Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por hynek »

pode ser que seja do fio.

quando tinha algum ov mais denso, fazia a mistura com gasóleo num jerrycan, cá fora. nesse caso diminuia bastante a percentagem deste ov. deixei de fazer isso.

no ov reciclado pode existir alguma massa mais espessa. há pouco tempo tirei o copo do decantador, que está no circuito vindo do depósito, e estava, no fundo, uma pasta branca, parecia banha, não muita. por isso penso que este tipo de gordura tem alguma tendência para se juntar, ficar mais espesso e acumular-se no fundo do depósito....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas hynek:

perdoe um user lá da casa do biodiesel passar por aqui, sem dominar o assunto ovd, mas chamou-me a atenção essa camada branca que relataste.

recentemente no tópico que estamos trabalhando sobre a produção de biodiesel à partir de óleo usado de palma, estamos considerando o ovu ter, na sua composição gordura animal, por isso a necessidade de processa-lo à uma temperatura diferente. mas isso é lá no biodiesel.

aqui no ovd esse ovu, proveniente de frituras, poderia também estar contaminado com gordura animal ? e essa camada branca, poderia ser ele ?
leve em conta que o ovu para chegar à recolha, foi muito usado, com os mais diversos produtos, pedaços de galinha, bifes bovinos, costeletas de porco, etc...

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por hynek »

sim, poderia se não fosse de uma fonte fidedigna que garante que é o ov reciclado do girassol... e que não fritou nada de origem animal....

"mystério"
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por Flamingo »

ontem apertei o dito fio que leva a carrente às velas de incadescencia, mas hoje de manhã os sintomas foram os mesmos.
ora partindo da situação em que estava antes de começar a usar ovu, o motor pegava bem.
comecei a usar ov novo até à percentagem de 20% e continuou tudo bem.
fiz a realimentação do retorno e nada de desferrar a bomba. novamente tudo ok.
passei para 25% e fui à ipo, fui quando relatei no tópico "será que passa na inspeção" que a carrinha quase reprovou por emissões puluentes... (julgo que está a precisar de limpeza de injetores)...
passei para uso de ovu, 15% penso eu, e nada de anormal no arranque...
abusei* um pouco mais e meti 35% mas já com o permutador que fiz e continuou tudo ok no que se refere a arranque.
do ovu que tratei dividi por varios jerricans. um deles que era de 15 litros, ficou meio e mantive na minha cave. fiz até algumas experiencias com esse ovu. ao sábado (como de tarde estou em casa) colocava ao sol e via lentamente o ov ficar mais liquido e um pouco lúcido, mas durante a semana na cave ia ficando tipo maionese, ou como a tal banha, ou gordura animal misturada com ov.
quando abasteci enchi o depósito só de diesel, e depois de cerca de 120 km, meti esse ov no depósito e como relatei atráz, o ov estava tipo a tal banha... fiz isso à noite. dois ou três dias depois (volvidos 75 km +/-) o motor começou a custar a pegar. aqui não deu para fugir com o pensamento e atribuir a culpa ao ov.
ora tendo em vista os acontecimentos relatados, eu gostava que alguém com conhecimento aqui relatasse quais as possiveis causas do problema. entendo ter feito asneira em meter o ov naquele estado no depósito, mas para que outros não façam o mesmo erro que eu aqui deixo o alerta!...
mas será que foi mesmo essa a causa???
é aqui que eu gostava que se aprofundasse o assunto. no entanto entendo que da parte dos injetores aquilo não esteja bem. vão ser limpos, mas ainda não já...
entretanto tirei todo o combustivel do depósito, vou abastecer só com diesel e se houver melhorias irei relatar aqui.

* digo abusei, porque apesar de ter o permutador que até está a funcionar bem, agora no inverno não é suficiente. as viagens que faço tem 12 km de duração, em meu entender não é suficiente para meter só com o permutador percentagens mais altas.

essa de o ovu ter gordura animal tem todo o sentido, nunca tinha pensado nisso mas é uma grande verdade. tantas vezes se frita carne seja ela de que espécie for com gordura, alguma fica no oleo derretida. com o tempo mais fresco, coalha...

um abraço...


