Toyota corolla 2.0 (1994)

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.




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Toyota corolla 2.0 (1994)

Mensagem por R.H. » sexta nov 24, 2006 1:04 pm

boas a todos

tenho andado a ler umas coisas soltas aqui no fórum (tantas quantas o tempo o permite), e já percebi que a utilização seja de óleo vegetal seja de biodiesel não é linear.

depende, segundo percebi, das características particulares de cada motor.

infelizmente eu, sendo mulher, não trato os motores por tu...

tenho um toyota corolla comercial (1994), 2.0d. a quilometragem ronda os 200 000 km, se não estou em erro. uma óleo sintético. e é atestado com o gasóleo mais caro das gasolineiras. é tudo o que sei sobre ele. o resto é um buraco negro enorme :-s

alguém conhece este modelo? e as características do motor? alguém já usou por exemplo óleo vegetal com ele?

há componentes mais sensíveis e passíveis de serem danificados? o desempenho do motor é alterado?

peço desculpa se estas perguntas já foram respondidas noutros tópicos. fiz uma pequena pesquisa e não encontrei toda esta informação. e, se vocês me puderem ajudar, sempre me ajuda a sistematizar a informação e a digerir os conceitos novos

obrigada a todos!

joana



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Mensagem por R.H. » quarta nov 29, 2006 11:33 am

niguém se quer arriscar a responder?

eu não entendo muito de motores, mas se me derem mais informações eu prometo que vou pensar nelas antes de fazer mais perguntas!

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Mensagem por Fry » quarta nov 29, 2006 11:47 am

ola r.h.

posso ajudar no caso do biodiesel. qualquer veiculo pode usá-lo na combustão. eu já tenho 20kkm e todos os componentes do motor estão em muito boas condições.

quanto ao ovd não sou especialista mas desde já aconselho no teu caso a montares um kit de pré-aquecimento caso optes em não fazer o biodiesel.

o ovd em frio tem muita viscosidade e glicerina que ao longo do tempo se vai acumulando no motor.
Última edição por Fry em quarta nov 29, 2006 11:48 am, editado 1 vez no total.
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manuelcar
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Mensagem por manuelcar » quarta nov 29, 2006 12:30 pm

olá rh
primeiro que tudo tens que olhar para o buraco negro e tentar descobrir a marca da bomba de injecção (também podes perguntar ao mecânico ou ligar ao representante da marca. quando tiveres esses dados volta aqui.


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Mensagem por R.H. » quarta nov 29, 2006 2:07 pm

manuelcar Escreveu:olá rh
primeiro que tudo tens que olhar para o buraco negro e tentar descobrir a marca da bomba de injecção (também podes perguntar ao mecânico ou ligar ao representante da marca. quando tiveres esses dados volta aqui.
boas!

de acordo com o representante da toyota, a marca da bomba injectora é "denso".

olhando para o buraco negro... bom, algumas coisas eu reconheço quando abro o capot... sei onde fica o depósito da água do limpa pára-brisas... sei verificar o nível do óleo... já é um começo...

alguém sabe onde posso encontrar um diagrama básico (tipo diagrama de blocos) que descreva o funcionamento de um motor a diesel?

tenho algumas noções básicas (mas tudo dentro da teoria). tive inclusive uma cadeia chamada "máquinas eléctricas" no penúltimo ano da licenciatura, que infelizmente não teve componente prática. ou seja, não sou um caso completamente perdido e gosto de por os neurónios a funcionar, por isso quando explicarem alguma coisa eu vou fazer por entender e aprender!

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Mensagem por hynek » quarta nov 29, 2006 2:30 pm

bem vindo especial para senhoras, caso raro nestas paragens.

há alguma compilação das informações básicas logo no início desta secção de óleo vegetal.

há alguma informação complementar no meu site:
http://seealte.europecon.net/

na secção de faq - perguntas e respostas.

depois podes perguntar mais coisas.

quanto ao teu carro, em princípio podes usar uma pequena percentagem do ov (até 30% no verão, 20% no inverno) sem adaptação nenhuma.

com um kit de 1 depósito (pré-aquecimento....) podes usar percentagens mais elevadas.

o mais seguro é o kit de 2 depósitos que permite percentagens ainda mais elevadas. o que é isso tudo? podes decobrir no tal site.

antes de fazer qualquee experiência, pergunta como - não é só começar meter o óleo (podes meter água )
Um abraço
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Mensagem por R.H. » quarta nov 29, 2006 2:50 pm

fry Escreveu:ola r.h.

posso ajudar no caso do biodiesel. qualquer veiculo pode usá-lo na combustão. eu já tenho 20kkm e todos os componentes do motor estão em muito boas condições.

quanto ao ovd não sou especialista mas desde já aconselho no teu caso a montares um kit de pré-aquecimento caso optes em não fazer o biodiesel.

o ovd em frio tem muita viscosidade e glicerina que ao longo do tempo se vai acumulando no motor.
oi fry,

para o biodiesel tenho duas alternativas:

(i) fabricá-lo em casa;
(ii) comprá-lo.

o fabrico em casa é neste momento quase impossível. não tenho condições para trabalhar com químicis nesta fase do campeonato. assim, se eu optar pela segunda, a quem o posso comprar? aos fornecedores que têm sido listados no forum? conheces algum fornecedor na região de aveiro?

