Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Mensagem por Luciano Kaefer »

até o bidon em que se encontrava o óleo poderia estar sujo.
coitado de quem ficou com os últimos litros.
mas é intrigante mesmo como passou essa sujeira pelo filtro.
quem ainda tiver esse óleo, poderia passa-lo novamente por um filtro à fim de certificar-se da passagem ou não das impurezas pelo filtro.
se voltar a passar, temos que ir à fundo e saber, do fornecedor, que tipo de produto foi misturado ao óleo durante o processo de limpeza. se for sílica, não quero nem pensar...
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Mensagem por orbis »

acho que quem forneceu o óleo foi o serra.... ele deve saber.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Mensagem por jossef »

o oleo foi o serra e o ultimo a meter oleo fui eu por isso
"A vida é uma folga que a morte nos dá"

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Mensagem por hynek »

o ov, ao abastecer os carros, não passou por nenhum filtro. lembram-se que andei com um microscópio portátil a verificar as impurezas e que constatei qua não estava suficientemente filtrado?
penso que o serra é um homem sério, ele filtrou mesmo muito bem. estava convencido que estava tudo ok. o problema é o sistema de filtros que usa. para fazer uma filtragem adequada temos usar bons filtros. aqueles para água penso que não servem, dilatam com ov, depois passa muita sujidade. também não podemos empregar muita pressão, quanto mais, maior quantidade de impurezas.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Mensagem por Luciano Kaefer »

eis aí a constatação do problema.
quem tiver ainda o óleo, pode comprovar essa teoria do filtro ineficiente, fazendo uma nova filtragem.
agora, colocar um filtro de água para filtrar ov é ruim, né ?
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Mensagem por Fry »

olá

de inicio fui enganado com filtros de cordas, usados vulgarmente nas redes de água. hoje prefiro filtros de boa qualidade. á medida que vão filtrando o caudal vai diminuindo até ficarem completamente entupidos, o que nunca acontecia nos anteriores, que suportavam "filtrar" 5 verzes mais.
posso-vos garantir que os bons filtros duram pouco, mas a sua função é extremamente eficiente.
vamos supor que coloco 4 filtros em linha. 50,25,10,5 micras. o limite dos filtros é apenas de 250 litros, considerando que o ov passou por três lavagens a 40% de água.
deve-se filtrar aproveitando a temperatura com que foi seco, sem ultrapassar os 65º tirando partido da fluidez.
a escolha é vossa. ou filtram com qualidade e não têm problemas quando o utilizam, ou desperdiçam o dinheiro para descarregar a consciência, com os previsíveis entupimentos e outras graves sequelas nos componentes do motor.
alem disso os copos dos filtros são compativeis com temperaturas mais elevadas e permitem usarmos mais pressão, ganhando do tempo na operação.

para quem não utilize sistemas de bombagem, existem sacos-filtro com 5 micras, disponiveis neste forum. a filtragem é bastante mais lenta, mas eficaz. também se podem usar as pernas das calças de ganga, que não estejam rotas, pedindo á maria que lhe coza o fundo.

caso queiram o contacto de quem vende os filtros que uso, sem que tenha qualquer proveito na transacção, enviem-me pm.

abraço.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Mensagem por RED BARON »

viva fry ...
tambem concordo. os filtros de fio de propileno enrolado não são muito eficazes se o oleo/bio só passar uma vez pelo filtro. estes filtros funcionam de certo modo como o magnesol, resinas e silicas, é necessário várias passagens pelo filtropara que, em cada passagem, vão ficando as impurezas presas nas fibras. já constatei que oleo filtrado apenas com uma passagem por este tipo de filtros não fica bom, dá até para ver a olho nú, no meu caso tem que ser com óculos.
abraço

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Mensagem por Flamingo »

red baron Escreveu:viva fry ...
tambem concordo. os filtros de fio de propileno enrolado não são muito eficazes se o oleo/bio só passar uma vez pelo filtro. estes filtros funcionam de certo modo como o magnesol, resinas e silicas, é necessário várias passagens pelo filtropara que, em cada passagem, vão ficando as impurezas presas nas fibras. já constatei que oleo filtrado apenas com uma passagem por este tipo de filtros não fica bom, dá até para ver a olho nú, no meu caso tem que ser com óculos.abraço
também no meu...


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Mensagem por Tó Miguel »

por falar em filtros, o meu lr discovery, como todos os lr tem um pré-filtro à saída do depósito, que é tipo sifão, esta semana fui tira-lo para limpar, como faço todos os meses pelo menos uma vez, desde, que uso ov e qual não é o meu espanto de ver água e uma gordura branca sólida agarrada ás paredes do filtro. fiquei em pânico, fui logo tirar o filtro principal, para ver se havia também resíduos ou água e depois de o despejar, para um frasco de vidro, verifiquei que era só gasóleo com um cheirinho a ov e estava transparente.
como é que esta água aparece no depósito?
depois de despejar o depósito verifico o mesmo, o combustível esta transparente e livre de gorduras sólidas, pois deixei-o a descansar durante 3 dias e não apresentou nenhuns resíduos.
para mim, esta água só pode ter vindo no gasóleo, pois o ov que tenho posto é novo, um que o jossef me arranjou, que estava fora de prazo para a alimentação.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Mensagem por hynek »

desde que o gasóleo ultrapassou 1,20 €, houve um aumento brutal dos casos de água no gasóleo. podem ser instalados os kits topo de gama e ter-se todo o cuidado ao usar o ov, mas quando aparece água no depósito, as consequência poderão ser muito graves. por isso aconselho fazer as misturas fora do depósito e abastecer com combustível bem verificado.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Mensagem por visitante »

vivam ...

