Será que passa na inspecção

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder

Autor do tópico
manovio
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sexta mai 12, 2006 8:53 pm
Localização: Alhos Vedros

Será que passa na inspecção

Mensagem por manovio »

sou adepto das energias alternativas, nem que seja no minino por causa dos preços e ambiente, mas a minha questão é a seguinte será, ao se fazer a inspecção periodica não haverá algum tipo de problema,visto nos carros a que sejam sujeitos ao kit sofrem um alteração, então logo se o carro é alterado não se teria de ter uma autorização da dgv ou de quem de direito? é a minha pergunta, mas como também não existe legislação em relação ao oleo vegetal nos automoveis será que é permitida. digam qualquer coisa em relação a este tema.


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

inspecção periodica obrigatoria

Mensagem por visitante »

viva...

manovio...

na terça feira levei o meu punto á inspecção...nenhum problema...

desde que as emissões se encontrem dentro dos valores padrão...

um abraço
[***************]

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

bem, o manovio tem toda a razão. segundo o artigo 114º e 115º do código da estrada, toda e qualquer alteração às características fora das que estão devidamente averbadas, dá direito a coima entre 250 e 1250 euros..

claro que na inspecção não vão dizer nada, pois não verificam isso, mas numa operação stop, daquelas para lixar a malta do xunning, se forem mandados parar e revistarem o veículo a pente fino, vão concerteza descobrir o tal kit.

e agora explicar a um gnr apenas com a 4ª classe, que aquele tanque é apenas para guardar óleo, e não algo que faz o veículo andar a 300km/h..

claro que ele vai dizer logo (como se fosse uma cassete) que:

considera-se transformação de veículo qualquer
alteração das suas características construtivas ou funcionais.

a transformação de veículos a motor e seus reboques
é autorizada nos termos fixados em regulamento.

quem infringir o disposto no número anterior
é sancionado com coima de eur 250 a eur 1250, se sanção
mais grave não for aplicável, sendo ainda apreendido
o veículo até que este seja aprovado em inspecção
extraordinária.

já apanhei uma multa porque tinha no carro jante de 14" e só tinha averbado no livrete jante de 13", mas no papel da inspecção não tinha assinalado nada. além da lenga lenga acima transcrita, o gnr simpático ainda me chamou mentiroso e que tinha mudado as jantes e que o papel da inspecção não servia para nada.

por isso, mesmo que o carro passe na inspecção sem falhas, se o gnr descobrir o kit, nunca na vida ele vai entender que aquilo não é um aparelho diabólico, e pior, se lhe disserem a palavra kit, ele associa logo a kitar, e aí estão mesmo tramados, logo as medidas sancionatórias passam por:

1-teste de alcoolémica e estupfacientes (só um gajo mocado é que afirma que um carro anda a óleo).

2-contra-ordenação entre os 250 e 1250 euros (aqui é à vontade do freguês e depende muito do grau de homossexualidade do gnr, se gosta de ti ou não...).

3-apreenção do veículo diabólico, que dá 300 km/h com um kit que o gnr não sabe bem explicar para que serve.

4-só pode levantar o carro e documentos (incluindo a carta de condução) após prova de pagamento da coima e inspecção extraordinária ao carro.

por isso aconselho ao pessoal do svo a tirarem bem isso a limpo.
Última edição por escalavardo em sábado mai 20, 2006 9:29 pm, editado 1 vez no total.
3º sócio novaenergia


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

ohhhh escalavardo....

essa ta bem metida nunca tinha pensado nisso hehehehe
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »


ganda post.
mas eu com o meu mercedes preto com 20 anitos e de mais de tonelada para um motor de 2 litros, não consigo convencer ninguem, por muito que me aplique, de que aquilo dá mais de 120 ainda que ponha um reactor por cima do capot.
as probabilidades de um agente da autoridade se dispôr a realizar uma demorada inspecção a um veículo com um aspecto tão inofensivo são reduzidas por muito bom aspecto que tenha o condutor e muito gay que seja o agente.
e devo acrescentar que no meu carro não entra, nem vai entrar nunca um segundo depósito. o dinheiro que custam as electrovalvulas e tanque e o diabo , vai ser mais bem aplicado. sigam o topico dos kits para verem como.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

ganda máquinão

eu adoro mercedes vintage. surgiu o negócio de um importado do canadá 300d com ar condicionado e fiquei maluquinho para o comprar.

boa sorte com essa reliquia.

tenho um ford prefect de 1948 que é um mimo quando o ponho a trabalhar.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

2º deposito

Mensagem por visitante »

vivam...

