Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por pinto »

viva,eu faço tudo em garrafas e garrafoes de água.coloco mais ou menos 25% de água de seguida o óleo,mas sem encher a garrafa.chocalho por uns 2 ou 3 minutos e deixo repousar umas 3 ou 4 semanas,até ficar cristalino e sem bolhas de água coladas à parede da garrafa.faço isto num anexo,que por acaso aquece bastante devido às telhas.
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por visitante »

vivam ...
pinto Escreveu:viva,eu faço tudo em garrafas e garrafoes de água.coloco mais ou menos 25% de água de seguida o óleo,mas sem encher a garrafa.chocalho por uns 2 ou 3 minutos e deixo repousar umas 3 ou 4 semanas,até ficar cristalino e sem bolhas de água coladas à parede da garrafa.faço isto num anexo,que por acaso aquece bastante devido às telhas.
sistema parecido ao meu..já que o processo de secagem é feito ou no interior de um carro..muita superficie vidrada e com boa exposição solar..ou na varanda de casa..tambem com uma excelente exposição solar..

quanto ao processo em si..faço assim..e acho que bem..

em garrafões de 5 litros coloco 3 de oleo (filtrado por uma rede de malha fina..tipo para chá)..capacidade da fritadeira..e 1 litro de agua..agito e coloco a assentar..passados uns dias transfego o oleo para outro garrafão e mais 1 litro de agua..executo a mesma fase..outra transfega..outra dose de agua e só depois então transfego para o recipiente final..resumindo :
3 lavagens..3 estagios para assentar e 2 semanas para secar..antes de colocar no deposito adiciono 5% de gasolina ao oleo apurado e filtro por um filtro equivalente ao do carro..

abraços
[***************]


tarzan993
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: terça mai 27, 2008 7:53 pm

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por tarzan993 »

[***************] Escreveu:vivam ...
pinto Escreveu:viva,eu faço tudo em garrafas e garrafoes de água.coloco mais ou menos 25% de água de seguida o óleo,mas sem encher a garrafa.chocalho por uns 2 ou 3 minutos e deixo repousar umas 3 ou 4 semanas,até ficar cristalino e sem bolhas de água coladas à parede da garrafa.faço isto num anexo,que por acaso aquece bastante devido às telhas.
sistema parecido ao meu..já que o processo de secagem é feito ou no interior de um carro..muita superficie vidrada e com boa exposição solar..ou na varanda de casa..tambem com uma excelente exposição solar..

quanto ao processo em si..faço assim..e acho que bem..

em garrafões de 5 litros coloco 3 de oleo (filtrado por uma rede de malha fina..tipo para chá)..capacidade da fritadeira..e 1 litro de agua..agito e coloco a assentar..passados uns dias transfego o oleo para outro garrafão e mais 1 litro de agua..executo a mesma fase..outra transfega..outra dose de agua e só depois então transfego para o recipiente final..resumindo :
3 lavagens..3 estagios para assentar e 2 semanas para secar..antes de colocar no deposito adiciono 5% de gasolina ao oleo apurado e filtro por um filtro equivalente ao do carro..

abraços
[***************]
ja agora, como é que retira o oleo dos garrafoes? tem uma torneira?

ja tenho o meu a 2 dias a secar, e com este calor, nao tou a ver muito progresso, hoje pus 4l de ovu num balde de tinta de 20l, desse estou a espera de emlhores resultados, mas vou ver...

ainda bem que partilharam as vossas ideias, com a experiencia dos outdros é que se aprene.

abraço

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por Luciano Kaefer »

tens que ter uma torneira embaixo, para primeiro, tirar a água, logo descobre, pela viscosidade, que o que está à sair é óleo, assim que acabar a água que está sempre embaixo.

outra sugestão para quem não tem bidons cônicos: coloque a torneira na lateral, situado ligeiramente acima de onde estaria o nível de água. nesse caso, sempre acaba por perder um pouco de óleo. ainda resta transferir a água+pouco óleo, à um outro recepiente cônico, para retirar o detalhe.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por visitante »

vivam ...

eu tiro o oleo..que fica sempre a um nivel superior..através de um tubo e pelo metodo de sucção..

insiro o tubo até mais ou menos um centimetro do nivel minimo do oleo..faço sucção pela outra ponta do tubo..e deixo que a fisica trate do resto para efectuar a transfega para outro garrafão que se encontra num nivel inferior..

desta forma..não verifico movimento algum nas camadas abaixo do oleo..pelo que este sai aparentemente limpinho..

acho que é bastante simples..

abraços
[***************]


tarzan993
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: terça mai 27, 2008 7:53 pm

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por tarzan993 »

[***************] Escreveu:vivam ...

eu tiro o oleo..que fica sempre a um nivel superior..através de um tubo e pelo metodo de sucção..

insiro o tubo até mais ou menos um centimetro do nivel minimo do oleo..faço sucção pela outra ponta do tubo..e deixo que a fisica trate do resto para efectuar a transfega para outro garrafão que se encontra num nivel inferior..

desta forma..não verifico movimento algum nas camadas abaixo do oleo..pelo que este sai aparentemente limpinho..

acho que é bastante simples..

abraços
[***************]

boas!

ja agora, deixa as tampas dos bidons abertas ou fechadas?

abraço


pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por pinto »

eu para tirar o óleo dos garrafoes,faço um furo uns centímetros acima da camada branca e deixo correr para dentro de outro garrafao virado ao contrário.este garrafao cortei-lhe a base e coloquei um pano no gargalo que faz de filtro.em relação às lavagens,só faço uma lavagem.já ando a óvu desde janeiro,e pouco mais de 15 mil km,e tem corrido bem.
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por visitante »

vivam ...


ja agora, deixa as tampas dos bidons abertas ou fechadas?

deixo abertas..assim evito a condensação da agua dentro dos garrafões..e sendo o objectivo que a mesma evapore..tem logica..não tem ?

abraço
[***************]


tarzan993
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: terça mai 27, 2008 7:53 pm

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por tarzan993 »

sim é claro tem toda a logica.

pensava que deixava a tampa quando tava em separaçao, porque para secar é obvio que se tira a tampa ; )

abraço

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por orbis »

o sol seca mesmo muito bem, mesmo no inverno. o problema são muitos dias de chuva seguidos.


