Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Avatar do Utilizador

Camaleo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta out 24, 2007 3:31 am

Mensagem por Camaleo »

caros amigos

estou com uma dúvida relativamente ao aquecimento do óleo para acelerar a secagem.

a que temperatura deve ser aquecido?

se for com uma resistencia de aquario que providencia no máximo uns 34 graus centígrados, terei uma secagem de quanto tempo?

em quanto tempo acelera?

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

se for com uma resistencia de aquario que providencia no máximo uns 34 graus centígrados, terei uma secagem de quanto tempo?
uma resistência de aquario não serve, não dá calor suficiente.

bom é um sistema de recirculação com chuveiro e aquecimento até 60 graus.
outro método é aquecer oleo até 110ºc e manter esta temperatura até deixar de sair bolhas de vapor.

muito cuidado com o manuseamento por causa das queimaduras.
atenção, que se houver muita água no oleo pode haver projecção de oleo quente.
usar sempre luvas grossas e óculos de protecção.

Avatar do Utilizador

Camaleo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta out 24, 2007 3:31 am

Mensagem por Camaleo »

descupem a insistencia,

mas o aquecimento até + ou - 60 graus

pode fazer-se numa barrica plástica?

como posso providenciar aquecimento... houvi falar em resistencias de maquina de lavar roupa ou assim....

precisava de clarificar essa ideia

cump.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

camaleo Escreveu:descupem a insistencia,

mas o aquecimento até + ou - 60 graus

pode fazer-se numa barrica plástica?

como posso providenciar aquecimento... houvi falar em resistencias de maquina de lavar roupa ou assim....

precisava de clarificar essa ideia

cump.
o plástico aguenta 60 ºc, uma resistência com termocontacto proveniente dae uma máquina de lavar, serve bem (até podes usar o tambor como recipiente de secagem). convém fazer a circulação - podes aproveitar a bomba da mesma máquina (cuidado, esta não puxa, por isso tem de ser instalada de maneira para ficar sempre submersa).
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por Flamingo »

eu tenho umas resistencias que eram de uma "patusca". num torno de bancada, com algum jeito apertei-as e transformei o circulo que elas faziam numa oval bastante estreita para meter dentro dos jerricans. mas também não sei por quanto tempo devo manter a resistencia no ov. para poder ter a certeza que o ov não tem água só fazendo o teste na frigideira e ver se ainda salpica, não?...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

flamingo Escreveu:eu tenho umas resistencias que eram de uma "patusca". num torno de bancada, com algum jeito apertei-as e transformei o circulo que elas faziam numa oval bastante estreita para meter dentro dos jerricans. mas também não sei por quanto tempo devo manter a resistencia no ov. para poder ter a certeza que o ov não tem água só fazendo o teste na frigideira e ver se ainda salpica, não?...
aquecer e manter aquecido por várias horas, depois fazer teste no microondas (num pequeno frasco de vidro). aproveitar ov quente para facilitar a filtragem final.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

mco
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: sábado jul 07, 2007 2:49 pm
Localização: São João da Madeira

Mensagem por mco »

para ter a certeza que não tem água no teste do microondas a melhor coisa é colocar naqueles fracos de vidro do iogurte, passado uns minutos no microondas retirar e se o óleo já estiver a sair bolhas e não se ouvir estalos é sinal que está bom. eu até costumo colocar umas gotinhas de água quando ele está quente e se quando elas cairem ele estalar nesse momento é sinal que está bom


ncintrao
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta dez 26, 2007 1:01 pm

Mensagem por ncintrao »

olá a todos
sou novo aqui por estas andanças..tsou da zona de sintra e estou a pensar em converter a minha berlingo para utilizar ov usado.
gostava de vos colocar uma questão. tenho lido bastante sobre as possibilidades de filtragem/lavagem, etc do ov usado.

encontrei uma página
http://www.xyzworks.com/centrifuge.htm

em que o autor refere a utilização de uma centrifugadora da dieselcraft para o tratamento do ov, aparentemente ele realizou uma série de testes que indicam que a centrifugadora para além de retirar as partículas até 1 micron também retira a água e a acidez.

