INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

fausto teixeira
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quarta mai 16, 2007 8:24 pm

oleo vegetal direto

Mensagem por fausto teixeira »

os cuidados a que me refiro e sobre o consumo de ov.ao nivel da bomba ou outras coisas.obrigado e as minhas desculpas.


pirilampo_magico
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça mai 15, 2007 6:28 pm

Mensagem por pirilampo_magico »

obrigado pela resposta manuelcar. ja comprei 3 litros de oleo vegetal para amanha começar a utilizar, quero começar por 10% por isso tenho abastecer com 27litros, entao vou por lhe 30€ de gasoleo especial. quanto a gasolina? tenho que por os 2% mesmo com o gasoleo especial? vou fazer uma viagem de 190 km , dps conto como correu.

abraços


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

vamos lá a ver:
não faças as contas em euros, mas em litros. em cada 10 litros de combustível 9 são gasóleo e 1 é ov. sobre isto podes acrescentar 1 ou 2 decilitros de gasolina sem chumbo. não tens que acrescentar, esse procedimento foi recomendado pelo [***************], que é engenheiro mecânico e tem uma oficina de automóveis, e sempre o cumpriu, mesmo quando usava apenas gasóleo. além disso adicionava oleo 2t, mas não creio que usando ov10 seja necessário esse extra do 2t.
fases com frequência viagens assim grandes?
se for esse o caso pode compensar muito a utilização de um kit simples como o meu. só o uso em viagens grandes pois leva demasiado tempo a lavar o circuito no fim da viagem, mas nessas situações passo de ov30 a ov98 ao fim de 5 km e até 10 km antes de terminar a viagem
é muito básico, mas por isso é muito barato e fácil de instalar. com o dinheiro que vou poupando vou adquirindo os componentes necessários para ir terminando um kit mais vocacionado para o dia-a-dia.


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

olá fausto teixeira
o w123 que equipa carros como o 300d é um sonho de motor para quem queima ovd.
trata-se de um motor com bomba de injecção bosch em linha que alimenta a injecção numa pré-câmara de combustão. para além disto uma pré-bomba de transferência alimenta a bomba de injecção. esta é a configuração ideal para quem queima ovd.
podes queimar tranquilamente ov30 no inverno e ov50 no verão.
segue as recomendações do jorge santos que não podes falhar. mas atenção que o motor tem que estar em condições. esses motores duram tanto tempo que por vezes nem nos apercebemos de alguns problemas que se vão agudizando. ele deve pegar sempre á primeira, se isso suceder podes começar. se não tens que relatar aqui as condições em que o motor está, ou pelo menos os sintomas que apresenta para nós tentarmos despistar as causas.ok?


pirilampo_magico
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça mai 15, 2007 6:28 pm

Mensagem por pirilampo_magico »

ok, entao nao vou por gasolina. yah, meter dois depositos com um interruptar para fazer a passagem de um para outro era bem porreiro..


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

é isso mesmo que eu tenho!
dois depósitos e uma electroválvula e um permutador. não precisas de mais. depois logo vais tornando a coisa mais sofisticada para diminuires o consumo de gasóleo eu já tenho mais uma electroválvula e um tanque decente (obrigado mais uma vez hynek ) mas ainda vou procurar os melhores sitios para fazer a montagem. o 190d tem muito espaço mas já estamos a falar de consumir menos de um litro de gasoleo por cada viagem, por isso a coisa tem que ser muito bem pensada.

Avatar do Utilizador

sccf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: quinta abr 12, 2007 2:35 pm
Localização: lourinhã

Mensagem por sccf »

aumentei para 20% ov novo


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

isso! o ov novo é sempre seguro. já agora evitem o de soja, no verão pelo menos.

Avatar do Utilizador

pinheiro
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: quarta mai 16, 2007 9:05 am

Mensagem por pinheiro »

manuelcar Escreveu:isso! o ov novo é sempre seguro. já agora evitem o de soja, no verão pelo menos.

o que tem o de soja??

e o de girassol nao ha problemo pois abastecimeem casa deste mas muito mesmo???
opel vectra 1.7 td 97

futura frigideira


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

não há problema com nenhum óleo vegetal alimentar. embora uns sejam melhores do que os outros. o armazenamento ao ar e ao calor é que pode ser problemático para os óleos com elevado índice de iodo.


rasousa
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quarta mai 16, 2007 4:44 pm

