chegou o inverno?

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder

Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

chegou o inverno?

Mensagem por manuelcar »

8 da matina, hora de levar os putos à escola e pegar ao serviço. lá fora um sol radioso, mas um frio de rachar. sento-me ao volante, o frio do banco a subir pelo rabo e coluna acima ( que imagem tão poética) procedimento habitual da manhã, volta à chave, pré-aquecimento da prè-câmara de combustão, duas vezes porque o tempo vai estando fresco. volta à chave, moita! outra vez... nada! diabo, queres vêr que entrou ar no meu sistema de retorno. repito o procedimento. mais um minuto. na rádio o nuno markl diverte-se à volta de animais que falam em programas da televisão norte-americana. nova tentativa enquanto me tento lembrar onde deixei o diabo da chave e do tubo de purgar o sistema. là pegou, a custo, no meio de uma inglória nuvem branca onde o cheiro a farturas sem açucar nem canela submergiu a desgraçada carripana. entre os risos provocados pelos gatos que dizem hello aos seus donos e os cães que chamam mama às suas donas, vou começando a raciocinar.... (se em vez de farturas, o cheiro fosse café quente com açucar tudo isto sería mais rápido e a história tería um fim breve). afinal não está assim tão frio, ainda nem começaram as geadas, a minha mistura está a uns conservadores e prudentes 35% ... de repente fez-se luz. grande besta (o proprietário, não o veículo) tiveste preguiça de ir à bomba e esqueceste-te que afinal não misturaste os habituais 5% de gasolina.
correcção feita, amanhã vamos ver. de qualquer forma espero que o markl desista de nos fazer rir com as habilidades dos nossos amigos falantes. se é verdade que a nossa cultura tende para a americanização (dizem que sim) então, visto daqui do alentejo, estamos tramados! com éfe grande!
não se esqueçam que se o vosso carro estiver infeliz, é sinal de que, mais cedo ou mais tarde, vocês também estarão, enquanto o vosso mecânico estará razoávelmente satisfeito.
saúde da boa!


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

a veia não te falta
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

nasceu poeta, parabéns.

habitua o carro a 2% da gasolina. é o que europecon recomenda mas não estou completamente esclarecido.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

habitua o carro a 2% da gasolina
como aquela historia:
-tinha um burro e cada vez lhe dava menos palha até q ele se desabituou de comer ,so q agora morreu.
"A vida é uma folga que a morte nos dá"


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »


eu vi o teu post, mas também tenho dúvidas. não percebo o que é que aquele valor quer dizer. a ultima vez que estudei fisica ainda andava no liceu

Avatar do Utilizador

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm
Localização: Sorriso - Mato Grosso - Brasil

Mensagem por ANCCO »

manuelcar (o poeta),

talvez seja esta a resposta:
densidade relativa do óleo vegetal = 0,92
densidade relativa da gasolina padrão = 0,75
a densidade é a relação d=m/v, ou seja, d = densidade, m = massa, v = volume.
para obtermos a quantidade de massa de, no máximo, 2% do diesel, deve-se equacionar quantos % equivalem a densidade da gasolina em relação ao diesel, ou seja, 0,75/0,92 = 0,82 = aproximadamente 82% da densidade do diesel.
desta forma, se abastecer 100 litros e 2% for gasolina, terá em massa um volume de 1,64% do total, visto a gasolina (2 litros) ter 82% da densidade do diesel.

espero ter sido útil, quaisquer dúvidas melhor falar com a europecon....

forte abraços a todos por aí
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO

Avatar do Utilizador

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm
Localização: Sorriso - Mato Grosso - Brasil

Mensagem por ANCCO »

outra questão:

a densidade do óleo indicado é de soja (0,92) e a gasolina é a padrão (0,75), talvez o valores sejam diferente por aí, mas o raciocínio é o mesmo: sugiro pesquisarem na internet em sites dos distribuidores de combustível e óleos vegetais de portugal.
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO

Avatar do Utilizador

Hugo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: terça jul 04, 2006 2:44 pm
Localização: Lisboa / Cartaxo

Mensagem por Hugo »

viva,

uso uma mistura de 20% ov novo + 5% de gasolina 95 e misturo tudo num tanque à parte com uma bomba de agua a trabalhar em circuito fechado.

tenho reparado que o motor fica pouco "macio", ouve-se muito a injecção (parece uma ford transit), só com diesel só se ouve o ruido de compressão do motor.

alguém também com esta experiencia? será da gasolina?


abraços
h
Veículos ecológicos?

