Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Avatar do Utilizador

LeNnOxLeWiS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 14, 2006 11:54 pm

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

a intensidade do cheiro é mais ou menos regular.. agora que falas, talvez note mais um pouco no final sim.. mas mesmo com o deposito cheio cheira sempre um pouco. hoje enchi a topo, levou 20 de gasoleo e 20 de oleo. o resto do deposito é a mistura que ja la estava da ultima mistura (passo a redundancia).

estou atento é ás trocas de filtro de gasoleo (de 5000 em 5000), troca de oleo e respectivo filtro. de resto nada a assinalar...para ja.

cumps

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por Flamingo »

eu noto o cheiro mais intenso na parte final do depósito, e para mim isso é um sinal claro de que o ov não se mistura por completo no diesel, possivelmente fica mais acumulado no fundo do depósito. talvez por isso venha a razão do cheiro mais intenso, que é como dizer, no final do depósito, possivelmente andarei a queimar ov quase a 100%.

Avatar do Utilizador

LeNnOxLeWiS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 14, 2006 11:54 pm

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

flamingo Escreveu:eu noto o cheiro mais intenso na parte final do depósito, e para mim isso é um sinal claro de que o ov não se mistura por completo no diesel, possivelmente fica mais acumulado no fundo do depósito. talvez por isso venha a razão do cheiro mais intenso, que é como dizer, no final do depósito, possivelmente andarei a queimar ov quase a 100%.
pois, nunca experimentei ver como se misturam. qqr dia ponho num recipiente 50/50 e deixo em repouso para ver se depois de misturados, voltam a separar-se totalmente... e se sim, ao fim de quanto tempo..

psicologicamente depois de atestar em 50/50, mando uns abanoes com o carro... faço uns bons ziguezagues ... isto na esperança de se misturarem


reaper
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda jul 04, 2011 1:17 pm

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por reaper »

boa tarde,

apos varias consultas ja estou um pouco esclarecido quanto ao uso de ovd ou bd. contudo tenho algumas duvidas no que diz respeito as questoes legais.
a policia por norma costuma implicar com isso?? sei que a cerca de 2 anos esse tema foi muito badalado e ainda houve bastantes apreensões... como vao agora essas coisas, alguem me sabe dizer??'

cumpts

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por mauri »

reaper Escreveu:boa tarde,

apos varias consultas ja estou um pouco esclarecido quanto ao uso de ovd ou bd. contudo tenho algumas duvidas no que diz respeito as questoes legais.
a policia por norma costuma implicar com isso?? sei que a cerca de 2 anos esse tema foi muito badalado e ainda houve bastantes apreensões... como vao agora essas coisas, alguem me sabe dizer??'

cumpts
reaper, tal como já lhe foi respondido em http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 50#p161950, o que interessa saber é se é legal ou não.
a polícia não anda em cima de ninguém: o seu dever é fazer cumprir a lei.
importa saber se o que pretende está dentro dos parâmetros legais.
cump.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


reaper
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda jul 04, 2011 1:17 pm

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por reaper »

mauri Escreveu:
reaper Escreveu:boa tarde,

apos varias consultas ja estou um pouco esclarecido quanto ao uso de ovd ou bd. contudo tenho algumas duvidas no que diz respeito as questoes legais.
a policia por norma costuma implicar com isso?? sei que a cerca de 2 anos esse tema foi muito badalado e ainda houve bastantes apreensões... como vao agora essas coisas, alguem me sabe dizer??'

cumpts
reaper, tal como já lhe foi respondido em http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 50#p161950, o que interessa saber é se é legal ou não.
a polícia não anda em cima de ninguém: o seu dever é fazer cumprir a lei.
importa saber se o que pretende está dentro dos parâmetros legais.
cump.


