Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por klinzter »

biodiesel ou ovd?
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por sandro_ventania »

olá pessoal,

vejo o pessoal colocar 2% de gasolina 95 octanas na mistura para melhorar a viscossidade...
não seria melhor usar o metanol? ele se mistura facilmente ao oleo vegetal e possui elevada octanagem...creio que porcentagens até acima de 2% ia fazer muito bem...eu faria testes se tivesse carro a diesel. mas acho que pra quem está fazendo testes é uma boa opçao.
Nós somos a consequência do que pensamos.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por jmal »

sandro_ventania Escreveu:olá pessoal,

vejo o pessoal colocar 2% de gasolina 95 octanas na mistura para melhorar a viscossidade...
não seria melhor usar o metanol? ele se mistura facilmente ao oleo vegetal e possui elevada octanagem...creio que porcentagens até acima de 2% ia fazer muito bem...eu faria testes se tivesse carro a diesel. mas acho que pra quem está fazendo testes é uma boa opçao.
o metanol é muito corrosivo, e portanto vai destruir tudo o que encontre pelo caminho dentro do motor, nem fazes nenhum teste a não ser que estejas a pensar trocar de carro.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por sandro_ventania »

não está exagerando? o metanol é usado puro como combustivel.
sei que tem seu potencial corrosivo sim...mas do jeito que voce colocou parece que o carro irá derreter em segundos...he he he.
creio que isso tambem será minimizado pois estará misturado a um oleo.
Nós somos a consequência do que pensamos.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por jmal »

sandro_ventania Escreveu:não está exagerando? o metanol é usado puro como combustivel.
sei que tem seu potencial corrosivo sim...mas do jeito que voce colocou parece que o carro irá derreter em segundos...he he he.
creio que isso tambem será minimizado pois estará misturado a um oleo.
penso que o metanol não é usado como combustível, mas sim o etanol, é um pouco diferente, aqui no fórum tem muito pessoal a usar metanol mas para a transformação de óleo vegetal usado em biodiesel, e mesmo assim temos de ter a certeza que o biodiesel está isento de metanol para não termos problemas.
o efeito corrosivo do metanol é mais notado nos tubos de combustível, vedantes, etc.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

palhim
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta mai 29, 2008 12:02 am
Localização: Leiria

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por palhim »

não encontrei o meu carro na listagem. é uma astra de 2006 com o motor 1.3 cdti de 90cv. andei à procura da bi. é uma bosh ( ) referência cr/cp...(depois tem uma data de números que não me apeteceu escrever...).

eu sei que estes motores common rail são um bocado sensíveis, e eu também não me queria meter em grandes aventuras. eu tenho um amigo que está a usar ovd no seu golf e diz que quanto maior a % que usa melhores médias faz o carro. a minha ideia era usar uma pequena percentagem de ovd (3 a 5%) quase como se fosse um aditivo, só para tentar melhorar as médias. acham que posso fazer isso, ou será melhor ficar quieto?
Tudo o que está no plano da realidade já foi sonho um dia


Katrapum
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça jun 17, 2008 2:48 pm

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por Katrapum »

klinzter Escreveu:biodiesel ou ovd?

a % de ov q devo misturar!!

obrigado
pedro

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por hynek »

palhim Escreveu:não encontrei o meu carro na listagem. é uma astra de 2006 com o motor 1.3 cdti de 90cv. andei à procura da bi. é uma bosh ( ) referência cr/cp...(depois tem uma data de números que não me apeteceu escrever...).

eu sei que estes motores common rail são um bocado sensíveis, e eu também não me queria meter em grandes aventuras. eu tenho um amigo que está a usar ovd no seu golf e diz que quanto maior a % que usa melhores médias faz o carro. a minha ideia era usar uma pequena percentagem de ovd (3 a 5%) quase como se fosse um aditivo, só para tentar melhorar as médias. acham que posso fazer isso, ou será melhor ficar quieto?
segue indicação da opção3
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por sandro_ventania »

jmal Escreveu:
sandro_ventania Escreveu:não está exagerando? o metanol é usado puro como combustivel.
sei que tem seu potencial corrosivo sim...mas do jeito que voce colocou parece que o carro irá derreter em segundos...he he he.
creio que isso tambem será minimizado pois estará misturado a um oleo.
penso que o metanol não é usado como combustível, mas sim o etanol, é um pouco diferente, aqui no fórum tem muito pessoal a usar metanol mas para a transformação de óleo vegetal usado em biodiesel, e mesmo assim temos de ter a certeza que o biodiesel está isento de metanol para não termos problemas.
o efeito corrosivo do metanol é mais notado nos tubos de combustível, vedantes, etc.
jmal, o metanol é sim usado como combustivel...ele é melhor que o etanol, porem é mais toxico e mais caro, por isso aqui no brasil ele fica limitado as pistas de competição de carros e motos onde a performace está acima de tudo. outro fator é o consumo que é superior ao do etanol (gasolina 14:1...etanol 9:1... metanol 6:1).
usei metanol por muitos anos em aeromodelismo...proporção de 4:1 de metanol e oleo de mamona.
Nós somos a consequência do que pensamos.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por jmal »