o gasoleo..o "oleo" de travões..e congéneres teem entre as suas caracteristicas a propensão de "atrair" agua..existe um termo especifico..mas neste momento teima em não me vir á memoria..

já em tempos por aqui afirmei que..não fora pelo cheiro..uma forma eficaz de remover humidade de um quarto é colocar um alguidar contendo gasoleo..

alem da caracteristica atrás referida..em condições de armazenamento fechado..como o deposito de uma viatura..de estações de abastecimento..ocorrem os fenomenos de evaporação e condensação..consoante as temperaturas..este ultimo é o principal responsavel pelo surgimento da agua no fundo dos depositos..esta agua é proveniente do ar que se encontra dentro dos depositos..em condições de temperatura mais elevada existe em suspensão no proprio ar..quando a temperatura baixa..condensa..pinga..e dada a diferença de densidades vai para o fundo dos depositos..

vários foram os depositos de gasoleo..quando eram maioritariamente em chapa (rompiam..entupiam..)..que abri para intervenções e em muitos encontrei vida lá dentro..algas..bactérias..etc..viviam na agua que se encontrava no fundo..e resistiam..

entretanto a industria quimica encontrou uma solução para evitar que essa vida fosse nefasta para os depositos e sistemas de injecção..apareceu o fuel-guard da kent..que não só dissolvia essas formas de vida como as agrega ao combustivel..com a experiencia continuada da utilização verifiquei entretanto uma outra propriedade desse produto..á época possuia uma bedford brava..com motor isuzu..que tinha um filtro de combustivel com avisador de excesso de presença de agua no mesmo..o qual normalmente assinalava essa anomalia cada cerca de 2500kms..com a utilização do produto isso não ocorria..ponderei..e verifiquei..a possibilidade de avaria do avisador..estava tudo bem..já que ao meter agua no filtro a luz se acendia..conclusão..o produto tambem agrega a agua..de condensação..por conseguinte em quantidade minima..ao combustivel..

com a greve dos camionistas..situações de panne ocorreram muitas..já que os depositos dos postos de abastecimento foram esgotados..tanto que muitas viaturas que abasteceram por ultimo em postos cujos responsaveis ignoraram este fenomeno..o da condensação e acumulação de agua no fundo dos depositos..avariaram por avarias no sistema de injecção..e algumas se recusaram a continuar a funcionar após decorridos alguns quilometros..tal era a quantidade de agua que abasteceram..basta verificar que houve um incremento no afluir de bi´s a oficinas reparadoras..

abraços
[***************]


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Mensagem por Tó Miguel »

penso que este pré-filtro se calhar é para isto mesmo, pois foi só onde encontrei esta água.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Mensagem por hynek »

[***************] Escreveu:vivam ...

o gasoleo..o "oleo" de travões..e congéneres teem entre as suas caracteristicas a propensão de "atrair" agua..existe um termo especifico..mas neste momento teima em não me vir á memoria..


higroscópico.....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Mensagem por visitante »

vivam ...

higroscópico.....

é isso...salvaste-me a noite..é que quando me ocorre não me lembrar de um termo..quase que bloqueio..canalizo quase tudo para a sua busca..e o engraçado é que quanto mais procuro..menos encontro...

abraço
[***************]


AJS
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta nov 19, 2008 9:15 pm

Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Mensagem por AJS »

fry,tambem comprei filtros de agua com corda para 5 microns e outro para 20 tambem para agua tipo acordeon achas que dá, já assim como quem não quer a coisa que tipo de filtros é que usas ?

cumprimentos

ajs


miguelanjosousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda fev 23, 2009 8:38 am

Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Mensagem por miguelanjosousa »

carissimos,

como ando a pensar em equipar o meu freelander td4 de dez de 2000, tenho 2 soluções:

óleo ou água!

oleo - não sei o preço do kit e as vantágens

água - o sistema - kit de motor de hidrogénio, onde basta colocar água e os consumos e potência saltam á vista:
www.hydropower.pt

qual a opinião dos mestres deste forúm?

miguel

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Mensagem por Flamingo »

miguel, uma coisa não interfere na outra. podes até aplicar as duas em conjunto, mas vamos por partes:
-sobre o oleo, se consegues arranjar em quantidade considerável, dependendo da quantidade e da mecânica que tenhas assim será o valor a investir num kit. mas é preciso que de facto consigas arranjar oleo, porque atualmente andam muitos à procura do mesmo e cada vez fica mais dificil arranjar embora isso também depende de região para região.
-o kit de hidrógénio podes montar junto com o kit de oleo, no entanto e apesar da qualidade visual (já que desconheço a eficiencia do mesmo), penso que consegues arranjar algo bastante mais em conta aqui pela net...
um abraço


AJS
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta nov 19, 2008 9:15 pm

Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Mensagem por AJS »

boas pessoal, visto só ter conseguido adquirir filtro de tecido de 5 microns, pretendia saber se alguem sabe onde possa comprar tecido próprio de 1 ou 0,5 micron para colocar no meu filtro.

cumprimentos,

ajs.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Mensagem por Flamingo »

onde comprar tecido próprio para essa afinidade não te sei dizer, mas podes conseguir qualquer coisa aí em casa. as perneiras de umas calças de ganga!

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Mensagem por Luciano Kaefer »

um bom filtro são aquelas meias de nylon de nossas marias. preferencialmente as velhas, mas na falta, servem as novas.

jamais revelem o destino que deram à elas. e neguem sempre.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”