Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.



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klinzter
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Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por klinzter » terça jun 17, 2008 3:47 pm

biodiesel ou ovd?
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sandro_ventania
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Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por sandro_ventania » quarta jun 18, 2008 1:19 am

olá pessoal,

vejo o pessoal colocar 2% de gasolina 95 octanas na mistura para melhorar a viscossidade...
não seria melhor usar o metanol? ele se mistura facilmente ao oleo vegetal e possui elevada octanagem...creio que porcentagens até acima de 2% ia fazer muito bem...eu faria testes se tivesse carro a diesel. mas acho que pra quem está fazendo testes é uma boa opçao.
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Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por jmal » quarta jun 18, 2008 10:53 am

sandro_ventania Escreveu:olá pessoal,

vejo o pessoal colocar 2% de gasolina 95 octanas na mistura para melhorar a viscossidade...
não seria melhor usar o metanol? ele se mistura facilmente ao oleo vegetal e possui elevada octanagem...creio que porcentagens até acima de 2% ia fazer muito bem...eu faria testes se tivesse carro a diesel. mas acho que pra quem está fazendo testes é uma boa opçao.
o metanol é muito corrosivo, e portanto vai destruir tudo o que encontre pelo caminho dentro do motor, nem fazes nenhum teste a não ser que estejas a pensar trocar de carro.
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Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por sandro_ventania » quarta jun 18, 2008 5:55 pm

não está exagerando? o metanol é usado puro como combustivel.
sei que tem seu potencial corrosivo sim...mas do jeito que voce colocou parece que o carro irá derreter em segundos...he he he.
creio que isso tambem será minimizado pois estará misturado a um oleo.
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Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por jmal » quarta jun 18, 2008 6:52 pm

sandro_ventania Escreveu:não está exagerando? o metanol é usado puro como combustivel.
sei que tem seu potencial corrosivo sim...mas do jeito que voce colocou parece que o carro irá derreter em segundos...he he he.
creio que isso tambem será minimizado pois estará misturado a um oleo.
penso que o metanol não é usado como combustível, mas sim o etanol, é um pouco diferente, aqui no fórum tem muito pessoal a usar metanol mas para a transformação de óleo vegetal usado em biodiesel, e mesmo assim temos de ter a certeza que o biodiesel está isento de metanol para não termos problemas.
o efeito corrosivo do metanol é mais notado nos tubos de combustível, vedantes, etc.
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Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por palhim » quinta jun 19, 2008 10:58 am

não encontrei o meu carro na listagem. é uma astra de 2006 com o motor 1.3 cdti de 90cv. andei à procura da bi. é uma bosh ( ) referência cr/cp...(depois tem uma data de números que não me apeteceu escrever...).

eu sei que estes motores common rail são um bocado sensíveis, e eu também não me queria meter em grandes aventuras. eu tenho um amigo que está a usar ovd no seu golf e diz que quanto maior a % que usa melhores médias faz o carro. a minha ideia era usar uma pequena percentagem de ovd (3 a 5%) quase como se fosse um aditivo, só para tentar melhorar as médias. acham que posso fazer isso, ou será melhor ficar quieto?
Tudo o que está no plano da realidade já foi sonho um dia


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Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por Katrapum » quinta jun 19, 2008 1:27 pm

klinzter Escreveu:biodiesel ou ovd?

a % de ov q devo misturar!!

obrigado
pedro

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Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por hynek » quinta jun 19, 2008 2:06 pm

palhim Escreveu:não encontrei o meu carro na listagem. é uma astra de 2006 com o motor 1.3 cdti de 90cv. andei à procura da bi. é uma bosh ( ) referência cr/cp...(depois tem uma data de números que não me apeteceu escrever...).

eu sei que estes motores common rail são um bocado sensíveis, e eu também não me queria meter em grandes aventuras. eu tenho um amigo que está a usar ovd no seu golf e diz que quanto maior a % que usa melhores médias faz o carro. a minha ideia era usar uma pequena percentagem de ovd (3 a 5%) quase como se fosse um aditivo, só para tentar melhorar as médias. acham que posso fazer isso, ou será melhor ficar quieto?
segue indicação da opção3
Um abraço
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Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por sandro_ventania » sábado jun 21, 2008 4:15 pm

jmal Escreveu:
sandro_ventania Escreveu:não está exagerando? o metanol é usado puro como combustivel.
sei que tem seu potencial corrosivo sim...mas do jeito que voce colocou parece que o carro irá derreter em segundos...he he he.
creio que isso tambem será minimizado pois estará misturado a um oleo.
penso que o metanol não é usado como combustível, mas sim o etanol, é um pouco diferente, aqui no fórum tem muito pessoal a usar metanol mas para a transformação de óleo vegetal usado em biodiesel, e mesmo assim temos de ter a certeza que o biodiesel está isento de metanol para não termos problemas.
o efeito corrosivo do metanol é mais notado nos tubos de combustível, vedantes, etc.
jmal, o metanol é sim usado como combustivel...ele é melhor que o etanol, porem é mais toxico e mais caro, por isso aqui no brasil ele fica limitado as pistas de competição de carros e motos onde a performace está acima de tudo. outro fator é o consumo que é superior ao do etanol (gasolina 14:1...etanol 9:1... metanol 6:1).
usei metanol por muitos anos em aeromodelismo...proporção de 4:1 de metanol e oleo de mamona.
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Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por jmal » sábado jun 21, 2008 7:01 pm

