kit europecon

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

olá ancco
estou muito curioso de ver o teu esquema de montagem.
para colocares aqui uma foto, primeiro tens que fazer o upload dela num servidor de imagens http://www.imageshack.us/ . depois copias aqui para a tua mensagem o linque que remete para o endereço que eles te dão (linque directo, o ultimo da lista). se quiseres que a imagem apareça na mensagem tens ainda que seleccionar esse linque e clicar no botão img que aparece aqui por cima. se não deixas só o linque que quem quiser vai abri-lo.
saúde da boa.

Avatar do Utilizador

jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

boas como n sei fazer desenhos aqui vai por palavras uma ideia.

1º--tanque para ov
2º -- bomba de combustível
3º -- permutador
4º -- filtro de combustível q vai ser ligado com um t ao tubo q vai do filtro do gasóleo a bi onde fica instalado a válvula
5º -- o retorno vai novamente para o deposito ou então novamente para o filtro

no meu entender n vejo necessidade do aquecimento para o gasóleo.
acho q é simples barato e o resultado deve ser bom .
"A vida é uma folga que a morte nos dá"

Avatar do Utilizador

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm
Localização: Sorriso - Mato Grosso - Brasil

Mensagem por ANCCO »

manuelcar,

infelizmente ainda não tenho fotos (não consegui ainda o restante da verba para concluir a montagem...), sendo que só tenho o esquema no microsoft word. como faço para anexá-lo a uma mensagem? experimentei copiar e colar mas não foi possível, deve haver uma forma de colocar este esquema na mensagem...
em termos de componentes, já tenho os seguintes:
- 03 válvulas solenóides 3/2 vias
- conexões prestolok de engate rápido para tubulações
- tubulações especiais para utilizar com óleo vegetal, feitas para suportar o fluido e temperatura (não pretendo ficar substituindo componentes com o passar do tempo...)
- 02 filtros com cabeçote
- 08 velas de incandescência (04 para os dois permutadores, 04 para aquecer os tubos antes dos injetores)
- blocos de alumínio para usinar e montar os permutadores
- termocontatos para controlar as temperaturas do sistema
- material para usinar os suportes das resistências que ficarão sobre os bicos injetores (necessários para garantir maior rendimento térmico das velas e pronta substituição em caso de pane)
- relês para ativar as velas de incadescência
ainda me falta adquirir um tanque para o ov e dois termocontatos, após concluir esta etapa estarei apto a montar todo o sistema, fotografá-lo e postá-lo para todos apontarem os benefícios, falhas e melhoramentos.
quanto ao sistema de fixação das velas de incandescência, creio que o sistema do hynek está muito simples: há uma grande perda de calor devido àquela colocação (não me leve a mal, hynek, apenas expresso minha opinião... ); desta forma, projetei e mandei usinar um suporte que pode melhorar bastante a transferência de calor para o tubo do injetor, ainda mais quando for feito isolamento térmico ao redor do mesmo.
sei que estes itens custam caro, (gastei "uma pipa de massa", apesar de não saber o que significa... ), mas aqui no brasil não tenho, na região em que estou, recursos fáceis, a maioria dos componentes tive que solicitar por são paulo (maior cidade do brasil, a 2.200 km de distância... ), por isso tenho que fazer o melhor possível para evitar problemas...
outra questão é que o motor de minha caminhonete gm s10 é o mesmo do lr do hynek, creio que há diferenças com relação à injetora, tubos entre a bi e injetores e radiador intercooler: até mesmo a tampa do cabeçote é similar, a única diferença é que na minha não há inscrição alguma.
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO

Avatar do Utilizador

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm
Localização: Sorriso - Mato Grosso - Brasil

Mensagem por ANCCO »

manuelcar e hynek,

outra questão: sobre as velas de incadescência estarem ou não em contato direto com o ov, na minha opinião não haverá problema: mergulhadas no ov, as velas nunca chegarão à temperatura de 850ºc citadas no manual de usuário, pois deve-se manter a temperatura com termocontatos, sendo que a vazão (caudal) de ov serve para resfriá-las ao mesmo tempo que aquecem o ov. pelo que pesquisei, a polimerização do ov acontece com temperatura e iluminação, porém demanda certo tempo para que ocorra, acredito eu. desta forma, se o ov que está sendo aquecido em breve será queimado no motor, não vejo razão para isolar as velas do ov, perdendo eficiência térmica inicial.
agradeço se puderem comentar este assunto sobre outro ponto de vista.