caro mauri,

agradeço desde ja a sua atenção....
é lógico que não pretendo que o forum me aconselhe a praticar ilegalidades, nem eu sequer pretendo pratica-las.. eu tenho um citroen ax a diesel e um clio e até hoje nunca meti 1l de ovd ou bd. usei ja num tractor que nunca sai da minha propriedade e a titulo experimental.

penso que me expliquei mal. a minha duvida era se teria entretanto saído alguma lei ou despacho que permitisse o uso de bd ou ovd de acordo com determinados critérios....

após algumas pesquisas verifiquei que posso pedir/ pagar qualquer coisa as entidades alfandegarias, o que me permitiria andar com o bd. penso que a minha questao esta esclarecida e e irei continuar a procurar as bombas de combustiveis com preços mais acessiveis

com isto quero dizer que pelos vistos ainda nao é permitido andar livremente com ovd ou bd.


obrigado pela atenção

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por mauri »

compreendido e obrigado também pela compreensão tida.
espero que tire todas as dúvidas e é para isso que o fórum existe: partilha de conhecimentos.
espero que continue participando e partilhando conhecimentos.
cumprimentos.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por Flamingo »

reaper Escreveu: ................
com isto quero dizer que pelos vistos ainda nao é permitido andar livremente com ovd ou bd.

obrigado pela atenção
a legalização dos bio-combustiveis parece que faz parte do programa de governo eleito à bem pouco tempo. a ver vamos se vai ser levado à assembleia e legislado. até lá hà riscos que se correm, e "crimes" que compensam...lol


zegalote
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: segunda mar 03, 2008 8:31 pm

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por zegalote »

vamos é lá ver se ao fazerem uma legislação para bio-combustiveis não vai piorar a situação de quem os utiliza, e torna a vida quase tão cara como ir à bomba....


reaper
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda jul 04, 2011 1:17 pm

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por reaper »

Caros amigos,

Eu ja andei a visitar o forum, pois tinha algum interesse na utilizaçao de BD ou mesmo OVD no meu lada niva 1.9d de 1995. Vi logo na pagina inicial as percentagens que podia levar e a respectiva utilização. So que aqui no forum é anunciado que a bomba injectora é bosh, mas na verdade o meu, e pelo que tenho visto em muitos outros, a bomba que lá está é lucas.... :S


Falco
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: segunda abr 06, 2009 12:22 pm

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por Falco »

Deixo aqui um testemunho pouco agradável: Um amigo meu punha 30% de OV novo numa transit de 2005 e ao fim de uns meses precisou de substituir bomba e injectores. Insistiu nos 30% e passado sensivelmente 1 ano voilá, os injectores colados e bomba idem. Isto no carro de trabalho.
No bmw 318tds de 1998, com as mesmas percentagens está a ter grandes problemas no arranque de manhã embora esteja há já alguns depósitos a bp ultimate a ver se limpa os injectores.


Paixão
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 87
Registado: segunda nov 30, 2009 11:50 am
Localização: Reguengos de Monsaraz

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por Paixão »

LeNnOxLeWiS Escreveu:
flamingo Escreveu:eu noto o cheiro mais intenso na parte final do depósito, e para mim isso é um sinal claro de que o ov não se mistura por completo no diesel, possivelmente fica mais acumulado no fundo do depósito. talvez por isso venha a razão do cheiro mais intenso, que é como dizer, no final do depósito, possivelmente andarei a queimar ov quase a 100%.
pois, nunca experimentei ver como se misturam. qqr dia ponho num recipiente 50/50 e deixo em repouso para ver se depois de misturados, voltam a separar-se totalmente... e se sim, ao fim de quanto tempo..

psicologicamente depois de atestar em 50/50, mando uns abanoes com o carro... faço uns bons ziguezagues ... isto na esperança de se misturarem
Eu tenho um probleminha que me fez suspeitar disso. O ponteiro do combustivel deixou de assinalar até ao fim (reserva) e pensei que seria oleo que não se dissolveu que estivesse no fundo e por isso o carro parava (devido a oleo em excesso a entrar para combustão). Mas ja atestei 2 vezes o deposito apenas com gasoleo e o ponteiro chega aquela zona e o carro para... Resolvi então fazer a experiencia de deixar num garrafão metade oleo com metade de gasoleo durante uma semana. O resultado foi que se dissolvem totalmente. Por isso deduzi que será avaria no indicador de combustivel ;)

