Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por pinto »

fernando eu faço quase tudo igual,também uso garrafoes e garrafas,ponho um pouco de água,agito durante mais ou menos um minuto e deixo secar até o óleo ficar cristalino.e é só.fico com o óleo pronto,já ando assim desde janeiro.também volto a usar os garrafoes várias vezes.quando vier o mau tempo tenho um anexo onde deixarei o óleo a secar.é evidente que me vai durar mais tempo,mas já ando a fazer metade,metade.ou seja metade fica ao sol a outra vai para o tal anexo,entretanto quando vier o mau tempo já tenho óleo pronto.
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev

Avatar do Utilizador

mco
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: sábado jul 07, 2007 2:49 pm
Localização: São João da Madeira

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por mco »

falta a parte de filtrar, mas isso é óbvio que vocês fazem.

também vou tentar usar a mesma formula, mas o meu problema vai ser o inverno...


cumprimentos.
A consumir OVU a 100.000km ;)
Associado Nº29

Avatar do Utilizador

Mistura-Fina
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 77
Registado: quinta fev 07, 2008 11:47 am

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por Mistura-Fina »

ola a todos,

@ fry: se vc mistura sal a agua p/ lavar o ovu... sera que nao poderiamos usar agua do mar filtrada?

isso economizaria agua doce e o sal. pode parecer inocente mas a questao do consumo da agua tem me preocupado. e qdo leio que as pessoas usam 30% do volume de ovu em agua p/ lavagem entao é muito grande a quantidade. pode parecer um pouco ingenuo de minha parte mas acho que poderia ser uma solucao. o que pensam os doutores da materia?

obrigado!
Faça o bem sem olhar a quem.


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por visitante »

vivam ...
mistura-fina Escreveu:ola a todos,

@ fry: se vc mistura sal a agua p/ lavar o ovu... sera que nao poderiamos usar agua do mar filtrada?

isso economizaria agua doce e o sal. pode parecer inocente mas a questao do consumo da agua tem me preocupado. e qdo leio que as pessoas usam 30% do volume de ovu em agua p/ lavagem entao é muito grande a quantidade. pode parecer um pouco ingenuo de minha parte mas acho que poderia ser uma solucao. o que pensam os doutores da materia?

obrigado!
á partida parece-me uma excelente ideia..hei-de experimentar já que até vivo junto ao mar..e nem me darei ao trabalho de a filtrar..aliás eu só filtro o ovu depois da ultima lavagem já que as maiores impurezas ficam no fundo com a agua..sempre poupo uns filtros e faço menos porcaria..

abraços
[***************]


pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por pinto »

no tópico dos classificados já se vende óvu,com essa idéia começa-se a vender água do mar à malta do interior.
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por klinzter »

boas

após do meu resultado, constatou-se que o óleo ficou transparente (idêntico ao do óleo novo)

agora, usar o àgua do mar.... até é uma boa ídeia
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por visitante »

vivam ...
pinto Escreveu:no tópico dos classificados já se vende óvu,com essa idéia começa-se a vender água do mar à malta do interior.
de facto existe pessoal que em tudo vê oportunidade de fazer dinheiro... o primeiro já apareceu... já prenuncio a aparição da e.t.a.m (empresa transportadora de agua maritima) com os camiões cisterna ostentando orgulhosamente os "tóclantes" da associação..

abraços
[***************]


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por visitante »

vivam ...
klinzter Escreveu:boas

após do meu resultado, constatou-se que o óleo ficou transparente (idêntico ao do óleo novo)

agora, usar o àgua do mar.... até é uma boa ídeia
klintzer deduzo que só tenha ficado identico ao novo a nivel da transparencia..foi o que aconteceu ao "caramelo" que eu tinha..a cor manteve-se..mas cristalino..dava para ver de um lado para o outro do garrafão..de qualquer forma o croma queimou-o sem queixumes..tudo normal..

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por klinzter »

[***************] Escreveu:vivam ...
klinzter Escreveu:boas

após do meu resultado, constatou-se que o óleo ficou transparente (idêntico ao do óleo novo)

agora, usar o àgua do mar.... até é uma boa ídeia
klintzer deduzo que só tenha ficado identico ao novo a nivel da transparencia..foi o que aconteceu ao "caramelo" que eu tinha..a cor manteve-se..mas cristalino..dava para ver de um lado para o outro do garrafão..de qualquer forma o croma queimou-o sem queixumes..tudo normal..

abraços
[***************]
fernando, eu queria referir-me ao côr do óleo (amarelo) e não caramelo

ainda é mt cedo, ainda não tenho o óleo bem seco, mas dá para notar que existe uma pequena diferença entre o que levou sal e o que não levou

mesmo a cor caramelo, conseguia ver do outro lado...

cumpris,
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por visitante »

vivam ...

klintzer..induziste-me em erro pá..a transparencia não tem muito a ver com a cor..

de qualquer modo o tal "caramelo" já estava mais que lavado e re-lavado e com o sal clareou um pouco..e quando levou com a gasolina ainda mudou mais um pouco de cor..como acontece a todos os outros..

a agua saturada com sal passou a constituir elemento incontornavel no tratamento que dou ao ovu..dá uma certa rapidez ao processo (além de outros benificios já por aqui descritos)..e como na "prova oral" (uma gota na minha lingua) não sinto salgado..para mim é tambem tranquilizador..

