Introdução ao OVD - parte 2 - Chave de uso do OV nos carros
Enviado: quinta mar 15, 2007 11:32 pm
aqui está resumida a informação básica sobre como usar ov nos veículos. percentagens segundo o tipo de bomba injectora, época, adaptação, etc.
responde à maioria das perguntas colocadas aqui todos os dias.
um pormenor muito importante:
quem não se esforçar escrever correctamente em português poderá ser ignorado quando perguntar alguma coisa
http://i74.photobucket.com/albums/i256/ ... sodoov.jpg
cuidado, esta tabela é de origem francesa, segundo alguns estudos e experiências mais recentes é recomendável uma maior prudência. alguns comerciantes dos kit's recomendam percentagens ainda mais elevadas a usar com kit's que não cumprem as exigências técnicas para tal o que pode levar à destruição do motor a curto ou médio prazo (10 a 30 mil km). por isso disponibilizamos uma tabela alternativa com valores que consideramos seguros:
http://i74.photobucket.com/albums/i256/ ... doov2c.jpg
como fazer misturas de óleo vegetal (ov)
conforme esta tabela indica, sem adaptação é possível usar uma certa mistura. mistura designada ov10 (ou 10% do ov) significa que no volume total (100%) de mistura está 10% do óleo vegetal, 88% do gasóleo e 2% da gasolina - (adicionar sempre - baixa o ponto de inflamação da mistura e facilita arranque com motor frio).
é aconselhável fazer primeiro um check-up ao carro, ver injectores, as velas incandescentes. se o carro tiver alguns problemas ao nível do motor, o uso do ov pode acelerar os problemas.
o uso do ov começar a partir de 10% ov (ov10) e gradualmente aumentar até 30%, em 3 depósitos. usar o ov novo para excluir esta origem de eventuais problemas, se surgirem alguns. se tudo correr bem, mais tarde pode-se passar para o ov usado, devidamente filtrado (até 1 mícron).
cuidado, o filtro de combustível vai entupir com impurezas de gasóleo sedimentadas no circuito de combustível. quando começar perder força em alta potência, está na altura de mudar o filtro. a não seguir esta regra, o filtro colmata e o carro deixa de andar por falta de combustível. não vale a pena arriscar isso.
se eu tiver uma bi lucas ou outra bi fraca?
é muito frequente um modelo do carro estar equipado tanto com uma bi bosch ou lucas. em caso de ter o azar e tiver uma lucas no seu carro, é preferível comprar uma bi bosch usada e substituir. é preciso comprar bi com carreto, suporte, tubos de alta pressão e, dependendo do carro, os injectores. julgo que custará entre 200 a 300 €, para maioria dos carros médios. montagem qualquer mecânico faz.
se alguém quiser, posso perguntar na svp auto, onde costumo comprar as peças usadas. enviar um e-mail para [email protected] com info sobre carro - marca, modelo, cilindragem, potência, ano de fabrico.
qual o kit mais apropriado para meu carro? quanto custa?
depende do carro e do seu uso (viagens curtas ou longas, km/ano).
se o carro tiver uma bi altamente compatível com ov (a maioria de mercedes benz até ano 2000, bi bosch), é suficiente um kit de 1 depósito (percentagens ov90 a ov100).
se o carro tiver uma bi compatível com ov (bosch, kiki, denso), é suficiente um kit de 1 depósito (percentagens ov60 a ov70). para percentagens acima é preciso um kit de 2 depósitos.
se o carro não tiver uma bi compatível com ov (lucas, rotodiesel....), terá de usar um kit de 2 depósitos (percentagens ov60 a ov70).
um kit para estas bi fica caro. por isso é preferível trocar bi por uma melhor.
em caso de sistema common-rail ou injector-bomba, terá de usar um kit de 2 depósitos (percentagens ov70 a ov90). o kit tem de ser altamente sofisticado.
um kit de 1 depósito custa, dependendo das funcionalidades pretendidas, entre 300 a 700 € (incluindo iva e montagem).
um kit de 2 depósitos custa, dependendo das funcionalidades pretendidas, entre 780 a 1.600 € (incluindo iva e montagem).
para mais informação, enviar um e-mail para [email protected] com info sobre carro - marca, modelo, cilindragem, potência, ano de fabrico.
como verificar o óleo do motor
com uso do ov a degradação do óleo do motor é mais rápida. o ov mal queimado passa para óleo do motor onde polimeriza. por isso é aconselhável mudar o óleo e filtro em metade do período normal de mudança (motores sem adaptação, sistemas de 1 depósito) e em aprox. de 2/3 do período normal de mudança (sistemas de 2 depósitos - dependendo da sofisticação)
pode ser feito um teste simples:
- com motor quente tirar a vareta de controle do nível de óleo e colocar uma gota num guardanapo branco, deixar umas horas e analisar a mancha. deve ser circular, com uma parte completamente preta no interior (essa é sujidade - podemos concluir a % de desgaste do óleo). quando essa parte preta chegar quase à metade da toda mancha (uns 45 a 55%), é preciso mudar óleo e filtro.
