Guia do uso do Óleo Vegetal - para novatos

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Bloqueado
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Guia do uso do Óleo Vegetal - para novatos

Mensagem por hynek »

bem vindo ao fórum novaenergia.net, secção do óleo vegetal directo (ovd).

agradecemos que façam primeiro uma apresentação na secção:
http://www.novaenergia.net/forum/viewforum.php?f=14

este tópico foi preparado pelos moderadores: manuelcar e hynek

introdução:
os biocombustíveis são produtos combustíveis renováveis produzidos a partir de matéria orgânica. a quantidade de co2 que libertam para a atmosfera é inferior à que foi absorvida pelas plantas durante a sua vida.

em 1893, na exposição universal de paris, rudolf diesel apresentou um dispositivo inovador. um motor de combustão interna e ignição por compressão que queimava óleo de amendoim. com o motor diesel, pretendia o seu inventor restituir aos agricultores a autonomia e independência, devolvendo-lhes a tarefa de produzir o combustível utilizado nos transportes.

a directiva 2003/30/ce do parlamento europeu e do conselho estabeleceu metas indicativas para a penetração dos biocombustíveis nos carburantes: 2% em 2005 e 5,75% em 2010. embora não estejamos convencidos que está aqui a solução para a crise energética que se adivinha, acreditamos que podemos minorar o problema enquanto novas soluções técnicas não surgem no mercado.

todos os veículos a gasóleo podem consumir alguma percentagem de óleo vegetal directamente (ovd) sem qualquer modificação no motor, e podem consumir biodiesel fabricado a partir de óleo alimentar novo ou usado.

à semelhança do que sucede com o gpl para os motores a gasolina, também é possível realizar pequenas alterações num motor diesel para queimar elevadas percentagens de óleo vegetal (ov). milhões de quilómetros feitos por milhões de utilizadores no mundo inteiro, desde a crise petrolífera de 1973, forneceram procedimentos e uma base de dados sobre os motores e as alterações a realizar para se poder atestar o depósito com óleo vegetal em vez de gasóleo. para além da motivação ecológica (redução dos gases promotores de efeito de estufa, ausência de enxofre, e outras partículas), social (devolver aos agricultores a iniciativa da produção de energia para os transportes, fixar as populações no meio rural), política (diminuição da dependência do exterior), também existe uma dimensão económica (adaptando os impostos que incidem sobre os combustíveis pode tornar-se muito atraente o recurso a formas de energia mais limpas).

a união europeia tem vindo a promover a utilização dos biocombustíveis através de diversas iniciativas legislativas, o mesmo tem vindo a fazer o governo português faltando, no entanto, agilizar a regulamentação, bem como a homologação dos veículos para a utilização destes combustíveis, à semelhança do que sucede com o gpl (um combustível fóssil e não renovável).

os motores a gasolina também podem consumir combustíveis produzidos a partir de matéria orgânica, incluindo detritos florestais.

para além dos transportes, também o aquecimento doméstico pode ser feito com biocombustíveis, em vez de gás, electricidade, ou gasóleo.

perguntas frequentes

qual a percentagem de óleo vegetal que se pode usar sem adaptação?
o óleo vegetal pode ser adicionado ao gasóleo, segundo certas regras e sem qualquer adaptação, dependendo sobretudo da marca e do tipo de bomba injectora conforme a tabela neste tópico:
http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=2221
se for p.ex. bosch e em linha, poder-se-á adicionar entre 65% no verão e 35% no inverno. se o carro for mais recente, com sistema bomba-injector ou common-rail, estas percentagens passam para 15% e 30%.
questão sobre o tipo de bomba injectora e percentagem do ov que pode ser usado pode ser colocada aqui:
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 5610#25610
há pessoas que começam usar ov em percentagens elevadas e, como não notam logo problemas, dizem que é seguro. para terem noção o que está acontecer no motor, observem bem estas fotos de uma experiência num motor de tractor, sem kit nem pré-aquecimento:
Imagem

o relatório completo pode ser lido aqui:
http://www.iapar.br/biodiesel/oleobruto.pdf

como se faz?
é aconselhável começar com percentagem, a partir de 10% ov (ov10) e gradualmente aumentar até percentagem recomendada. cada novo depósito +10% do ov. para misturar o ov, basta primeiro abastecer com gasóleo e depois adicionar o ov. recomenda-se também adição de 2% da gasolina sobre o volume total do combustível.

