Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

P_R
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sexta jun 27, 2008 2:06 pm

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por P_R »

obrigado flamingo pela resposta.

terei de ponderar acerca dessa opção, mas tere de arranjar de antemão uma bi bosh, ou que seja uma lucas para substituir em casa de avaria, pois trata-se de uma carrinha de trabalho e, como tal, nao pode ficar muito tempo parada.

anyway, a carrinha é usada em viagens curtas, de 5 minutos, durante todo o dia. isso pode fazer com que nao atinja a temp. necessaria ao bom funcionamento com ovd?

obrigado pela ajuda!

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por Flamingo »

sim, penso que com tempo e nas calmas podes procurar uma bi bosh. mas mesmo assim eu não me metia nisso para já. sobre viagens curtas e tempos de aquecimento, eu sofro do mesmo problema.
tudo o que fiz na minha carrinha está relatado aqui:

http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=55&t=6754

além das fotos existem lá os links que dão acesso direto aos locais onde está toda a informação.
sobre o aquecimento, eu em breve irei fazer/construir algo com o qual espero contornar esse problema. irá aquecer mais rápido e com menos despesa em termos de bateria e esforço de alternador. (pelo menos assim espero...) e aquilo que tenho na ideia é simples e barato de construir. caso queiras aguardar mais uns dias...
tudo o que fizer será relatado aqui no forum... dos relatos e fotos postadas, podes fazer igual ou tirar umas ideias...
alguma coisa, dispõe...
um abraço...


rodolfovieira
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: quinta jun 19, 2008 10:31 am

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por rodolfovieira »

olá viva.

verifico que venho muito mas muito atrasado a este mundo, visto que o último post foi em 2007 bom mas vamos lá.

tenho um 205 xad 1.8 de 91 com 220mil, gostaria de saber se posso usar ovd sem ter que usar algum kit...

por exemplo se puser 10 litros de gasoleo quantos litros posso por no verao e no inverno?

obrigado

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por Flamingo »

consulta aqui:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=3200

aconselho também uma leitura aqui, é muito importante!:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=3201


rodolfovieira
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: quinta jun 19, 2008 10:31 am

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por rodolfovieira »

eu ja li mas comecei logo com duvidas lá esta:

peugeot 205-1,8 d /1987-96/xud7 (161a)/4cyl./1769ccm/44kw/59,84ps/bhp/4600min-1/bosch/rp opção1

deveria ser esta a minha referencia mas eu ja confirmei e a minha bomba e lucas e nao bosh.

logo já fiquei desorientado.


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por Oinq »

na minha opinião, e apesar de ja tar um bocado desatualizado, se é lucas, passa a opcão 3...
Cumprimentos
Nuno Leitão


njorge
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quinta dez 16, 2010 5:09 pm

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por njorge »

renault clio ii-1,9 d/1999-02/f8q 632/4cyl./1870ccm/47kw/63,92ps/bhp/4500min-1/lucas/rp opção3

segundo percebi posso colocar 10% de óleo vegetal no inverno e 20% no verão.
como leva cerca de 48l atestado, posso sempre juntar 4,5l no inverno e 9l no verão...

o mesmo para o mercedes c220d com bomba lucas...

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por Flamingo »

njorge, pelo que consultaste, é essa a melhor opção a tomar para poderes circular com a segurança possivel, ou seja, sem kit ov.
se não te importas, passa pelo tópico das apresentações e apresenta-te aqui à malta, é uma forma de nos ficarmos a conhecer melhor uns aos outros. faz isso aqui:
http://novaenergia.net/forum/viewforum.php?f=14


tugabeat
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: terça dez 28, 2010 11:47 am

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por tugabeat »

boas.

já pesquisei na lista de carros, mas não encontro o meu.
o mais parecido é este: toyota corolla-2,0 d-4d/2002-05/1cd-ftv/4cyl./1995ccm/85kw/115,6ps/bhp/4000min-1/denso/cr opção2

no entanto, o meu é um corolla verso d-cat 177cv.
será que poderiam dizer-me qual o tipo de opção que deveria usar?

nunca experimentei nada antes, e para o tipo de carro que é tenho um pouco de receio.
já perguntei na toyota, e o que um eng.º de lá me disse, é que a toyota já fez testes com biodiesel a 15% a até essa quantidade, não tem problemas a relatar.

agora, não sei se será 15% biodiesel, ou se poderá ser também usado ovd, nessa mesma quantidade.
obrigado desde já pela ajuda.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por Flamingo »

tugabeat, sê bem vindo aqui ao forum.
antes de mais começo por te pedir para te apresentares, no tópico das apresentações, e nos falares um pouco de ti, pelo menos o mais básico ou aquilo que entenderes dizer, é uma maneira de nos conhecermos melhor uns aos outros. clica no link que se segue e vais directo para lá:
http://novaenergia.net/forum/viewforum.php?f=14

sobre a tua questão, penso que o teu carro seja um comonrail, como tal, esse facto limita a utilização do oleo vegetal como combustivel alternativo. será bom teres a noção que usar biodiesel como combustivel não é a mesma coisa que usar oleo vegetal directo. são coisas diferentes. para ficares mais bem informado sobre isso dá uma lida atenta no seguinte link e consulta os outros que por lá existem:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=3201

depois de o fazeres consulta também atentamente a parte do biodiesel:
http://novaenergia.net/forum/viewforum.php?f=30

desejo que te des bem por aqui. alguma duvida dispõe, dentro do possivel a malta cá estará para te ajudar.
um abraço...


