adaptação com orçamento apertado

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

DV82
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: quarta jun 14, 2006 5:36 pm

Mensagem por DV82 »

muitos parabéns pela iniciativa.

e esse mais recente circuito com purga rápida, juntando a montagem (apontando para um dia de trabalho), já há ideias de orçamento?

um abraço


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

ainda tem que ser testado, mas atenção que este circuito é para os motores que têm bomba de transferência que são já poucos. para os que têm bombas rotativas a coisa é mais simples e mais segura.

Avatar do Utilizador

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm
Localização: Sorriso - Mato Grosso - Brasil

Mensagem por ANCCO »

manuelcar,

parabéns pela apresentação, muito detalhada. uma dúvida que me assolou é com relação à válvula de retenção: a posição não estaria errada? neste caso ela é realmente necessária?
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

creio que sim. o problema é que para purgar o ar é necessário alguma pressão nesse circuito. a válvula de retenção, por indicação do hynek, mantém alguma pressão a montante. mas o circuito tem problemas. um deles é o perigo de ir acumulando percentagens sucessivamente maiores no filtro de gasóleo caso o aquecimento matinal seja excessivamente rápido não permitindo a entrada de gasoleo para compensar esse volume. infelizmente não sei calcular os volumes de ov contidos na bomba e nas tubagens até aos injectores e relacionar com o volume de gasóleo necessário para o arranque do motor até aquecer. essa relação é fundamental para garantir que a coisa vai funcionar de forma segura na manhã seguinte. tens alguma ideia sobre isso?

Avatar do Utilizador

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm
Localização: Sorriso - Mato Grosso - Brasil

Mensagem por ANCCO »

talvez funcione isto:

como o ov foi aquecido, poderá instalar um termocontato ligado diretamente à tubulação (tipo um "tê") para detectar o ponto em que o ov fica frio (na realidade não é ov e sim diesel que estaria passando pela tubulação, não aquecido); creio que a posição desejada para este termocontato seria imediatamente antes do tê que faz a ligação com a mudança do combustível. um termocontato na (normalmente aberto) seria ligado à uma minilâmpada ou led, quando se apagasse significaria que o ov está frio, ou seja, é diesel que passa pela posição do termocontato.
quanto ao purgador que o hynek utiliza, creio ser uma boa opção para evitar o acúmulo de ar no circuito.
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

ancco, já experimentei isso há 2 meses atrás. não funciona bem, o termocontacto reage mal, não no devido tempo.

tenho aqui um termómetro digital num t para medir o líquido que passa, talvez possa reagir melhor.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

o problema não está aí.
para purgar basta calcular o tempo que demora ao ralenti e contar esse tempo antes de desligar o motor. ou então fazer um circuito temporizador. isto deve ser bastante rápido.

Avatar do Utilizador

greenmove
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: quarta nov 29, 2006 4:57 pm

orçamento apertado!!

Mensagem por greenmove »

boas!
manuelcar:

muito interresantes os esquemas, (também tenho 1 carro com b.i. lucas) mas nao pensas utilizar 1 bomba auxiliar para o o.v.? é a parte mais dispendiosa do kit....ou neste esquema não é preciso?
peugeut 1.9td b.i. lucas...por adaptar


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

dada a fragilidade das bombas lucas, uma bomba de transferência eléctrica é fundamental. mesmo assim pode haver problemas, embora menos prováveis. a bomba de transferência auxiliar não é excessivamente cara. o problema é o número excessivo de componentes necessário num kit eficiente, por isso estamos a pensar numa ideia de modularidade. ir montando os componentes à medida das possibilidades numa perspectiva de ir melhorando o desempenho. o kit que tenho instalado de momento é tão básico que embora queime ov80, os tempos de purga são tão grandes que não compensa nas viagens de menos de 30 km. quando puder instalar uma válvula adicional estes tempos serão reduzidos para menos de 1 minuto ao ralenti.

Avatar do Utilizador

greenmove
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: quarta nov 29, 2006 4:57 pm

orçamento apertado!

Mensagem por greenmove »

no teu caso que queres adaptar um mb, podes ir evoluindo com o kit e as respectivas percentagens, mas para mim que quero adaptar o peugeot com b.i. lucas, o investimento iniçial é para começar: a bomba auxiliar, pelo menos 1 electrovalvula, o permutador, e mais 1 coisita ou outra...ou seja é um rombo.
mas vou pensar em começar a comprar "as peças", tipo revista! se não nunca mais ponho o peugeot a "fritar".
peugeut 1.9td b.i. lucas...por adaptar


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

de acordo! o teu caso é mais complexo. muitos fornecedores não apresentam soluções para as lucas. mas deve ser possível aumentar substancialmente as percentagens. o hynek tem andado a desenvolver uma série de soluções mais ou menos económicas. contacta-o pode ser que tenha uma que te sirva.