para poder usar uma percentagem mais elevada, o que fazer? os tais kits de conversão, como se arranjam, quanto custam, no que consistem?
quem quiser usar, de forma segura, percentagens mais altas de ov, terá de fazer uma adaptação ao sistema de combustível do seu carro. dependendo do carro, do seu sistema de injecção, existem vários kit’s cujos componentes consistem em sistemas de aquecimento do ov, de purga automática, de comutação do combustível e de comando e controlo. é bastante parecido com os sistemas de gpl para os carros a gasolina. há kits, de 1 ou 2 depósitos, os mais simples desde 300 € até os mais sofisticados de 1.600 € (incluindo iva e montagem).
na secção dos classificados há anúncios das empresas que comercializam os kit's:
http://www.novaenergia.net/forum/viewforum.php?f=10

o uso do óleo vegetal altera em alguma coisa o rendimento/performance do automóvel?

o ov é um aditivo cuja utilização, em geral, aumenta ligeiramente o rendimento e o performance do motor. o motor passa a trabalhar mais suavemente, com menos barulho. o consumo tende diminuir em 5 a 10%. também diminuem as emissões dos gases poluentes (co2, partículas, enxofre). aumenta ligeiramente a emissão do nox. em geral tem um impacte ambiental altamente positivo e supera, em alguns indicadores até os mais recentes carros considerados ecológicos.

pode se utilizar o óleo já usado?

é possível aproveitar o ov usado, mas tem de se ter muito cuidado e fazer um tratamento antes de colocá-lo no depósito. o ov recolhido nos restaurantes contém, além das partículas grossas, água, sal, detergentes, etc. existem processos de lavagem deste ov e é preciso sempre fazer uma filtragem suficiente (até 1 mícron) para não causar problemas no carro. mais neste tópico:
http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=2864

quando se converte um automóvel, é necessário dar conta dessa alteração a alguma entidade oficial? por exemplo a dgv ou outra?
quando se adapta um carro, deveria proceder-se a uma alteração do livrete junto da dgv. infelizmente pessoas que já tentaram solicitar esta alteração à dgv, não obtiveram resposta. ainda não existe qualquer lei nem regulamentação que permite legalizar o uso do ov nos carros. por isso ninguém na dgv sabe como proceder. é uma questão de tempo. na alemanha, por exemplo, o ov já é usado em larga escala, existem dezenas de milhares carros adaptados e quase 300 bombas públicas, onde é possível abastecer o ov.

qual diferença entre biodiesel e óleo vegetal?
para poder usar o ov no motor, sem prejuízo, tem de se tornar mais fluente (menos viscoso). para isso podemos ou fazer mistura do ov com gasóleo ou aquecê-lo (ovd) ou forçar uma alteração química - transesterificação (com recurso a metanol e soda cáustica) - o resultado é bd (biodiesel). durante o processo de transesterificação é substituída, na molécula do óleo, a cadeia da glicerina pela cadeia do metanol. a soda cáustica ajuda equilibrar a acidez do produto. a viscosidade do biodiesel é parecida com a do gasóleo. já existem, em portugal, carros de todos os tipos a funcionar exclusivamente com bd.

informação complementar:
introdução ao ovd - parte 1 "oleo de fritar o quê???
http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=1312

atenção!!! leitura obrigatória
http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=239

iniciação à utilização óleo vegetal
http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=2413

motor diesel
http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=1549

motores e veículos que podem consumir ovd
http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=1251

sugestões para melhorar o fórum
http://www.novaenergia.net/forum/viewforum.php?f=24

aspectos a considerar na aquisição de um kit
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... highlight=

vai continuar.......

Bloqueado

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”