Mensagem por rasousa »

bem que não é verão sabemos nós mas hoje esteve 32 graus... mas obrigadinho por ter respondido à minha pergunta


Davi.jorge
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta jul 27, 2006 11:43 pm
Localização: Salvaterra de Magos

Injector

Mensagem por Davi.jorge »

boas.

de facto, a iniciação de utilização de ov+ combustivel fossil é de facto uma grande ideia, para nao falar, grande poupança...

no entanto, confesso que tenho algum receio de tal, isto, porqu o meu veiculo fiat bravo td100, possui +250.000 kms e como efectuo muitos kms por dia, tenho receio de danificar o meu veiculo de tal maneira, que seja impossivel sustentar o proprio arranjo. soube que os injectores apropriados para tal, é os da bosh, alguem me poderia confirmar?

grande abraço a todos.
Davi


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

olá david.jorge
a utilização do ovd é muito mais segura e vantajosa para quem faz muitos quilómetros de estrada. a marca dos injectores é irrelevante, já a marca da bomba de injecção é de primordial importância. mas a informação está toda por aqui.


mfcfreitas
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: sexta mai 18, 2007 9:57 am
Localização: Algarve - Faro

"Não se preocupe que EU TAMBÉM entendi a ideia..."

Mensagem por mfcfreitas »

flgflg Escreveu:viva jorge santos

quem me dera que o meu disco fizesse com 21 ltrs 500kms... + ou - 4 ltrs/100 seria uma maravilha...

não se preocupe que entendi a ideia...
pessoal,
sou novo nestas andanças e nem sabem como me agrada notar que, em portugal, “muitos são” os que procuram alternativas para reduzir os custos de utilização do veículo automóvel e a redução da nossa dependência do "famoso" petróleo e seus derivados.
sinto-me feliz por ver que se estão a dar os passos no bom caminho para que este elemento possa deixar de ser, num futuro próximo espero, um factor de conflito mundial e de igual importância, o seu consumo, seja reduzido ao mínimo optando-se sim por combustíveis que poupem o ambiente.
estou convosco nesta “ideia” e espero poder compartilhar com todos as minhas experiências.
em tom de apresentação:
- chamo-me mário freitas, sou casado, tenho dois filhos, sou um apaixonado pela mecânica e electromecânica e tudo o que “cheira” a energias alternativas ou a optimização dos sistemas existentes deixa-me, pela positiva, “com a pulga atrás da orelha”.
estou convosco nesta “saborosa aventura do ovd” a qual vou encetar rapidamente.
estou grato a todos pelas dicas excelentes que colocaram e delas vou de certo tirar proveito,
abraço
mário freitas (mfcfreitas)
"A necessidade aguça o engenho"...e é motor da economia.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Mensagem por serges »

antes de mais bem vindo, mas atenção deverias fazer a apresentação convenientemente noutro local, que não este senão fica uma salganhada!

faz a apresentação no lugar correcto apresentações!

obrigado!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


paulo martins
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: domingo mai 20, 2007 9:51 pm

maçarico

Mensagem por paulo martins »

oi pessoal do mundo oleoso...... gostaria de saber se posso usar ov numa renault scenic 19td de 96, seguindo as instruções das percentagens.

tentem responder.... com seriedade


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

renault-megane scenic-1,9 d turbo/1996-98/f8q 784/786/4cyl./1870ccm/70kw/95,2ps/bhp/4250min-1/lucas/rp

será isto? verifica a marca da bomba de injecção.
(fica situada entre as orelhas do rato mickey )
que tal como resposta séria?

Avatar do Utilizador

tlima
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: sexta abr 13, 2007 1:12 pm
Localização: Lisboa / Portugal

Mensagem por tlima »

(fica situada entre as orelhas do rato mickey )
não é nada, isso é só no fiat uno


leontdi
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda abr 30, 2007 5:45 pm

Mensagem por leontdi »

olá a todos,

após ler muito do forum não cheguei a qualquer conclusão relativamente á queima mais limpa do ov ou biodiesel isto é, o ov quando queima deixa mais residuos nos injectores, pistons, cilindros, etc que o biodiesel? que residuos se formam pela queima do ov ?(limpo e filtrado claro).

espero que não seja uma pergunta estupida mas preocupo-me com o colesterol da viatura e o acumular de residuos dê origem a algum problema de coraçao.

abraço


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

a imagem é perfeita. uma má utilização do ov vai dar esse mesmo resultado. por isso temos que fazer as coisas com cabeça.

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”