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por visitante »

vivam ...
orbis Escreveu:o sol seca mesmo muito bem, mesmo no inverno. o problema são muitos dias de chuva seguidos.
tenho a sorte de viver no algarve..mas creio que em qualquer zona será possivel encontrar um ambiente propicio para a secagem..é uma mera questão de adaptação..o sol não é o unico meio..

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por orbis »

já reparei que deixando o vasilhame tapado, seca na mesma. a água condensa na parte superior da garrafa/garrafão, mas se se tirar a tampa de seguida ela evapora rapidamente. portanto no caso de se deixar o material ao ar livre e o tempo não esteja seguro, não há problema em deixar tapado, porque a separação entre o óleo e água por evaporação, faz-se na mesma. a água pode evaporar para fora do recipiente posteriormente com a retirada da tampa.


nrsoftware
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça jul 08, 2008 11:37 pm

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por nrsoftware »

boas,
tive a fazer uma experiença a tratar 1 meio litro numa garrafa, coloquei alguma agua, agitei bastante não muito tempo e deixei quase 1 semana ao sol. mesmo assim o oleo apresenta cor caramelo.
alguma ideia?


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por visitante »

vivam ...
nrsoftware Escreveu:boas,
tive a fazer uma experiença a tratar 1 meio litro numa garrafa, coloquei alguma agua, agitei bastante não muito tempo e deixei quase 1 semana ao sol. mesmo assim o oleo apresenta cor caramelo.
alguma ideia?
tambem tenho um lote de cerca de 8 litros dado por um restaurante que está assim..já vai com 3 lavagens e sempre cor de caramelo escuro..acho que não o vou aproveitar..

tenho o cuidado de o oleo que particulares me dão e o que trago de casa vir em garrafões de 5 litros mas com no maximo 4 de oleo..para lhes adicionar logo a agua..e normalmente..pelo menos o de casa que só faz 3 frituras..adquirem praticamente a cor original na 1ª lavagem..agora a este "caramelo" não sei que lhe faça..separou bem..mas a cor e cheiro..não me cheiram..e na duvida..acho que vai na ecolub..

esperemos por opiniões mais avalizadas...

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por klinzter »

tambem tenho um lote de cerca de 8 litros dado por um restaurante que está assim..já vai com 3 lavagens e sempre cor de caramelo escuro..acho que não o vou aproveitar..

bem, eu também tive esse problema, de ficar sempre com uma cor já fiz 20 lavagens e nada... isto aparenta ser o óleo estar muito queimado....

ainda vou fazer mais testes...
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por Fry »

atenção.... por vezes temos de recorrer a temperaturas superiores para extrairmos a água. antes de se desfazerem do ov que consideram improprio, testem num recipiente, uma pequena amostra, submetendo-a a 100º no fogão.

abraço.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por visitante »

vivam ...
fry Escreveu:atenção.... por vezes temos de recorrer a temperaturas superiores para extrairmos a água. antes de se desfazerem do ov que consideram improprio, testem num recipiente, uma pequena amostra, submetendo-a a 100º no fogão.

abraço.
será a agua que lhe confere aquela cor ??..coloco as minhas duvidas..já que a agua é sempre a mesma..os garrafões são identicos..o local de processamento é sempre o mesmo..uma viatura imobilizada com ampla superficie vidrada e bem exposta ao sol..sendo as condições iguais para todos os garrafões (chegam a atingir quase 70º no interior da viatura) porquê só nestes que vieram do tal restaurante se mantem aquela cor tão escura sendo no entanto translucida ?..

todavia..vou levar um bocado para casa e ensaiar seguindo o teu conselho..

abraços
[***************]


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por Fry »

quando estamos na presença de ov exageradamente saturado, além de evitar consumir fritos nesse local, poderemos juntar com outro de origem mais sadia.
dessa forma a acidez da saturação é diluida, facilitando o posterior tratamento e aproveitamento para a combustão.

abraço.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


nrsoftware
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça jul 08, 2008 11:37 pm

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por nrsoftware »

boa ideia fry, junta-se esse oleo caramelo lavado com oleo novo , aqui temos de aproveitar tudo, ja agora estou estou a fazer testes com jeep grand cherokee 2.5 td 30%ov.

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por klinzter »

consegui arrenjar uma pequena amostra de um restaurante, na qual já sofreu 4 lavagens e mantendo a mesma cor (caramelo), no entanto retirei metade desse óleo e misturei um bocadinho de sal, e mais agua quente.

neste momento e como comprova as fotos, tenho 2 amostras, ambos com água e num deles com sal e outro não.

no que está mais branco é que têm o sal

após de uma agitação de 30seg.
lado esquerdo contém sal
Imagem

após de alguns minutos
Imagem


Imagem

o óleo do lado direito foi da amostra que foi usada
Imagem
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”