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por Flamingo »

Paixão Escreveu: .............................
Resolvi então fazer a experiencia de deixar num garrafão metade oleo com metade de gasoleo durante uma semana. O resultado foi que se dissolvem totalmente. Por isso deduzi que será avaria no indicador de combustivel ;)
Essa mesma experiência eu também fiz mas a mim não me pareceu que se dissolvesse tudo. Olhando com boa luz notava-se... uns farfalhos na mistura.
Sobre o indicador e pelos sintomas descrito quase de certeza que é isso. Aconteceu-me o mesmo.
Um abraço...


pauloalves
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 37
Registado: terça ago 14, 2007 10:42 am

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por pauloalves »

Ola . Antes de mais é de referir que já por aqui andei há alguns anos. Tinha na altura um vitara 2.0td que andava a já 20 ou 30% que depois colou o motor. Nada teve a ver com uso de ov mas sim com um grande furo no radiador. Acabei por não repar-lo e adquiri um carro diesel novo (poupadinho), isto aliado ao facto de na altura os preços do ov terem disparado e o consumo de oleo cá em casa ser ridiculo (ainda bem), 3 lts ano fizeram com que deixasse de usar ov e consequentemente as visitas ao forum foram escasseando. Agora existe uma nova inversão e achei mais correcto comprar um carro maior (5 pessoas cá em casa), pelo que estou a ponderar voltar a usar ov. Sendo assim, e uma vez que não encontrei o modelo na.lista fornecida, gostaria de saber a percentagem recomendada para nissan pathfinder de 2005 :oops:
Sendo que é um carro que polui bastante queria tentar minimizar um pouco isso e se no processo puder fazer uma pequena contenção de custos tanto melhor.
Desde já obrigado


DPRADO
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: segunda set 05, 2016 6:58 pm

S-10

Mensagem por DPRADO »

Olá! Há pouco tomei conhecimento desse belíssimo trabalho de vcs! :)
Gostaria de saber da possibilidade para utilizar o óleo vegetal para:
> S-10 1999, 2.5, turbo diesel
> Peugeot 106, 1.0, 1999.
Não encontrei esses dois veículos aqui no tópico do fórum.
Grata!

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por Master »

Também já usei bastante esta opção de colocar Óleo vegetal junto com o gasóleo, sempre no máximo de 2 lts para um depósito de 45 lts numa Kangoo 1.5 Td.
Até Azeite usei ;) (estava fora do prazo para consumo)
Mas isso era quando o gasóleo estava a 1,50 € ou mais e o óleo a 1,00 €
Neste momento e com gasóleo a 1,10 € e o Óleo a 1,50 € não compensa, e o rendimento não era o mesmo... o carro não esticava tanto, demorava a puxar mais.
Neste momento e pelo preço não compensa.
Dos Fracos Não Reza a História...

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por klinzter »

Eu prefiro reciclar ;) uso primeiro na frigideira e depois no depósito
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por Flamingo »

Eu tinha vendido a "fritadeira", adquiri recentemente outra que há-de queimar tudo, tipo os camiões Berlier da tropa

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por serges »

Epa um "comilão" desses é sempre bom desde que tenha uma dieta rigorosa no seu consumo...

De resto vai dando noticias!

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por Flamingo »

Flamingo Escreveu: domingo jan 29, 2017 12:24 pm Eu tinha vendido a "fritadeira", adquiri recentemente outra que há-de queimar tudo, tipo os camiões Berlier da tropa
Afinal não vai poder ser bem assim, é opção 3. Pensei que aquele modelo vinham todos com BI Bosch :evil:

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”