atenção!!! realimentação do retorno

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
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manuelcar
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atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por manuelcar » sexta mar 09, 2007 7:41 pm

um estudo recente, feito por um membro da comunidade inglesa a que me dei ao trabalho de traduzir parte:
http://www.4shared.com/file/11336759/de ... tivel.html
veio confirmar aquilo que muitos de nós já tínhamos suspeitado. não é recomendável reenviar o óleo do circuito de retorno para o depósito de facto, e isto é valido para todos, qualquer que seja a percentagem que consomem, é altamente recomendável fazer a realimentação deste fluxo. acontece que o óleo vegetal oxida com relativa facilidade e a velocidade dessa reacção aumenta proporcionalmente com a temperatura e é potenciada pela presença de óleo já oxidado. é também vantajoso realizar esta alteração para diminuir o esforço da bomba de transferência bem como aproveitar o calor deste circuito reenviando-o para o filtro de combustível. trata-se de uma operação simples e que pode ser realizada por qualquer um, ou aproveitar a mudança de filtro ou qualquer outra operação de manutenção e mandar realizar pelo vosso mecânico. se precisarem de ajuda com o esquema das ligações em motores com ou sem bomba de transferência auxiliar, digam, que eu faço aqui um desenho.


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Mensagem por manuelcar » sexta mar 09, 2007 9:51 pm

aqui fica um esquema que se deve aplicar na maioria dos motores
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Mensagem por manuelcar » sexta mar 09, 2007 10:03 pm

para os mais afortunados
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Mensagem por MaDiNfO » segunda mar 12, 2007 12:27 pm

nao ah necesidade de haver um anti-retorno ?

nao se corre o rico da coisa desferar ou ganhar ar ?


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Mensagem por manuelcar » segunda mar 12, 2007 1:17 pm

anti-retorno? queres dizer inverter-se o fluxo? não. a bomba envia o retorno a uma certa pressão para um circuito que não tem pressão ou tem pressão negativa. entrada de ar sim, pode suceder no caso de tubagens ou ligações defeituosas. mas num motor com ovd isso não é aceitável pelo que essas situações devem ser obrigatoriamente reparadas. no caso de o motor parar por falta de combustível é necessário proceder à purga tradicional. mas isso é simples de fazer na maioria dos casos. qualquer pequeno inconveniente é superado pelas vantagens. o combustível no tanque vai-se agitando durante a marcha do veículo e vai acumulando moléculas de oxigénio, é apenas uma questão de tempo até a oxidação se tornar suficientemente importante para se formarem vestígios de polimerização na bóia do indicador de nível. esse é o primeiro sinal. quando o ponteiro começar a evitar em responder isso indica problemas em breve. outro sinal é o cheiro a tinta que vem do depósito. precisamos de estar atentos a isso e evitar o agravamento do problema enviando óleo quente pelo circuito de retorno. de qualquer forma se alguém notar esses sintomas deve postar aqui rapidamente pois existe um procedimento a seguir para resolver esses problemas.

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Mensagem por MaDiNfO » quarta mar 14, 2007 12:46 pm

ja agora o retorno devera ser sempre ligado atraz da bomba manual que os carros tem para encher o circuito em caso de falha de combustivel...

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Mensagem por MaDiNfO » quarta mar 14, 2007 12:48 pm

devias tambem por ja o procedimento do caso de cheiro a tinta... embora eu axo que isso so aparcera em muitos anos de uso... por exemplo os kits da diesel veg sao com retorno.... e eles vedem e andam...

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Mensagem por MaDiNfO » quarta mar 14, 2007 6:56 pm

tive a tentar fazer o realinhamento do retorno de volta para o circuito... mas a coisa nao correu muito bem...

passos que segui:


1. um t antes do filtro do gasoleo (eh bomba manual/filtro) e do retorno se sai da bomba aus injectores vi ligar a esse t.

2º depois de tudo no sitio tirei o novo tubo que vai da bomba au novo t tapei o t do lado do tubo que vai para o retorno da bomba. dei a bomba ate encher todo o circuito.... e com jeitinho e cuidado voltei a por o tubo...


ate aqui tudo bem o carro trabalha tudo na boa... embora nao precebece o porque de ter o relanti um pouco mais acima que o normal...

mas la estabilizava e ficava bom...


o problema veio depois... assim ke parava o carro quando o queria por a trabalhar era mentira... tinha que ir dar a bomba novamente...

agora resta saber o porque disto... alguem me explica ?


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Mensagem por manuelcar » quarta mar 14, 2007 9:13 pm

olá madinfo
a tua descrição não é muito clara mas parece-me que tens algures um problema de vedação. o ar entra no circuito e desferra a bomba. não percebi também como procedeste para retirar o ar. não basta dar á bomba, é necessário abrir uma união no filtro para retirar o ar. eventualmente podes até ter que folgar um pouco a união dos tubos dos injectores e tudo. o que fizeste com o tubo de retorno que vai para o depósito?

