Apresentação, e meu projecto

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder

Autor do tópico
Biz
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quinta mai 12, 2011 12:48 pm

Apresentação, e meu projecto

Mensagem por Biz »

boas, já ando por este fórum faz 2 semanas, a reunir informação sobre ovd, ao ponto que neste momento estou a usar 25% óleo vegetal e 75% diesel num corsa b 1.5d com bomba injectora bosch, ja fiz 2000km com essa mistura, e tirando o cheiro intenso a farturas, trabalha igual ao diesel.

no entanto queria usar ainda mais oleo vegetal, mas como não quero pifar a bomba injectora nem o motor, estive a estudar aqui no forum que sistema usar, no inicio estava mais inclinado para o sistema de 1 tanque, mas fiquei na ideia que o sistema de 2 tanques, é mais seguro e da para usar uma quantidade superior de ovd, segue então o projecto que tenho em mente depois de reunida a informação aqui no forum:

ps: o diagrama é meio manhoso, mas creio que da para perceber a minha ideia
pss: como sou fresco nisto, acredito que tenha dado algumas calinadas no meu esquema, e agradecia que me ajudassem a corrigir caso esteja errado)

http://imageshack.us/photo/my-images/40 ... saovd.png/


e desde ja agradeço aos users "[***************]" , "flamingo", "hyneck" "manuelcar" e tambem a todos os outros nomes que me posso estar a esquecer pela informação fornecida aqui no fórum.

com os melhores cumprimentos a todos.
marco antónio
Anexos
esquema corsa OVD.png
esquema corsa OVD.png (36.76 KiB) Visto 7309 vezes

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Apresentação, e meu projecto

Mensagem por mauri »

marco,
enquanto aguarda pela resposta de quem poderá saber, passe pela apresentações e diga-nos algo sobre si.
cumprimentos.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


Autor do tópico
Biz
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quinta mai 12, 2011 12:48 pm

Re: Apresentação, e meu projecto

Mensagem por Biz »

hoje foi dia de atestar, e como é verão, já estou a trabalhar com 40% de ovd e 60% diesel, + 1 litro de gasolina, ainda só fiz 30 km, mas andar sem qualquer problema.


também expus a minha ideia ao meu mecânico, e ele deu-me outra ideia, fazer uma serpentina em tubo de cobre (tubo do gás) onde passa a agua do motor, mas a serpentina vai ficar dentro do deposito principal de 46 litros, ele falou para colocar la um termostato para ter sempre o combustível na temperatura desejada, os tais 75 graus, assim o sistema fica mais simples e discreto sem estar a meter coisas na parte do motor, depois só tenho de fazer um tanque de diesel onde esta a roda suplente, e meter duas eletrovalvulas para alimentação e retorno do combustível, alguém me diz se esta ideia é melhor e mais fiável do que a que fiz no esquema anterior?

cumprimentos

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Apresentação, e meu projecto

Mensagem por Flamingo »

biz Escreveu:boas, já ando por este fórum faz 2 semanas, a reunir informação sobre ovd, ao ponto que neste momento estou a usar 25% óleo vegetal e 75% diesel num corsa b 1.5d com bomba injectora bosch, ja fiz 2000km com essa mistura, e tirando o cheiro intenso a farturas, trabalha igual ao diesel.

no entanto queria usar ainda mais oleo vegetal, mas como não quero pifar a bomba injectora nem o motor, estive a estudar aqui no forum que sistema usar, no inicio estava mais inclinado para o sistema de 1 tanque, mas fiquei na ideia que o sistema de 2 tanques, é mais seguro e da para usar uma quantidade superior de ovd, segue então o projecto que tenho em mente depois de reunida a informação aqui no forum:

ps: o diagrama é meio manhoso, mas creio que da para perceber a minha ideia
pss: como sou fresco nisto, acredito que tenha dado algumas calinadas no meu esquema, e agradecia que me ajudassem a corrigir caso esteja errado)

