atenção!!! realimentação do retorno

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

AJS
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta nov 19, 2008 9:15 pm

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por AJS »

boas hynec, a valvula de purga de ar automatica é fiavel para sistemas sem retorno? é que tive a ler a ficha técnica e eles só garantem até 60cº.
estava a pensar fazer o meu kit 2 depósitos só com 2 eletrovalvulas e a valvula de purga de ar automática.
já assim aonde adquiriste a valvula de purga automática?
cumprimentos,
ajs.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por Flamingo »

já faz tempo que não era colocado aqui novo post, dada a inactividade desta parete do fórum, lá terei que ser eu mais uma vez a fazer a festa sozinho.
hoje, em poucos minutos fiz a realimentação do meu fiat, que espero em breve começar a "fritar" ov.
aqui ficam algumas fotos e respectivas descrições das mesmas.
P4230003a.jpg
no rectangulo mais à esquerda é visivel o tubo do retorno tapado por um perno metálico.
no rectangulo do meio, o "t" que faz a ligação do retorno com a alimentação imediatamente antes do filtro e respectivas abraçadeiras. este t foi feito a partir de tubo metálico utilizado na indústria de moldes nas canalizações de hidráulica. um colega fez o favor de o soldar com latão, mas a alma do t encontra-se devidamente encostada ao tubo principal evitando que o latão entre em contacto com o combustivel, uma vez que a zona de junção da alma do t, onde encaixa o tubo vindo do retorno, foi devidamente maquinada numa fresadora por forma a encostar bem ao tubo principal.
no rectangulo mais à direita pode ver-se a origem do retorno, e uma observação atenta permite acompanhar o dito tubo até ao t.
até à data ainda não houve qualquer problema com a alimentação do carro, nem falhas de funcionamento do motor, nem mesmo após ter feito esta operação tendo em conta que no interior dos tubos ficaram garantidamente espaços com ar.
o carro tinha uma valvula anti-retorno que agora foi removida por entender não fazer lá falta nenhuma. voltarei a coloca-la se a sua utilização se justificar.
essa valvula pode ver-se aqui:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... &start=160
mais uma foto da operação executada:
P4230005a.jpg


RPL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 290
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por RPL »

então e para onde vai o ar da tubagem ???
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por Flamingo »

rpl Escreveu:então e para onde vai o ar da tubagem ???
gostaria de dizer que o ar da tubagem não vai para lado nenhum porque ele não existe, mas seria prematuro estar a afirmar já isso. até à data ainda não tive qualquer problema referente à operação executada.
o trabalho foi feito com o depósito quase nas lonas, e receei que esse facto me arranjasse complicações, mas até à data nada.
após o trabalho feito, coloquei o motor a trabalhar, e este trabalhou sem qualquer falha, mas eu até estava a contar que falhasse devido ao ar que ficou na tubagem, mas nem por isso... de seguida fiz pouco mais de 1 km para meter combustivel, nas bombas voltei a colocar o motor em marcha sem qualquer problema, depois fiz cerca de 0,5 kmts até um café. estive no café cerca de uma hora e meia. após isso, quando recoloquei o motor em marcha, aí sim, notei que pegou um pouco mais tarde que o habitual, mas também não sei se foi da alteração que fiz e ele ainda não ter bombeado combustivel suficiente para o ar desaparecer, ou se foi de não o ter deixado aquecer. eu estava acompanhado, e no meio da conversa, acho que dei à chave logo de seguida sem esperar que a luz do aquecimento do motor apagasse.
de seguida fiz mais ou menos 10 km até à praia sem qualquer problema, na praia pegou bem e sem qualquer sinal de falha, no regresso tudo ok também, e de seguida, em pequenas voltas que dei também não tive qualquer problema sempre que precisei de por o motor em marcha, foram 3 vezes e circulei em trajectos curtos.
pela experiência que tive até à data, creio que os problemas sobre a realimentação não irão aparecer, mas como eu disse anteriormente, ainda é cedo para essa conclusão, e eu ainda ando só a diesel.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por Flamingo »

