atenção!!! realimentação do retorno

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

os aditivos ainda procuramos. mas trata-se de produtos perigosos, o seu transporte é mais dispendioso do que as encomendas vulgares. precisamos de fazer uma vaquinha.

Avatar do Utilizador

jscavalh
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sábado mar 24, 2007 1:09 pm
Localização: Algures no mar

Mensagem por jscavalh »

olá novamente, acerca do esquema da realimentação do fluxo de retorno podes pff fazer o tal desenho? quanto á vaquinha para o anti-oxidante vai dizendo coisas.

um abraço

Avatar do Utilizador

jscavalh
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sábado mar 24, 2007 1:09 pm
Localização: Algures no mar

Mensagem por jscavalh »

olá manuelcar, estive a ler algumas citações relativas a problemas da oxidação, cheiro a tinta, polimerização, etc, falas num procedimento quando se detecta uma situação destas, andei para cima e para baixo a ler as citações mas não encontrei o procedimento, podes ajudar?

já agora quanto aos aditivos (anti-oxidantes) já há novidades?
manuelcar Escreveu:anti-retorno? queres dizer inverter-se o fluxo? não. a bomba envia o retorno a uma certa pressão para um circuito que não tem pressão ou tem pressão negativa. entrada de ar sim, pode suceder no caso de tubagens ou ligações defeituosas. mas num motor com ovd isso não é aceitável pelo que essas situações devem ser obrigatoriamente reparadas. no caso de o motor parar por falta de combustível é necessário proceder à purga tradicional. mas isso é simples de fazer na maioria dos casos. qualquer pequeno inconveniente é superado pelas vantagens. o combustível no tanque vai-se agitando durante a marcha do veículo e vai acumulando moléculas de oxigénio, é apenas uma questão de tempo até a oxidação se tornar suficientemente importante para se formarem vestígios de polimerização na bóia do indicador de nível. esse é o primeiro sinal. quando o ponteiro começar a evitar em responder isso indica problemas em breve. outro sinal é o cheiro a tinta que vem do depósito. precisamos de estar atentos a isso e evitar o agravamento do problema enviando óleo quente pelo circuito de retorno. de qualquer forma se alguém notar esses sintomas deve postar aqui rapidamente pois existe um procedimento a seguir para resolver esses problemas.


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

deves lavar todos os vestígios de ov assim que detectares o cheiro suspeito, fazendo tanques com pequenas quantidades de gasóleo a fim de evitar a polimerização. depois de tudo lavado podes voltar ao ov. o que se passa é que uma vez iniciado o processo ele decorre a uma velocidade exponencial e assim ao adicionares novo óleo também este vai oxidar rapidamente.

Avatar do Utilizador

jscavalh
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sábado mar 24, 2007 1:09 pm
Localização: Algures no mar

Mensagem por jscavalh »

olá, bom dia,

o que referes faz sentido, tenho praticamente defenido o esquema que desejo instalar: será monotanque c/ aquecedor electrico e permutador, um filtro extra e realimentação do fluxo de retorno ao filtro (exactamente como referiste), as velas de inicio deixo as mesmas até ver, o óleo lubrificante estou a pensar utilizar o "plotomot" (sae 5w-40) que é 100% sintético e praticamente vegetal o que o torna ideal para carros que consomem ov, acerca dos aditivos anti-oxidantes fico a aguardar noticias tuas já que não posso avançar já para com a transformação, porque tive umas despesas extras e este mês ainda não dá.........
manuelcar Escreveu:deves lavar todos os vestígios de ov assim que detectares o cheiro suspeito, fazendo tanques com pequenas quantidades de gasóleo a fim de evitar a polimerização. depois de tudo lavado podes voltar ao ov. o que se passa é que uma vez iniciado o processo ele decorre a uma velocidade exponencial e assim ao adicionares novo óleo também este vai oxidar rapidamente.


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

pois é, eu tenho o mesmo problema. cada vez sobra mais mês no fim do ordenado
instalei umas velas de incandescência da europecon, que são 2 mm maiores do que as de origem. ainda não testei mas deve fazer diferença no arranque.
qual é o custo desse óleo que estás a usar?

Avatar do Utilizador

jscavalh
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sábado mar 24, 2007 1:09 pm
Localização: Algures no mar

Mensagem por jscavalh »

correcção: "ainda" não estou a usar, mas quando fizer a alteração vou usar após um periodo com o normal (também quero observá-lo)custa à volta de 60€, está na biocar mas conheço a pessoa que o importa, é capaz de sair + barato

manuelcar Escreveu:pois é, eu tenho o mesmo problema. cada vez sobra mais mês no fim do ordenado
instalei umas velas de incandescência da europecon, que são 2 mm maiores do que as de origem. ainda não testei mas deve fazer diferença no arranque.
qual é o custo desse óleo que estás a usar?

Avatar do Utilizador

jscavalh
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sábado mar 24, 2007 1:09 pm
Localização: Algures no mar

Mensagem por jscavalh »

embalagem de 5 litros


VOLVO S80
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça abr 10, 2007 11:21 am

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por VOLVO S80 »

é mesmo assim?
uso 20%, será que puderei ter problemas no meu volvo s80 2.5d
obrigado.

