Introdução ao OVD - parte 2 - Chave de uso do OV nos carros

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.




manuelcar
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Mensagem por manuelcar » quarta jun 06, 2007 10:23 am

olá luislobo
os clio de 98 vieram equipados com diversas bombas de injecção. tens que confirmar a marca da tua. de qualquer forma a mistura que estás a fazer não só é segura como até faz bem à bomba. podes sempre utilizar 4l em cada 40 de combustível. nós costumamos adicionar ainda 2% de gasolina para melhorar a combustão.


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serges
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Mensagem por serges » quarta jun 06, 2007 11:00 am

"agora no local certo", obrigado, temos que ver que o teu carrito quase de certeza tem uma bomba injectora lucas, se não estou em erro, o que não é nada amiga do oleo vegetal, não te aconselho mais que 10% de ovd no deposito mas espera pela cavalari, que conhece melhor essas bombas que te iram ajudar melhor!
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luislobo
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Obrigado

Mensagem por luislobo » quinta jun 07, 2007 3:39 am

pois ontem depois de ter lido isto hoje fui ver a marca da bomba do gasoleo e é uma lucas ( não consigo ver o modelo pois fica escondido) mas la identifiquei o lucas. realmente mais um dia passado e o carrito a comportar-se excelente com 1/2 deposito ja papou 600km o que não vai mal.. mas sabemos bem que a primeira metade é sempre mais lenta que a segunda para vazar...
já agora outra questão e essa sim não consigo ver. tenho tb um jeep galloper de julho 1999 (2.5 ) posso usar tb a mesma percentagem de mistura (10%). li aqui no forum que se pode ir aumentando a percentagem ate aos 30% ( no maximo) isto sem colocar kits ..é verdade ou li mal? obvio que este aumneto da percentagem deverá ser gradual.. começar com 10% num deposito depois no seguinte 20%...
mias uma vez aquele obrigado
luis lobo

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Fry
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Mensagem por Fry » quinta jun 07, 2007 8:43 am

atenção.... existe uma lista de bombas injectoras como por exemplo: lucas-cav, roto-diesel, stanadyne, delphi rotativas e sistemas common rail, que não se incluem no leque de bombas compatíveis. caso queiram certificar-se, devem recorrer a ajuda de um mecanico ou representante da marca.
brevemente será elaborada uma tabela de percentagens para cada tipo de bomba injectora. aconselhamos ponderação a quem não tem qualquer kit instalado.

este tópico já nos esclarece um pouco sobre percentagens. as mesmas serão aplicadas para oleo vegetal novo, ou usado.
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MadMax
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Como destinguir o tipo da Bomba (centrifuga ou em linha ? )

Mensagem por MadMax » sábado jun 09, 2007 9:54 pm

sou um novato na area do ov , pelo gostaria de saber se alguem me sabe dizer que tipo de bomba é a minha , uma vez que tenho uma bosch na minha mitsubishi galant td de 98 (já com mais de 250000 km) , mas não consigo encontrar o tipo de bomba que está montada. existe algum site onde posso consultar estes dados?

já agora , para os possuidores de citröens xm 2.5 td , tenho um amigo que anda a utilizar ov a 40% (a partir de óleo usado simplesmente filtrado), tendo notado unicamente um aumento (isso mesmo "aumento") da performance do motor.
recomendo aos felizes possuidores destas maquinas bom senso e que não abusem das percentagens , incrementando gradualmente até atingirem os 40% .


manuelcar
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Mensagem por manuelcar » sábado jun 09, 2007 11:09 pm

olá mad max
primeiro deves apresentar-te no local próprio.
o aumento de performance, a redução de fumos e de ruido do motor são aspectos já conhecidos por todos nós. já os 40% dependem de uma série de factores.
mitsubishi-galant-2,0 d turbo/1997-03/4d68t/4cyl./1998ccm/66kw/89,76ps/bhp/4500min-1/nippon denso/rp/
será esta de 90 cv? a bomba não é bosch, mas é igualmente excelente para o ovd.

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MadMax
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È de 90cv :)

Mensagem por MadMax » domingo jun 10, 2007 12:45 am

realmente é uma denso (não bosch ) pelo que estava a trocar me todo.
tratando-se do modelo de 90cv , trata-se do modelo linear ou rotativo?
ovd rulz !!!


manuelcar
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Mensagem por manuelcar » domingo jun 10, 2007 1:55 pm

é rotativa!


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Mensagem por DV82 » segunda jun 11, 2007 11:08 am

olá a todos!

há uns tempos atrás contactei com o hynek via email, acerca de uma possível instalação de um kit ovd no meu carro, mas entretanto, por motivos profissionais, a minha disponibilidade nao era a melhor para pensar no assunto, por isso cá vai novamente:

tenho um fiat uno 1.4 td de 1992, com 230.000km, de motor até hoje nenhuma chatice, óptimos consumos para a idade do mesmo (5.5l/100km em andamento misto).

o que queria saber era que tipo de kit deveria eu instalar, tendo eu preferência para o de 2 depositos, mas com uma particularidade, que vai contra o que tenho visto, é que pretendia que o deposito principal continuasse a ser o de gasóleo, e o novo deposito a instalar por exemplo na mala, fosse o de ovd. isto é possível?

de resto, pretendia o básico, botao de comutaçao manual (se for muito mais barato que a comutaçao automatica) e indicador de nível e temperatura no novo deposito ovd.

por quanto me ficaria uma conversão destas e que percentagens deveria eu usar no verão e inverno no 2º depósito? com uma adaptaçao destas é possível andar a 100% de ovd?

outras 2 questões relacionadas com o tema e com o meu caso:
1- tal como os carros a gás, é aconselhavel comutar a alimentaçao do tipo de combustivel em andamento, seja de gasóleo para óleo ou vice-versa?

