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Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Enviado: sábado jun 28, 2008 9:19 pm
por P_R
obrigado flamingo pela resposta.

terei de ponderar acerca dessa opção, mas tere de arranjar de antemão uma bi bosh, ou que seja uma lucas para substituir em casa de avaria, pois trata-se de uma carrinha de trabalho e, como tal, nao pode ficar muito tempo parada.

anyway, a carrinha é usada em viagens curtas, de 5 minutos, durante todo o dia. isso pode fazer com que nao atinja a temp. necessaria ao bom funcionamento com ovd?

obrigado pela ajuda!

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Enviado: sábado jun 28, 2008 10:12 pm
por Flamingo
sim, penso que com tempo e nas calmas podes procurar uma bi bosh. mas mesmo assim eu não me metia nisso para já. sobre viagens curtas e tempos de aquecimento, eu sofro do mesmo problema.
tudo o que fiz na minha carrinha está relatado aqui:

http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=55&t=6754

além das fotos existem lá os links que dão acesso direto aos locais onde está toda a informação.
sobre o aquecimento, eu em breve irei fazer/construir algo com o qual espero contornar esse problema. irá aquecer mais rápido e com menos despesa em termos de bateria e esforço de alternador. (pelo menos assim espero...) e aquilo que tenho na ideia é simples e barato de construir. caso queiras aguardar mais uns dias...
tudo o que fizer será relatado aqui no forum... dos relatos e fotos postadas, podes fazer igual ou tirar umas ideias...
alguma coisa, dispõe...
um abraço...

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Enviado: domingo jun 20, 2010 11:27 pm
por rodolfovieira
olá viva.

verifico que venho muito mas muito atrasado a este mundo, visto que o último post foi em 2007 bom mas vamos lá.

tenho um 205 xad 1.8 de 91 com 220mil, gostaria de saber se posso usar ovd sem ter que usar algum kit...

por exemplo se puser 10 litros de gasoleo quantos litros posso por no verao e no inverno?

obrigado

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Enviado: segunda jun 21, 2010 8:33 am
por Flamingo
consulta aqui:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=3200

aconselho também uma leitura aqui, é muito importante!:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=3201

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Enviado: segunda jun 21, 2010 4:36 pm
por rodolfovieira
eu ja li mas comecei logo com duvidas lá esta:

peugeot 205-1,8 d /1987-96/xud7 (161a)/4cyl./1769ccm/44kw/59,84ps/bhp/4600min-1/bosch/rp opção1

deveria ser esta a minha referencia mas eu ja confirmei e a minha bomba e lucas e nao bosh.

logo já fiquei desorientado.

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Enviado: segunda jun 21, 2010 6:23 pm
por Oinq
na minha opinião, e apesar de ja tar um bocado desatualizado, se é lucas, passa a opcão 3...

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Enviado: quinta dez 16, 2010 5:15 pm
por njorge
renault clio ii-1,9 d/1999-02/f8q 632/4cyl./1870ccm/47kw/63,92ps/bhp/4500min-1/lucas/rp opção3

segundo percebi posso colocar 10% de óleo vegetal no inverno e 20% no verão.
como leva cerca de 48l atestado, posso sempre juntar 4,5l no inverno e 9l no verão...

o mesmo para o mercedes c220d com bomba lucas...

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Enviado: sexta dez 17, 2010 10:44 pm
por Flamingo
njorge, pelo que consultaste, é essa a melhor opção a tomar para poderes circular com a segurança possivel, ou seja, sem kit ov.
se não te importas, passa pelo tópico das apresentações e apresenta-te aqui à malta, é uma forma de nos ficarmos a conhecer melhor uns aos outros. faz isso aqui:
http://novaenergia.net/forum/viewforum.php?f=14

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Enviado: terça jan 04, 2011 2:25 pm
por tugabeat
boas.