sandro_ventania Escreveu:
jmal Escreveu:
sandro_ventania Escreveu:não está exagerando? o metanol é usado puro como combustivel.
sei que tem seu potencial corrosivo sim...mas do jeito que voce colocou parece que o carro irá derreter em segundos...he he he.
creio que isso tambem será minimizado pois estará misturado a um oleo.
penso que o metanol não é usado como combustível, mas sim o etanol, é um pouco diferente, aqui no fórum tem muito pessoal a usar metanol mas para a transformação de óleo vegetal usado em biodiesel, e mesmo assim temos de ter a certeza que o biodiesel está isento de metanol para não termos problemas.
o efeito corrosivo do metanol é mais notado nos tubos de combustível, vedantes, etc.
jmal, o metanol é sim usado como combustivel...ele é melhor que o etanol, porem é mais toxico e mais caro, por isso aqui no brasil ele fica limitado as pistas de competição de carros e motos onde a performace está acima de tudo. outro fator é o consumo que é superior ao do etanol (gasolina 14:1...etanol 9:1... metanol 6:1).
usei metanol por muitos anos em aeromodelismo...proporção de 4:1 de metanol e oleo de mamona.

portanto não é utilizado nos nossos veículos.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por sandro_ventania »

proporcionalmente...muito menos oleo vegetal...
Nós somos a consequência do que pensamos.


pedro_tiago
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda jun 23, 2008 1:57 pm

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por pedro_tiago »

nao consigo encontrar informação sobre a bomba injectora do suzuki swift ddis 1.3 ... alguém faz ideia de qual seja ???

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por hynek »

pedro_tiago Escreveu:nao consigo encontrar informação sobre a bomba injectora do suzuki swift ddis 1.3 ... alguém faz ideia de qual seja ???
não está na base de dados, lamento
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


pedro_tiago
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda jun 23, 2008 1:57 pm

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por pedro_tiago »

acham que posso optar pela opção 3 ??? ... segundo apurei o motor é o bloco da gm, usado também nos opel corsas


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por Fry »

olá

quase que aposto que tem sistema commonrail. não é compatível com o ovd.

abraço.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


pedro_tiago
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda jun 23, 2008 1:57 pm

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por pedro_tiago »

não posso utilizar nenhuma percentagem então??? é isso ???


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por Fry »

podes, deves e aconselho a usar 3/4% de ovd filtrado a 1 micra como lubrificante.

abraço.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por hynek »

pedro_tiago Escreveu:acham que posso optar pela opção 3 ??? ... segundo apurei o motor é o bloco da gm, usado também nos opel corsas
julgo que opção3 serve, mas só para ov novo, se for usado, tem de ficar muito bem reciclado, mesmo a 1 mícron ou melhor e diminuir percentagem para metade
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


P_R
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sexta jun 27, 2008 2:06 pm

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por P_R »

bom dia pessoal,

tive a ver e a berlingo cá de casa tem bomba injectora lucas, logo, teria de optar pela opçao 3 mas fica demasiado dispendioso para a finalidade.

a pergunta é: se mudar a bomba injectora para uma bosch, a carrinha fica compativel com a opção 1?

o motor é o 1.9d.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por Flamingo »

segundo informação reunida aqui no forum, fica!!!
mas eu no teu lugar não fazia isso. fazia o que tivesse de fazer nessa bi...
o pior que te pode acontecer é partir alguma coisa na bi e teres que substituir por outra. mas isso pode acontecer ou não!!! se tal acontecesse, então nessa altura substituia a bi por uma bosh.
há aqui relatos no forum de que bombas injetoras lucas, depois de passarem a utilizar ov passaram a desafinar com menos frequencia.
também se fala por aqui que o ov tem excelentes capacidades lubrificantes.
desde que a temperatura essencial de funcionamento seja atinjida no mais curto espaço de tempo, uma bi lucas pode trabalhar igualmente bem com o ov quando comparada a uma bosh.

sobre a tua pergunta e falando mais diretamente, não mudes a bi sem haver um verdadeiro motivo. a lucas que tens pode estragar-se com o ov mas também pode não acontecer... se se estragar, então nessa altura substitui, mas não te esqueças que também há peças de substituição, embora isso seja apenas feito numa casa especializada...

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”