forte abraço a todos

p.s.: onde anda o [***************]?
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

ancco,
08 velas de incandescência - isso assusta-me. o consumo destas velas, quando ligadas ao mesmo tempo, é de 1.600 w (1,6 kw). assim vais dar cabo do sistema eléctrico.

quanto aos suportes de velas, tenho consciência deste defeito, por isso estou a desenvolver alternativa, actualmente em testes. também estou a testar um modo alternativo para aquecer o combustível antes do filtro e antes da bi.

sobre as velas de incadescência estarem ou não em contato directo com o ov, na minha opinião poderá haver um grande problema de gaseficação do combustível - o sistema apanha ar. o combustível não deverá ser, na minha opinião, aquecido acima de 75 ºc (manter entre 60 e 75 ºc).

como postar o esquema que está em word:
- se conseguires fazer um pdf a partir do qual podes extrair o desenho em formato de jpg. este colocas num site de fotos e o respectivo link no teu post.
- ou envia-me para [email protected] e eu trato disso
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm
Localização: Sorriso - Mato Grosso - Brasil

Mensagem por ANCCO »

hynek,

a princípio pode parecer uma carga elétrica alta (8 velas), mas na realidade a potência destas velas são diversas: 4 velas com 100w + 4 velas de 150 w, total 1.000 w quando ligadas ao mesmo tempo. logicamente será necessário uma bateria de maior capacidade da que uso atualmente, porém o sistema elétrico não ficará ligado por muito tempo simultaneamente, daí a necessidade de um trocador de calor com o líquido de refrigeração.
quanto ao ar no sistema, este seria proveniente do retorno de combustível acoplado ao sistema? não sei se entendi bem, mas há formação de ar neste retorno que compromente a funcionalidade do sistema no seu lr? pergunto devido a ter o mesmo motor na minha caminhonete.
outra coisa: o que é uma "pipa de massa"?
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

"pipa de massa" é muito dinheiro.

o ar apareceu no sistema devido a uma fissura num dos velhos tubos de combustível e também usei um bocado de um tubo transparente (para ver eventuais bolinhas de ar) - desaconselho usar estes tubos. usem só tubos especialmente concebidos para combustível. também é difícil arranjar umas abraçadeiras de jeito, evitem as chinesas, etc...

quanto ao consumo, o alternador deve ter uma potência entre 800 a 1.200 w. sei que não está, durante o funcionamento, ligado tudo ao mesmo tempo, mas mesmo assim a potência de todos os elementos não deveria ultrapassar, no meu entender, uns 800 w.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: kit europecon

Mensagem por Tó Miguel »

manuelcar Escreveu: as velas de incandescência não estão em contacto com o oleo.
ainda não entendi qual o inconveniente das velas estarem em contacto com o ov?

o dispositivo que tenho instalado tem as velas em contacto com o ov, há algo de mal nisso ou é perigoso?
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

eu acho perigoso
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm
Localização: Sorriso - Mato Grosso - Brasil

Mensagem por ANCCO »

hynek,

comprei tubos de nylon (indicados para utilização com combustível e óleo vegetal), as conexões que uso são de um tipo que não utiliza sistema de fixação externa, basta conectar o tubo à conexão e voilà!, está ok.
a infiltração de ar ocorreu por danos à tubulação? ou devido ao retorno?

forte abraço a todos

devido a trapalhadas da minha parte, esta resposta foi para outro tópico 2 vezes;;;;
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO

Avatar do Utilizador

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm
Localização: Sorriso - Mato Grosso - Brasil

Mensagem por ANCCO »

hynek,

conseguiste receber o e-mail que te enviei?
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO

Avatar do Utilizador

jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

boas
a infiltração do hynek foi devido a um tubo furado
ele já deve estar a dormir aqui em portugal são agora 22h45m
"A vida é uma folga que a morte nos dá"

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

ancco Escreveu:hynek,

conseguiste receber o e-mail que te enviei?
sim, obrigado
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

jossef Escreveu:boas
a infiltração do hynek foi devido a um tubo furado
ele já deve estar a dormir aqui em portugal são agora 22h45m
pois, pois, liga o msn
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

hynek Escreveu:eu acho perigoso
e porquê???
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

porque a superfície da vela atinge rapidamente uma temperatura muito elevada (uns 800 ºc) e assim está em contacto directo com o combustível inflamável.