...............

e desde ja agradeço aos users "[***************]" , "flamingo", "hyneck" "manuelcar" e tambem a todos os outros nomes que me posso estar a esquecer pela informação fornecida aqui no fórum.

com os melhores cumprimentos a todos.
marco antónio
boas...
marco, respondendo pela ordem dos bold, desde já louvo a iniciativa que tives-te em ler e estudar primeiro o que está escrito por aí, e depois então colocar as tuas duvidas. isso só denota que soubes-te fazer devidamente o "trabalho de casa". e como dizes bem:
mas como não quero pifar a bomba injectora nem o motor,
é igualmente de louvar saberes que não se deve abusar do uso do ov, sem que o motor esteja devidamente preparado para tal. como já deves ter lido por aí, quem se aventurou, nem sempre se deu bem...
a forma como apresentas-te, e o que mostras-te já ter feito,... merece toda a consideração e ajuda que te possa dar. por isso faço conta de estar atento ao que pretenderes fazer, e dentro do meu conhecimento darte-ei os conselhos que entenda te sejam mais uteis e te ajudem da melhor forma.

sobre ambos os sistemas, (1 tanque ou 2 tanques) de momento apenas tenho a deixar-te o seguinte alerta: antes de tomares uma decisão sobre qual deles, estuda devidamente bem que quantidade de oleo consegues arranjar, e se consegues arranjar quantidade que justifique o sistema duo-tanque, que tem um investimento na casa do dobro em relação ao sistema mono-tanque. de momento, este é o ponto onde deve recair toda a tua concentração. tomada a decisão, o resto é uma questão de meter mãos à obra, e abrir os cordões à bolsa...lol

pelo que abservei do teu projecto, não deste nenhuma calinada como referes. está como dizes um bocadinho manhoso, lol, mas se bem eu entendi está correto.
já sabes que se o ov for aquecido não deve ir para o tanque do diesel; estando a funcionar só a diesel, o retorno pode ir novamente para o tanque deste; para andares só a ov, deves iniciar a viagem a diesel e fazer a comutação quando o motor já se encontrar quente e o aquecimento do ov também já ter atinjido a sua temperatura; mas não deves esquecer também que se o motor ficar parado por tempo superior a duas horas, 3 kmts antes terás de fazer a comutação para diesel, como tal, analisa a distância das viagens que fazes para ver se o sistema duo-tanque é compensatório ou não.

com respeito aos agradecimentos, pela parte que me toca eu é que te fico agradecido pelo reconhecimento do trabalho realizado até à data.
recentemente equipei um citadino que tenho, fiat uno 1.3 diesel, também com bi bosch. já fiz testes ao equipamento aplicado, embora que apenas a diesel, e tudo funcionou na perfeição. ainda não abasteci com ov porque em breve vai à inspeção, (secalhar já na segunda), senão já andava a fritar, mas apenas a 50%...

alguma dúvida dispõe, vou estando atento...
um abraço

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Apresentação, e meu projecto

Mensagem por Flamingo »

biz Escreveu:hoje foi dia de atestar, e como é verão, já estou a trabalhar com 40% de ovd e 60% diesel, + 1 litro de gasolina, ainda só fiz 30 km, mas andar sem qualquer problema.


também expus a minha ideia ao meu mecânico, e ele deu-me outra ideia, fazer uma serpentina em tubo de cobre (tubo do gás) onde passa a agua do motor, mas a serpentina vai ficar dentro do deposito principal de 46 litros, ele falou para colocar la um termostato para ter sempre o combustível na temperatura desejada, os tais 75 graus, assim o sistema fica mais simples e discreto sem estar a meter coisas na parte do motor, depois só tenho de fazer um tanque de diesel onde esta a roda suplente, e meter duas eletrovalvulas para alimentação e retorno do combustível, alguém me diz se esta ideia é melhor e mais fiável do que a que fiz no esquema anterior?

