o novato tem dúvidas!

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder

Autor do tópico
shikamaru
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda mar 09, 2015 3:29 pm

o novato tem dúvidas!

Mensagem por shikamaru »

Olá pessoal! Registei-me agora no site e tenho algumas perguntas (e com o tempo mais terei) para os mais experientes e conhecedores.

"o ov usado depois deve ser passado por uma peneira, para retirar os elemento mais grossos, por uma meia de nylon e ficar a descansar uns dias (ou até 1 semana). depois é retirado só o ov limpo e filtrado até 1 mícron"

isto está no tópico como tratar o ovu. A minha questão é: se acabei de passar o óleo por peneira e meia de nylon qual é a necessidade de deixar o óleo descansar 3 dias? ainda vai ocorrer alguma separação de resíduos e óleo é isso?

Já numa outra questão referente ao método artesanal do Fry: "1º - colocamos todo esse óleo usado no recipiente que tem a torneira um palmo mais acima e deixamos assentar todo o lixo e resíduos que em dois ou três dias se acumulam no fundo."

Este óleo usado que vamos colocar no recipiente já passou na peneira e meia de nylon certo?

vamos lá ver se este site ainda mexe xD
obrigado a todos

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: o novato tem dúvidas!

Mensagem por klinzter »

Olá,

Sim, se caso não tiveres filtros de 1micron, deixa o óleo descansar durante 1 semana, num local que não haja luz direta (sol).
E claro, com uma torneira para poderes sacar o óleo "limpo". :)

se tiveres o filtro, é só passar no filtro e depois voilá :) assim não tens que perder tempo no óleo a descansar.
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa


Autor do tópico
shikamaru
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda mar 09, 2015 3:29 pm

Re: o novato tem dúvidas!

Mensagem por shikamaru »

Obrigado pela resposta rápida!

Não me dava mesmo jeito esperar que o óleo assente, já que a ideia é ir viajando, recolhendo e filtrando o óleo à medida que seguimos caminho.

O que eu tinha em mente era ir recolhendo óleo para bidons que levaria comigo, e depois filtrava o óleo com uma engenhoca deste género http://www.ecohearth.com/eco-blogs/clea ... ering.html. Basicamente uma bomba de água manual que força o óleo por 2 filtros diferentes.
Portanto seria:
1.Decantar sujidade do fundo do barril pela torneira que está meio palmo acima do fundo.
2.Lavar o óleo, deixar assentar, escorrer água pelo fundo. Repetir
3.Filtrar com a super engenhoca.
4.Aplicar de forma gratificante no motor.

Acham que resultaria ou haverá perigo de no fim do processo ainda haver vestígios de água no óleo, ou talvez um pH muito ácido?

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: o novato tem dúvidas!

Mensagem por klinzter »

usar filtros d'agua, não é uma boa ideia :)

os filtros que estou a falar são estes sacos
Imagem
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa


Autor do tópico
shikamaru
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda mar 09, 2015 3:29 pm

Re: o novato tem dúvidas!

Mensagem por shikamaru »

porque não usar filtros de água? entopem muito ou assim?

A questão é que em viagem eu não teria tempo de estar à espera que o óleo filtrasse pelo saco só por ação da gravidade...

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: o novato tem dúvidas!

Mensagem por klinzter »

fazer filtragem com os filtro d'agua esquece. funciona nos primeiros litros, e há mts relatos do pessoal a queixar-se.
se queres uma cena em condições:
-> +barato - usar o saco (em meia hora consegues filtrar pelo menos 25lts, mantendo o saco sempre cheio :-) )
-> +caro - filtros (que o corpo é tipo sapo - não sei o nome) e usando o filtro é obrigatório usar uma bomba.
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa


Autor do tópico
shikamaru
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda mar 09, 2015 3:29 pm

Re: o novato tem dúvidas!

Mensagem por shikamaru »

esse saco que estás a falar conseguir filtrar 25L em meia hora é de que micragem?

e se eu filtrar primeiro e depois é que lavava e secava o óleo? pode ser?

outra questão: no fim da lavagem, quando separamos totalmente a água do óleo, isso é também simultaneamente a secagem do óleo, ou não?

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: o novato tem dúvidas!

Mensagem por klinzter »

estou a falar em sacos de 10lts
se colocar sempre os 10lts o processo será rápido, mas também depende da quantidade de lixo que tiver.
a vantagem desses sacos é a possibilidade de reutilizar, ao contrário dos filtros.

quando colocas água, vais ter que aquecer para a água evaporar...

o saco de 10lts q estou a falar é este
Imagem
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa


Autor do tópico
shikamaru
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda mar 09, 2015 3:29 pm

Re: o novato tem dúvidas!

Mensagem por shikamaru »

nao sei de quantos microns é o saco, mas para escoar tao rápido é capaz de ser de 10 microns. Se é necessário filtrar o óleo até 1 micron, poderia fazer uma prefiltragem com o saco, e depois com os filtros de água, que ja nao entupiriam tanto.

depois de filtrar é só lavar, secar e está pronto a usar?

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: o novato tem dúvidas!

Mensagem por klinzter »

Esse saco é de 1micro.

Esquece os filtros de água!

faz o seguinte:
1) passar pelas uma calças de ganga
2) passar pela bolsa de 1micro
3) adicionar àgua e agitar até ficar com a cor de creme/branco e deixar decantar (até água ficar separada)
4) retirar o óleo
4) secar (com uma resistência, assim a água evapora) e se quiseres ficar mais descansado, podes passa pelo saco de 1 micro.
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa


Autor do tópico
shikamaru
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda mar 09, 2015 3:29 pm

Re: o novato tem dúvidas!

Mensagem por shikamaru »

Olá mais uma vez!

Estava a contar utilizar uma tal empresa chamada biocar que tem o seu website alojado na sapo em biocar.com.sapo.pt mas entretanto ja me fartei de ligar para lá e mandar emails mas ninguém me liga nenhuma, e portanto assumo que não estão interessados em vender o kit nem fazer-me a alteração. Alguém sabe onde em Portugal é que posso pedir para me fazerem a alteração ao motor, e já agora quanto custará?

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”