atenção!!! realimentação do retorno

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por pinto »

ola,no meu corsa ainda não acabei com o retorno ao depósito.há uns tempos atrás falei do assunto ao mecânico,ao qual ele me respondeu que era uma coisa impossível de fazer devido à sobrepressão de combustível no circuito e também de o retorno ser a única maneira de acabar com o ar no circuito.mas o mecânico também é dos que tem a idéia que só se deve usar 10% de óleo.é muito bom mecânico,mas em relação ao óleo...o que eu gostaria de saber,era se com percentagens de 30 a 40% de óvu é mesmo "obrigatório" anular o retorno ao depósito?
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por Flamingo »

segundo se diz por estas bandas, havendo aquecimento é aconselhavel, e tu tens aquecimento... a relação que essa percentagem possa trazer em termos de problemas eu não te sei dizer...

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por klinzter »

pinto Escreveu:ola,no meu corsa ainda não acabei com o retorno ao depósito.há uns tempos atrás falei do assunto ao mecânico,ao qual ele me respondeu que era uma coisa impossível de fazer devido à sobrepressão de combustível no circuito e também de o retorno ser a única maneira de acabar com o ar no circuito.mas o mecânico também é dos que tem a idéia que só se deve usar 10% de óleo.é muito bom mecânico,mas em relação ao óleo...o que eu gostaria de saber,era se com percentagens de 30 a 40% de óvu é mesmo "obrigatório" anular o retorno ao depósito?
[color=#ff0000]está no inicio do tópico[/color] Escreveu:ao retorno ir para o depósito, acontece que o óleo vegetal oxida com relativa facilidade e a velocidade dessa reacção aumenta proporcionalmente com a temperatura e é potenciada pela presença de óleo já oxidado.
sintomas:
[u]está no inicio do tópico[/u] Escreveu:o combustível no tanque vai-se agitando durante a marcha do veículo e vai acumulando moléculas de oxigénio, é apenas uma questão de tempo até a oxidação se tornar suficientemente importante para se formarem vestígios de polimerização na bóia do indicador de nível. esse é o primeiro sinal. quando o ponteiro começar a evitar em responder isso indica problemas em breve. outro sinal é o cheiro a tinta que vem do depósito.
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por orbis »

devido aos problemas que tive, voltei a colocar o retorno para o depósito, notando benefícios a todos os níveis no funcionamento do motor. nunca passo dos 70% de óleo e adiciono sempre gasolina. vou andar atento a ver se aparece algum sinal de contratempo, mas estou convicto de que não vai haver problema.


pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por pinto »

quando aumentei a percentagem de óleo para perto dos 45%,há uns 3 meses e mais ou menos há 5,5 mil km,voltei a ler este tópico,e fiquei com a certeza que tinha dúvidas.porque há quem diga que até aos 30% não é necessário alterar o retorno,e quem diz 30%,também pode ser mais um pouco.agora para complicar mais o sistema e certificar-me que não percebo nada disto ainda vem o orbis falar em 70% com retorno ao depósito.acho que me vou ficar como estou,sem alterar nada,ficar atento ao meu corsa,e ficar atento também ao orbis,ou seja ao carro dele.porque se o carro dele der problemas o meu mais dia menos dia acontecerá o mesmo.
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por klinzter »

pinto Escreveu:quando aumentei a percentagem de óleo para perto dos 45%,há uns 3 meses e mais ou menos há 5,5 mil km,voltei a ler este tópico,e fiquei com a certeza que tinha dúvidas.porque há quem diga que até aos 30% não é necessário alterar o retorno,e quem diz 30%,também pode ser mais um pouco.agora para complicar mais o sistema e certificar-me que não percebo nada disto ainda vem o orbis falar em 70% com retorno ao depósito.acho que me vou ficar como estou,sem alterar nada,ficar atento ao meu corsa,e ficar atento também ao orbis,ou seja ao carro dele.porque se o carro dele der problemas o meu mais dia menos dia acontecerá o mesmo.

terás que verificar sempre o cheiro do depósito!
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por visitante »

vivam ...

nem sequer é preciso um mestrado para verificar que uns salpicos de ov passado algum tempo constituem um problema dificil de resolver sem agredir a pintura ou os plasticos que atinjam..isto á temperatura ambiente..

após essa constatação..o arbitrio é livre..

abraços
[***************]


pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por pinto »

fernando mais ou menos em dezembro aumentei as percentagens para 30% e talvez em maio aumentei para perto dos 45%,sempre com um pouco de gasolina,e nunca alterei o retorno.pelo seu post,eu já deveria ter tido problemas,até pode acontecer amanhã,mas até hoje relacionado com a óxidação ainda não tive problemas.uso um depósito por semana,julgo que o óleo assim nem terá tempo para óxidar.será esse o motivo?
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por visitante »

vivam ...

será assim porque adicionas..e bem..uma certa percentagem de gasolina..e porque não utilizas percentagens elevadas(80-90%) de ov..

de facto onde verifiquei mais problemas foi em viaturas de pessoal que não adiciona gasolina e/ou com ovu mal tratado..

o primeiro sintoma de problema começa sempre por alterações na exactidão do indicador de nivel de combustivel..apesar de uma mistura combustivel com ov ser uma mistura com muito nivel..