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por hynek »

volvo s80 Escreveu:é mesmo assim?
uso 20%, será que puderei ter problemas no meu volvo s80 2.5d
obrigado.
aconselho ler isto:

http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=2221

ao realimentar o retorno pode aparecer ar no sistema. este ou é purgado ou causa a paragem do motor (na parte de alta pressão funciona como almofada e os injectores não chegam à pressão de abertura).
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

assim é, de facto. um tubo ressequido ou uma união mal apertada pode provocar problemas. eu tenho-me debruçado um pouco sobre este problema e a conclusão é sempre a mesma: num clima como o nosso,tão propício ao consumo do ovd não é recomendável enviar o retorno ao tanque e isso não está previsto pela maioria dos fabricantes de kits. o único que produz uma peça que sangra automaticamente o sistema é a europecon, infelizmente a um preço equivalente ao de uma electroválvula. eu e o hynek temos discutido alternativas mais em conta, mas a limitação do uso o cobre ou ligas com cobre tem limitado as opções. felizmente encontrei uma peça em inox que deve resolver o problema. não sei o preço mas deve ser razoável porque se usa nos sistemas de aquecimento central.
Imagem
Imagem
como podem ver trata-se de um dispositivo sofisticado, as dimensões são de 6 cm de altura por 4 de diâmetro. deve ser montada num circuito sobre pressão, portanto na saída do retorno antes de uma válvula de retenção, ou imediatamente após a bomba de transferência. quando a tiver montada logo posto imagens e esquema. falta-me a válvula de retenção.

Avatar do Utilizador

jscavalh
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sábado mar 24, 2007 1:09 pm
Localização: Algures no mar

Mensagem por jscavalh »

oi, já há noticias do antioxidante? tenho andado a usar apenas 10% de óleo (sem alterações), adiciono também 1% de gasolina e não tenhop tido problemas, claro que só abrindo o motor saberia de já existe polimerização.

abraço

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

manuelcar, eu julgo que com uma pequena adaptação esta peça serve perfeitamente. vamos testar e logo se vê.

jscavalh, para saber o que está acontecer dentro do motor basta desmontar um injector.

não precisas, com estas percentagens, de um antioxidante.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

jscavalh
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sábado mar 24, 2007 1:09 pm
Localização: Algures no mar

Mensagem por jscavalh »

hynek, obrigado pela resposta, contudo ainda não arrisco ir para mais quantidade exactamente por causa destas duvidas, continuo interessado no antioxidante, se souberem de algo agradeço.

obrigado pela dica do injector, até agora não notei realmente alterações, nem no arranque nem noutra particularidade, seja quando puxo por ele, etc. aliás como referiste há uns tempos atrás adiciono sempre 1% de gasolina o que ajuda os injectores andarem limpos........

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

um antioxidante só seria conveniente se o ov estivesse em grandes percentagens (mais de 70%), quente (70 ºc), durante algum tempo (dias) e ao ar livre (ao alcance do o2).

se o retorno estivesse ligado à bomba, sem mandar ov para depósito, o ov quente está num circuito restrito, sem o2, por isso não oxida.

uma percentagem de 30% do gasóleo impede o ov a oxidar.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

jscavalh
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sábado mar 24, 2007 1:09 pm
Localização: Algures no mar

Mensagem por jscavalh »

hynek, quem sabe sabe, é bem observado e faz todo o sentido, sem o2 nesse circuito fechado.........., contudo dou comigo muitas vezes a pensar, (isto porque é muita coisa nova para mim e "some times" tenho dificuldade em assimilar tudo), então e a polimerização só se dá no depósito? vi umas fotos de um motor aberto (sinceramente já não me lembro onde) que mostrava o óleo (ou lá o que era) agarrado ás paredes interiores do motor por todo o lado, assim teriamos duas hipóteses: ou a tal polimerização também se estende a outros locais do carro, ou então o motor em questão tinha um problema especifico e através de fugas nas juntas foi-se alojar no motor.

gostava que comentasses esta minha opinião.

que achas sem alteração nenhuma aumentar para 30% de ov (com 1% de gasolina),e de 5 em 5 depósitos fazer uma limpeza como o manuelcar referiu?

um abraço

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

o que viste era provavelmente depósitos carbonosos. não tem nada a ver com isto.

Avatar do Utilizador

jscavalh
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sábado mar 24, 2007 1:09 pm
Localização: Algures no mar

Mensagem por jscavalh »

desculpe??????? poderia por isso em miudos pff? uma resposta assim não me diz nada.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

carvão resultante da queima do combustível. em muitos motores forma uma espécie de patine sobre as paredes dos cilindros.

Avatar do Utilizador

jscavalh
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sábado mar 24, 2007 1:09 pm
Localização: Algures no mar

Mensagem por jscavalh »

não digo que não mas a noticia era sobre motores a ov e não era só nos cilindros mas sim por todas as zonas de circuito (água e óleo), e o aspecto era mais parecido com uma pasta viscosa e não uma matéria carbonizada ou resto desta.

espero que com estes comentários não seja visto como um negativista acerca do consumo de ov, pretendo apenas absorver o máximo de conhecimento antes de me por á doida a fazer coisas de que não tenho um conhecimento (já não digo profundo) razoável.

de qualquer modo obrigado pelo esclarecimento.

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”