INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL

Mensagem por pinto »

ola maquinao,julgo que estas a fazer uma pequena confusão.no kit duo tanque,o pequeno tanque que se instala na bagageira não é para o óleo,mas sim para o gasoleo,que só irá ser utilizado para se iniciar a marcha e até o carro atingir a temperatura certa,e julgo que também para 'lavar' o circuito de combustível antes de se desligar o carro.aqui no fórum há users que instalam e outros que já têm o kit instalado que te informaram de todos os promenores.
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL

Mensagem por hynek »

lupo-3l/1,2 tdi pd/1999-05/any/3cyl./1191ccm/45kw/61,2ps/bhp/4000min-1/bosch/ui

sistema bomba-injector - opção 3
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


maquinao
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: domingo jun 08, 2008 11:55 pm

Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL

Mensagem por maquinao »

ola hynek,

sim é mesmo esse o lupo!

que tal, conselhos.

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL

Mensagem por hynek »

opção 3: bomba injectora e sistema de injecção não compatível. percentagens de ovd aconselhadas pelo fórum com ou sem kit:
sem adaptação - inverno ov10, verão ov20
kit 1 depósito - não
kit 2 depósitos - inverno ov70, verão ov80

portanto não aconselho as alterações que mencionaste, só um kit de 2 depósitos, muito sofisticado, é capaz diminuir risco ao nível aceitável
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


marcolxpt
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: segunda nov 12, 2007 1:29 pm

Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL

Mensagem por marcolxpt »

saudações oleosas a todos

tenho uma carrinha ford focus 1.6 tdci 109cv de 2007, o que eu gostaria de saber é se é possivel a utilização de ovd, começando como é óbvio pelas percentagens mais baixas, talvez ov5 e ov10.
sei que na altura que a comprei perguntei isso por aqui, mas ainda não parecia haver muita informação para os motores common-rail(que parece que é o caso do meu).
não faço ideia de qual a bomba injectora que a foca traz, mas posso tentar investigar.
andei nestas férias por terras de nuestros hermanos e vi algumas bombas com biodiesel que chegavam a percentagens de 30%.
saudações oleosas

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL

Mensagem por hynek »

marcolxpt Escreveu:saudações oleosas a todos

tenho uma carrinha ford focus 1.6 tdci 109cv de 2007, o que eu gostaria de saber é se é possivel a utilização de ovd, começando como é óbvio pelas percentagens mais baixas, talvez ov5 e ov10.
sei que na altura que a comprei perguntei isso por aqui, mas ainda não parecia haver muita informação para os motores common-rail(que parece que é o caso do meu).
não faço ideia de qual a bomba injectora que a foca traz, mas posso tentar investigar.
andei nestas férias por terras de nuestros hermanos e vi algumas bombas com biodiesel que chegavam a percentagens de 30%.
saudações oleosas
fica pelas percentagens mais baixas, até ov10
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


marcolxpt
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: segunda nov 12, 2007 1:29 pm

Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL

Mensagem por marcolxpt »

era essa a minha ideia, não ultrapassar o ov10, e como o deposito leva cerca de 40 litros, ir começando por por um litro por deposito, e ir aumentando litro a litro até chegar ao ov10(4 litros por deposito), ou seja cumprindo os patamares, isto se não notar problemas.

saudações oleosas

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL

Mensagem por hynek »

marcolxpt Escreveu:era essa a minha ideia, não ultrapassar o ov10, e como o deposito leva cerca de 40 litros, ir começando por por um litro por deposito, e ir aumentando litro a litro até chegar ao ov10(4 litros por deposito), ou seja cumprindo os patamares, isto se não notar problemas.

saudações oleosas
exactamente
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


marcolxpt
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: segunda nov 12, 2007 1:29 pm

Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL

Mensagem por marcolxpt »

não querendo abusar da boa vontade dos oleosos presentes... tenho uma dúvida. acho que vi algures que oleo de soja é que não. e quantos aos outros oleos? é que ainda hoje ao ir ao supermercado me deparei com várias indcações como por exemplo, a acidez de 0,3% num oleo(de girassol) do minipreço.
pode parecer ignorância, mas num começo como o meu, prefiro perguntar primeiro.
obrigado hynek pelas dicas,

um abraço.

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL

Mensagem por hynek »

marcolxpt Escreveu:não querendo abusar da boa vontade dos oleosos presentes... tenho uma dúvida. acho que vi algures que oleo de soja é que não. e quantos aos outros oleos? é que ainda hoje ao ir ao supermercado me deparei com várias indcações como por exemplo, a acidez de 0,3% num oleo(de girassol) do minipreço.
pode parecer ignorância, mas num começo como o meu, prefiro perguntar primeiro.
obrigado hynek pelas dicas,

um abraço.
o gasóleo também tem acidez......