(provavelmente algumas perguntas já foram respondidas, mas eu ainda não tive tempo de ver todos os posts)

obrigada pelos esclarecimentos


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Mensagem por R.H. » quarta nov 29, 2006 2:53 pm

hynek Escreveu:bem vindo especial para senhoras, caso raro nestas paragens.

antes de fazer qualquee experiência, pergunta como - não é só começar meter o óleo (podes meter água )
obrigada pelas boas vindas é bom entrar num forum em que se pode falar de algo mais interessante do que os últimos desenvolvimentos das novelas

de facto, antes de me por a fazer experiências, quero certificar-me bem do que estou a fazer e dos riscos envolvidos. é que se correr mal... não é propriamente o mesmo que queimar o jantar

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Mensagem por Fry » quarta nov 29, 2006 3:57 pm

conheces algum fornecedor na região de aveiro?
em aveiro não conheço mas na zona de torres novas existe uma bomba que vende..... não sei se está a seguir os parametros das normas europeias.
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Mensagem por luimio » quarta nov 29, 2006 5:46 pm

em aveiro vamos apenas ter em breve a frabrica do biodiesel do grupo martifer


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Mensagem por manuelcar » quarta nov 29, 2006 11:52 pm

a bomba denso é um clone japonês da bosch. olha lá para ela e vê se os tubos de aluminio que vão para os injectores estão alinhados no cimo da bomba ou dispostos radialmente no topo, com um 5º no centro. no 1º caso tens uma bomba em linha, no 2º tens uma rotativa.
se fôr em linha podes ir aos 30% nesta época, e 50 ou 60 no verão.


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Mensagem por Biod » quinta nov 30, 2006 1:00 pm

foto do motor igual
Imagem

e este é do modelo a partir de 98, já com injeccao electronica:
Imagem


o tipo de bomba é igual nos dois?


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Mensagem por R.H. » quinta nov 30, 2006 2:57 pm

bom... agora é que elas vão começar a doer...

a primeira foto é-me familiar. sou capaz de reconhecer a bateria e o depósito para a água do limpa pára-brisas. consigo ver a vareta (não sei se é o termo correcto) para ver o nível do óleo.

o resto... não consigo identificar mais nada falta a legenda...

onde está a bomba? é visível na foto?

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Mensagem por orbis » quinta nov 30, 2006 3:45 pm

imagina um relógio sobre a vareta do óleo. a partir daí imagina as 7 horas. é essa coisa um pouco volumosa e com muitos tubos que fica junto da vareta do óleo na posição das 7 horas do relógio


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Mensagem por R.H. » quinta nov 30, 2006 4:03 pm

acho q já sei o que é. andei aqui ás voltas para incluir uma imagem com a bomba (ou o que eu acredito ser a bomba) assinalada mas não consegui

tem um tubo maior, horizontal, que aparece pela direita?[/img]

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Mensagem por orbis » quinta nov 30, 2006 5:16 pm

sim. e dela saem 4 tubos metálicos que vão para os injectores.

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Mensagem por hynek » quinta nov 30, 2006 9:35 pm

queres aprender algumas coisas sobre mecânica?
visita:

http://mecanica.alojagratis.org/

acho um site muito interessante
Um abraço
Hynek
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Mensagem por manuelcar » quinta nov 30, 2006 9:46 pm

trata-se de uma bomba rotativa, já não é mau ser de uma marca de confiança
estas bombas têm um componente que injecta o oleo e o distribui pelos diversos injectores, infelizmente trabalha quatro vezes mais do que uma bomba em linha
neste caso não recomendo acima de de ov30, e sempre com uns 5% de gasolina sobre o total de combustivel.
atenção que quando fores mudar o oleo deves mudar também o filtro de combustivel.
jà agora.... jà reparaste que basta um membro anunciar-se como sendo uma mulher para o pessoal se desfazer em atenções
é bonita a cultura mediterrânica deste lado o mar

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Mensagem por Hooligam » quinta nov 30, 2006 11:01 pm

o que querem saber sobre esse carro ?
trabalho na toyota !


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Mensagem por manuelcar » quinta nov 30, 2006 11:13 pm

olá hooligan, creio que ainda não te tinha visto por aqui
és mecânico, electricista, ou tens de alguma forma acesso aos dados que precisamos (marcas de bombas de injecção etc.)

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