cumprimentos
confesso que quando respondi ao outro post não me apercebi deste, talvez tenha sido do sono que já se fazia sentir na hora.

sobre as percentagens de ov que estás a utilizar actualmente, convém não ultrapassares esses valores.
com respeito à ideia da serpentina no depósito, eu reprovo. aquecer os 46 litros a 75º atravéz da água do motor, duvido que alguma vez consigas. a minha passat tinha um turbo refrigerado por água, eu substituí a passagem da água pelo combustivel e mesmo assim não conseguia que ele atinjisse tal temperatura. e como sabes, o turbo está colocado no colector de escape, a zona mais quente dos motores de combustão interna. depois não te esqueças de uma coisa: paras o motor, e quando colocas novamente em marcha, até este ter novamente a água quente leva algum tempo; até a água quente aquecer os 46 litros,... ou mesmo que seja metade..., a 75º, mais tempo leva.
para mim, o melhor ainda, é a resistência dentro do cubo de combustivel antes deste entrar na bi. este é segundo minha opinião, sem dúvida o melhor sistema de aquécimento.
podes ver e ler alguma coisa sobre isso aqui:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... &start=160


Autor do tópico
Biz
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quinta mai 12, 2011 12:48 pm

Re: Apresentação, e meu projecto

Mensagem por Biz »

andei um pouco ausente, pois andei ocupado, mas já estou de volta, o ultimo deposito que enchi com 60% de diesel e 40% de óleo + 1 litro de gasolina, já foi gasto, pega a primeira, rigorosamente igual ao diesel, e já mora dentro do meu deposito uma mistura igual.

já andei a experimentar as resistências como me sugeriu aqui o user "flamingo", comprei fio de fio nicromo (60 nickel, 15% cromo), e liguei aquilo a um carregado de 12 volts, e aquilo fica em brasa, num teste que fiz em um recipiente de 20 ml, aquilo aqueceu até 80 graus em menos de 1 minuto, depois o frasco derreteu, lol porque a resistência lhe estava a tocar.

amanha vou trocar o óleo ao bicho, e falar novamente com o meu mecânico, mas ele falou-me hoje um facto curioso, que mediu a temperatura do retorno de combustível de um carro que ele la tinha, e que só no tubo estavam 50 graus, no interior devia de estar mais. já vi que técnica da resistência funciona bem, mas também encontrei no ebay, um género de radiador de 10 camadas, em que em cada camada alternadamente sem se misturaram, circula agua e o óleo, com uma boa área de contacto, vou postar aqui a foto de como aquilo funciona, se alguém me souber dizer se aqui é viável, agradecia.

cumprimentos a todos
Anexos
220px-Plate_frame_1.svg.png
220px-Plate_frame_1.svg.png (22 KiB) Visto 7113 vezes
Plate_frame_2.png
Plate_frame_2.png (45.75 KiB) Visto 7113 vezes
6b14_1.JPG
6b14_1.JPG (35.65 KiB) Visto 7113 vezes

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Apresentação, e meu projecto

Mensagem por Flamingo »

biz Escreveu: ..........
já andei a experimentar as resistências como me sugeriu aqui o user "flamingo", comprei fio de fio nicromo (60 nickel, 15% cromo), e liguei aquilo a um carregado de 12 volts, e aquilo fica em brasa, num teste que fiz em um recipiente de 20 ml, aquilo aqueceu até 80 graus em menos de 1 minuto, depois o frasco derreteu, lol porque a resistência lhe estava a tocar.

amanha vou trocar o óleo ao bicho, e falar novamente com o meu mecânico, mas ele falou-me hoje um facto curioso, que mediu a temperatura do retorno de combustível de um carro que ele la tinha, e que só no tubo estavam 50 graus, no interior devia de estar mais. já vi que técnica da resistência funciona bem, mas também encontrei no ebay, um género de radiador de 10 camadas, em que em cada camada alternadamente sem se misturaram, circula agua e o óleo, com uma boa área de contacto, vou postar aqui a foto de como aquilo funciona, se alguém me souber dizer se aqui é viável, agradecia.