óleo de soja é para evitar, por causa de fósforo, acelera oxidação, etc.....

a ideia é não comprar o óleo novo (enquanto não houver bombas destas), mas recolher e reciclar....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Lois
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: terça jun 24, 2008 1:20 am

Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL

Mensagem por Lois »

bem eu estava-me a basear na motorização do c3 que está na lista, mas por via das dúvidas, alguém me sabe dizer qual a bi de origem do citroen c2 (out/2004) 1.4hdi sxpack, e qual a opção que devo ter em atenção na introdução de ov que devo utilizar?

grato desde já pela informação!!

abraço a todos!!

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL

Mensagem por hynek »

lois Escreveu:bem eu estava-me a basear na motorização do c3 que está na lista, mas por via das dúvidas, alguém me sabe dizer qual a bi de origem do citroen c2 (out/2004) 1.4hdi sxpack, e qual a opção que devo ter em atenção na introdução de ov que devo utilizar?

grato desde já pela informação!!

abraço a todos!!
common-rail, opção3, muito cuidado, é melhor excluir ov reciclado
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


marcolxpt
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: segunda nov 12, 2007 1:29 pm

Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL

Mensagem por marcolxpt »

hynek Escreveu:
marcolxpt Escreveu:não querendo abusar da boa vontade dos oleosos presentes... tenho uma dúvida. acho que vi algures que oleo de soja é que não. e quantos aos outros oleos? é que ainda hoje ao ir ao supermercado me deparei com várias indcações como por exemplo, a acidez de 0,3% num oleo(de girassol) do minipreço.
pode parecer ignorância, mas num começo como o meu, prefiro perguntar primeiro.
obrigado hynek pelas dicas,

um abraço.
o gasóleo também tem acidez......

óleo de soja é para evitar, por causa de fósforo, acelera oxidação, etc.....

a ideia é não comprar o óleo novo (enquanto não houver bombas destas), mas recolher e reciclar....
por estas e por outras é que quando não sei, prefiro perguntar

muito obrigado pelas dicas hynek


aiked
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: terça mai 15, 2007 1:20 pm

Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL

Mensagem por aiked »

boas,

tenho lido muito e postado quase nada lol
de qualquer maneira pergunto:
- jipe ssangyoung musso 2.3 td de 1999 pode trabalhar a óleo vegetal?
- a tabela dos aumentos de ovd de 500 em 500 km pode ser feita de outra maneira? ou seja, posso por 55 litros de gasoleo, 5 de ovd e 2 de gasolina, logo da 1ª vez e ir aumentando de 500 em 500 km a quantidade de ovd e lógicamente diminuindo a de gasoleo ( de 5 em 5 litros)?? é que com esta quantidade de combustivel faço na boa os 500km e assim evitava ir tantas vezes á bomba....

obrigado

francisco


Lois
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: terça jun 24, 2008 1:20 am

Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL

Mensagem por Lois »

assunto: iniciação à utilização óleo vegetal
hynek Escreveu:
lois Escreveu:bem eu estava-me a basear na motorização do c3 que está na lista, mas por via das dúvidas, alguém me sabe dizer qual a bi de origem do citroen c2 (out/2004) 1.4hdi sxpack, e qual a opção que devo ter em atenção na introdução de ov que devo utilizar?

grato desde já pela informação!!

abraço a todos!!
common-rail, opção3, muito cuidado, é melhor excluir ov reciclado
epa... então esquece isso dos filtros... é que como no c3 a opção era a 2 eu pensei que fosse igual no c2...

tu por acaso fazes instalações de modo a permitir uso de maior percentagem de ov e uvu?!? é possível no meu trombinhas?!?

grato pelas sábias explicações e disponibilidade demonstrada!!

ps. tentei enviar-te este post em pm mas não tenho posts suficientes...


aiked
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: terça mai 15, 2007 1:20 pm

Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL

Mensagem por aiked »

jorge santos Escreveu:tem carro a gasóleo e pretende contribuir para um ambiente melhor?

se sim, então de uma forma simples e em segurança, poderá fazê-lo utilizando óleo vegetal (ov) como aditivo ao combustível da sua viatura; isto para qualquer marca ou modelo, sem qualquer modificação ou perda de performance, através dos seguintes passos:

1- abasteça c/ €20, junte-lhe 1 lt de ov (do mais barato) e faça 500km's antes de passar ao patamar seguinte (conforme os consumos, efectuará 2 ou 3 abastecimentos);
2- abasteça c/ €20, junte-lhe 2 lts de ov e faça 500km's;
3- abasteça c/ €20, junte-lhe 3 lts de ov e faça 500km's;
4- abasteça c/ €20, junte-lhe 4 lts de ov e faça 500km's;
5- abasteça c/ €20, junte-lhe 5 lts de ov e faça 500km's;

com estas percentagens (5%,9%,13%,17%,20%) de óleo que até aqui aditivou, em princípio não terá notado nada de anormal (excepto quando chegar o inverno, altura em que deve reduzir as percentagens de óleo por causa do arranque a frio, nunca esqueça - o motor deve pegar sempre bem), no entanto se em qualquer patamar notar algo de estranho coloque mais gasóleo, como tal e por precaução nunca ateste, procurando posteriormente averiguar se esse mau funcionamento esteve relacionado com o ov. preventivamente, deverá também substituir o filtro de gasóleo ao fim de 5.000km's ou quando note quebra de potência a altas rotações.

