Questões legais

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder

Autor do tópico
andrebrito88
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta dez 31, 2014 6:15 pm

Questões legais

Mensagem por andrebrito88 »

Bom dia,

Ando tentado a comprar um BMW 525TDS E39, com o objetivo de andar a espalhar o maravilhoso cheiro a batatas fritas por estas ruas, poluindo menos e claro com certa vantagem para a carteira.

As questões que me surgem não são técnicas acerca do veículo nem nada que se pareça porque esse eu já conheço bem.

As questões são a nível legal:

- Liguei para diversas dessas empresas que fazem recolhas com o objetivo de saber se poderiam vender o óleo que recolhem. Duas dessas empresas afirmaram vender o óleo, uma outra foi um pagode a rir...O homem disse que sim senhor vendia o óleo mas que tinha que estar registado nas finanças e precisar certificações e licenças e bem por o homem disse-me que a multa ia de 200 mil a 2 milhões. (acabei por mandar o senhor pastar!!! Dado o facto que ele estava a fim de chatear em vez de informar as pessoas.)

Portanto a minha questão aqui é: Posso eu consumidor final comprar óleo que estas empresas? Se não posso o que tenho de fazer para poder?

- Outra questão está relacionada com o eu próprio recolher óleos usados em estabelecimentos de pessoas amigas (eu sei que vão aparecer os senhores das ditas empresas de recolha a dizer que lhes estou a roubar a comida e que não vão conseguir alimentar os filhos). Eu não quero recolher TODO o óleo de uma empresa, mas sim algum, tipo 5 a 10 litros no máximo por estabelecimento, portanto a questão aqui é… existe alguma maneira digamos assim de a ASAE verificar isto e os donos dos estabelecimentos terem problemas?

Cumprimentos, André Brito

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Questões legais

Mensagem por serges »

Andre convem leres um pouco o que se passa neste momento pois se usares será ilegal pois tens de pagar um imposto especifico para usar oleo vegetal directo!

Verifica e lê um pouco o que se escreve e escreveu por aqui!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
andrebrito88
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta dez 31, 2014 6:15 pm

Re: Questões legais

Mensagem por andrebrito88 »

Eu sei que tenho de declarar e ir á alfandega pedir e pagar algo cada vez que abasteço o carro.

Mas as questões que eu fiz não foram a esse nivel, mas sim da compra ou aquisição de OVU.

Cumprimentos, André

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Questões legais

Mensagem por serges »

Hum o que eu faço é juntar o oleo depois de usado dos vizinhos do condominio, ao que chego facilmente a umas dezenas de litros, aos quais faço doação, sou da zona da Amadora, pois de outra forma o mesmo ia para o esgoto...

Ou seja de outra maneira só a perguntares a pastelarias, restaurantes que possam dar algum, pois são obrigados a dar os mesmos, residuos, a essas empresas que escreves te!

Pois oleo novo pode ser directo mas em nada ajuda devido ao preço do diesel agora e o efeito ambiental, por fim o usado será a melhor escolha mas que tens de fazer algum tratamento consoante o que pretendes!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
andrebrito88
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta dez 31, 2014 6:15 pm

Re: Questões legais

Mensagem por andrebrito88 »

Pronto então a hipotese de comprar oleo usado a uma destas empresas está fora de questão, uma vez ser ilegal o uso para automoveis.

Outro ponto, as autoridades tem como saber que eu estou a usar oleo vegetal ou embirram com isso? Tipo junto á fronteira eu já vi autoridades a retirar com uma especie de seringa (grande) o combustivel do deposito dos carros segundo me consta para ver a cor.

Eu na espanha com uma promoção jeitosa consigo oleo vegetal novo por cerca de 70 cents o litro.

Cumprimentos, André Brito

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Questões legais

Mensagem por serges »

Pois isso mesmo, é direcionado ao gasoleo agricola... mas pode servir para esse efeito que pensas!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
andrebrito88
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta dez 31, 2014 6:15 pm

Re: Questões legais

Mensagem por andrebrito88 »

Magnifico este país.

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”