Joca ferreira
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda fev 21, 2011 8:31 am

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por Joca ferreira »

bom dia, tenho uma peugeot 306-1,9 d turbo de 11/1997, mas vejo 4 modelos aqui no forum, alguem me pode dar um esclarecimento. obrigado jf
"peugeot 306-1,9 d turbo/1993-97/xud9te/l (d8a)/4cyl./1905ccm/68kw/92,48ps/bhp/4000min-1/bosch/rp opção1
peugeot 306-1,9 d turbo/1993-97/xud9tey (dhy)/4cyl./1905ccm/66kw/89,76ps/bhp/4000min-1/bosch/rp opção1
peugeot 306-1,9 d turbo/1997-99/xud9te/l3 (dhy)/4cyl./1905ccm/66kw/89,76ps/bhp/4000min-1/bosch/rp opção1
peugeot 306-1,9 d turbo/1997-99/xud9te/l3 (dhy)/4cyl./1905ccm/66kw/89,76ps/bhp/4000min-1/lucas/rp opção3 "


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por Oinq »

joca ferreira Escreveu:bom dia, tenho uma peugeot 306-1,9 d turbo de 11/1997, mas vejo 4 modelos aqui no forum, alguem me pode dar um esclarecimento. obrigado jf
"peugeot 306-1,9 d turbo/1993-97/xud9te/l (d8a)/4cyl./1905ccm/68kw/92,48ps/bhp/4000min-1/bosch/rp opção1
peugeot 306-1,9 d turbo/1993-97/xud9tey (dhy)/4cyl./1905ccm/66kw/89,76ps/bhp/4000min-1/bosch/rp opção1
peugeot 306-1,9 d turbo/1997-99/xud9te/l3 (dhy)/4cyl./1905ccm/66kw/89,76ps/bhp/4000min-1/bosch/rp opção1
peugeot 306-1,9 d turbo/1997-99/xud9te/l3 (dhy)/4cyl./1905ccm/66kw/89,76ps/bhp/4000min-1/lucas/rp opção3 "
com base no que escrebeste e tendo em conta que tens 2 opções ( 1 e 3 ) eu ia verificar manualmente se é lucas ou bosch. abres o capot e espreitas
Cumprimentos
Nuno Leitão


New_Wave
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quarta dez 05, 2007 11:06 am

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por New_Wave »

boas,
troquei o meu punto 1.9 no qual usei durante algum tempo ovd sem problemas (seguindo a tabela pubicada).
adquiri um hyundai getz play van 1.5 c/82 cv de 2005, não encontro em lado algum a identificação desta bi, alguem me pode ajudar? queria recomeçar a usar ovd mas não faço ideia das percentagens a usar...

obrigado!

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por Flamingo »

new_wave Escreveu:boas,
troquei o meu punto 1.9 no qual usei durante algum tempo ovd sem problemas (seguindo a tabela pubicada).
adquiri um hyundai getz play van 1.5 c/82 cv de 2005, não encontro em lado algum a identificação desta bi, alguem me pode ajudar? queria recomeçar a usar ovd mas não faço ideia das percentagens a usar...

obrigado!
se bem me parece, essa mecânica está equipada com comon-rail, como tal deve usar a opção3.


cape277
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta mai 26, 2011 9:38 pm

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por cape277 »

renault vel satis 3.0 dci/2002/bj0j/6 cyl/2958/130kw/177 ps/ /4400min-1/denso(=bosh)/cr

¿opcao 1, 2 o 3?

thanks

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por Flamingo »

cape277 Escreveu:renault vel satis 3.0 dci/2002/bj0j/6 cyl/2958/130kw/177 ps/ /4400min-1/denso(=bosh)/cr

¿opcao 1, 2 o 3?

thanks
siendo una mecânica dci, deve usar la opcion 2, la misma que los otros dci de marca renault

Avatar do Utilizador

LeNnOxLeWiS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 14, 2006 11:54 pm

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

so um parentises se me permitem... apesar de recomendarem ov40 no verao para corsas 1.5 td eu tenho usado 50/50 (gasoleo/oleo)

isto porque tenho tido acesso a um oleo (lidl) com uma fluidez superior ao oleo que usava anteriormente a 30% (pingo doce). isso da-me uma confiança extra para experimentar esta diluiçao e ate agora 0 problemas. arranque fantastico, andamento idem...em qualquer rotaçao/esforço.

queria so deixar esse registo. cumps aos pioneiros e aventureiros

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por Flamingo »

pelo que conheço, se vier a ter problemas com percentagens excessivas, eles não irão aparecer de um momento para o outro. sucedem de forma progressiva...

Avatar do Utilizador

LeNnOxLeWiS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 14, 2006 11:54 pm

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

flamingo Escreveu:pelo que conheço, se vier a ter problemas com percentagens excessivas, eles não irão aparecer de um momento para o outro. sucedem de forma progressiva...
que sinais/problemas podem surgir?

o arranque do carro esta espectacular e tudo o resto aparenta estar normalissimo.

de referir que nao coloco gasolina, apenas gasoleo e ovd

obrigado desde ja

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por Flamingo »

acomulação de residuos nos injectores; atomizações dos injectores em particulas mais grossas; acumulação de depósitos carbonosos na câmara de combustã; nos cilindros,... e por consequência nos segmentos; contaminação do oleo de lubrificação do motor; lubrificação da bi dificiente; perca de compressão e risco de segmentos presos...
não é minha intenção estar a dramatizar. até pode não acontecer nada disto, mas o risco é elevado .
uso de oleo 2t e gasolina em percentagens apropriadas recomendava-se...
já agora, no teu caso nunca te apercebes-te para o fim do depósito cheirar mais a ov?

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”