atenção!!! realimentação do retorno

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

ok. não tinha percebido isso.

Avatar do Utilizador

jscavalh
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sábado mar 24, 2007 1:09 pm
Localização: Algures no mar

Mensagem por jscavalh »

de qualquer modo o motor podia ter ficado assim por uma má utilização deste tipo de combustivel, neste momento como referi atrás encontro-me a consumir ov mesmo que em pequenas quantidades, acho que devo continuar a estudar a matéria até me dicidir a fazer qualquer tipo de alteração, mesmo num carro já com alguns anos, os tempos estão dificeis e há ter cuidado.

Avatar do Utilizador

jscavalh
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sábado mar 24, 2007 1:09 pm
Localização: Algures no mar

Mensagem por jscavalh »

hynek, não descurando o comentário do orbis (fiquei a saber mais uma) e que mais uma vez agradeço, gostaria que a minha questão fosse comentada (30% + 1% gasolina, s/ alteração nenhuma apenas no verão),

aproveito para perguntar como era possivel o óleo ficar ao ar livre? depósito destapado???

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

jscavalh Escreveu:;) hynek, quem sabe sabe, é bem observado e faz todo o sentido, sem o2 nesse circuito fechado.........., contudo dou comigo muitas vezes a pensar, (isto porque é muita coisa nova para mim e "some times" tenho dificuldade em assimilar tudo), então e a polimerização só se dá no depósito? vi umas fotos de um motor aberto (sinceramente já não me lembro onde) que mostrava o óleo (ou lá o que era) agarrado ás paredes interiores do motor por todo o lado, assim teriamos duas hipóteses: ou a tal polimerização também se estende a outros locais do carro, ou então o motor em questão tinha um problema especifico e através de fugas nas juntas foi-se alojar no motor.

gostava que comentasses esta minha opinião.

que achas sem alteração nenhuma aumentar para 30% de ov (com 1% de gasolina),e de 5 em 5 depósitos fazer uma limpeza como o manuelcar referiu?

um abraço
estes problemas realmente acontecem num motor quando não estão reunidas as condições de combustão. sobretudo com elevadas percentagens do ov durante o arranque e com motor frio e falta de pré-aquecimento ou aquecimento defeituoso (insuficiente) do ov. temos aqui publicadas as regras, se forem seguidas, não há problema. cuidado, o motor tem de estar em boas condições, afinado.

já não me lembro que carro tens, mas os valores parecem-me seguros, mesmo sem kit. claro, se notares algo suspeito (muita fumaça, puxa mal, etc...), páras experiência e vais procurar a razão. de vez em quando desmontas um injector ou vela para saber da qualidade de combustão. recomendo também o que o manuelcar referiu.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

jscavalh Escreveu:hynek, não descurando o comentário do orbis (fiquei a saber mais uma) e que mais uma vez agradeço, gostaria que a minha questão fosse comentada (30% + 1% gasolina, s/ alteração nenhuma apenas no verão),

aproveito para perguntar como era possivel o óleo ficar ao ar livre? depósito destapado???
o depósito, além do combustível, contém naturalmente ar
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

jscavalh
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sábado mar 24, 2007 1:09 pm
Localização: Algures no mar

Mensagem por jscavalh »

nissan terrano i / 94

ha, e obrigado.

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

jscavalh Escreveu:nissan terrano i / 94

ha, e obrigado.
este não deve ter problemas. tem bosch ou kiki rotativa. deve aguentar bem até ov50 no verão.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

jscavalh
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sábado mar 24, 2007 1:09 pm
Localização: Algures no mar

Mensagem por jscavalh »

este não deve ter problemas. tem bosch ou kiki rotativa. deve aguentar bem até ov50 no verão.[/quote]

ok, vou subir aos 30%, tenho óleo usado disponivel "for free", só tenho que o limpar.

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

jscavalh Escreveu: ok, vou subir aos 30%, tenho óleo usado disponivel "for free", só tenho que o limpar.
cuidado com ov usado!!!!!

vai ver o tópico que fiz sobre isso:

http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=2864
Última edição por hynek em quarta mai 23, 2007 6:41 pm, editado 1 vez no total.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

jscavalh
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sábado mar 24, 2007 1:09 pm
Localização: Algures no mar

Mensagem por jscavalh »

tenho encomendadas umas mangas que vêm dos eua que filtram em 3 fases até 1µ

e tenciono utilizar igualmente um óleo de lubricação diferente:

plantomot

high performance energy conserving

sae 5w-40 engine oil - rapidly biodegradable

está na biocar, conheço o importador nacional

abraço

Avatar do Utilizador

jscavalh
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sábado mar 24, 2007 1:09 pm
Localização: Algures no mar

Mensagem por jscavalh »

esqueci-me de agradecer, e estive a ler o tópico,………….. bastante interessante apesar de logisticamente trazer complicações a quem não dispõe de muito espaço,

assim para obter uma filtragem excelente farei este processo antes de iniciar a filtragem com as mangas.
acerca da secagem, se for com uma resistência quanto tempo leva? ainda se vendem dessas resistências? antigamente eram muito comuns para aquecer água mas agora não se encontram.


