Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

osvaldop12
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda jun 09, 2008 1:09 am
Localização: Algarve

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por osvaldop12 »

olá pessoal,

sou novo nestas andanças. muito já li por aqui e mais aprendi. mas ... ainda me surge uma duvida:
o oleo usado pode conter azeite?
eu gasto muito azeite, bem como os meus amigos, então surgiu-me esta duvida.
desde já agradeço a quem responder.
saudações


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por Fry »

olá

o azeite é uma gordura vegetal como qualquer outra...quando o tema é biocombustível, embora o preço seja incomportável excluindo logicamente, o impróprio para consumo.

abraço
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


osvaldop12
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda jun 09, 2008 1:09 am
Localização: Algarve

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por osvaldop12 »

obrigado fry, pelo esclarecimento.

no outro dia deitei fora um garrafão de 5l por conter azeite à mistura. agora já sei.

vou continuar a pedir à malta para guardar.

acabei de passar 10l de oleo pela segunda lavagem. vai ser o primeiro oleo usado a colocar na viatura.

um abraço

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por Flamingo »

osvaldop12 Escreveu:obrigado fry, pelo esclarecimento.

no outro dia deitei fora um garrafão de 5l por conter azeite à mistura. agora já sei.

vou continuar a pedir à malta para guardar.

acabei de passar 10l de oleo pela segunda lavagem. vai ser o primeiro oleo usado a colocar na viatura.

um abraço
que desperdicio!...

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por klinzter »

A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por RED BARON »

nem mais.




osvaldop12
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda jun 09, 2008 1:09 am
Localização: Algarve

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por osvaldop12 »

eu mereço isso tudo. mas... não abusem.

é a ignorância. agora já sei.


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por visitante »

vivam ...
osvaldop12 Escreveu:eu mereço isso tudo. mas... não abusem.

é a ignorância. agora já sei.
não fiques preocupado..ás tantas os que estão a fizeram o mesmo que tu..e só com o esclarecimento do fry ficaram a saber que fizeram asneira..e agora..estão a auto-flagelarem-se com bastante veemencia e empenho para se redimirem...

já agora..a talhe de foice..acho que foi o klintzer que mencionou a utilização de sal na lavagem do ov..é possivel alguem me explicar a razão disso ?

abraços
[***************]


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por Fry »

olá

o sal é realmente uma das soluções que utilizo como terapia, tanto no ov como no bd, para resolver emulsões inesperadas ou acidentes de percurso.

alem de ser um desinfectante, tem a particularidade de tornar a água mais densa, separando-a rapidamente das gorduras.
o sal não se dissolve no ov nem no bd, por isso, não existe qualquer contra-indicação, no seu uso, tratando-se de um carburante com destino a uma combustão que se pretende isenta de quaisquer partículas.

o klinzter tem razão em tê-lo usado para solucionar o problema. não me tenho referido a ele, por o considerar um produto poluente que deve ser evitado.

abraços.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por visitante »

vivam ...

boa fry..essa informação sobre as propriedades do sal na lavagem do ov vai-me ser bastante util de futuro..claro que recorrerei a ela apenas nos casos que se justifiquem dado tambem teres tido o cuidado de tambem referires o lado nefasto da mesma..

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por klinzter »

fry Escreveu:olá

o sal é realmente uma das soluções que utilizo como terapia, tanto no ov como no bd, para resolver emulsões inesperadas ou acidentes de percurso.

alem de ser um desinfectante, tem a particularidade de tornar a água mais densa, separando-a rapidamente das gorduras.
o sal não se dissolve no ov nem no bd, por isso, não existe qualquer contra-indicação, no seu uso, tratando-se de um carburante com destino a uma combustão que se pretende isenta de quaisquer partículas.

o klinzter tem razão em tê-lo usado para solucionar o problema. não me tenho referido a ele, por o considerar um produto poluente que deve ser evitado.

abraços.


e não calhou em pôr açúcar
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por RED BARON »

o sal tambem ajuda a limpar actuando como um precipitador de impurezas, comporta-se mais ou menos como os sais de aluminio dos quais o sulfato é muito utilizado para remover as impurezas da agua por floculação.

Avatar do Utilizador

mco
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: sábado jul 07, 2007 2:49 pm
Localização: São João da Madeira

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por mco »

aqui fica um aviso já que este forum não é só para as coisas boas:

ontem por volta das 16h meti o programador que uso para fazer ligar o sistema para aquecer o ov, o programador fez activar uma resistência de uma maquina de lavar e um motor (também de uma maquina), neste caso a resistência estava dentro de um bidão de 200l com 100l de ovu.

depois de 45min aquecido decidi colocar então agua. hoje de manhã como normal fui e retirei a água, como não tive grande tempo deixei a resistência para cima (já que não estava a ser usada), a verdade é que esqueci-me de retirar o programador e ele seguindo a sua função ás 16horas ligou, a resistência como estava "a seco" criou curto-circuito gerando ali um incêndio, passado alguns minutos sendo alertado pelos vizinhos de muito fumo na garagem desci e reparei que o bidão e a zona a volta estava em chamas, como tinha uma mangueira a mão lá consegui emendar o problema e quando os bombeiros chegaram nem fumo tinha (já que demoraram cerca de 15min.).