2- como estão os casos das ipo, quando os inspectores virem um depósito alternativo na mala e no motor mais uns cabos "esquesitos"?

creio que fosse uma boa ideia, que (e eu estou disposto a ajudar no que puder) este fórum e seus intervinientes, que já teem uma certa dimensão, pudessem contactar uns determinados centros de inspecções onde os nossos carros pudessem ser inspeccionados com algum conhecimento de causa, para nao sermos alvos de preconceitos e bodes expiatórios para angariarem mais uns trocos com uns chumbos, enquanto esta situação não estiver legalizada (se é que alguma vez o estará neste país de 3º mundo).

fiquei muito feliz ao ler o artigo no jornal a dica, onde é relatada a ida de um "nosso" colega a um centro de ipo, mas uma coisa é ir acompanhado de um jornal, outra é ir sozinho sem qualquer poder de argumentação face á ignorância e treino para chumbar de alguns centros e respectivos inspectores.

por exemplo, fala-se que um enorme preconceito se passa nas inspecçoes do tipo b para carros recém convertidos para gpl, onde após a análise do sistema em si, procuram os mais ridículos pormenores para chumbar o carro e obrigar o dono ou o instalador a voltarem lá e pagarem mais 92€. basta passar no fórum (passo a publicidade) da especialidade para comprovar que é quase pão nosso de cada dia nesses casos.

obrigado desde já


rdias
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Mensagem por rdias » segunda jun 18, 2007 1:37 am

manuelcar Escreveu:um tanque em cada patamar parece-me suficiente
se se confirmam as condições para a queima de ov podes chegar aos 30. depois tens que pensar em realizar pequenas adaptações no circuito de combustível. atenção que se trata de pequenas alterações para um pequeno aumento de percentagem (50). ambições maiores requerem adaptações maiores.
saúde da boa!

boas manuelcar!

já estou no 2º depósito, estou com 20% óleo vegetal.
está tudo bem até agora, qdo terminar este passo para 30%...

que alterações terei de efectuar para chegar a consumir 50% óleo vegetal?

abraços

rui dias

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Mensagem por hynek » segunda jun 18, 2007 9:41 am

atenção, no primeiro post foi acrescentada uma tabela do uso do ov corrigida. é mais prudente e contém mais informações que a tabela francesa original.
Um abraço
Hynek
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manuelcar
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Mensagem por manuelcar » segunda jun 18, 2007 11:36 am

olá rdias
que alterações terei de efectuar para chegar a consumir 50% óleo vegetal?
eu recomendava fortemente:
1º alteração do circuito de retorno;
2º aquecimento do combustivel imediatamente antes do filtro.

saúde da boa!


rdias
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Mensagem por rdias » terça jun 19, 2007 12:35 am

manuelcar Escreveu:olá rdias
que alterações terei de efectuar para chegar a consumir 50% óleo vegetal?
eu recomendava fortemente:
1º alteração do circuito de retorno;
2º aquecimento do combustivel imediatamente antes do filtro.

saúde da boa!
olá manuelcar!

obrigado pela informação...
onde poderei efectuar essas alterações?
e quanto ficará?

obrigado...

cumprimentos,

rui dias


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Mensagem por manuelcar » terça jun 19, 2007 9:26 am

olá rdias
precisas de um permutador eléctrico ou hidráulico e de um tê em plástico resistente ao ov, de uns metros de mangueira de 8 ou 10, conforme a que equipa o teu carro. e de dois tês e mangueira de 16 ou 19, se optares pelo hidráulico. precisas ainda de braçadeiras para isto tudo. se optares pelo eléctrico necessitas ainda de um relé, um interrupto, um fusível e cablagem para a ligação.
podes consultar a secção de classificados para os equipamentos. a montagem é simples qualquer mecânico a deve poder realizar.


rdias
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Mensagem por rdias » terça jun 19, 2007 12:17 pm

boas manuelcar!

mais uma vez obrigado...

vou ver a secção dos classificados...

depois falo com o meu mecânico para ver se ele me poderá fazer isso...

cumprimentos

rui dias

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Mensagem por sccf » quarta jun 20, 2007 3:30 pm

eu também vou precisar disso, não é? ou será que com o golf basta o aquecimento?
VW golf já se foi. Agora vai de FIAT
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manuelcar
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Mensagem por manuelcar » quarta jun 20, 2007 3:43 pm

aquecimento e retorno ao filtro!

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Mensagem por sccf » quarta jun 20, 2007 4:12 pm

ok, obrigada manuel!
VW golf já se foi. Agora vai de FIAT
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carlos_magalhaes
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O meu dá??

Mensagem por carlos_magalhaes » quarta jun 20, 2007 11:11 pm

olá a todos, sou mais um novato que gostaria de saber se o meu veiculo dá para ovd, é uma peugeot 306 td break griffe de 04/1998. já experimentei 10% e aparentemente correu tudo bem, mas pelas duvidas...

obrigado pelo tempo

um abraço

carlos

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Re: O meu dá??

Mensagem por hynek » quarta jun 20, 2007 11:35 pm

carlos_magalhaes Escreveu:olá a todos, sou mais um novato que gostaria de saber se o meu veiculo dá para ovd, é uma peugeot 306 td break griffe de 04/1998. já experimentei 10% e aparentemente correu tudo bem, mas pelas duvidas...

obrigado pelo tempo

um abraço

carlos
começa por aqui:
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Um abraço
Hynek
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Associação NovaEnergia.net

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