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por klinzter »

fernando,

peço desculpa por isso

mas de qualquer forma, a ídeia que fiquei, que o óleo a ser reciclado deverá ser ídentica ao ov novo, incluindo a cor.



cumpris,
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

Mistura-Fina
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 77
Registado: quinta fev 07, 2008 11:47 am

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por Mistura-Fina »

prezados srs.,

muito obrigado pela seriedade com que trataram minha sugestao referente à agua do mar.

aguardo com interesse noticias a respeito dos sucessos da utilizacao da agua marina para aliviar a carga de agua doce/potável envolvida no processo.

com isto melhoramos o balanco ecologico da reciclagem, ou nao?

por favor confirmem se sao realmente necessarios 30l de agua (doce ou salgada) p/ lavar u ma qtde de 100l de ovu.

um bom dia a todos!
Faça o bem sem olhar a quem.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por Fry »

quero saber quem paga ao professor
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Mistura-Fina
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 77
Registado: quinta fev 07, 2008 11:47 am

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por Mistura-Fina »

sem querer cair no off-topic: pagar??? estas sao respostas que so se podem obter atraves de consultoria paga? se sim informe o preco e as condicoes, estimado fry...

se foi so brincadeira entao nao captei o espirito da mesma. mas isto nao vem ao caso.

fry e amigos do forum, como voces encaram o fator da "economia da agua" no processo de legitimacao do ovu como alternativa duradoura?

um grande dia a todos e obrigado pelas respostas!
Faça o bem sem olhar a quem.

Avatar do Utilizador

sccf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: quinta abr 12, 2007 2:35 pm
Localização: lourinhã

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por sccf »

boas

já lavei o oleo que colocava no carro. neste momento não o faço.
apenas o filtro numa manga de 5 e 1 micron.já à algum tempo que não vinha ao forum e agora começo a ficar confuso com aquilo que li.
é ou não parte obrigatoria do tratamento do ovu, a lavagem?
VW golf já se foi. Agora vai de FIAT
Pena ser a gasolina!
sócia nº 63

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por klinzter »

sccf Escreveu:boas

já lavei o oleo que colocava no carro. neste momento não o faço.
apenas o filtro numa manga de 5 e 1 micron.já à algum tempo que não vinha ao forum e agora começo a ficar confuso com aquilo que li.
é ou não parte obrigatoria do tratamento do ovu, a lavagem?

convém sempre
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por Flamingo »

pela experiencia que tive até à data no tratamento que fiz ao oleo que usei, a lavagem é um procedimento que não dispenso. a água que dele retiro inicialmente sai com um cheiro meio esquisito, algumas vezes com cor acastanhada, e no processo de lavagem forma-se sempre alguma maionese, que se fosse pro motor certamente não lhe iria fazer muito bem.
por isso em minha opinião recomendo, embora que de forma menos insistente.


pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por pinto »

tal como disse o flamingo,a água da lavagem também fica com um cheiro meio a azedo e pró acastanhado,e alguns garrafoes,no fundo ficam com uma goma meia rosada.noto também que o óleo que é pouco utilizado,não cria nenhuma 'maionese',cria só uma película baça muito fina.e há óleos que julgo serem rentabilizados ao máximo,criam centímetros da tal 'maionese'.já agora como é que está a situação de se utilizar água do mar,continua tudo bem?
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por Flamingo »

pinto Escreveu:tal como disse o flamingo,a água da lavagem também fica com um cheiro meio a azedo e pró acastanhado,e alguns garrafoes,no fundo ficam com uma goma meia rosada.noto também que o óleo que é pouco utilizado,não cria nenhuma 'maionese',cria só uma película baça muito fina.e há óleos que julgo serem rentabilizados ao máximo,criam centímetros da tal 'maionese'.já agora como é que está a situação de se utilizar água do mar,continua tudo bem?
... e de certa forma assim se vê onde se pode almoçar/jantar com melhor qualidade...


AJS
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta nov 19, 2008 9:15 pm

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por AJS »

olá pessoal, para fazer a lavagem de ovu será melhor a água do mar, torneira ou da chuva ? comecei agora as minhas lavagens em garrafões de 5 litros e deixos dentro de um anexo 1,5x1,5 mts de um familiar meu que tem uma caldeira a diesel e está sempre com uma boa temperatura, tambem já adqiri filtros para água de 10,5 e 1 micron sendo este ultimo de corda, será que ao filtrar não ira fios da corda?

comprimentos

ajs

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”