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

[***************] disse:
vivam smile...

o problema que mais aparece aqui na oficina em motores que funcionam com % de ov sem que para isso estejam devidamente adaptados é causado pelo retorno do combustivel ao deposito..e ainda bem que assim é..já que o motor se recusa a funcionar com eficiencia (ficando alguns a não passar de relanti) evitando dessa forma males maiores..

o problema consiste em uma formação gelatinosa que se instala no deposito de combustivel e que acaba por obstruir o filtro que se encontra no "chupador" do deposito..o que acaba por implicar uma intervenção nem sempre pouco onerosa..

mas a ansia de poupar algum dinheiro..e não propriamente o ambiente..faz com que muitos utilizem de forma totalmente desapropriada o ov como, ou em percentagem, combustivel...a velha estória de "poupar na farinha para gastar no farelo"

um outro problema que tambem aparece com alguma..embora menor..frequencia é o de ruptura de bombas injectoras..bosch incluidas..

tudo isto tem acontecido em viaturas que.. segundo os proprietarios.. nunca ultrapassaram os 50%..todavia acaba por ser irrelevante a percentagem quando acima dos 10-15%..o que varia é apenas o tempo até que os problemas ocorram..

cumprimentos

[***************]

Avatar do Utilizador

jscavalh
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sábado mar 24, 2007 1:09 pm
Localização: Algures no mar

Mensagem por jscavalh »

pois, se calhar mesmos os 30% com gasolina pode dar problemas já que não tenho qualquer adptação para o consumo do ov,

vamos ver se notar algo que seja (e sou muito piquinhas nos barulhos e alterações do motor) paro logo e verifico, 1º desmontar um injector, se houver indicio de má queima então procedo conforme referiste: pequenos depósitos só gasólio +1% gasolina até desaparecerem todos os vestigios do ov, deverá ser indicado também trocar filtros verificar as velas, correcto?
Frita frita Terrano I


DINIS
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: segunda mai 21, 2007 10:19 pm
Localização: SANTIAGO DO CACÉM

retorno.

Mensagem por DINIS »

gostaria de saber onde devo de introduzir o retorno do ov no sistema novamente. antes ou depois do filtro do combustivel do carro, ou noutro local.
pesso a vossa opinião.


DINIS
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: segunda mai 21, 2007 10:19 pm
Localização: SANTIAGO DO CACÉM

Imagem.

Mensagem por DINIS »

manuelcar Escreveu:assim é, de facto. um tubo ressequido ou uma união mal apertada pode provocar problemas. eu tenho-me debruçado um pouco sobre este problema e a conclusão é sempre a mesma: num clima como o nosso,tão propício ao consumo do ovd não é recomendável enviar o retorno ao tanque e isso não está previsto pela maioria dos fabricantes de kits. o único que produz uma peça que sangra automaticamente o sistema é a europecon, infelizmente a um preço equivalente ao de uma electroválvula. eu e o hynek temos discutido alternativas mais em conta, mas a limitação do uso o cobre ou ligas com cobre tem limitado as opções. felizmente encontrei uma peça em inox que deve resolver o problema. não sei o preço mas deve ser razoável porque se usa nos sistemas de aquecimento central.
Imagem
Imagem
como podem ver trata-se de um dispositivo sofisticado, as dimensões são de 6 cm de altura por 4 de diâmetro. deve ser montada num circuito sobre pressão, portanto na saída do retorno antes de uma válvula de retenção, ou imediatamente após a bomba de transferência. quando a tiver montada logo posto imagens e esquema. falta-me a válvula de retenção.
boa noite gostaria de saber que aparelho está nas fotos e para que serve e onde se pode comprar.
pedido de ajuda.


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

a valvula de boia que está na foto ainda não foi convenientemente testada para o uso com ov. de qualquer forma um dispositivo destes não é necessário desde que se possa purgar manualmente o ar, e o circuito esteja em boas condições. tenho um citren saxo que anda com o retorno ligado para a entrada do filtro, desde o verão passado. e ainda não tive necessidade de purgar o ar. no circuito existem tubos transparentes que permitem verificar que não existem bolhas de ar.


AkEr NaTo
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sábado mai 26, 2007 1:33 am
Localização: Cidade Berço

Mensagem por AkEr NaTo »

o k esta na foto parece-m uma vavula ou purgador como lhe queiram chamar, nao sei qual é o nome tecnico pork tb nao é da minha area laboral.

este acessorio é de extrair o ar do sistema manualmente e automaticamente, deve ser colocado no ponto mais alto da instalaçao.

espero ter ajudado

akele abraço
Toyota Land Cruiser 2.5 turbo diesel intercooler com uns 420.000km

1ª fase--10% de OV 88%diesel 2% gasolina


DINIS
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: segunda mai 21, 2007 10:19 pm
Localização: SANTIAGO DO CACÉM

Tipo de oleo usado

Mensagem por DINIS »

gostaria de saber que tipo de oleo que usam, novo, usado sem ser limpo ou usado sendo limpo se limpo como o purificam para tirar o sal a agua e o acuçar se for o caso e a acides.

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Tipo de oleo usado

Mensagem por hynek »

dinis Escreveu:gostaria de saber que tipo de oleo que usam, novo, usado sem ser limpo ou usado sendo limpo se limpo como o purificam para tirar o sal a agua e o acuçar se for o caso e a acides.
procura aqui:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=2864
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

este tópico está a ficar confuso e com muitas conversas cruzadas. fi-lo inamovivel porque tratava um assunto da maior importancia para quem já queima ovd. assim, se calhar o melhor será largar este e criar outro de novo.

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”