Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

sim! resistencia, termostato e se calhar também a bomba


DINIS
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: segunda mai 21, 2007 10:19 pm
Localização: SANTIAGO DO CACÉM

Mensagem por DINIS »

tiagoc Escreveu:em relação aos excedentes dessas limpezas, qual é o fim mais apropriado?

já vi que a água pode ser usada em rega (quem tiver essa possibilidade), por exemplo, mas ainda não li nada sobre a "maionese"... tem algum uso ou deita-se fora? junto com o lixo comum ou deve-se ter algum cuidado especial (separando, entregando em algum local apropriado, ...)?
gostaria de saber qual o significadi de "maionese".


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

a referida maionese é uma emulsão que por sua vez, é mistura entre dois líquidos imiscíveis em que um deles (a fase dispersa) encontra-se na forma de finos glóbulos no seio do outro líquido (a fase contínua). exemplos de emulsões incluem manteiga e margarina, maionese, café expresso e alguns cosméticos como cremes e loções. as emulsões mais conhecidas consistem de água e óleo.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


DINIS
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: segunda mai 21, 2007 10:19 pm
Localização: SANTIAGO DO CACÉM

Mensagem por DINIS »

fry Escreveu:a referida maionese é uma emulsão que por sua vez, é mistura entre dois líquidos imiscíveis em que um deles (a fase dispersa) encontra-se na forma de finos glóbulos no seio do outro líquido (a fase contínua). exemplos de emulsões incluem manteiga e margarina, maionese, café expresso e alguns cosméticos como cremes e loções. as emulsões mais conhecidas consistem de água e óleo.

boa noite amigo. a explicação foi boa mas não deu para preceber muito visto que não domino esses termos que penso que sejám alguns tecnicos. caso sejá possivel trocar essa explicação por algu mais simples. pode ser ? eu agradecis.

Avatar do Utilizador

jscavalh
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sábado mar 24, 2007 1:09 pm
Localização: Algures no mar

Mensagem por jscavalh »

olá manuelcar,

envio-te uma foto do filtro de combustivel do meu terrano i, como podes ver tem 4 tubos, já perguntei a um mecãnico e não entendi muito bem a função de ter 4 tubos, um vem do depósito, outro é o retorno, e 2 vão para a bomba injectora segundo a explicação ter dois tubos para a bomba injectora tem a ver com a mais ou menos necessidade de combustivel da bi e assim passar mais ou menos combustivel, esta foi a explicação, por cima fica bomba de combustivel primária, fiquei surpreendido de ser tão pequena e não ter qualquer ligação electrica, segundo ele e através de comparação com outros carro é da marca bosh.

podes pff dar-me uma opinião de como fazer a ligação de enviar o retorno para o filtro, e aonde posso colocar um 2º filtro de combustivel?

Imagem

obrigado e um abraço
Frita frita Terrano I

Avatar do Utilizador

jscavalh
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sábado mar 24, 2007 1:09 pm
Localização: Algures no mar

Mensagem por jscavalh »

estou com alguns problemas em colocar a foto, se não conseguires visualizar correctamente posso enviar por email
Frita frita Terrano I


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

boa noite amigo. a explicação foi boa mas não deu para preceber muito visto que não domino esses termos que penso que sejám alguns tecnicos. caso sejá possivel trocar essa explicação por algu mais simples. pode ser ? eu agradecis.
faz a experiência mistura água no oleo dentro de uma garrafa e agita fortemente durante 1 minuto. ficas a saber o que é emulsão.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

olá jscavalh
editei a tua mensagem para mostrar a foto.
para colocares uma foto tens que a fazer com uma largura de 600 pixeis, depois fazes o upload como fizeste e seleccionas o ultimo linque directo. quando o colocares na mensagem seleccionas e clicas no botão img que está em cima da janela. assim a imagem é carregada quando mostra a mensagem. atenção que uma imagem tão grande é um problema para carregar e para visualizar.
não se consegue ver bem, mas já sei qual é a configuração que tens:
ao filtro chega um tubo de combustivel provavelmente enviada por uma bomba de transferência mecânica ou electrica (no topo mas descentrada)
daqui passa o combustivel passa pelo elemento filtrante e volto ao topo (no centro). daqui sai para a bomba de injecção. depois o retorno da bomba volta ao topo do filtro e, provavelmente na mesma união junta-se o retorno dos injectores, e sai de volta para o depósito.
creio que é isto e uma foto melhor vai-me permitir confirmar e apontar-te a solução para o teu problema.
a vantagem desta configuração é uma purga extremamente rápida de todo o circuito incluindo o filtro. manda-me a tua foto que eu depois edito: [email protected].