cumprimentos a todos
sobre o fio de cromoniquel e a resistência que fizes-te, agora é uma questão de trabalhar isso no sentido de apenas atinjir a temperatura pretendida, não mais! não esqueças porém uma coisa; na alimentação,... assim como no retorno..., o combustivel está sempre em circulação, por isso dificilmente atinjirá esses 80º. a partir do meu diário de bordo tens acesso à informação que precisas.
sobre os valores de temperatura medidos no retorno, no combustivel possivelmente estaria menos temperatura pelos motivos anteriormente mencionados. no interior o combustivel está sempre em circulação...
sobre o radiador que referes, isso já foi muito falado por aqui, já foi até motivo de discussão acesa entre utilizadores deste fórum. funciona, mas para isso terás de instalar um circuito paralelo ao circuito da água que vai para a chaufagem, e respectivas torneiras, ou valvulas, para anularem esse circuito quando andares a circular só a diesel, pois esse não precisa de ser aquecido para o motor circular com ele.
aos poucos, vais chegar por ti proprio à conclusão que o sistema das resistências que idealizei é o melhorzinho. tem um gasto energético relativamente reduzido, e no teste que fiz a diesel, em 1 minuto e 22 segundos atinjiu a temperatura que eu pretendia. é seguro porque só funciona com o motor em marcha, e se andar apenas a diesel, basta desligar o botão no interior.


Autor do tópico
Biz
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quinta mai 12, 2011 12:48 pm

Re: Apresentação, e meu projecto

Mensagem por Biz »

já mudei o óleo ao bicho, de mineral para semi sintéctico, e o mecânico falou-me para mudar daqui a 10 mil km, será que devo de mudar antes por usar ov, já ouvi falar mudar em metade do tempo, mas não fiquei com nenhuma certeza.

também já comecei a juntar e a filtrar ov usado, 8 litros, ainda estou na fase das experiências, mas aquilo de um amarelo baço, com filtros inventados ficou quase novo e transparente, mas só vou usar depois de passar por 1 filtro de 1 micron, que mandei vir, e secar o óleo com uma resistência de 500w que comprei.

só me falta mesmo o sistema de aquecimento no carro, acho que vou abandonar o projecto dos 2 tanques, para o de 1 tanque, que fica mais barato e mais simples, só em eletrovalvulas tinha uma pipada de massa para gastar, o da resistência, eu sou muito curioso, mas leigo também, eu liguei aquilo a bateria e a bateria começou a fazer uns barulhos esquisitos, e eu desliguei aquilo, electrónica não é a minha área, nunca estudei sobre essa área, o pouco que sei, foi invenções que fui fazendo, fica aqui a pergunta para o user flamingo, aquilo é só ligar ao borno positivo e negativo da bateria? (sei que o sistema definitivo, só deve de passar corrente quando dou a ignição) ou tem de se fazer algo mais? tentei comprar uma resistência em espiral, mas não encontrei em lado nenhum, o máximo que encontrei foi o tal fio de nicromo.


outra ideia que eu tive, tem a ver com resistências também, e encontro essas a venda a um preço porreiro, são umas que se enrolam nos tubos dos injectores, e depois se isolam com uma fita especial cor de laranja, aquilo que tem 8 amperes, o quanto aquilo aquece não faço a mínima ideia, como os meus tubos antes do filtro e depois do filtro são de borracha, estava a pensar comprar uns tubos de injector usados em metal, e colocar a tal resistência enrolado com a tal fita cola a volta, 2 tubos tubos para ai de 20 centímetros cada, 1 antes do filtro de gasoleo, e outro depois, e se for preciso coloco um terceiro ou quarto, mas tudo depende se aquilo funciona, acredito que alguém daqui me possa ajudar em relação aquelas resistencias com fita vermelha, pois eu ja vi isso em muitos lados, vou postar aqui a foto daquilo aplicado num mercedes 300d nos tubos de injectores.