mas ninguem é obrigado a que o 2º deposito esteja na mala ou lá onde quer que seja de forma perceptivel a terceiros...fardados ou á paisana..

eu usei nos meses mais frios um sistema...de pouca capacidade é certo..cerca de 6 litros..recorrendo a um deposito e bomba de liquido de limpa vidros...colocado numa das cavas de roda dianteiras..

o unico trabalho que tinha era ir ligar ou desligar o tubo, para o que tinha que parar o carro, abrir o capot..mas tudo bem..a nome da ciencia.., que vem do deposito principal onde se encontra a mistura combustivel...

já tenho as electrovalvulas para instalar aquando da metamorfose definitiva..e aí vos garanto que só mesmo com uma profunda inspecção técnica será detectavel o sistema...

valha-nos que já existem mulheres nas forças de segurança...oxalá me calhe uma...

um abraço
[***************]

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

bem, de forma alguma quero alarmar alguém...

apenas sei o que está explicito no código da estrada, e sei o que é necessário (a nível de inteligência e escolaridade) para ingressar na gnr.

mas todas as invenções para "esconder" eventuais transformações devem ser usadas, só que a questão é que nem todos nós temos conhecimentos de mecânica ou imaginação suficiente.

temos de combinar a seguir ao almoço ir "queimar" para a auto-estrada com as bombas que cada um tem.. bd vs svo, a ver quem anda mais.. :twisted:
3º sócio novaenergia


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam...

mas vejamos a coisa por outro prisma...

o tipo (autoridade) detectará sempre..a menos que não esteja na posse do seu sentido olfactivo.., que se está a utilizar um combustivel que não é o que normalmente é utilizado...

se for "marreta"..e a "marretice" dependerá muito da abordagem que com ele se tenha..não hajam duvidas que poderá muito bem proceder á apreensão dos documentos obrigando a uma inspecção técnica..vulgo vistoria.., por peritos da d.g.v....

aí..lá vem trabalheira...toca a desmontar toda a "tralha" montada para fazer funcionar as "fritadeiras" rolantes...para que possamos chegar á tal verificação e alegar que entusiasmados com a peripécia do senhor que veio da escócia..não forçosamente o johnny walker ou outro etilico...resolvemos experimentar a "mistela"...

por acaso sou amigo de varios oficiais tanto a nivel da g.n.r. como da p.s.p. e questionando-os acerca disto..a resposta é essa..mas tambem que até hoje não lhes consta que alguma vez tenha havido procedimento

até porque..as operações de fiscalização que são efectuadas não são/estão direccionadas para a detecção deste tema...

e oxalá...assim se mantenham...

um abraço
[***************]

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

a solução, a meu ver, é dirigir à marca do veículo e colocar essa questão.

se eles não nos chamarem nomes por estar a assassinar os veículos que produzem com tanto amor, passam concerteza uma declaração onde alegam que o veículo está habilitado para utilizar outro tipo de combustível.

assim que se tenha a dita declaração na mão, é dirigir o mais rápido possível à dgv e proceder a uma alteração das características do veículo, o que em norma custa 40 euros e é muito chato porque se passa desde as 9 da manhã até as 15 horas à espera de ser atendido, sentado ao lado de kosovares que não tomam banho...

passado então dois meses recebe-se o novo livrete do veículo, onde já vem especificado a caracteristica de puder consumir outro combustível..

e assim evita-se de ter de andar a lamber as botas do gnr, no momento da operação stop, onde se pode até "esfregar nas fuças" do dito, o livrete alterado.

e voilá, ao olhos do gnr, passamos de um veículo diabólico todo kitado, para uma arrastadeira que cheira a batatas fritas e que o dono "não as tem todas na malhada"...
3º sócio novaenergia


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

podemos sempre questionar, tanto a dgv como a direcção geral de energia sobre esta questão. os tipos são obrigados a responder ( o que não quer dizer que nos dêm uma resposta legivel) e navegamos por aí. podemos propor uma votação aqui no forum sobre os termos de uma consulta oficial à administração pública sobre isto. temos é que ter a ajuda de algum jurista sobre os termos precisos do pedido de informação, para que eles não nos remetam logo para a lei geral da república

Avatar do Utilizador

tractortp
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 79
Registado: quarta mai 10, 2006 4:33 pm

Mensagem por tractortp »

eu já questionei vários amigos da gnr e psp, inclusive um da dgv.

na maior parte das vezes dizem...............