passadas +/- 24 horas sem colocar o motor em marcha, dei novamente à ignição e este pegou tal e qual como antes, completamente normal. nas voltas que de seguida dei com ele, nas paragens e arranques sucedeu o mesmo, dei à chave e o motor pegou sem problemas.
entendo neste momento estar em condições de poder afirmar que a diesel, o motor não apresenta qualquer problema para se colocar em marcha após ter feito a realimentação do retorno.
no caso desde motor a bi é marca bosch. pode não correr assim tão bem em mecânicas equipadas com bomba injectora de outra marca, ou até pode correr melhor, não sei...
a dúvida que tenho actualmente é apenas se vai continuar a funcionar bem quando andar com ov misturado, estou em crer que sim.
também estou em crer que se a operação foi bem executada, não serão necessárias valvulas anti-retorno, valvulas ou tubos para purga de ar, nem outros acessórios que em meu entender apenas servem para complicar e encarecer a preparação da mecânica para andar a ov.
alguma anomalia que apareça relacionada com esta operação será aqui relatada.
um abraço.


RPL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 290
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por RPL »

caro amigo deixo aqui o link do meu posthttp://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=55&t=3797 com muita experiencia efectuada umas boas e umas más mas hoje já tenho 108000km feitos com ovu, hoje em dia a minha montagem continua 2t com comutação manual realimentação de retorno apenas quando está a ovu, purga dos injectores para o tanque de ov. até hoje está 100% fino.
as percentagens de óleo variam entre 100% de óleo usado a 100% de óleo usado demais
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por mauri »

mas vai parar brevemente porque os rolamentos das rodas do lado direito estão uma miséria
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... &start=160

já estão arranjados? convém tratar...
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


RPL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 290
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por RPL »

??
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por Flamingo »

rpl Escreveu:caro amigo deixo aqui o link do meu posthttp://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=55&t=3797 com muita experiencia efectuada umas boas e umas más mas hoje já tenho 108000km feitos com ovu, hoje em dia a minha montagem continua 2t com comutação manual realimentação de retorno apenas quando está a ovu, purga dos injectores para o tanque de ov. até hoje está 100% fino.
as percentagens de óleo variam entre 100% de óleo usado a 100% de óleo usado demais
rpl, eu conheço o trabalho que fizes-te, poderei dizer até,... "perfeitamente" aqui pela net. sei até que tives-te problemas com a valvula de comutação que mandas-te vir pelo e-bay. admiro-o até, assim como o respeito, porque foste um dos que efectuaram a preparação para andar a ov e fizeram uso dela, o que não foi bem o meu caso, admito.
tive a passat preparada para tal, mas por motivos mecânicos que não o ov tive que a despachar. mais tarde o outro carro que comprei seguiu as mesmas pisadas sem sequer ter conhecido o ov, e estou agora decidido a preparar este e mante-lo, por um lado por ser um carro económico (1.3 diesel), pequeno, e de 4 portas. por outro por ser uma mecânica que me parece bastante fiavel, tenho até vindo a ficar surpreendido com ele, e para as minhas voltinhas é o ideal. tenho um outro mas de calibre diferente, é um jipe.
mas regressando ao que dizia, eu recordo-me perfeitamente do teu trabalho... não sou dos mais antigos mas já ando por aqui à algum tempo...


RPL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 290
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por RPL »

yap
se tiveres alguma duvida ou curiosidade manda vir estou à disposição
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por Flamingo »

rpl Escreveu:yap
se tiveres alguma duvida ou curiosidade manda vir estou à disposição

Código: Selecionar todos

moderado:mauri
espero que amanhã, ou na quarta-feira, já tenha novidades sobre o aquecimento e os meios utilizados para esse fim. as informações e fotos relacionadas serão colocados no tópico apropriado para esse fim, aqui seria off-topic.
um abraço...