Avatar do Utilizador

greenmove
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: quarta nov 29, 2006 4:57 pm

Mensagem por greenmove »

já falei com o hynek, que me sugeriu o kit 2 depósitos deluxe, e adiantou ainda que a percentagem máxima seria de o.v. 80. resolvi a ideia deixar amadurecer....devido ao preço!

no entanto, fico com 1 dúvida que tenho de esclarecer..naquela tabela da olliemobil, diz que com a adaptaçao de 2 depósitos seria possivel os 100% o.v. tabela essa que o hynek tornou mais compreensivel...se calhar já melhorou de alguma forma o kit.

acho que nesta questao das b.i. lucas ninguem se sente com segurança, para poder dizer, pelo menos..." não dará problemas"
peugeut 1.9td b.i. lucas...por adaptar

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

a europecon recomenda prudência em relação à tabela da oliomobile e eu também. já houve problemas com essas percentagens.

se quiseres poupar dinheiro e não te importas arriscar um bocado, temos algumas soluções mais económicas, desenvolvidas nos últimos 3 meses em colaboração com manuelcar. estes esquemas não proporcionam tanta comodidade como o kit delux mas se cumprires as regras de uso com rigor, será suficientemente seguro.

quanto à percentagem, recomendo abaixo de 90%.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


AJS
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta nov 19, 2008 9:15 pm

Re: adaptação com orçamento apertado

Mensagem por AJS »

boas manuelcar, o desenho do kit que tens no tópico (adaptação com orçamento apertado) funciona bem?
basta as 2 eletrovalvulas, 1 permutador e 1 valvula de retenção, ou em vez da valvula de retenção será melhor usar valvula de purga de ar automatica?
cumprimentos,
ajs.


zegalote
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: segunda mar 03, 2008 8:31 pm

Re: adaptação com orçamento apertado

Mensagem por zegalote »

boas,
estou a pensar em começar a montar um sistema de 2 depósitos no meu veiculo (seat ibiza 1.9 tdi, 110cv, ano 2000), já percorreu 192000km,
como o orçamento é apertado gostei bastante deste tópico. mas tenho algumas dúvidas, espero que me possam ajudar para comprar o material certo.

diariamente faço 2 viagens de 30km (ida e volta para o trabalho)
durante o dia faço mais 1 ou 2 deslocações de 10km a 30km.
no total raramente ultrapasso 100km por dia. nestes km's não tenho transito, é sempre a andar.

o meu objectivo seria conseguir andar pelo menos 50% vegetal (usado, claro).

pelo que já estive a ler, talvez as minhas compras comecem pelos tubos, filtros, electro-válvula e permutador ou aquecedor.

o orçamento que o manuelcar apresenta é bastante apetecível, mas onde se conseguem esses preços? o permutador mais barato que encontro na net custa 95€...

talvez conseguisse construir um aquecedor caseiro, aqui alguém já fez algum?

cumprimentos e obrigado

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: adaptação com orçamento apertado

Mensagem por klinzter »

o flamingo estava a fazer um aquecedor, existe um tópico que aborda esse assunto.
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa


zegalote
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: segunda mar 03, 2008 8:31 pm

Re: adaptação com orçamento apertado

Mensagem por zegalote »

já encontrei o post onde ele tem as experiências dele.

obrigado


Valent
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: terça nov 24, 2009 1:52 pm

Re: adaptação com orçamento apertado

Mensagem por Valent »

boa tarde a todos.

sou um jovem, da zona centro do país, que esta a iniciar a construção de uma vivenda.
gostaria que me aconselhassem , qual a melhor, (custo aquisição, manutenção, durabilidade etc), opcão a instalar na habitação, para o aquecimento da mesma. informo que a zona está rodeada por floresta, tendo eu possibilidade de adquirir lenha a custo zero.

obrigado a todos

rui

Avatar do Utilizador

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 492
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
Localização: albufeira algarve

Re: adaptação com orçamento apertado

Mensagem por sergio ferraz »

valent, nao tens um carro diesel?
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: adaptação com orçamento apertado

Mensagem por Flamingo »

zegalote Escreveu: .................
o orçamento que o manuelcar apresenta é bastante apetecível, mas onde se conseguem esses preços? o permutador mais barato que encontro na net custa 95€...

talvez conseguisse construir um aquecedor caseiro, aqui alguém já fez algum?

cumprimentos e obrigado
klinzter Escreveu:o flamingo estava a fazer um aquecedor, existe um tópico que aborda esse assunto.
zegalote, é possivel conseguires isso mais barato, desde que tenhas um bocadinho de paciência e jeito. algum brio no trabalho também fica sempre bem.

numa casa de material de hidráulica e pneumática consegues meia duzia de peças. numa de material para resistencias arranjas o fio de cromo-niquel, e por fim numa casa de material auto consegues uma valvula limitadora de temperatura. com todos estes materiais fazes um aquecedor eletrico que além de consumir menos corrente que os abituais que se veem por aqui na net, tem resposta mais cedo. o unico inconveniente é que liga e desliga mais vezes, mas também não podes ao mesmo tempo ter "o sol na eira e a chuva no naval"...
consulta aqui:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... &start=140
e aqui:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 4&start=20
alguma duvida dispõe

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”