abraços
[***************]


pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por pinto »

fernando não uso essas percentagens tão elevadas,porque o permutador que tenho(comprei-o ao flamingo,já coloquei fotos no tópico aquecimento do combustíve),não tem aquecimento eléctrico,só aquece através da água de arrefecimento do motor.e os 4 a 5 minutos que eu deixo o carro a aquecer,julgo que se o fizesse com altas percentagens iria ter problemas na bi.
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por visitante »

vivam ...
pinto Escreveu:e os 4 a 5 minutos que eu deixo o carro a aquecer,julgo que se o fizesse com altas percentagens iria ter problemas na bi.
aceita um conselho..deixa de fazer esse tipo de aquecimento do motor..isso é..além de um desperdicio de combustivel..muito mau para a lubrificação dos orgãos superiores do motor..é preferivel arrancares com rotações moderadas..nunca excedendo 1/3 do regime maximo..

outra..se a unica adaptação que tens é um permutador hidraulico acho que as percentagens que indicaste como sendo as que utilizas são um bocado elevadas..a prazo a bi e os injectores vão ressentir-se..

tens aqui tanta informação para construires e aplicares um sistema eficaz..que até fiquei surpreendido com essa tua noticia..é que não "andas" aqui há dias..nem semanas..

abraços
[***************]


pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por pinto »

tens toda a razão,há por aqui muita informação para se construir um permutador.mas sinceramento sou um azelha na bricolage,então na bricolage mecânica nem se fala.tenho acompanhado a construção do "charuto" do flamingo,e é tudo chinês para mim,e muito do que o flamingo fala,parte eléctrica,são coisas banais e fáceis para alguém que se desenrasca.
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por Flamingo »

penso que deixar aquecer o carro os 4 a 5 minutos, ou iniciar viagem com ele logo depois de colocar o motor em marcha, não terá muita diferença no que toca a aquecimento do permutador...

sobre a realimentação ultima que fiz, depois de 5 ou 6 vezes que dei ao start e de cerca de 60 quilometros feitos, voltou a pegar com a normalidade abitual e sem esforço. as três primeiras vezes o motor rodou um pouco para pegar, mas progressivamente foi ficando mais facil. estou convencido que voltará a fazer o mesmo quando mudar de filtro, ou talvez não uma vez que a tubagem estará cheia de combustivel, o que não acontecia agora dadas as mudanças feitas...


pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por pinto »

tens toda a razão,há por aqui muita informação para se construir um permutador.mas sinceramento sou um azelha na bricolage,então na bricolage mecânica nem se fala.tenho acompanhado a construção do "charuto" do flamingo,e é tudo chinês para mim,e muito do que o flamingo fala,parte eléctrica,são coisas banais e fáceis para alguém que se desenrasca.
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por orbis »

tenho constatado que o óleo polimeriza com muita facilidade se for sujeito à seguinte condições: aquecimento, contacto com o ar e em pequena quantidade ou seja, se existir uma fina película de óleo.
no meu carro, nunca uso óleo puro, o aquecimento provocado pelo retorno, no depósito deve ser insignificante e a mistura com gasóleo e gasolina ajuda a dissolver o óleo. no mês de agosto, o carro está muito tempo parado e por isso está cheio de gasóleo. acho que a haver problemas não devem ser piores dos que os que já tive com o retorno para o filtro.


pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por pinto »

vou continuar a bater no ceguinho ou seja na necessidade da realimentação de retorno.não quero com isto dizer que não seja desnecessária,gostaria sim que vocês entendidos na matéria,troca-sem mais umas idéias.
então a minha idéia é a seguinte,tanto se fala no isolamento dos tubos de combustível,já aquecido,depois do permutador e antes da bi,porque existe o problema de se perder temperatura.e a minha dúvida é a seguinte,o combustível ao retornar ao depósito,no corsa é assim nos outros não sei,passa por baixo do carro num tubo mais fino que um dedo.logo aí de certeza que já chega ao depósito à temperatura ambiente.
se há a preocupação do isolamento perto da bi,e é uma distância muito curta,nesta distância muito maior e completamente desprotegida não irá perder toda a temperatura?
quero só com esta dúvida uma troca de idéias vossas.
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por orbis »

claro que o calor se deve perder quase todo. agora no verão, deve chegar ainda um pouco quente ao depósito, mas ao misturar-se com o restante combustível, o aquecimento deve ser insignificante.


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por visitante »

vivam ...

a questão de redireccionar o retorno ao filtro e não ao deposito deve-se primariamente em não se pretender desperdiçar uns quantos graus de temperatura aproveitando-os para aliviar outros sistemas de aquecimento..

com a adição de gasolina á mistura..nunca notei qualquer problema com as boias ou chupadores de combustivel..por conseguinte nos sistemas que apresentem problemas que só surgem por causa de se fazer a realimentação do retorno talvez se deva deixar que o mesmo vá para o deposito..cumprindo sempre a adição da tal (5%) percentagem de gasolina sobre a quantidade de ov..isto no caso de não se querer investir numa valvula de purga automatica..o hynek até vende umas que teem dado excelentes resultados..

é que na questão do aquecimento da mistura..todos os graus são importantissimos..e quando chegar o tempo mais frio..ainda mais o serão...

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por orbis »

de acordo. daí eu ter pensado num esquema de misturas com menor percentagem de ovd. e posso aumentar a gasolina para 10% no inverno.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por Flamingo »

sobre este assunto e depois de efetuadas as ultimas alteraçãoes que mais atráz mencionei, venho informar que após meia duzia de starters regressou à normalidade, e essa normalidade manten-se atá agora. entendo por isso que para quem tem este tipo de filtro é a melhor forma de fazer a realimentação e com o mais baixo custo.
esta ideia já eu a tinha tido aqui:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... &start=160
embora que descrita com uma pequena diferença.

http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... &start=240
no ultimo post desta página, podem ver o que fiz e como fiz.

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”