qual a vossa opinião?
cumprimentos

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por Flamingo »

antes de mais nada, obrigado pelo contributo que deste a este forum com o link que colocaste. muitas são as vezes que nos colocamos à procura de algo e sem saber com que palavras pesquisar não encontramos nada. eu já dei uma vista de olhos no dito link, mas irei velo e analisar com mais calma logo mais à tarde.
pelo conhecimento que eu tenho sobre coisas identicas posso dizer que aquilo que vi é algo bastante interessante.
muitas são as vezes que dizemos como de um ditado popular se tratasse: "percebo tanto disso como de lagares de azeite" mas eu não posso dizer o mesmo, é que eu trabalhei num durante uma época, já com sistemas bastante modernos, e tendo em vista as normas europeias sobre a produção de azeite, o dito lagar continuou a sua modernização e ainda hoje se mantém aberto, ao passo que outros fecharam. e no dito lagar na altura em que lá trabalhei, o filtro de azeite que lá existia funcionava pelo método de centrifugação, trabalhava com cerca de 7 000 rpm. a sua eficácia permitia separar a água do azeite e também as impurezas. sobre a acidez é que já era algo um pouco mais dificil, mas falamos de azeite na sua fabricação/destilação... esse filtro ainda se mantém lá no dito lagar embora agora tenham lá um maior também, mas deste ultimo o azeite não sai tão cintilante. por isso e pela parte que me toca eu dou nota bastante positiva ao que aqui apresentaste... (o dito lagar de que falei fica na freguesia de gouviães, concelho de tarouca, distrito de viseu. è de lá que eu sou...)
um abraço...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

eu já tinha lido sobre isso também e parece que o sistema resulta, o problema é o investimento.

quanto a acidez, não sei, seria necessário fazer testes e compensar com algo adequado, ainda antes da centrifugação, talvez soda cáustica resolve o problema.....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

o bicarbonato de sodio é melhor que a soda

abraço


ncintrao
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta dez 26, 2007 1:01 pm

Mensagem por ncintrao »

olá novamente

em relação ao investimento..encontrei uma centrifugadora que fica por volta dos 200€ ( http://www.stationaryengineparts.com/erol.html#1x0 ), parece-me um investimento aceitavel. o que acham?


em relação à acidez tb encontrei "hidroxido de cálcio", penso qu tb é utilizado em aquarios.
já ouviram falar?


cumprimentos

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

acho que isso é cal viva.


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

interessante a solução apresentada. mas não creio que substitua a lavagem.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

não compliquem o que é simples. lavar não tem qualquer ciência. não precisam de inventar, só vão desperdiçar tempo e dinheiro.

abraço.

Avatar do Utilizador

augsantos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 449
Registado: terça mai 15, 2007 11:30 pm
Localização: Cadaval

Máquina de lavar...

Mensagem por augsantos »

é uma fonte muito útil da peças para sistemas de reutilização de óleos. eu tive a sorte de encontrar uma máquina com a entrada da roupa por cima, dá muito mais jeito. usei este sistema para produzi biodiesel, mas agora ao ler estes posts, vi que também serve para lavar o ov usado.

aproveitei: a resistência (para aquecer), o tambor (cortado) para agitar, e o motor para a tração.

tenho que arranjar mais tempo para o ov usado. pena que tenho uma citroen berlingo, não é muito compatível...


tigerbabaluba
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: domingo jan 13, 2008 2:46 am

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por tigerbabaluba »

bom dia o meu nome é pedro e sou um entusiasta da reciclagem e há muito que sou utilizador de gpl (10 anos).
acordei agora para a utilização dos óleos vegetais nos motores diesel.
já pesquisei este forúm de cima a baixo e acumulei bastante info no entanto algumas dúvidas subsistem.
com a vossa paciência e colaboração serei por certo elucidado. obrigado
cá vai a minha 1ª pergunta:

"uma alternativa simples e barata, embora mais demorada, é primeira pré-filtragem por uma meia de nylon, decantação de 1 semana, segunda pré-filtragem por gravitação através de um saco de filtragem (2 a 5 mícron), filtragem final através de um segundo saco de filtragem (a 1 mícron): "

utilizando este método dispensa a lavagem ? julgo que não. agradeço o esclarecimento

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por orbis »

filtragem é filtragem. lavagem é lavagem.
descomplica a filtração. passa por um bocado de ganga.
se não usarem percentagens muito elevadas, provavelmente não adianta lavar.


tigerbabaluba
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: domingo jan 13, 2008 2:46 am

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por tigerbabaluba »

como só pretendo reciclar os óleos que se usam em minha casa a quantidade a reciclar será sempre pequena. como tenho também uma caldeira a gasóleo para além do carro a percentagem de óleo a misturar será sempre pequena

digamos que com uma percentagem a 10% ou menos. bastará filtrar por uma ganga e não será necessario efectuar lavagem?
obrigado

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por Flamingo »

eu estou convencido que apenas a filtragem para essas quantidades seja o suficiente, mas toma em conta a opinião de alguém que por aqui poste mais antigo que eu...

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”