RPL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 290
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por RPL »

isso não é off topic??
foram retirados do tópico esses off topic: mauri
voltemos ao assunto
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por Flamingo »

rpl Escreveu:isso não é off topic??
voltemos ao assunto
ora voltemos lá ao assunto.
até à data, do jeito que foi feita a realimentação do meu bolinhas, nada há a apontar. apenas vai haver se alguma vez ficar sem diesel, ou ov, e tiver que chupar na mangueira para ferrar o bicho. é que ao fazer isso, em vez do combustivel vir do depósito, vem da propria bi pelo tubo do retorno... lol...
esperemos que a propria bi seja capaz de ferrar o sistema e não seja preciso chupar na mangueira.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por Flamingo »

termino por aqui a colocação de fotos e reportagem referente as mesmas, bem como a partilha com o fórum sobre as modificações que ao longo dos tempos tenho feito nas minhas viaturas. no entanto estarei disponivel para ajudar algum user no que puder, inclusivamente com informação fotográfica que mantenho guardada, e terei todo o gosto em enviar por email assim me seja solicitado por mensagem pessoal.
um abraço.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por Flamingo »

ajs Escreveu:boas hynec, a valvula de purga de ar automatica é fiavel para sistemas sem retorno? é que tive a ler a ficha técnica e eles só garantem até 60cº.
......
ajs.
embora tarde, estou em condições de poder dizer que essa valvula não faz falta nenhuma, é dinheiro mal gasto. é a terceira realimentação que faço e nunca houve qualquer problema com o ar.


RPL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 290
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por RPL »

flamingo Escreveu:
ajs Escreveu:boas hynec, a valvula de purga de ar automatica é fiavel para sistemas sem retorno? é que tive a ler a ficha técnica e eles só garantem até 60cº.
......
ajs.
embora tarde, estou em condições de poder dizer que essa valvula não faz falta nenhuma, é dinheiro mal gasto. é a terceira realimentação que faço e nunca houve qualquer problema com o ar.
apoiado à pelo menos uns 80000km que ando a dizer isso!
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por Flamingo »

rpl Escreveu: .............
apoiado à pelo menos uns 80000km que ando a dizer isso!
vê lá se alguém te ouve dizer isso, depois queixa-te...
no meu fiat, também tirei a valvula anti-retorno que lá haviam colocado e ele não falha, só andava lá a estorvar...

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por Flamingo »

apenas acrecentar ao que já foi dito...
o fiat actualmente anda lá com um filtro temporário e improvisado a seguir ao sistema de aquécimento que instalei. sendo este transparente ve-se a existência de ar dentro do mesmo. apesar do ar existente nesse filtro o carro pega bem e não falha. por isso reafirmo, valvulas de purga de ar e congéneres, não fazem falta nenhuma, mas ainda bem que não sou só eu a dizer isto.


Eron
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: quarta mai 19, 2010 11:37 pm

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por Eron »

Olá a todos...,
Há dias venho lendo todos os tópicos referente a óleo vegetal direto, sendo eu lá da turma do biodiesel que já estou a b100 a mais de uma ano(...). Creio que este tópico seja o mais indicado, assim, após toda a leitura que fiz, naturalmente algumas dúvidas surgiram, então vou por partes: Gostaria de saber inicialmente qual a temperatura máxima do ovu a passar pela BI sem ocorrer danos a ela? Da mesma forma qual a temperatura máxima do ovu a passar pelo filtro sem danificá-lo?
Agradeço as respostas.


teixeira4x4
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quinta fev 22, 2018 8:32 pm

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por teixeira4x4 »

boa tarde a todos
uma pregunta ,, porque e que o t que se utiliza nas canalizaçoes de gas nao serve para fazer a alimentaçao do retorno ?
obrigado

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”