" lá estas tu a inventar outra vêz............. "

não há ( não conhecem ) nenhuma lei que nos proíba de gastar óleo ou bd, inclusive o bd é isento de imposto sobre combustíveis....

apenas há fiscalização sobre o consumo de diesel agricola nas viaturas, aqui em leiria, este ano, já foram pelo menos 2 vezes que " fecharam " a cidade à procura dos previcadores do agricola, mas só olham para a cor.

ou há falta de informação, o que acredito, ou há um buraco na lei sobre este assunto.

talvéz os legisladores acham que somos maluquinhos querer usar óleo de fritar batatas nos carros.....


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam...

eu continuo a pensar que o melhor é a utilização do "low profile"...discrição...e não fazer muitas ondas...

com a fominha que este governo tem de dinheirinho dos cidadãos...todos os dias são inventadas novas formas de ou arrecadar mais ou de reduzir os encargos, não me admira nada que se por acaso algum dos "mamocratas" vir este e outros foruns..não vá logo pegar no clarim e, qual arauto,..chegar ao seu chefe de repartição e a noticia..através da cadeia hierarquica.., ir por aí acima.. e um dia vejamos um ministro a decretar um imposto sobre isto...

não esqueçamos que não estamos a fugir a imposto absolutamente nenhum..tudo o que se compra é sujeito a impostos...logo...

até o oleo usado que muitos utilizam..já o pagou...

um abraço
[***************]


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

é verdade, mesmo o gpl, que se vende nalgumas gasolineiras e tem legislação própria não paga os mesmos impostos que a gasolina


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam...

um interveniente no forum da clix sobre este tema numa sua intervenção declarou isto :

"estão a exigir peças homologadas , mas tudo isso é pouco para nos por abaixo.eles dizem que o combustivel tem de estar incrito no livrete e que as peças não teem o selo ,,ce,,.
irei montar peças homologadas e fazer o meu control de gases,vou passar novamente o carro a inspeção mas deste vez com o livrete alterado para diesel/biodiesel , estou ansioso para ver a cara do inspector qando ver tudo montado com outro tipo de matrial , com um livrete alterado e com um carro a continuar na mesma a oleo,mas desta vez legal a 100%.
tenham cuidado com vós...iremos ser trilhados.mas é preciso mais,muito mais...
paulo......".......

como até agora nunca tive problemas nas inspecções...conforme tenho afirmado..nunca me preocupei muito com a parte burocratica da coisa..se é que ela existe por si só...sou levado a crer que tanto nas inspecções como nas operações de fiscalização de viaturas...a existencia de componentes conotados com o "tunning" levarão a que a viatura tenha de ser apresentada a uma vistoria técnica..e aí sim..a presença de elementos conducentes á utilização de combustiveis alternativos será arrolada.. por assim dizer.., aos do "tunning"..passando assim a constituir parte do rol das peças/sistemas não homologados..

a ver se alguem sabe mais sobre isto..ou se tem possibilidades de obter informação mais correcta...que da minha parte..só a ideia de ter de me deslocar a uma repartição publica...

um abraço
[***************]


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

agora que a galp vai por biodiesel no gasoleo normal não penso que seja necessario ir alterar o livrete do carro...

ou teriamos todos de o fazer...

barbas


Danny
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 37
Registado: terça mai 09, 2006 10:22 pm
Localização: Coimbra

Mensagem por Danny »

barbas, isso é na questão do bio em que não há alterações de mecânica (pelo menos relevantes).

a questão do óleo directo mantém-se.

talvez se a dvg começar a receber mail's/telefonemas diários do pessoal pense em fazer qualquer coisa do género legislar os kit's... e depois começam os problemas dos "kit's caseiros"... eu não coloco a qualidade dos mesmos em causa, mas certamente eles o irão fazer...

abraço!


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

é um problema pertinente. penso que a nossa solução é neutralizar o factor cheiro, isto é, pedir a homologação do biodiesel como combustivel para o nosso motor (deve fazer-se por declaração do fabricante e pedido de averbamento no livrete, tal como se faz para as jantes mais largas.) isto deve responder ao agente que nos manda parar. e depois é preciso tornar pouco conspicuas as alterações não homologadas (os kits caseiros). os fabricantes de kits alemães dão um certificado de homologação dos seus componentes.


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

danny,

tinha ideia que o combustivel também era uma "caractaristica" do carro...

mas se calhar estou a fazer confusão com o selo...

de qualquer forma o bio também deita cheiro quando é feito a partir de oleo usado.

talvez a melhor solução seja por gasoleo normal no dia da inspecção...

barbas


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam...

barbas...ou adicionar-lhe um aromatizante...eu já vi disso anunciado num site qualquer..quando encontrar..ponho o link..

um abraço
[***************]

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”