na radio a falar disso mesmo de como se devia fazer.
em relaçao ao que estava escrito na lei na reuniao com a direcçao de alfandegas nem o director sabia como se devia fazer .heheheh
"A vida é uma folga que a morte nos dá"


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Oleo Vegetal - Multa?

Mensagem por Tó Miguel »

bem vindo a esta casa jossef...

então ainda andas a ovd
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Oleo Vegetal - Multa?

Mensagem por mauri »

a direcçao de alfandegas nem o director sabia como se devia fazer
assim vai o nosso país!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Re: Oleo Vegetal - Multa?

Mensagem por jossef »

posso dizer que foi a reun iao mais comica que tivemos ate hoje..

ainda o mes passado andava com a polo 1.9tdi sempre a bombar a oleo mas agora tenho um passat 1.9tdi 130cv 2003 e aquilo nao gosta do cheiro hehehe
"A vida é uma folga que a morte nos dá"


joaovillar
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quinta out 02, 2008 6:39 pm

Re: Oleo Vegetal - Multa?

Mensagem por joaovillar »


Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”