Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Mensagem por Flamingo »

hynek Escreveu:parece ov polimerizado, por acaso não mandaste alguma vez o ov quente para depósito?
não, nunca...

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Mensagem por hynek »

tó miguel Escreveu:
hynek Escreveu:parece ov polimerizado, por acaso não mandaste alguma vez o ov quente para depósito?
qual é o problema de o ov ir quente para o depósito???
isto já foi largamente analisado noutros tópicos, procura.....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Mensagem por hynek »

flamingo Escreveu:
hynek Escreveu:parece ov polimerizado, por acaso não mandaste alguma vez o ov quente para depósito?
não, nunca...
pode ter sido água no gasóleo, acontece (ver poste do mco), depois há consequências como esta...
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Mensagem por Tó Miguel »

hynek Escreveu:
tó miguel Escreveu:
hynek Escreveu:parece ov polimerizado, por acaso não mandaste alguma vez o ov quente para depósito?
qual é o problema de o ov ir quente para o depósito???
isto já foi largamente analisado noutros tópicos, procura.....
as respostas dadas nos outos tópicos para mim são muito são pouco e são são nada.
o que eu queria eram factos como os que o flamingo apresentou. isto para mim é uma explicação e os factos falam por si.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Mensagem por hynek »

então deves ter lido mal, um estudo, que manuelcar encontrou e disponibilizou aqui no fórum, apresenta não só teoria como também as provas dos testes feitos para o efeito..... se procurares na internet, encontras mais razões....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Mensagem por Tó Miguel »

hynek Escreveu:então deves ter lido mal, um estudo, que manuelcar encontrou e disponibilizou aqui no fórum, apresenta não só teoria como também as provas dos testes feitos para o efeito..... se procurares na internet, encontras mais razões....
li bem e não me convenceu
para isso ser verdade, não podemos usar ovu
além disso já alguém se perguntou porque é que o gasóleo vai novamente ao depósito em vez de ser novamente utilizado
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Mensagem por hynek »

tó miguel Escreveu:
hynek Escreveu:então deves ter lido mal, um estudo, que manuelcar encontrou e disponibilizou aqui no fórum, apresenta não só teoria como também as provas dos testes feitos para o efeito..... se procurares na internet, encontras mais razões....
li bem e não me convenceu
para isso ser verdade, não podemos usar ovu
além disso já alguém se perguntou porque é que o gasóleo vai novamente ao depósito em vez de ser novamente utilizado
estás misturar maçãs com pêras. se não queres saber, não posso ajudar-te. o carro é teu, a responsabilidade também....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Mensagem por visitante »

vivam ...

os filtros de combustivel são extremamente sensiveis..daí a sua eficacia..o melhor exemplo é o de um motor parar por falta de abastecimento á bi por obstrução do filtro que o mesmo manter o abastecimento com presença de particulas..corpos..etc..

através do que me pude aperceber nas fotos (bastante elucidativas) que o flamingo publicou o que poderá ter acontecido foi que continuadamente pelo repouso no filtro particulas de ov..mais sensiveis á redução da temperatura..se foram aglomerando no filtro até á sua obstrução...fenomeno que tambem me ocorreu até ter optado (muito bem..na minha opinião..e confirmado pela pratica) pelo aquecimento anterior e no proprio filtro..o que ajudado pela adição de percentagem de gasolina e passagem da mistura potencia a diluição desses aglomerados..já algures por aqui..ou no clix..não tenho bem presente..referi que quando recorria ao metodo de 2 depositos ( arranque e paragem a gasoleo ) a substituição dos filtros tinha a periodicidade normal..quando passei ao ov directo..apesar de nas percentagens de cerca de 90% de ov..10% de gasoleo..essa periodicidade caiu substancialmente..tendo contornado esse problema através do metodo que assinalei anteriormente..passando inclusivamente a necessitar de substituir o filtro com menor frequencia que aquando da utilização de 100% gasoleo...

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Mensagem por klinzter »

perante a esta situação, a mim também me aconteceu...
já foram 2 filtros....

não será a existência de gordura animal no ovr?

caso for, poderemos solucionar este problema, usando o aquecimento no filtro de combustível.
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Mensagem por Flamingo »

estou em condições de poder afirmar que a razão da colmatação do segundo filtro foi água, a colmatação do primeiro faz parte da praxe... mas o segundo, esse como ainda era novo, em casa foi lavado com um decilitro de gasolina que fiz circular no sentido contrário e voltou para a carrinha. áté à data está a dar conta do recado.