- 0% Emissões
- 0% Ruído
- 0% Impacto ambiental
- 100% corpo e mente saudável


http://www.amigosdapagaia.com
http://www.furatrilhos.com


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

ancco, essa parte eu entendo. o que não entendo é o tal ponto de inflamação. a proposito, hoje, com um litrito de gasolina a coisa correu muito melhor, mas ainda assim não pegou à primeira. amanhã vou verificar as velas de incandescência. tenho ainda que admitir a possibilidade de ter uma mistura incorrecta, atendendo a que não fui eu quem pôs o gasoleo. apenas acrescentei o oleo.

Avatar do Utilizador

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm
Localização: Sorriso - Mato Grosso - Brasil

Mensagem por ANCCO »

olá manuelcar,

desculpe a intromissão, imaginei que não tivesse entendido a parte da densidade. quanto ao ponto de inflamação, é normal a adição de um combustível com menor ponto de inflamação diminuir o ponto de inflamação do outro. o problema é que, para equacionar isso, é dureza.... creio que é um bom trabalho para algum químico de plantão no fórum, verificar a relação entre acréscimo de gasolina e diminuição do ponto de inflamação.
a questão do baixo ponto de inflamação, creio eu, tem a ver com os bicos injetores: provavelmente haverá um maior aporte de calor, o qual causará um maior aquecimento dos mesmos. lembrem-se, o motor diesel não ocasiona a combustão por compressão, apenas eleva a temperatura do ar para que, quando houver a injeção de diesel, este queime devido à alta temperatura do ar dentro da câmara. o que pode ocorrer ao baixar muito o ponto de inflamação é a chama da combustão ficar muito próxima ao bico injetor, talvez danificando o mesmo.
aqui no brasil atuei um bom tempo como supervisor de sinistro de automóveis em duas seguradoras, havia uma questão que, por vezes, ouvia os mecânicos comentarem: o bico injetor estava "lavando" o cilindro, consequentemente não estava vedando corretamente no momento em que cessava a pressão da bi. desta forma, acredito que o mesmo pode ocorrer em caso de iniciar a queima do combustível próxima ao bico injetor, pois a "lavagem" do cilindro ocasionava, com frequência, a fusão do mesmo : resultado: grandes prejuízos ao dono e um mecânico e vendedor de peças muito felizes...
creio ser esta a situação do acréscimo demasiado da gasolina, portanto é prudente tomar um certo cuidado...

forte abraço a todos por aí
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

acho que isto pode, realmente, acontecer
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

padrinho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 129
Registado: sexta ago 04, 2006 4:40 pm
Localização: Faro/Algarve

Mensagem por padrinho »

parabens manuelcar veia veia poética.
qaundo adicionares gasolina vais ver que tal amrga experiencia nunca mais te acontece.
M.B 200D 1989 650.000 Klms
OVD 50%/25%.45.000Klms