já pesquisei na lista de carros, mas não encontro o meu.
o mais parecido é este: toyota corolla-2,0 d-4d/2002-05/1cd-ftv/4cyl./1995ccm/85kw/115,6ps/bhp/4000min-1/denso/cr opção2

no entanto, o meu é um corolla verso d-cat 177cv.
será que poderiam dizer-me qual o tipo de opção que deveria usar?

nunca experimentei nada antes, e para o tipo de carro que é tenho um pouco de receio.
já perguntei na toyota, e o que um eng.º de lá me disse, é que a toyota já fez testes com biodiesel a 15% a até essa quantidade, não tem problemas a relatar.

agora, não sei se será 15% biodiesel, ou se poderá ser também usado ovd, nessa mesma quantidade.
obrigado desde já pela ajuda.

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Enviado: quarta jan 05, 2011 12:27 am
por Flamingo
tugabeat, sê bem vindo aqui ao forum.
antes de mais começo por te pedir para te apresentares, no tópico das apresentações, e nos falares um pouco de ti, pelo menos o mais básico ou aquilo que entenderes dizer, é uma maneira de nos conhecermos melhor uns aos outros. clica no link que se segue e vais directo para lá:
http://novaenergia.net/forum/viewforum.php?f=14

sobre a tua questão, penso que o teu carro seja um comonrail, como tal, esse facto limita a utilização do oleo vegetal como combustivel alternativo. será bom teres a noção que usar biodiesel como combustivel não é a mesma coisa que usar oleo vegetal directo. são coisas diferentes. para ficares mais bem informado sobre isso dá uma lida atenta no seguinte link e consulta os outros que por lá existem:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=3201

depois de o fazeres consulta também atentamente a parte do biodiesel:
http://novaenergia.net/forum/viewforum.php?f=30

desejo que te des bem por aqui. alguma duvida dispõe, dentro do possivel a malta cá estará para te ajudar.
um abraço...

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Enviado: segunda fev 21, 2011 9:02 am
por Joca ferreira
bom dia, tenho uma peugeot 306-1,9 d turbo de 11/1997, mas vejo 4 modelos aqui no forum, alguem me pode dar um esclarecimento. obrigado jf
"peugeot 306-1,9 d turbo/1993-97/xud9te/l (d8a)/4cyl./1905ccm/68kw/92,48ps/bhp/4000min-1/bosch/rp opção1
peugeot 306-1,9 d turbo/1993-97/xud9tey (dhy)/4cyl./1905ccm/66kw/89,76ps/bhp/4000min-1/bosch/rp opção1
peugeot 306-1,9 d turbo/1997-99/xud9te/l3 (dhy)/4cyl./1905ccm/66kw/89,76ps/bhp/4000min-1/bosch/rp opção1
peugeot 306-1,9 d turbo/1997-99/xud9te/l3 (dhy)/4cyl./1905ccm/66kw/89,76ps/bhp/4000min-1/lucas/rp opção3 "

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Enviado: segunda fev 21, 2011 10:12 am
por Oinq
joca ferreira Escreveu:bom dia, tenho uma peugeot 306-1,9 d turbo de 11/1997, mas vejo 4 modelos aqui no forum, alguem me pode dar um esclarecimento. obrigado jf
"peugeot 306-1,9 d turbo/1993-97/xud9te/l (d8a)/4cyl./1905ccm/68kw/92,48ps/bhp/4000min-1/bosch/rp opção1
peugeot 306-1,9 d turbo/1993-97/xud9tey (dhy)/4cyl./1905ccm/66kw/89,76ps/bhp/4000min-1/bosch/rp opção1
peugeot 306-1,9 d turbo/1997-99/xud9te/l3 (dhy)/4cyl./1905ccm/66kw/89,76ps/bhp/4000min-1/bosch/rp opção1
peugeot 306-1,9 d turbo/1997-99/xud9te/l3 (dhy)/4cyl./1905ccm/66kw/89,76ps/bhp/4000min-1/lucas/rp opção3 "
com base no que escrebeste e tendo em conta que tens 2 opções ( 1 e 3 ) eu ia verificar manualmente se é lucas ou bosch. abres o capot e espreitas

