Será que passa na inspecção

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por katzilla »

caro flamingo
a tua discrição do sucedido leva a crer teria um percentagem elevada de água no óleo usado. além de o óleo vendido nas grandes superficies contar niveis elevados de gordura que no óleo usado se depositam no deposito e posteriormente podem colmatar o filtro de gasoleo uma, duas, tres vezes ou mais, até se limpar o deposito e tubagens.
evitem óleo do masterchef!!
meu conselho: faz uns dois depositos só com gasóleo para "limpar".

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por escalavardo »

flamingo, só uma questão. assim que o filtro colmatou, e tiveste que ligar directamente, porque insististe e ainda foste fazer 220 km? pk não paraste logo na primeira estação serviço ou oficina para comprar um novo?

a água no óleo poderá explicar a questão de teres um combustível leitoso. e explicará o fumo, no caso de ele ser branco.

quanto a possíveis danos, não sei responder.
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por Flamingo »

escalavardo Escreveu:flamingo, só uma questão. assim que o filtro colmatou, e tiveste que ligar directamente, porque insististe e ainda foste fazer 220 km? pk não paraste logo na primeira estação serviço ou oficina para comprar um novo?

a água no óleo poderá explicar a questão de teres um combustível leitoso. e explicará o fumo, no caso de ele ser branco.

quanto a possíveis danos, não sei responder.
ao sábado de tarde não é comum ver oficinas abertas. nas estações de serviço não sei se vendem. o que tinha metido fez aprox 25 quilometros, que garantias tinha que outro que metesse iria fazer mais? por isso entendi correr o risco...

sobre a cor do combustivel ser leitosa começo a acreditar que seja da água...
mas o ovu estava bem lucido! não me apercebi disso no abastecimento, talvez pela forma descrita da mistura com o diesel.
o fumo que via era mais negro, embora não muito...

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por Flamingo »

no tópico do link que se segue coloquei as fotos do filtro (que anteriormente referi) por entender que ficavam melhor lá.

http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 1&start=20

Avatar do Utilizador

mco
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: sábado jul 07, 2007 2:49 pm
Localização: São João da Madeira

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por mco »

bem quanto ao filtro entupido o mais provavel é o ovu não estar bem filtrado.


cumprimentos.
A consumir OVU a 100.000km ;)
Associado Nº29

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por Flamingo »

o ovu estava bem filtrado, eu começo a acreditar que tenha sido água depositada no fundo dos jerricans. como misturei o diesel nos mesmos jerricans já com o ov nem deu pra ver se existia ou não água no fundo...
no entanto da parte mecânica é que ainda desconheço quais os riscos de ter rodado sem filtro. aguardo alguma informação a esse nivel...

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por hynek »

flamingo Escreveu:o ovu estava bem filtrado, eu começo a acreditar que tenha sido água depositada no fundo dos jerricans. como misturei o diesel nos mesmos jerricans já com o ov nem deu pra ver se existia ou não água no fundo...
no entanto da parte mecânica é que ainda desconheço quais os riscos de ter rodado sem filtro. aguardo alguma informação a esse nivel...
os riscos mecânicos são óbvios, a bi e injectores são componentes de alta precisão, o combustível não filtrado aumenta risco de danos das superfícies polidas com consequência de perda de eficácia, aumento de fugas, pode gripar, etc.... era preferível ir a pé....

também podias ter telefonado, eu vivo em viseu, não me importava de te ajudar....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por Flamingo »

hynek Escreveu: ...........................
também podias ter telefonado, eu vivo em viseu, não me importava de te ajudar....
se tivesse o numero comigo...

sobre o problema que me aconteceu relatado aqui mais atrás, a parte de colmatar de filtro a segunda vez com um filtro novo, até à data estou plenamente de acordo com o que disse o kadzila e o escalavardo, era água no oleo. como se pode ver nas fotos colocadas aqui,
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 1&start=20
logo na primeira foto vê-se que o filtro que a minha carrinha usa tem purga no fundo, ontem purguei e saíu bastante água antes do combustivel, direi que talvez mais de metade do volume de um copo de vinho normal. se não estava a chegar ao tubo por onde é sugado o combustivel que se vê na oitava e na nona foto do link do meu post, estava muito perto mesmo. até ao fim do depósito ainda vou ter que purgar mais uma vez, depois vou tirar o depósito para fazer limpeza...
um abraço.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por jmal »

oi pessoal, fui hoje com o meu charuto opel corsa b à inspecção e passou com tudo limpinho, o engraçado foi que ia com +- 70% de biodiesel e o cheirinho fez-se sentir claro, no final do teste de co o inspector fez uma observação "você mete mostarda ou ketchup" , foi só rir. no fim estivemos um pouco a falar sobre o assunto do bio, e perguntei se não tinham conhecimento que já existem bombas as chamadas "prio" que têm combustível b15, o inspector respondeu que tem conhecimento de vários combustíveis como;: gasóleo, gasolina, e os alternativos que são o gás e os a baterias ou eléctricos, mas nada de biodiesel.