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Mensagem por klinzter »

boas,

agua? hummm vou ter que abrir o meu para ver, visto que, só ter feito (2 filtro) aproximadamente 800kms
o primeiro já tinha perto de 2000km's e entreguei ao hynek para análise... na qual aguardo resposta
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Mensagem por Flamingo »

klinzter Escreveu:boas,

agua? hummm vou ter que abrir o meu para ver, visto que, só ter feito (2 filtro) aproximadamente 800kms
o primeiro já tinha perto de 2000km's e entreguei ao hynek para análise... na qual aguardo resposta
klintzer, segundo o que eu conheço e que também já li aqui algures no forum,... e agora comprovado também pela abertura do meu da qual aqui coloquei fotos..., os filtros para diesel são feitos por forma a poderem separar e permitir a acumulação da água no seu fundo, que o diesel passa conter. em alguns existe no fundo do mesmo uma peça plastica que serve para purga da água, que é o caso do meu como podes ver logo na primeira foto, noutros não existe essa peça, mas são geralmente maiores para poderem reter a quantidade de água suficiente que lhes permita aguentarem até a proxima muda de filtro. há ainda outros que tem lé uns fios ligados e que quando contem água o condutor recebe uma indicação no painel, algumas vezes é na propria luz das resistencias...
ora quando essa água que se acumula no fundo é em quantidade exagerada, sobe de nivel e atinje o tubo de sucução do diesel que se encontra ao centro, dai resulta que a bi em lugar de sugar o diesel, suga uma mistura de diesel com água, dado que a entrada deste encontrar-se na zona de separação da água do combustivel, nessa situação o motor faz o mesmo que fazia o zé povinho, e também me fez a mim...

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Mensagem por RED BARON »

viva klinzter.
já sei porque o meu filtro entupiu durante o lés a lés deste ano e possivelmente o teu também. o meu filtro tinha cerca de 1500 km.
eu enchi dois garrafões de 5l com óleo e agora em casa, ao deitar um pouco num frasco de vidro achei que ele estava um pouco turvo, juntei 50% de agua quente e agitei bem, depois da separação a agua estava que se podia beber, absolutamente transparente, por isso continuava sem perceber o motivo da turbidez e porque os filtros tinham entupido tão facilmente.
a explicação estava no fundo do garrafão, uma camada de produto de limpeza com alguns milímetros de espessura que vista à lupa revelou uns grãos irregulares triturados semelhantes aos de sílica que eu usei aqui a algum tempo para limpar biodiesel.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Mensagem por orbis »

a maior parte das pessoas não sabe, mas durante a viagem de regresso do algarve, senti ao meu carro a ter dificuldade em responder. também usei o mesmo óleo que vos deu problemas. deu parta chegar a casa, mas no dia seguinte tive de substituir também o filtro.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Mensagem por RED BARON »

flamingo Escreveu:estou em condições de poder afirmar que a razão da colmatação do segundo filtro foi água, a colmatação do primeiro faz parte da praxe... mas o segundo, esse como ainda era novo, em casa foi lavado com um decilitro de gasolina que fiz circular no sentido contrário e voltou para a carrinha. áté à data está a dar conta do recado.
já somos dois a usar o método. eu usei uma quantidade maior mas foi do mesmo modo. é que o filtro não fez mais de 1500km.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Mensagem por RED BARON »

orbis Escreveu:a maior parte das pessoas não sabe, mas durante a viagem de regresso do algarve, senti ao meu carro a ter dificuldade em responder. também usei o mesmo óleo que vos deu problemas. deu parta chegar a casa, mas no dia seguinte tive de substituir também o filtro.
mais um.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Mensagem por jossef »

o meu jipe foi atestado com o mesmo oleo quase 80l o deposito leva 89l e andou sem qualquer problema (atençao q o meu land tem filtro de sedimentos no deposito um pré filtro de rede e o filtro normal)
"A vida é uma folga que a morte nos dá"

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Mensagem por hynek »

jossef Escreveu:o meu jipe foi atestado com o mesmo oleo quase 80l o deposito leva 89l e andou sem qualquer problema (atençao q o meu land tem filtro de sedimentos no deposito um pré filtro de rede e o filtro normal)
o meu também sem problemas, graças ao decantador. mas quase todos os outros carros tiveram algum problema. isso só sublinha a importância de uma boa reciclagem....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Mensagem por jossef »

mas o oleo estava muito bem filtrado e lavado
"A vida é uma folga que a morte nos dá"

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Mensagem por RED BARON »

reforço a ideia já aqui apresentada. o oleo estava turvo, sem qualquer comparação com o oleo lavado com agua e seco.
como não conseguia saber ao que se devia a turbidez fiz o teste da garrafa como se faz para o biodiesel e fiquei espantado com a agua que ficou clarinha que se podia beber. continuo sem perceber como particulas de razoável dimensão passaram pelo filtro da estação, portátil, de abastecimento usada no evento.
por isso defendo a ideia de que estava muito bem lavado e muito mal filtrado, o que eu vi no fundo de um garrfão de 5l, imagino o que ficou no fundo da cuba de 1000l, deve dar para remover à pazada.

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”