Medição da temperatura do combustível dentro do filtro

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Medição da temperatura do combustível dentro do filtro

Mensagem por jossef »

tem se falado de qual seria a temperatura do combustível dentro do filtro com sistema de aquecimento então hoje passei á prática desta medição.
material
um termómetro de líquidos, no meu caso comprei um de aquários q não é bom devido a só dar no máximo 50ºc.
um pequeno copo neste caso foi daqueles dos rolos fotográficos.
a medição no meu caso foi simples pois o filtro no fundo tem uma porca q se pode tirar para limpar o filtro (como se pode ver nas fotos da montagem do filtro de aquecimento)
retirado um pouco do combustível no meu caso o land está a circular com 80% de ovd .
o resultado foi q em 5m de andamento normal e a temperatura exterior a marcar 20º e a do óleo do motor a 42º o combustível marca 35º.
futuramente irei fazer novas medições mas com mais tempo de utilização.
"A vida é uma folga que a morte nos dá"

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

o combustível neste filtro é aquecido na entrada para filtro, no topo do filtro, em baixo o filtro está mais frio e demora algum tempo aquecer todo o filtro.
e mais, não aqueces só o filtro, mas também o invólucro e suporte, isto demora. por outro lado o filtro aquecido mantém temperatura várias horas.
eu resolvi este problema com a instalação do pequeno aquecimento eléctrico adicional antes da entrada à bi. em 30 s este aquecimento envia para a bi o combustível com temperatura entre 50 e 60 ºc (só com filtro aquecido demora uns 15 min). quando a temperatura atinge 65 ºc, o aquecimento do filtro e este aquecimento adicional, desliga e no circuito bomba-filtro-bi o aquecimento é assegurado pela permutação natural do calor a partir do motor e da própria bi.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

pois é. o isolamento dos diversos componentes parece ser uma prática interessante para quem tenha aquecimento por permutador hidraulico e com pré-aquecimento electrico. vou perguntar aqui ao homem do solar se existem tubos de espuma para diâmetros tão pequenos como os tunos de combustivel e de injecção, e tão grandes como o filtro de combustivel.

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

tenho receio que estes tubos não aguentam os eventuais salpicos de combustível
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

talvez, mas eles têm uma fita de aluminio para revestir e melhorar o isolamento.

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”