enfim, como vai este portugal.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

mco
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: sábado jul 07, 2007 2:49 pm
Localização: São João da Madeira

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por mco »

boas,

a algum tempo o carro do meu pai (sem qualquer adaptação) a bi deixou de abrir/fechar, o problema era um ov que usamos que continha alguma banha e acumulou-se na bi.

neste momento é o meu carro que está com os mesmos sintomas que inicialmente tinha os do meu pai, o carro morre bastante a subir e não desenvolve em estradas planas, a minha duvida é se eu usar o produto liqui moly diesel purge que se fala atrás neste tópico se poderá resolver alguma coisa.

cumprimentos.
A consumir OVU a 100.000km ;)
Associado Nº29


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por visitante »

vivam ....
mco Escreveu: a minha duvida é se eu usar o produto liqui moly diesel purge que se fala atrás neste tópico se poderá resolver alguma coisa.
mal não fará..e até será uma forma de verificares se os danos não são graves..

se em circuito fechado funcionar bem depois do tratamento com o diesel purge..estás safo com o sistema de injecção desde o filtro até aos injectores..
depois é só uma questão de efectuares uma boa limpeza desde o deposito..incluindo este..até ao filtro..procedendo á substituição do mesmo..boa sorte..

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

mco
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: sábado jul 07, 2007 2:49 pm
Localização: São João da Madeira

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por mco »

o filtro já foi trocado a algum tempo, isto já me vem acontecendo já alguns meses, alguma deficiência na montagem não é, e como um injector parece fazer um barulho estranho vou tentar usar o produto.

para usar é só colocar no tanque com gasóleo?

cumprimentos.
A consumir OVU a 100.000km ;)
Associado Nº29


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por visitante »

vivam ....
mco Escreveu:o filtro já foi trocado a algum tempo, isto já me vem acontecendo já alguns meses, alguma deficiência na montagem não é, e como um injector parece fazer um barulho estranho vou tentar usar o produto.

para usar é só colocar no tanque com gasóleo?

cumprimentos.
esse produto é aplicado por equipamento proprio ou directamente do seu recipiente (que será o que vais fazer) pelo metodo de circuito fechado..ou seja..tanto o tubo de alimentação da bi como o do retorno são colocados dentro do recipiente..

é conveniente que coloques um filtro intercalado no tubo de alimentação..

segue as instruções de aplicação do produto..

se porventura tiveres dificuldade em adquirires o produto diz-me que indicar-te-ei uma "receita alternativa"...

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

mco
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: sábado jul 07, 2007 2:49 pm
Localização: São João da Madeira

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por mco »

[***************] Escreveu:
se porventura tiveres dificuldade em adquirires o produto diz-me que indicar-te-ei uma "receita alternativa"...

andei a procura pelas lojas aqui na zona e até conhecem a marca mas não têm o produto
A consumir OVU a 100.000km ;)
Associado Nº29


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por visitante »

vivam ...

mco...como pelo menos até dia 20 não te poderei enviar um produto equivalente..já que tenho o diesel purge apenas em quantidades profissionais..até lá experimenta fazer o seguinte :

arranja um recipiente de pelo menos um litro..colocas 1/2 litro de oleo 2t..4,5 decilitros de gasoleo e meio decilitro de gasolina..

desligas no filtro o tubo que vai á bi..aplica-lhe um filtro (daqueles transparentes serve)..colocas um pouco de tubo na outra ponta do filtro e enfias isso dentro do recipiente..

desligas o tubo que vai do retorno da bi ao deposito e tambem colocas a ponta dentro do recipiente..já tens um circuito autonomo..

só deves fazer isto com o motor já á temperatura normal de funcionamento...

procedimento..:

colocas o motor em funcionamento e deixas trabalhar ao relanti cerca de 10 minutos..decorrido este tempo..aceleras e mantens a acelaração em cerca de 1/3 do regime maximo por mais ou menos 2 minutos..volta ao relanti por mais 2 ou 3 minutos..reaceleras e mantens a acelaração em cerca de metade do regime maximo por um ou dois minutos..voltas ao relanti por 2 ou 3 minutos..depois dás-lhe consecutivas acelerações a fundo..só a picar o red-line e sem nunca ficar no maximo por mais que 1 ou 2 segundos..estas consecutivas acelerações durante mais ou menos 1 minuto..voltas ao relanti e deixas ficar 2 ou 3 minutos..mais umas acelerações..e no final deixa ao relanti até desligares o motor..