como sou uma pessoa cheia de sorte, tenho que pensar positivo porque se tivesse lá o carro do meu pai o prejuízo seria bem grande, mesmo assim tenho que aguentar com uma nova instalação eléctrica na garagem, bidão,resistência, motor e algumas ferramentas que queimaram

foi um grande aviso para mim e espero também poder alertar os utilizadores deste forum.

cumprimentos.
A consumir OVU a 100.000km ;)
Associado Nº29

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por mnunespt »

mco

lamento desde já o infortunio. sei que te serviu de lição, e o facto de teres a coragem de o postar aqui é uma mais valia para outros utilizadores. obrigado pelo conselho.

eu tendo o meu processador de bd longe de casa, já me passou varias vezes pela cabeça de automatizar o processo de modo a poder evitar umas horas de "seca" à espera. mas tenho resistido à tentação porque sei que mesmo os melhores controladores podem falhar. pode espipar-se um tubo, (como já me aconteceu) entre outras coisas.
por isso não facilito.

abraço.

ps: o meu primeiro bd foi feito com 15 litros de azeite rançoso e 15 de oleo vegetal misturado. o carro até lambeu os beiços.


pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por pinto »

mco andas numa maré de azar,foi essa situação é o azar no carro,mas como tu disses-te,poderia ser muito pior.
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev

Avatar do Utilizador

mco
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: sábado jul 07, 2007 2:49 pm
Localização: São João da Madeira

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por mco »

pinto Escreveu:mco andas numa maré de azar,foi essa situação é o azar no carro,mas como tu disses-te,poderia ser muito pior.
podes crer e nunca mais passa

quando será que volta um pouco de paz?

agora é seguir para a frente e gostava de construir uma nova unidade para reciclar ov, já que fiquei sem ov e sem material para o reciclar. alguém pode ajudar de maneira a fazer um sem resistência de uma máquina e algo que evite estes cenários?


cumprimentos.
A consumir OVU a 100.000km ;)
Associado Nº29


pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por pinto »

o meu óvu,seco-o ao sol,em garrafas e garrafoes de água.a idéia de aquecer o óleo com uma resistência,acho que vai um pouco contra o conceito ambiental,pois vamos tar a poupar o ambiente através da queima de óvu,nos carros.e depois para se preparar esse óvu,gasta-se electricidade.mas talvez eu pense desta maneira porque preciso de pouco óvu.
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev

Avatar do Utilizador

mco
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: sábado jul 07, 2007 2:49 pm
Localização: São João da Madeira

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por mco »

o sistema que tinha era porreiro pois conseguia reciclar ov 100l de cada vez, ou seja em 8/9 dias tinha 100l de ov prontos.

mesmo assim tenho algumas ideias, vou tentar desenhar um esquema tendo em contar usar o sol para secar o ov.

cumprimentos.
A consumir OVU a 100.000km ;)
Associado Nº29


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por Njay »

concentração solar.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por visitante »

vivam ...
pinto Escreveu:o meu óvu,seco-o ao sol,em garrafas e garrafoes de água.a idéia de aquecer o óleo com uma resistência,acho que vai um pouco contra o conceito ambiental,pois vamos tar a poupar o ambiente através da queima de óvu,nos carros.e depois para se preparar esse óvu,gasta-se electricidade.mas talvez eu pense desta maneira porque preciso de pouco óvu.
a idéia de aquecer o óleo com uma resistência,acho que vai um pouco contra o conceito ambientalmas vai ao encontro do "ditado" poupar na farinha para gastar no farelo..

não me tenho dado nada mal com o tratamento que efectuo ao ovu que consigo arranjar..e da forma mais simples e natural..consiste em (faço-o em garrafões de 5 litros que coloco dentro da tal viatura imobilizada com grande superficie vidrada e bem exposta ao sol*):
1-adicionar á quantidade de ovu que me proponho tratar 1/3 do seu volume em agua
2-agitar energicamente durante quase um minuto
3-deixo repousar durante uns dois dias
4-com uma mangueira faço a trasfega do ovu para outro garrafão..deixando lá a agua e impurezas para a dose seguinte..
5-adiciono agua saturada com sal (truque aqui descrito pelo fry) e volto a agitar energicamente
6-deixo repousar mais uns dias
7-trasfego o ovu para outro garrafão..deixando lá a agua saturada de sal e algumas imperceptiveis impurezas para a dose seguinte..onde realizo a secagem durante cerca de uma semana
8-decorrida a tal semana adiciono 5% de gasolina e volto a agitar energicamente
9-trasfego através de um tubo com um filtro daqueles em plastico para o recipiente final
10-coloco no deposito ou num bidon de 25 litros

uso varias vezes os mesmos garrafões para as diversas finalidades sendo que o garrafão da 1ª fase ao quinto tratamento é substituido pelo em que efectuo a 2ª fase e assim sucessivamente..com as aguas e com a agua saturada de sal passa-se o mesmo..só as substituo depois de pelo menos 10 tratamentos..

*uma marquise ou estufa tambem darão excelentes resultados

abraços
[***************]

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”