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Enviado: segunda mar 21, 2011 5:21 pm
por New_Wave
boas,
troquei o meu punto 1.9 no qual usei durante algum tempo ovd sem problemas (seguindo a tabela pubicada).
adquiri um hyundai getz play van 1.5 c/82 cv de 2005, não encontro em lado algum a identificação desta bi, alguem me pode ajudar? queria recomeçar a usar ovd mas não faço ideia das percentagens a usar...

obrigado!

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Enviado: segunda mar 21, 2011 6:20 pm
por Flamingo
new_wave Escreveu:boas,
troquei o meu punto 1.9 no qual usei durante algum tempo ovd sem problemas (seguindo a tabela pubicada).
adquiri um hyundai getz play van 1.5 c/82 cv de 2005, não encontro em lado algum a identificação desta bi, alguem me pode ajudar? queria recomeçar a usar ovd mas não faço ideia das percentagens a usar...

obrigado!
se bem me parece, essa mecânica está equipada com comon-rail, como tal deve usar a opção3.

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Enviado: quinta mai 26, 2011 9:48 pm
por cape277
renault vel satis 3.0 dci/2002/bj0j/6 cyl/2958/130kw/177 ps/ /4400min-1/denso(=bosh)/cr

¿opcao 1, 2 o 3?

thanks

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Enviado: quinta mai 26, 2011 10:52 pm
por Flamingo
cape277 Escreveu:renault vel satis 3.0 dci/2002/bj0j/6 cyl/2958/130kw/177 ps/ /4400min-1/denso(=bosh)/cr

¿opcao 1, 2 o 3?

thanks
siendo una mecânica dci, deve usar la opcion 2, la misma que los otros dci de marca renault

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Enviado: sábado mai 28, 2011 5:23 pm
por LeNnOxLeWiS
so um parentises se me permitem... apesar de recomendarem ov40 no verao para corsas 1.5 td eu tenho usado 50/50 (gasoleo/oleo)

isto porque tenho tido acesso a um oleo (lidl) com uma fluidez superior ao oleo que usava anteriormente a 30% (pingo doce). isso da-me uma confiança extra para experimentar esta diluiçao e ate agora 0 problemas. arranque fantastico, andamento idem...em qualquer rotaçao/esforço.

queria so deixar esse registo. cumps aos pioneiros e aventureiros

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Enviado: sábado mai 28, 2011 10:07 pm
por Flamingo
pelo que conheço, se vier a ter problemas com percentagens excessivas, eles não irão aparecer de um momento para o outro. sucedem de forma progressiva...

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Enviado: sábado mai 28, 2011 10:47 pm
por LeNnOxLeWiS
flamingo Escreveu:pelo que conheço, se vier a ter problemas com percentagens excessivas, eles não irão aparecer de um momento para o outro. sucedem de forma progressiva...
que sinais/problemas podem surgir?

o arranque do carro esta espectacular e tudo o resto aparenta estar normalissimo.

de referir que nao coloco gasolina, apenas gasoleo e ovd

obrigado desde ja

Re: Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada

Enviado: sábado mai 28, 2011 11:59 pm
por Flamingo
acomulação de residuos nos injectores; atomizações dos injectores em particulas mais grossas; acumulação de depósitos carbonosos na câmara de combustã; nos cilindros,... e por consequência nos segmentos; contaminação do oleo de lubrificação do motor; lubrificação da bi dificiente; perca de compressão e risco de segmentos presos...
não é minha intenção estar a dramatizar. até pode não acontecer nada disto, mas o risco é elevado .
uso de oleo 2t e gasolina em percentagens apropriadas recomendava-se...
já agora, no teu caso nunca te apercebes-te para o fim do depósito cheirar mais a ov?