espero não esta a maçar-vos com tantas perguntas, obrigado, e boas curvas;)
Anexos
$(KGrHqIOKj4E177D7bHHBNf39v8p9!~~_12.JPG
$(KGrHqIOKj4E177D7bHHBNf39v8p9!~~_12.JPG (52.86 KiB) Visto 7031 vezes

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Apresentação, e meu projecto

Mensagem por Flamingo »

biz Escreveu:já mudei o óleo ao bicho, de mineral para semi sintéctico, e o mecânico falou-me para mudar daqui a 10 mil km, será que devo de mudar antes por usar ov, já ouvi falar mudar em metade do tempo, mas não fiquei com nenhuma certeza.

também já comecei a juntar e a filtrar ov usado, 8 litros, ainda estou na fase das experiências, mas aquilo de um amarelo baço, com filtros inventados ficou quase novo e transparente, mas só vou usar depois de passar por 1 filtro de 1 micron, que mandei vir, e secar o óleo com uma resistência de 500w que comprei.

só me falta mesmo o sistema de aquecimento no carro, acho que vou abandonar o projecto dos 2 tanques, para o de 1 tanque, que fica mais barato e mais simples, só em eletrovalvulas tinha uma pipada de massa para gastar, o da resistência, eu sou muito curioso, mas leigo também, eu liguei aquilo a bateria e a bateria começou a fazer uns barulhos esquisitos, e eu desliguei aquilo, electrónica não é a minha área, nunca estudei sobre essa área, o pouco que sei, foi invenções que fui fazendo, fica aqui a pergunta para o user flamingo, aquilo é só ligar ao borno positivo e negativo da bateria? (sei que o sistema definitivo, só deve de passar corrente quando dou a ignição) ou tem de se fazer algo mais? tentei comprar uma resistência em espiral, mas não encontrei em lado nenhum, o máximo que encontrei foi o tal fio de nicromo.


outra ideia que eu tive, tem a ver com resistências também, e encontro essas a venda a um preço porreiro, são umas que se enrolam nos tubos dos injectores, e depois se isolam com uma fita especial cor de laranja, aquilo que tem 8 amperes, o quanto aquilo aquece não faço a mínima ideia, como os meus tubos antes do filtro e depois do filtro são de borracha, estava a pensar comprar uns tubos de injector usados em metal, e colocar a tal resistência enrolado com a tal fita cola a volta, 2 tubos tubos para ai de 20 centímetros cada, 1 antes do filtro de gasoleo, e outro depois, e se for preciso coloco um terceiro ou quarto, mas tudo depende se aquilo funciona, acredito que alguém daqui me possa ajudar em relação aquelas resistencias com fita vermelha, pois eu ja vi isso em muitos lados, vou postar aqui a foto daquilo aplicado num mercedes 300d nos tubos de injectores.


espero não esta a maçar-vos com tantas perguntas, obrigado, e boas curvas;)
boas...
-apesar das recomendações aqui do fórum sobre mudanças de oleo em prazos mais curtos, para essas percentagens, não me parece que isso se justifique. penso que podes seguir o conselho do mecânico na boa, mas durante os 10.000 km vai vendo o nivel e observando a qualidade/viscosidade do oleo. no oleo que escorre da vareta, o mecânico com os dedos consegue ver isso.

-evita usares a resistência para secagem do oleo, caso contrário não estás a economizar nada...lol
coloca-o ao sol com a boca do recipiente tapada com um pano, e deixa que a mãe natureza faça o resto...