Fernando Santos
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta jun 07, 2007 8:25 pm
Localização: Palmela

Novo nestas coisas

Mensagem por Fernando Santos »

saudações a todos

tenho utilisado óleo vegetal usado misturado com o gasóleo numa proporção de cerca de 30 %
desconhecia os processos que mencionam. apenas tenho utilizado a filtragem com um pano de algodão (ganga) e depois deixo ficar o óleo nos recipientes ao sol. procedo antecipadamente à decantação do óleo para o mesmo não levar água, devolvo o restante ao restaurante que me "abastece" para ser entregue a uma empresa de reciclagem.
depois de ler o processo por vós utilizado penso ter estado a cometer asneira grossa, porque afinal o processo tem algo mais. a minha viatura é um land rover, bomba injectora bosch.


um abraço
fernando santos


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

ainda vais a tempo
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


Fernando Santos
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta jun 07, 2007 8:25 pm
Localização: Palmela

Novo nestas coisas

Mensagem por Fernando Santos »

claro que vou a tempo.
nunca me passou pela cabeça quer a economia, quer o cheiro, que é bastante mais agradável que o da queima do gasóleo.

Avatar do Utilizador

jscavalh
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sábado mar 24, 2007 1:09 pm
Localização: Algures no mar

Mensagem por jscavalh »

manuel, obrigado mais uma vez,

o que entendi da montagem é que os 2 tubos que vão para a bomba, afinal um é o retorno da bi ao filtro só depois é que vai para o depósito correcto? pensava que ia directamente ao deposito mas também foi burrice porque se sabia que um dos tubos que sai do filtro era o retorno, este também tinha que ter a sua canalização da bi para o filtro. ok

quanto á bomba de transferência não sabia que era descentrada (seja lá o que isso significa), penso tratar-se da necessidade de fazer a filtragem em 2 passos.

a purga que falas é no caso de desferragem???
Frita frita Terrano I

Avatar do Utilizador

jscavalh
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sábado mar 24, 2007 1:09 pm
Localização: Algures no mar

Mensagem por jscavalh »

manuel, o email que te enviei com a foto veio devolvido, não sei o que se passa, a mensagem que dá:

"....technical details of permanent failure:
perm_failure: smtp error (state 13): 553 sorry, relaying denied from your location [209.85.146.177] (#5.7.1)..."

vou continuar a tentar
Frita frita Terrano I

Avatar do Utilizador

sccf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: quinta abr 12, 2007 2:35 pm
Localização: lourinhã

Mensagem por sccf »

estou a fazer a experiência da lavagem do óleo. comprei um peq kit de medição de ph (para aquários). a água da torneira ficou no escalão máx. 7,6!
a água da 1ª lavagem ficou em 7,4.

tenho fotos, mas não sei colocar aqui!

Avatar do Utilizador

sccf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: quinta abr 12, 2007 2:35 pm
Localização: lourinhã

Mensagem por sccf »

já agora... não tenho "maionese". só água e "leite"!


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

experimanta mandar para [email protected]
e passamos a tratar do assunto aqui: http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=2175


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

sccf Escreveu:já agora... não tenho "maionese". só água e "leite"!
água e leite??? mete no micro ondas a 70º e vê como fica.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


luislobo
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta jun 06, 2007 12:10 am
Localização: Vila Nova de Santo André

Mensagem por luislobo »

muito boa tarde
comecei no processo de reciclagem de óleo usado. primeiro faço uma filtragem muito bem feita ( fica caindo gota a gota...) depois a lavagem.. deixo secar.... no entanto a cor do óleo não fica amarelada com se estivesse novo mas sim mais tipo cor de mel ( a cor com que inicio o processo) o óleo fica trablucido e parece com bom aspecto... será que já está apto a ser usado?

a cor fica semelhante ao descrito no processo do jossef
em
http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=908

obrigado


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

se tiver transparente como o que se vende no supermercado, está optimo. a água misturada vai partir componentes do motor.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


luislobo
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta jun 06, 2007 12:10 am
Localização: Vila Nova de Santo André

Mensagem por luislobo »

transparente está... o que não está é amarelo.. está cor de mel...

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”