sandro_ventania Escreveu:
jmal Escreveu:
sandro_ventania Escreveu:não está exagerando? o metanol é usado puro como combustivel.
sei que tem seu potencial corrosivo sim...mas do jeito que voce colocou parece que o carro irá derreter em segundos...he he he.
creio que isso tambem será minimizado pois estará misturado a um oleo.
penso que o metanol não é usado como combustível, mas sim o etanol, é um pouco diferente, aqui no fórum tem muito pessoal a usar metanol mas para a transformação de óleo vegetal usado em biodiesel, e mesmo assim temos de ter a certeza que o biodiesel está isento de metanol para não termos problemas.
o efeito corrosivo do metanol é mais notado nos tubos de combustível, vedantes, etc.
jmal, o metanol é sim usado como combustivel...ele é melhor que o etanol, porem é mais toxico e mais caro, por isso aqui no brasil ele fica limitado as pistas de competição de carros e motos onde a performace está acima de tudo. outro fator é o consumo que é superior ao do etanol (gasolina 14:1...etanol 9:1... metanol 6:1).
usei metanol por muitos anos em aeromodelismo...proporção de 4:1 de metanol e oleo de mamona.

portanto não é utilizado nos nossos veículos.
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Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por sandro_ventania » domingo jun 22, 2008 12:38 am

proporcionalmente...muito menos oleo vegetal...
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Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por pedro_tiago » segunda jun 23, 2008 2:15 pm

nao consigo encontrar informação sobre a bomba injectora do suzuki swift ddis 1.3 ... alguém faz ideia de qual seja ???

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Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por hynek » segunda jun 23, 2008 10:30 pm

pedro_tiago Escreveu:nao consigo encontrar informação sobre a bomba injectora do suzuki swift ddis 1.3 ... alguém faz ideia de qual seja ???
não está na base de dados, lamento
Um abraço
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Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por pedro_tiago » terça jun 24, 2008 8:45 am

acham que posso optar pela opção 3 ??? ... segundo apurei o motor é o bloco da gm, usado também nos opel corsas

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Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por Fry » terça jun 24, 2008 12:12 pm

olá

quase que aposto que tem sistema commonrail. não é compatível com o ovd.

abraço.
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Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por pedro_tiago » terça jun 24, 2008 4:06 pm

não posso utilizar nenhuma percentagem então??? é isso ???

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Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por Fry » terça jun 24, 2008 4:35 pm

podes, deves e aconselho a usar 3/4% de ovd filtrado a 1 micra como lubrificante.

abraço.
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Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por hynek » terça jun 24, 2008 10:51 pm

pedro_tiago Escreveu:acham que posso optar pela opção 3 ??? ... segundo apurei o motor é o bloco da gm, usado também nos opel corsas
julgo que opção3 serve, mas só para ov novo, se for usado, tem de ficar muito bem reciclado, mesmo a 1 mícron ou melhor e diminuir percentagem para metade
Um abraço
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Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por P_R » sábado jun 28, 2008 11:59 am

bom dia pessoal,

tive a ver e a berlingo cá de casa tem bomba injectora lucas, logo, teria de optar pela opçao 3 mas fica demasiado dispendioso para a finalidade.

a pergunta é: se mudar a bomba injectora para uma bosch, a carrinha fica compativel com a opção 1?

o motor é o 1.9d.

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Flamingo
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Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Mensagem por Flamingo » sábado jun 28, 2008 2:41 pm

segundo informação reunida aqui no forum, fica!!!
mas eu no teu lugar não fazia isso. fazia o que tivesse de fazer nessa bi...
o pior que te pode acontecer é partir alguma coisa na bi e teres que substituir por outra. mas isso pode acontecer ou não!!! se tal acontecesse, então nessa altura substituia a bi por uma bosh.
há aqui relatos no forum de que bombas injetoras lucas, depois de passarem a utilizar ov passaram a desafinar com menos frequencia.
também se fala por aqui que o ov tem excelentes capacidades lubrificantes.
desde que a temperatura essencial de funcionamento seja atinjida no mais curto espaço de tempo, uma bi lucas pode trabalhar igualmente bem com o ov quando comparada a uma bosh.

sobre a tua pergunta e falando mais diretamente, não mudes a bi sem haver um verdadeiro motivo. a lucas que tens pode estragar-se com o ov mas também pode não acontecer... se se estragar, então nessa altura substitui, mas não te esqueças que também há peças de substituição, embora isso seja apenas feito numa casa especializada...

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