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por Fry »

cheira-me que esse óleo lavado não foi bem seco... cheira-me....
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por hynek »

não me parece que a dificuldade durante o arranque seja relacionada com essa gordura. isso poderá antes manifestar-se, na minha opinião, ao nível de falta de potência em regime mais exigente (entope o filtro). agora o arranque - talvez as velas incandescentes precisam de substituir, talvez o motor de arranque precisa de mudar as escovas.....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por Eletrico »

ola
com respeito a pasta branca que aparece no óleo,também já me aconteceu.
porem aquando da segunda vez que lavei óleo criei um recipiente aquecido (por agua quente da caldeira a lenha do aquecimento central) como se de um permutador se tratasse onde separa a agua do óleo e passa por um filtro de 25 microns. ate aqui tudo bem porem quando arrefecia o óleo ficava baço e com essa banha.
recentemente obtive uns filtros usados de um compressor que levam +/- 8l e comecei a passar por la o óleo este processo e feito já a frio o resultado e que o óleo passou a ficar sem essa goma e com um aspecto translucido com uma cor tipo mel,ainda assim existe algumas vezes uma fina camada dessa gordura no reservatório.
por isso pode ser o caso que a filtragem não seja suficiente.
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por Flamingo »

hynek Escreveu:não me parece que a dificuldade durante o arranque seja relacionada com essa gordura. isso poderá antes manifestar-se, na minha opinião, ao nível de falta de potência em regime mais exigente (entope o filtro). agora o arranque - talvez as velas incandescentes precisam de substituir, talvez o motor de arranque precisa de mudar as escovas.....
sobre o motor de arranque está tudo bem com ele, está a fazer bem o seu trabalho.
sobre a potência, também desenvolve bem, a dada altura até me pareceu que desenvolvia melhor que com diesel e ela fez viagem o fim de semana passado de leiria a lamego e vice-versa. logo ser filtro colmatado está fora de causa.
acredito bem é que sejam as velas de incadescencia, e pelas conclusões que estou a tirar, quase de certeza que é isso. agora anda só a diesel, já arranca melhor, mas por estranho que pareça pegou melhor de manhã do que ao meio dia, e ela dorme na rua...
já agora uma pergunta; ao usar ov, se as velas estiverem perto do fim de vida o ov antecipa o fim das mesmas???
um abraço...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por hynek »

é uma hipótese interessante, essa de antecipar. li algures (ou alguém me disse) que as velas devem ser substituídas cada 2 anos (50.000 km).

ocorreu-me uma outra hipótese - talvez essa gordura contribui para aumento da carbonização superficial das velas e dos injectores..... o resultado pode ser esse também....

tira uma vela ou injector.......
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por Flamingo »

espero fazer isso no fim de semana, tirar uma e ver como estão,... em que estado... certamente aquelas devem estar a entregar a alma ao criador. não sei que tempo é que tem, mas nas minhas mãos já tem pelo menos 32 000 km.
sábado logo pela manhã faço conta de fazer isso, para no caso de precisar meter velas, ainda ter tempo de ir comprar. (as que estão na zona onde se encontra a bi é que vão ser complicadas de substituir espaço não é muito...)
no caso de ter que meter velas novas, suponho que será importante colocar umas com mais 2 mm de comprimento...? li por aqui algures que isso era importante para quem usa ov...
fry Escreveu:cheira-me que esse óleo lavado não foi bem seco... cheira-me....
sem querer contraria-lo, por acaso aquele ov até teve uma resistencia que era de uma patusca dentro dele uma semana antes de o meter na carrinha, só que depois guardei... ficou bem liquido, mas não muito lúcido. penso que aquilo que disse o luciano kaefer faz todo o sentido, pode o motivo ser disso...
agradeço as ajudas, continuarei a postar aqui até ter o problema resolvido.
um abraço...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por hynek »

flamingo Escreveu: .....no caso de ter que meter velas novas, suponho que será importante colocar umas com mais 2 mm de comprimento...? li por aqui algures que isso era importante para quem usa ov...
leste, mas na diagonal....
essa informação sobre velas, disponibilizada pelo manuelcar, era relativa a velas optimizadas para uso do ov, vendidas na e-shop da seealte, indicadas para o carro dele. não recomendo substituir as velas por outras quaisquer que não sejam indicadas para o teu modelo de carro. as velas variam tanto em dimensões, medidas de rosca como em potência.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por Flamingo »

eu concordo com o que disse. no entanto se metesse mais longas seriam à mesma da mesma potência, a não ser que não houvessem...
na casa de peças auto onde costumo comprar, o homem tem lá um catálogo da beru que diz qual as dimensões das velas de forma detalhada, aperagem, voltes, rosca, angulo da zona de encosto, espessura do pino e outras informações de interesse. eu até já lhe disse para nao por aquele catálogo fora...

no motor da minha carrinha as velas ficam transversais em relação ao injetor. amanhâ à noite vou tirar uma para ver como aquilo está em termos de carvão. já me passou pela ideia que também pode ser injetores sujos, uma vez que o motor já acusava necessidade de os limpar a quando da ultima inspeção...