- outro teste importante consiste em esfregar um pouco de óleo entre os dedos. se sentir uma tendência de colar (óleo peganhento), é um índice de forte presença do ov e da sua polimerização. então é preciso mudar imediatamente o óleo do motor e o filtro.
qual a diferença entre kit de 1 e de 2 depósitos?
http://seealte.europecon.net/adapta-o-d ... depos.html
continuação........
responde à maioria das perguntas colocadas aqui todos os dias.
um pormenor muito importante:
quem não se esforçar escrever correctamente em português poderá ser ignorado quando perguntar alguma coisa
http://i74.photobucket.com/albums/i256/ ... sodoov.jpg
cuidado, esta tabela é de origem francesa, segundo alguns estudos e experiências mais recentes é recomendável uma maior prudência. alguns comerciantes dos kit's recomendam percentagens ainda mais elevadas a usar com kit's que não cumprem as exigências técnicas para tal o que pode levar à destruição do motor a curto ou médio prazo (10 a 30 mil km). por isso disponibilizamos uma tabela alternativa com valores que consideramos seguros:
http://i74.photobucket.com/albums/i256/ ... doov2c.jpg
como fazer misturas de óleo vegetal (ov)
conforme esta tabela indica, sem adaptação é possível usar uma certa mistura. mistura designada ov10 (ou 10% do ov) significa que no volume total (100%) de mistura está 10% do óleo vegetal, 88% do gasóleo e 2% da gasolina - (adicionar sempre - baixa o ponto de inflamação da mistura e facilita arranque com motor frio).
é aconselhável fazer primeiro um check-up ao carro, ver injectores, as velas incandescentes. se o carro tiver alguns problemas ao nível do motor, o uso do ov pode acelerar os problemas.
o uso do ov começar a partir de 10% ov (ov10) e gradualmente aumentar até 30%, em 3 depósitos. usar o ov novo para excluir esta origem de eventuais problemas, se surgirem alguns. se tudo correr bem, mais tarde pode-se passar para o ov usado, devidamente filtrado (até 1 mícron).
cuidado, o filtro de combustível vai entupir com impurezas de gasóleo sedimentadas no circuito de combustível. quando começar perder força em alta potência, está na altura de mudar o filtro. a não seguir esta regra, o filtro colmata e o carro deixa de andar por falta de combustível. não vale a pena arriscar isso.
se eu tiver uma bi lucas ou outra bi fraca?
é muito frequente um modelo do carro estar equipado tanto com uma bi bosch ou lucas. em caso de ter o azar e tiver uma lucas no seu carro, é preferível comprar uma bi bosch usada e substituir. é preciso comprar bi com carreto, suporte, tubos de alta pressão e, dependendo do carro, os injectores. julgo que custará entre 200 a 300 €, para maioria dos carros médios. montagem qualquer mecânico faz.
se alguém quiser, posso perguntar na svp auto, onde costumo comprar as peças usadas. enviar um e-mail para [email protected] com info sobre carro - marca, modelo, cilindragem, potência, ano de fabrico.
qual o kit mais apropriado para meu carro? quanto custa?
depende do carro e do seu uso (viagens curtas ou longas, km/ano).
se o carro tiver uma bi altamente compatível com ov (a maioria de mercedes benz até ano 2000, bi bosch), é suficiente um kit de 1 depósito (percentagens ov90 a ov100).
se o carro tiver uma bi compatível com ov (bosch, kiki, denso), é suficiente um kit de 1 depósito (percentagens ov60 a ov70). para percentagens acima é preciso um kit de 2 depósitos.
se o carro não tiver uma bi compatível com ov (lucas, rotodiesel....), terá de usar um kit de 2 depósitos (percentagens ov60 a ov70).
um kit para estas bi fica caro. por isso é preferível trocar bi por uma melhor.
em caso de sistema common-rail ou injector-bomba, terá de usar um kit de 2 depósitos (percentagens ov70 a ov90). o kit tem de ser altamente sofisticado.
um kit de 1 depósito custa, dependendo das funcionalidades pretendidas, entre 300 a 700 € (incluindo iva e montagem).
um kit de 2 depósitos custa, dependendo das funcionalidades pretendidas, entre 780 a 1.600 € (incluindo iva e montagem).
para mais informação, enviar um e-mail para [email protected] com info sobre carro - marca, modelo, cilindragem, potência, ano de fabrico.
como verificar o óleo do motor
com uso do ov a degradação do óleo do motor é mais rápida. o ov mal queimado passa para óleo do motor onde polimeriza. por isso é aconselhável mudar o óleo e filtro em metade do período normal de mudança (motores sem adaptação, sistemas de 1 depósito) e em aprox. de 2/3 do período normal de mudança (sistemas de 2 depósitos - dependendo da sofisticação)
pode ser feito um teste simples:
- com motor quente tirar a vareta de controle do nível de óleo e colocar uma gota num guardanapo branco, deixar umas horas e analisar a mancha. deve ser circular, com uma parte completamente preta no interior (essa é sujidade - podemos concluir a % de desgaste do óleo). quando essa parte preta chegar quase à metade da toda mancha (uns 45 a 55%), é preciso mudar óleo e filtro.
- outro teste importante consiste em esfregar um pouco de óleo entre os dedos. se sentir uma tendência de colar (óleo peganhento), é um índice de forte presença do ov e da sua polimerização. então é preciso mudar imediatamente o óleo do motor e o filtro.
qual a diferença entre kit de 1 e de 2 depósitos?
http://seealte.europecon.net/adapta-o-d ... depos.html
continuação........