Como eu filtro O.V.U.

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

DINIS
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Mensagem por DINIS »

gostaria de saaber o que é um deporador?
pois eu estou a estudar o mercado para poder comprar um aparelho para medir a acidez e ph do oleo para poder comparar o oleo novo e usado.


manuelcar
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Mensagem por manuelcar »

depurador?


DINIS
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Mensagem por DINIS »

manuelcar Escreveu:depurador?
sim o que è um depurador? para que serve.
não alterou a sua bomba injetora, para ela ter mais pressão visto que o liquido que lá corre é mais grosso.


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sabelo
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Mensagem por sabelo »

desculpem se meti os pés pelas mãos , mas penso que é o nome que se dá a uma, digamos peças que separa a água de outros líquidos.
correcção necessita-se.
Um oleoso abraço
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Fry
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Mensagem por Fry »

sempre ouvi chamar centrifugadores
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DINIS
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Mensagem por DINIS »

sabelo Escreveu:desculpem se meti os pés pelas mãos , mas penso que é o nome que se dá a uma, digamos peças que separa a água de outros líquidos.
correcção necessita-se.
não tém que pedir desculpas, pois é que todos nos muitas das vezes sabemos as coisas mas não sabemos os nomes tecnicos das mesmas.

como faz a centrifugação? e com o que?


Fry
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Mensagem por Fry »

Imagem

é um equipamento para separar a água do oleo.
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manuelcar
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Mensagem por manuelcar »

e a cera do mel!

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a.jorge
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Mensagem por a.jorge »

parabéns.
eu só tenho usado mm ov novinho. qt a usado aind não experimentei pq aí precisamos de espaço, coisa q p\ ja não tenho.
deixem-me lá ter a garagem pronta..... ´lá iniciarei um novo passo no ov :p

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joaojero
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so estou a espera dos filtros

Mensagem por joaojero »

mandei vir os filtros do eu, é o q me falta para fazer o resto da indstalação. até lá aceitam-se recomendações.

a filosofia por detras deste sistema é:
entra o ovu, fecha-se a valvula de entrada. inverte-se a botija e ligo o compressor à botija com o oleo lá dentro. este fica pressurizado e é obrigado a passar pelos filtros.

muito provalvelmente vou ter de passar a saida para a parte de baixo da bilha, mas ate lá experimento assim.
Imagem

como podem ver tenho um filtro para o qual ainda tenho de fazer o copo. se alguem tiver um tubo, em ferro de preferência, com um diametro minimo de 12cm, pf digam!


manuelcar
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Mensagem por manuelcar »

atenção à pressão. a botija resiste, mas o copo do filtro tem que ser capaz também. e se isso explode....
se calhar devias prever um bypass para o caso de o filtro ficar colmatado

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joaojero
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Excelente

Mensagem por joaojero »

excelente! não me lembrava desse pormenor!
existem uns q se utilizam para as caldeiras. abrem a 8bar!

o sistema vai trabalhar a 6 bar, acho mais q suficiente e para alem disso, passo a utilizar material de canalização, sempre sai mais barato!


manuelcar
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Mensagem por manuelcar »

válvula de segurança. é uma pequena mas útil invenção.

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Camaleo
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Dúvidas

Mensagem por Camaleo »

caros amigos

sou iniciado nisto, tenho fácil acesso a ovu, e gostaria de me iniciar neste processo.

surgiu-me algumas dúvidas na gingajoga (como lhe chamam) que vi montada.
1º a bomba é uma bomba normal de água? ou é mesmo apropriada para oleo?
2º li algures que tinha que se filtrar até 1 micron..... nesta demonstração fala em 50 micras....
descukpem a ignorância, mas isto faz diferença?....
3ºjá vi que todos usam um filtro de gasóleo usado.... este é colocado no final do circuito?

obrigado, e desculpem se as perguntas são de alguma forma ridículas.

camaleo


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sabelo
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Re: Dúvidas