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por Flamingo »

às vezes não dá para editar mensagens anteriores não sei porque...
venho aqui reportar a resolução doproblema que apresentei neste mesmo tópico que comigo estava a acontecer, que era dificuldade em colocar o motor em marcha, em pegar.
o problema não tinha nada a ver com ov. era apenas e só, velas de incadescência!!!
nenhuma delas estava boa, julgo que já andaria com uma ou duas queimadas. como nenhuma delas dava, penso que não se queimavam todas ao mesmo tempo, repito, penso eu!!!
se houver alguém que tenha conhecimento melhor sobre o facto de todas elas estarem queimadas por favor que poste aqui o seu conhecimento. aproveitei para melhorar a ligação electrica delas, a chapa de cobre que as une e transporta a corrente até elas não estava muito boa numa ligação.

já agora para o sr hynek, substitui as ditas velas por novas, sem desmontar mais nada no motor! e se o sr quizer verificar o lugar onde se encontram, veja por ai um motor vw 1.6 td de 1989. quando vir onde elas se encontram, vai ver o que é bom pra tosse...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por hynek »

flamingo Escreveu:às vezes não dá para editar mensagens anteriores não sei porque...
venho aqui reportar a resolução doproblema que apresentei neste mesmo tópico que comigo estava a acontecer, que era dificuldade em colocar o motor em marcha, em pegar.
o problema não tinha nada a ver com ov. era apenas e só, velas de incadescência!!!
nenhuma delas estava boa, julgo que já andaria com uma ou duas queimadas. como nenhuma delas dava, penso que não se queimavam todas ao mesmo tempo, repito, penso eu!!!
se houver alguém que tenha conhecimento melhor sobre o facto de todas elas estarem queimadas por favor que poste aqui o seu conhecimento. aproveitei para melhorar a ligação electrica delas, a chapa de cobre que as une e transporta a corrente até elas não estava muito boa numa ligação.

já agora para o sr hynek, substitui as ditas velas por novas, sem desmontar mais nada no motor! e se o sr quizer verificar o lugar onde se encontram, veja por ai um motor vw 1.6 td de 1989. quando vir onde elas se encontram, vai ver o que é bom pra tosse...
eu também tinha as minhas todas queimadas, há mais de um ano atrás (mas já estavam queimadas, de certeza, há mais tempo). para substituir, tive de desmontar a bomba do ar condicionado.

perguntei à europecon, se existe alguma relação entre as velas queimadas e o ov. segundo a opinião deles, existe relação entre combustão deficiente dos injectores (abusos no ov) que influencia e vida útil das velas e vice versa. para alguns motores já existem velas indicadas para uso com ov que são mais robustas e resistentes.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por Eletrico »

ola
no meu carro de testes o corsa claro já aconteceu varias coisas com velas desde desiquilibrios na placa de controle das velas ate velas sempre ligadas curtos circuitos e mais sei la o que.
as velas e fácil de saber se estão queimadas com respeito a se estão boas e que e mais difícil.
para verificar o mais simples e tirar a barra de chunts e ligar directo ao borne positivo da bateria , se não pataniscar ou encostar o fio esta morta.em alguns casos não se nota a falta das velas muito em especial quando estamos no verão ou o carro fica na garagem e la não e frio.
mas quando acontece 2 ou 3 queimadas existe grande dificuldade em pegar no primeiro arranque do dia.
as vezes quando se muda velas e não se faz em todas mas só nas queimadas pode ocorrer problemas ao nível da placa que faz a gestão ou ate mesmo que as que estavam ainda boas durem pouco tempo.
assim pela experiência que tenho se possível quando for para mudar devem ser todas.
um abraço
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


beloty
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: domingo set 30, 2007 11:26 am

Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por beloty »

eu no meu pegeout 205 xad uso óleo usado, tendo este que ter um aspecto claro, caso contrário nao o uso, filtro primeiramente com uma meia de nylon, depois com um pano tipo lençol faço a segunda filtragem já com o óleo quente para ser mais rápido a escoar. depois e só virar para dentro do depósito.
até agora nunca tive problemas, secalhar também por ter instalado mais um filtro de gasóleo para além do de origem na minha máquina de guerra com 250.000kms...
abraço a todos os malucos que põem óleo úsado nos veiculos.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por Flamingo »