-a resistência que fizes-te, se tiver um gasto maior que a amperagem da bateria, a bateria pode ir à vida!!! há contas que se podem fazer para saberes com proximidade os valores em que estás, mas para isso, um multimetro é indispensável.
aqui podes ler alguma coisa sobre isso: http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... &start=100 . teoricamente, seria apenas ligar ao borne positivo e negativo, mas na pratica não é assim. deves colocar um relé de intensidade ligeiramente acima do gasto, e muito importante, um fusível!!! segurança acima de tudo. consulta alguma coisa aqui: http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=6278

-sobre o resto de que falas, a ideia não é má, mas o tubo dos injectores não serve por permitir um caudal demasiado baixo. terá de ser um tubo com diametro interior de pelo menos 6 mm. encontras isso numa casa de material de hidráulica. terás de colocar também um limitador de temperatura no final no percurso, um contacto térmico.


Autor do tópico
Biz
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quinta mai 12, 2011 12:48 pm

Re: Apresentação, e meu projecto

Mensagem por Biz »

boas de novo, já comprei todo o material, este fim de semana vou montar no carro, vou colocar meio metro de tubo de alumínio (8mm diamentro) antes e depois do filtro do gasoleo, com a tal resistência (que tem um consumo de 8 amperes), quando estiver montado, eu posto aqui fotos de como ficou, mas vai ficar uma coisa discreta, só falta saber se a temperatura soube para os tais 75 graus, ou pelos menos la perto.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Apresentação, e meu projecto

Mensagem por Flamingo »

biz Escreveu:boas de novo, já comprei todo o material, este fim de semana vou montar no carro, vou colocar meio metro de tubo de alumínio (8mm diamentro) antes e depois do filtro do gasoleo, com a tal resistência (que tem um consumo de 8 amperes), quando estiver montado, eu posto aqui fotos de como ficou, mas vai ficar uma coisa discreta, só falta saber se a temperatura soube para os tais 75 graus, ou pelos menos la perto.
um termocontacto a desligar o circuito a essa temperatura, e a desligar uma lampada ao mesmo tempo da-te a informação que precisas.


Autor do tópico
Biz
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quinta mai 12, 2011 12:48 pm

Re: Apresentação, e meu projecto

Mensagem por Biz »

boas, eu de termo-contactos percebo pouco, mas andei a procura, será isto?

http://cgi.ebay.co.uk/8-pcs-temperature ... 2a009468c2

se for este, esta aberto até aos 75 graus, e depois fecha, só abrindo 5 graus abaixo, será isso? e já agora, onde eu vou colocar isso, o tubo que vou colocar tem 8mm de diâmetro, e esse termocontacto parece maior, será que encostar ao tubo serve? eu acho que só encostar de pouco vai servir, talvez um t fêmea, com a saída de cima maior, para la caber o termocontacto?? haaa, e por ultimo, onde é que vou ligar o termocontacto? será que é tipo o funcionamento de um fusível, ligo o fio positivo a cada extremidade, e aquilo deixa de passar corrente acima dos 75 graus?

obrigado


Autor do tópico
Biz
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quinta mai 12, 2011 12:48 pm

Re: Apresentação, e meu projecto

Mensagem por Biz »

oupps, só agora reparei que esse termo contacto é para 110v, tenho de procurar outro, isto se for isto que é realmente preciso


Autor do tópico
Biz
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quinta mai 12, 2011 12:48 pm

Re: Apresentação, e meu projecto

Mensagem por Biz »

após mais uma leiturazita aqui no site, encontrei a tal peça fae por 34€ na net

http://www.pecasautoviaweb.com/i306104/ ... 37730.html

acho é isso caro, tb encontrei uma de 75 graus, de 12v

http://cgi.ebay.com/ebaymotors/wvo-svo- ... ccessories

mas aquilo é normalmente fechado, em principio não serve de nada, certo?

peço desculpa se estou a ser chato, lol
obrigado

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Apresentação, e meu projecto

Mensagem por Flamingo »

normalmente fechado é o que precisas, mas tu é que sabes como pretendes fazer as ligações. a fae 37730, numa casa de peças, encontras por pouco mais de metade do preço. eu dei,... penso que 17,80 euros...

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”