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Mensagem por MaDiNfO » quarta mar 14, 2007 10:40 pm

eu purguei bem o ar... aatravez do filtro... o tubo do retorno fexei...

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Mensagem por hynek » quarta mar 14, 2007 10:50 pm

eu, quando andei a experimentar realimentar o retorno, instalei um outro t na saída da bomba e virei-o para cima. liguei lá um tubo transparente, fechado em cima e esticado para cima. este apanhava ar e, de vez em quando, purgava-se ar por aqui.

agora já tenho instalada uma válvula automática de purga do ar, por isso qualquer problema com purga deixou de existir.
Um abraço
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Mensagem por manuelcar » quinta mar 15, 2007 12:36 am

eu não instalei nada e nunca tive problemas. mas tb acho que um tubo no topo para recolher o ar é um bom principio.


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Mensagem por Ferra » sexta mar 16, 2007 6:41 pm

só uma pergunta. isto tudo é válido para ovd, para biodizel pode ser misturado sem inconveniente? é que teem-se referido a oleo vegetal e eu fiquei na duvida. agradeço desde já qualquer esclarecimento.

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Mensagem por Fry » sexta mar 16, 2007 8:00 pm

o bd não precisa de qualquer adaptação.
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Mensagem por MaDiNfO » terça mar 20, 2007 9:14 pm

bom podemos sempre investir num pekeno radiador para poder arrefecer o oleo/gasoleo/etc antes de o enviar para o deposito... ja vi uns a venda... 50 dollars...

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Mensagem por Fry » quarta mar 21, 2007 7:33 am

de inicio também pensei nisso mas as temperaturas mais frias que atingimos neste nosso cantinho plantado á beira mar não justificam muito.
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Mensagem por manuelcar » quarta mar 21, 2007 11:26 am

50 dólares por um radiador e 5 por um tê.
não vejo a vantagem. para quem queima óleo vegetal é realmente vantajoso fazer a adaptação. é simples e económica.

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Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por jscavalh » sexta mar 30, 2007 9:29 am

olá, gostaria de ler esse artigo mas não sei o que se passa não consigo aceder com o link, entretanto seria possivel partilhares esse esquema? ando interessado em alterar o meu terrano i e gostaria de recolher toda a informação relativa a problemas, um abraço jc
manuelcar Escreveu:um estudo recente, feito por um membro da comunidade inglesa a que me dei ao trabalho de traduzir parte:
http://www.4shared.com/file/11336759/de ... tivel.html
veio confirmar aquilo que muitos de nós já tínhamos suspeitado. não é recomendável reenviar o óleo do circuito de retorno para o depósito de facto, e isto é valido para todos, qualquer que seja a percentagem que consomem, é altamente recomendável fazer a realimentação deste fluxo. acontece que o óleo vegetal oxida com relativa facilidade e a velocidade dessa reacção aumenta proporcionalmente com a temperatura e é potenciada pela presença de óleo já oxidado. é também vantajoso realizar esta alteração para diminuir o esforço da bomba de transferência bem como aproveitar o calor deste circuito reenviando-o para o filtro de combustível. trata-se de uma operação simples e que pode ser realizada por qualquer um, ou aproveitar a mudança de filtro ou qualquer outra operação de manutenção e mandar realizar pelo vosso mecânico. se precisarem de ajuda com o esquema das ligações em motores com ou sem bomba de transferência auxiliar, digam, que eu faço aqui um desenho.


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Mensagem por manuelcar » sexta mar 30, 2007 10:21 pm

pois, o linque caducou. vê lá aqui:
http://biodieselbook.com.sapo.pt/ovd/ov ... stivel.pdf
o original, mais completo, está aqui:
http://biodieselbook.com.sapo.pt/ovd/ve ... s_fuel.pdf

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Mensagem por jscavalh » sábado mar 31, 2007 11:10 am

obrigado companheiro, contudo devo frisar o seguinte: fisica-quimica apesar de não ser uma das minhas disciplinas mais fracas foi apenas um meio para conseguir um fim, isto é: estudei porque tinha de estudar, na minha vida profissional só uso uma parte especifica, e do que li para mim retive apenas os conselhos, acerca dos mesmos alguém me pode dizer onde encontrar estes anti-oxidantes ou neutralizadores metálicos? e que quantidades exactas se deve utilizar? quantos ás questões relativas ao retorno ainda estou muito verde, tenho de aprofundar mais essa questão........... obrigado mais uma vez
manuelcar Escreveu:pois, o linque caducou. vê lá aqui:
http://biodieselbook.com.sapo.pt/ovd/ov ... stivel.pdf
o original, mais completo, está aqui:
http://biodieselbook.com.sapo.pt/ovd/ve ... s_fuel.pdf

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