eletrico Escreveu:...(...) as velas e fácil de saber se estão queimadas com respeito a se estão boas e que e mais difícil.
para mim não existe meio termo. se estão queimadas não estão boas, se estão boas não estão queimadas. basta utilizar uma das versões para avaliar o seu estado... tanto quanto conheço, dentro das velas existe uma resistência que quando ligada à corrente coloca o pino da vela em brasa. se esta estiver partida não há brasa...
eletrico Escreveu:...(...) para verificar o mais simples e tirar a barra de chunts e ligar directo ao borne positivo da bateria , se não pataniscar ou encostar o fio esta morta.(...)
ainda mais facil é um casquilho com uma lampada e dois fios. tiras a barra de chants, colocas um fio no borne positivo da bateria e outro no parafuso da vela. se a lampada acender, está boa.
se compararmos essa resistência dentro da dita vela ao filamento da lampada, da para compreender que sá existem duas possibilidades:
1-filamento bom, há passagem de corrente entre negativo e positivo, há brasa - vela boa
2-filamento partido, não há passagem de corrente entre negativo e positivo, não há brasa - vela queimada.
eletrico Escreveu:...(...) as vezes quando se muda velas e não se faz em todas mas só nas queimadas pode ocorrer problemas ao nível da placa que faz a gestão ou ate mesmo que as que estavam ainda boas durem pouco tempo.
assim pela experiência que tenho se possível quando for para mudar devem ser todas.
um abraço
quando se mudam as velas deve ser sempre o jogo todo e nunca só as que estão queimadas. sempre!!!
Última edição por Flamingo em domingo fev 03, 2008 6:04 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por Eletrico »

beloty Escreveu:eu no meu pegeout 205 xad uso óleo usado, tendo este que ter um aspecto claro, caso contrário nao o uso, filtro primeiramente com uma meia de nylon, depois com um pano tipo lençol faço a segunda filtragem já com o óleo quente para ser mais rápido a escoar. depois e só virar para dentro do depósito.
até agora nunca tive problemas, secalhar também por ter instalado mais um filtro de gasóleo para além do de origem na minha máquina de guerra com 250.000kms...
abraço a todos os malucos que põem óleo úsado nos veiculos.

ola
lê por aqui um bocadinho mais e vais ver que podes tratar melhor o óleo usado,pois contem muitos produtos dissolvidos que podem ser prejudiciais ao carro.
um abraço
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por Flamingo »

beloty Escreveu:eu no meu pegeout 205 xad uso óleo usado, tendo este que ter um aspecto claro, caso contrário nao o uso, filtro primeiramente com uma meia de nylon, depois com um pano tipo lençol faço a segunda filtragem já com o óleo quente para ser mais rápido a escoar. depois e só virar para dentro do depósito.
até agora nunca tive problemas, secalhar também por ter instalado mais um filtro de gasóleo para além do de origem na minha máquina de guerra com 250.000kms...
abraço a todos os malucos que põem óleo úsado nos veiculos.
saudo a tua mensagen por trazer novamente ao tópico o assunto que o tópico trata, o mesmo já não digo da parte final, em que te referes a malucos os que utilizam ov como combustivel alternativo.
penso que aos poucos começa a ser hora de encarar a utilizaçao de ov nas mecânicas diesel como um combustivel mais limpo e menos poluente, alternativo, mais barato, biodegradável, e que nos permite deixar de estar dependentes de paises onde existe exploração de poços de petróleo em quantidade como de fontes naturais existe em portugal, ou ainda mais até...
penso que os utilizadores de ov como combustivel devem ser considerados não como malucos, mas sim como pioneiros e até pessoas dotados de alguma inteligencia, e vendo as coisas mesmo como elas são, o governo até nos devia dar compensações financeiras por estarmos a reciclar o ov nos carros, não são só as cimenteiras que tem direito...

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado

Mensagem por Eletrico »

flamingo Escreveu:
eletrico Escreveu:...(...) as velas e fácil de saber se estão queimadas com respeito a se estão boas e que e mais difícil.
para mim não existe meio termo. se estão queimadas não estão boas, se estão boas não estão queimadas. basta utilizar uma das versões para avaliar o seu estado...
o queria dizer era se estavam a aquecer o suficiente...
flamingo Escreveu:
eletrico Escreveu:...(...) para verificar o mais simples e tirar a barra de chunts e ligar directo ao borne positivo da bateria , se não pataniscar ou encostar o fio esta morta.(...)
ainda mais facil é um casquilho com uma lampada e dois fios. tiras a barra de chants, colocas um fio no borne positivo da bateria e outro no parafuso da vela. se a lampada acender, está boa...
nesse respeito gostava de saber como ver a diferença de um a boa ou em curto-circuito com a lâmpada?
flamingo Escreveu:
eletrico Escreveu:...(...) as vezes quando se muda velas e não se faz em todas mas só nas queimadas pode ocorrer problemas ao nível da placa que faz a gestão ou ate mesmo que as que estavam ainda boas durem pouco tempo.
assim pela experiência que tenho se possível quando for para mudar devem ser todas.
um abraço
quando se mudam as velas deve ser sempre o jogo todo e nunca só as que estão queimadas. sempre!!!
por fim ainda bem que tens algo para me ensinar pois foi para aprender que por aqui tenho passado algum tempo obrigado.
um abraço
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”