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

não ancco. pelo contrário. a lavagem dos cilindros, ocorre quando a combustão é deficiente por qualquer razão. o que acontece é que o combustivel vai condensar-se nas diversas superfícies sem queimar. a lavagem pode ocorrer quando a compressão dos cilindros é insuficiente, quando a atomização é deficiente provocando gotejamento em vez de pulverização. a não adição de gasolina, o excesso de ov na mistura, o fraco aquecimento da pré-câmara (ou câmara no caso dos tdi), a temperatura demasiado baixa do oleo, ou uma reduzida pressão de injecção. tudo isto pode provocar a lavagem dos cilindros. as consequencias, para nós utilizadores de ovd creio que são essencialmente a contaminaçãodo oleo lubrificante (temos que encontrar um distribuidor de oleo lubrificante com base vegetal) e o descolamento dos residuos de carvão das paredes dos cilindros com consequente reajustamento dos segmentos (não sei se isto é bom ou mau). para além destes aspectos específicos do ovd, partilhamos com o resto da humanidade o risco de formação de depositos nas ranhuras dos segmentos e a fusão dos pistons .
portanto, a adição de gasolina em percenagens moderadas, reduz o risco de lavagem.
penso que é importante para um utilizador de ovd, e o [***************] já aqui preconizou este procedimento, mandar verificar a taragem dos injectores e, se dentro das tolerâncias das bombas de injecção, proceder ao aumento da pressão de abertura destes.


manuel
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: sexta set 08, 2006 2:45 am

Mensagem por manuel »

está um frio de rachar, tou com 60% de ov, 5% de gasolina, e o saxo pega que é uma maravilha. vá lá que demore mais 1 segundo,2 no máximo, a pegar. estou a pensar passar para 70%.


mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

Mensagem por mtavares »

senhores!

sugiro, que voces deixem de fazer experiencias com o deposito grande, com uma bilha de 10 litros , acho que os resultados seriam mais coerentes, volumes de combustivel gasto por km, verificacao da mistura, e é so trocar os tubos da alimentacao do gasoleo.
se tiverem 2 depositos de 10l nunca corre mal , um estará sempre cheio, logo o vosso carro nunca deixa de andar.

ab
mtavares

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

manuel Escreveu:está um frio de rachar, tou com 60% de ov, 5% de gasolina, e o saxo pega que é uma maravilha. vá lá que demore mais 1 segundo,2 no máximo, a pegar. estou a pensar passar para 70%.
tem cuidado, pegar bem é só uma parte do problema.

outra, muito mais importante, tem de ver com condições de funcionamento. o motor demora a aquecer e até lá andas com muitos riscos. e se não aqueceres préviamente o combustível com ov, garanto-te que não vais andar por muito mais tempo. o sistema vai começar a entupir, podes dar cabo da bi, dos injectores, etc....

não vale a pena.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

situação esclarecida. não era uma vela de incandescência, mas sim duas. isto é um verdadeiro problema. quer dizer que num dos cilindros (dois neste caso), a combustão começa mais tarde. isto pode provocar a tal lavagem de que falávamos acima.mudança de procedimento. substituição das 4 velas a cada 2 anos. assim , com um procedimento rotineiro já não corro riscos. estas velas duraram mais de 2 anos.
desmontadas as velas procedi a uma inspecção e comparação com outra, igualmente fundida, que guardei do tempo em que ainda não queimava ov. aparencia igual, com uma côr negra igual e pequeno deposito de carvão na superfície. gostava de desmontar um injector para inspeccionar, mas não tenho uma chave que me permita dar o aperto correcto...

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

eu costumo desmontar periodicamente os injectores para verificar o estado e avaliar o sistema de aquecimento que estou a testar. os injectores no lr estão seguros por uma esécie de patilha em chapa de ~ 5 mm que é apertada por um parafuso m8. costumo apertar isso normalmente, não me parece que é preciso algum cuidado especial.

o que custa mais é sacar os injectores. tive de fazer um perfil u, furar um orifício de 7 mm de diâmetro no meio, para passar o parafuso m6 e arranjar uma porca igual à que aperta os tubos ao injector. essa porca segura o parafuso com cabeça do lado do injector e o parafuso passa por orifício do u. ao apertar o parafuso do lado oposto do u, por uma porca m6, o injector sai para fora.

experimenta isso, não custa nada. se estiverem injectores sujos (sempre tem alguma coisa, mesmo só com gasóleo), limpas com escova de aço (sem problema, o aço do injector é muito mais duro). depois mergulas os injectores num frasco com benzina sintética (desfaz bem o carbono e porcaria proveniente do óleo vegetal). passado umas horas ou de um dia para outro, limpas bem e montas outra vez. não esquecer a purga do sistema.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”