chegado ao 5º patamar, você está:
- a poluir -20% do que no dia em que leu este post pela 1ª vez;
- a contribuir para a diminuição da nossa dependência energética;
- a poupar €2,5 por abastecimento (valor variàvel em função do preço do ov).

entretanto e enquanto "vai fazendo km's", vá lendo os diferentes post's do fórum, vá colocando as suas questões, porque quando chegar ao 5º patamar já está confiante - a utilização de ov para si é uma realidade - e vai querer ir mais além, e também utilizar ov usado. chegado a este ponto, é altura de também começar a introduzir 2% de gasolina (sobre o total do abastecimento: 25lts = 0,5lt) para optimizar a mistura.

ao prosseguir, informe-se bem (já que está por sua conta e risco e as reparações não são baratas), certifique-se de qual a bomba injectora da sua viatura, os cuidados a ter com o óleo usado, para em consciência e em função da sua realidade, ao incrementar a utilização de ov, adoptar aquele que para si será o melhor sistema, podendo passar ou não pela instalação de um kit de pré-aquecimento.

para terminar, devo adverti-lo(a) que caso tenha um furo ou o rádio não funcione, a culpa não é do ov.


saudações oleosas


aviso: recomenda-se não iniciar a introdução de ov, enquanto a sua viatura estiver dentro da garantia (será uma desculpa para a retirarem).
boas,

tenho lido muito e postado quase nada lol
de qualquer maneira pergunto:
- jipe ssangyoung musso 2.3 td de 1999 pode trabalhar a óleo vegetal?
- a tabela dos aumentos de ovd de 500 em 500 km pode ser feita de outra maneira? ou seja, posso por 55 litros de gasoleo, 5 de ovd e 2 de gasolina, logo da 1ª vez e ir aumentando de 500 em 500 km a quantidade de ovd e lógicamente diminuindo a de gasoleo ( de 5 em 5 litros)?? é que com esta quantidade de combustivel faço na boa os 500km e assim evitava ir tantas vezes á bomba....

obrigado

francisco


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL

Mensagem por Fry »

olá

afinal foi infrutífero, o trabalho de elaborar esta tabela

http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... =18&t=3200
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


aiked
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: terça mai 15, 2007 1:20 pm

Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL

Mensagem por aiked »

fry Escreveu:olá

afinal foi infrutífero, o trabalho de elaborar esta tabela

http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... =18&t=3200

pela resposta presumo que tudo o que perguntei seja possivel... obrigado

cumprimentos

francisco

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL

Mensagem por hynek »

lois Escreveu:assunto: iniciação à utilização óleo vegetal
hynek Escreveu:
lois Escreveu:bem eu estava-me a basear na motorização do c3 que está na lista, mas por via das dúvidas, alguém me sabe dizer qual a bi de origem do citroen c2 (out/2004) 1.4hdi sxpack, e qual a opção que devo ter em atenção na introdução de ov que devo utilizar?

grato desde já pela informação!!

abraço a todos!!
common-rail, opção3, muito cuidado, é melhor excluir ov reciclado
epa... então esquece isso dos filtros... é que como no c3 a opção era a 2 eu pensei que fosse igual no c2...

tu por acaso fazes instalações de modo a permitir uso de maior percentagem de ov e uvu?!? é possível no meu trombinhas?!?

grato pelas sábias explicações e disponibilidade demonstrada!!

ps. tentei enviar-te este post em pm mas não tenho posts suficientes...
podemos estudar o assunto, prós e contras. usa o mail daqui para analisarmos isso:
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... =10&t=2813
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Sanniasyn
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: quarta nov 05, 2008 10:12 pm
Localização: Ourém

Re: INICIAÇÃO À UTILIZAÇÃO ÓLEO VEGETAL

Mensagem por Sanniasyn »

não sei se será o local indicado para colocar isto, mas dei hoje início e pela 1ª vez á utilização de ov (novo), estando a seguir as dicas que voçes tem sugerido de uma forma exemplar. já mais pensei (fruto da ignorância) em fazer semelhante coisa, até que descobri este fórum (por mero acaso). desde já quero agradecer, a partillha de conhecimento que por aqui se encontra, e agradecer a todos aqueles que para isso contribuem, com menor ou maior conhecimento académico.

opel astra (comercial) 1.7d ano de 94 (210.000km´s)
«Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma»

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”