faz isto e depois logo relatas os resultados..

com o "sistema autonomo" tambem poderás conduzir a viatura desde que tenhas o recipiente e os tubos bem instalados/fixados..é uma forma de melhor comparares o comportamento do motor..

outra coisa..para evitar a trabalheira de voltar a ferrar o sistema..convem que não deixes acabar o produto..desliga o motor assim que verificares que no tubo de alimentação (onde colocaste o filtro) começa a faltar combustivel ...

espero que assim consigas resolver a situação..certo porem de que o sistema de injecção vai ficar bastante agradecido..

abraços
[***************]


pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por pinto »

ola mco,eu há uns meses atrás tive um problema parecido no meu corsa.fiz mais ou menos o que o fernando recomendou,mas usei um produto parecido com o líquid molly disel purge,era um produto americano da marca cyclo,é que na minha zona também não se vende o líquid molly.
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev

Avatar do Utilizador

mco
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: sábado jul 07, 2007 2:49 pm
Localização: São João da Madeira

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por mco »

pinto Escreveu:ola mco,eu há uns meses atrás tive um problema parecido no meu corsa.fiz mais ou menos o que o fernando recomendou,mas usei um produto parecido com o líquid molly disel purge,era um produto americano da marca cyclo,é que na minha zona também não se vende o líquid molly.
pois, eu pensava que cá arranjava porque conheco uma loja que vende o material para as oficinas e talvez tivesse lá, mas só conheciam a marca mas não comercializavam.

se conseguir amanhã vou fazer isso e posto cá os resultados, já comprei o óleo 2t e o filtro, espero ter bons resultados.

cumprimentos
A consumir OVU a 100.000km ;)
Associado Nº29

Avatar do Utilizador

mco
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: sábado jul 07, 2007 2:49 pm
Localização: São João da Madeira

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por mco »

bem hoje tive que ir a casa do sr hynek e após termos procurado o liqui moly em viseu sem sucesso decidimos fazer o que o sr [***************] sugeriu e também limpar os bicos dos injectores.

senti algumas melhorias no carro, mas pouca, e descobriu-se mesmo que um dos injectores estava preso.

alguma sugestão ?

cumprimentos.
A consumir OVU a 100.000km ;)
Associado Nº29


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por visitante »

vivam ...
mco Escreveu:bem hoje tive que ir a casa do sr hynek e após termos procurado o liqui moly em viseu sem sucesso decidimos fazer o que o sr [***************] sugeriu e também limpar os bicos dos injectores.

senti algumas melhorias no carro, mas pouca, e descobriu-se mesmo que um dos injectores estava preso.

alguma sugestão ?

cumprimentos.
com um injector preso claro que as melhorias só poderiam ser em 75% do sistema..

mas já agora que limpeza de injectores foi essa ?..presuponho que quando referes terem limpo os bicos dos injectores ????!!!! procederam á desmontagem dos mesmos..ou seja tiraram-os mas não os desarmaram..foi isso ?...

metodologia para testes em injectores poderão encontra-la aqui :
http://oai.dtic.mil/oai/oai?&verb=getre ... =ada254532

com equipamento apropriado (para desarmar os injectores) poder-se-á tentar desencravar o bico..mas isso é sempre uma solução de remedeio..o que deverás fazer será mesmo comprar novos porta-injectores (bicos) ou dirigires-te a uma oficina especializada em serviço diesel..leva os injectores que eles tratam do resto..até podes aproveitar para pedir para lhes aumentarem a taragem em mais 10 a 15 %..só faz bem..

abraços
[***************]

p.s.- deixo tambem alguns links para videos que creio sejam interessantes para este caso :
http://www.youtube.com/watch?v=_gub81vf ... re=related
http://www.youtube.com/watch?v=dseuevvg ... re=related
http://www.youtube.com/watch?v=c_kgv-bn ... re=related
http://www.youtube.com/watch?v=brk9k-bq ... re=related
http://www.youtube.com/watch?v=hwcuejr8 ... re=related


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por visitante »

vivam ....

espero que o pdf abaixo indicado seja bastante elucidativo do funcionamento dos diversos tipos de injecção..

www.denso.com.au/content/download/684/3219/ file/mechanics%20of%20a%20diesel% 20fuel%20injection%20system.pdf


abraços
[***************]

p.s.- está um espaço entre /3219/ e file/mechanics...terá de ser junto..não deu para colocar todo pegado aqui...

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”