olha, isto são coisas elementares que até uma criança deve perceber facilmente, eu não tenciono perder mais tempo com isso, ok? não percebo porque fazes uma pergunta desta.

se queres arriscar a tua vida, é contigo, a minha opinião já conheces, por isso não perguntes mais sobre isso.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

hynek Escreveu:porque a superfície da vela atinge rapidamente uma temperatura muito elevada (uns 800 ºc) e assim está em contacto directo com o combustível inflamável.

olha, isto são coisas elementares que até uma criança deve perceber facilmente, eu não tenciono perder mais tempo com isso, ok? não percebo porque fazes uma pergunta desta.

se queres arriscar a tua vida, é contigo, a minha opinião já conheces, por isso não perguntes mais sobre isso.
parece que este forum é para quem já sabe tudo ou terá que se limitar a dizer amém a tudo o que foi aceite antes e segundo parece o sr. sabe tudo acreditou no que lhe disseram e não experimentou, parece que aqui quem não estiver de acordo é mal tratado ou mal acolhido.
com isto não digo, que que dispositivo, que tenho montado seja o melhor, tem muitas falhas e está longe de atingir os objectivos, mas posso garantir que nem de perto nem de longe atinge essas temperaturas.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

calma vamos lá assentar a poeira e falar (escrever) em condições.
primeiro cada um pode ter um ponto de vista diferente.
segundo cada um de nos é técnico na sua profissão, isto é um passatempo e por isso n vale a chatice.
depois existe varias maneiras de fazer uma pergunta e tantas outras de dar uma resposta.
tanto um como outro no meu ponto de vista escreveram mal neste caso com muitas palavras mas sem explicação, a mesma devia ter sido dada logo nas primeiras perguntas e respostas o tó devia ter explicado o porque de n ver mal nenhum no contacto com o ov e o hynek devia ter explicado o porque do contrario (assim todos ficávamos a saber a op de cada um)
por fim como já conheço os dois á algum tempo e nos damos bem e todos nos temos land rover vamos lá acabar com as birras .
"A vida é uma folga que a morte nos dá"

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

peço desculpa, às vezes não tenho paciência para voltar a explicar coisas óbvias. a pergunta já foi explicada noutras ocasiões. basta alguma paciência para procurar.

agora uma coisa muito importante:

tó, se queres andar experimetar alguma coisa mais complexa, tens de, primeiro, procurar informação, depois tens de fazer algumas experiências como isso funciona e só........ depois é que podes avançar para alguma complexidade. se alguma coisa se chama vela incadescente é porque aquece até brilha e se um pedaço de metal brilha é porque atinge uma temperatura muito elevada. e tu perguntas porque é que acho que não deve ser mergulhada no combustível?

isso é como perguntar se podes atirar um copo de azeite à lareira acesa.

quando te explico porquê, em vez de agradecer e reflectir, atacas.

olha, eu gosto de partilhar, ajudar e fico contente quando outros agradeçem. isto tudo foi desnecessário.

não pretendo andar na guerra com ninguém, temos mais que fazer, não é?

por isso peço desculpa e vamos tentar que isso não volte acontecer. somos só pessoas, com suas fragilidades, erros, enganos e temos de viver uns com outros. vamos tentar que esse convívio seja menos problemático possível. ok?

obrigado jossef.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

obrigado pelo apoio josse
assim já estou a gostar, não vejo o mal da minha pergunta... mas se ofendi alguém peço desculpa.
no que diz respeito ao óbvio, não é assim tão linear e vamos quebrar este mito.
1º tenho o dispositivo montado à mais de 2 meses e as velas estão em óptimo estado o que prova que não atinge essas temperaturas e posso garantir que chegam a andar ligadas quase o dia todo se andar as voltinhas e não atingir a temperatura ideal, para desligar que são os (+-)70º.
2º a primeira coisa que fiz, logo que foi acabada a montagem, foi deixar as velas ligadas, até a válvula da temperatura as desligar, nesta altura tinha o depósito a 100% gasóleo e a temperatura do combustível, não foi além de 75º, pois ao contrário do que se passa na câmara de combustão onde não há qualquer contacto, onde apenas há ar fechado e se a vela estiver ligada mais que os pouco segundos, queimam, aqui neste caso existe dissipação e a temperatura vai passando entre o combustível e o corpo do dispositivo, mantendo a temperatura da vela com pouca diferença dos restantes elementos (dispositivo e combustível).
nota: para quem tiver duvidas podemos ver no local é só marcar o encontro.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”