Mensagem por sabelo »

camaleo Escreveu:caros amigos

sou iniciado nisto, tenho fácil acesso a ovu, e gostaria de me iniciar neste processo.

surgiu-me algumas dúvidas na gingajoga (como lhe chamam) que vi montada.
1º a bomba é uma bomba normal de água? ou é mesmo apropriada para oleo?
a que eu tenho é uma simples bomba de puxar água com 1/2 cv e um débito de 40 l/hora. a torneira é para controlar o caudal. menos caudal=melhor filtragem.
2º li algures que tinha que se filtrar até 1 micron..... nesta demonstração fala em 50 micras....
descukpem a ignorância, mas isto faz diferença?....
claro que faz a diferença. 50 micras é muito , digamos lixo para os injectores que estão calibrados para (penso eu) 1 micron. o filtro que tenho de 50 é para "agarrar" algum sólido que tenha passado pelos panos, deixando assim os filtros de gasóleo mais "limpos".
3ºjá vi que todos usam um filtro de gasóleo usado.... este é colocado no final do circuito?
yeap. e de preferência, colocar depois um filtro de gasolina. eu neste momento já tenho 2 filtros de gasóleo (novos) e vou adicionar 1 de gasolina.
obrigado, e desculpem se as perguntas são de alguma forma ridículas.
nada de obrigados, estamos aqui para ajudar com os nossos conhecimentos e experiências positivas. ridiculo é o nosso p.m. e o seu séquito...

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Flamingo
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Re: Dúvidas

Mensagem por Flamingo »

camaleo Escreveu:caros amigos
surgiu-me algumas dúvidas na gingajoga (como lhe chamam) que vi montada.
1º a bomba é uma bomba normal de água? ou é mesmo apropriada para oleo?
2º li algures que tinha que se filtrar até 1 micron..... nesta demonstração fala em 50 micras....
descukpem a ignorância, mas isto faz diferença?....
3ºjá vi que todos usam um filtro de gasóleo usado.... este é colocado no final do circuito?
camaleo
nem todos usam filtro de gasoleo no final do sistema de filtragem... aproveito para dizer que segundo as minhas pesquisas são poucos os filtros de gasoleo que tem capacidade de filtrar a esse ponto, 1 micron. bem, mas excuindo isso, consulta este link, é sempre mais uma ideia...

http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... c&start=60

lá podes ver a eletrobomba, do mais pequeno que consegui arranjar, e o percurso do oleo. primeiro um filtro de 70 micron, depois 25, depois de 5 e por fim de 1. depois é para o jerrican.
um abraço

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Camaleo
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Mensagem por Camaleo »

amigos, obrigado pela explicação... acho que percebi...


mas agora ficqeui muito desiludido

fui ver a bomba injectora do meu peugeot 306 xad que estava convencidíssimo que era uma bosch, mas afinal é uma lucas....

parece que não se recomenda a utilização de ovd nesta bomba...

estou desanimado... mas mesmo assim vou procurar uma solução...

aceito sugestões


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orbis
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Mensagem por orbis »

podes sempre usar ovd como aditivo e com eventuais vantagens na redução de consumo. até 10% ov novo e 5% ovu.

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Rogi
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Mensagem por Rogi »

parabéns pelo trabalho e boa continuação, um abraço.
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Camaleo
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Mensagem por Camaleo »

amigos,

tive a ler mais um pouco e continuo com muitas dúvidas....

pelo que vi no tópico das bombas injectoras, com um kit de combustível posso ir até aos 80%, mesmo com um bi lucas......

se for assim ganho novo ânimo.....

talvez valha a pena investir no kit. só não sei se aquelas percentagens são para oleo novo ou usado...

a mim interessava-me o óleo usado na medida em que tenho com fartura.... e dar-lhe-ia o tratamento que recomendam aqui no fórum...

mesmo assim insisto... nesta pergunta.

posso colocar ovd novo até 10% ou ovu até 5%, sem adicionar qualquer outro aditivo nem mesmo a % de gasolina, e sem qualquer prejuizo para o motor... não posso?


agradeço toda a ajuda

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