aquecimento dos tubos dos injectores

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por hynek »

tenho uma bomba auxiliar facet, eléctrica, para o circuito de ov, para gasóleo não tenho nada, a bi tem de fazer o trabalho todo.

o aquecimento por indução é muito interessante, já fiz algumas pesquisas e experiências, mas ainda falta muito até chegar a um protótipo aproveitável. falta do tempo....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Autor do tópico
visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por visitante »

vivam ...

assim é hynek..técnicamente é interessante...mas na pratica o metodo de aquecimento por indução acaba por não aportar ganhos significativos..alem do risco acrescido caso algo corra mal com o termocontacto..

os ganhos..relativamente a débito de energia do sistema electrico são pouco mais que irrisorios..já o risco de o sistema de indução não desligar por falha do termocontacto é eminente..enquanto no sistema que utilizo caso ocorra falha de comando a resistencia quebra cerca dos 250º no sistema de indução ficará ligado até ruptura do proprio tubo de injector..esta é a minha avaliação resultante de varias pesquisas que fiz sobre este tema do aquecimento por indução..acho que não vale a pena dados os factores custo/risco relativamente ás resistencias classicas..

abraço
[***************]

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por Flamingo »

finalmente terminei a colocação das resistencias nos tubos da minha frégonette se vão funcionar bem ou não, é como tenho dito, o tempo o dirá... contava colocar aqui umas fotos hoje mas fiquei temporariamente sem meios de as passar para o comptador... logo que me seja possivel eu não me esqueço... e claro que os resultados também aqui serão colocados.
sem me querer gabar da obra, pelo menos o trabalho ficou com boa aparencia, ou penso eu... o que pode ser para mim boa aparencia, pode não ser para o resto da malta...
tenciono ligar todas a um só parafuso que será a ligação de uma delas, e ai fazer a ligação do comando de todas... uma especie de barra de chants...
se houver aqui alguém que entenda que não deva ser assim por algum motivo, é favor dizer/avisar... eu de electercidade auto... é melhor nem falar...


heitorf
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: terça jan 22, 2008 1:49 am
Localização: Setubal

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por heitorf »

boas...

tenho seguido com interese as ideias aqui apresentadas para e como instalar o aquecimento nos tubos de injecção.
não tenho andado com meu jeep a ovd por isso ainda não fui comprar o material necessário.

hoje estive a trabalhar com meu tractor hinomoto (que também funciona a ovd) e reparei que ele já vem preparado para o ovd!
deve ser por ser bem velhinho (tem mais de 30 anos).
o tubo do injector e o tubo e retorno passam junto do colector de escape.
o tubo do injector fica mesmo muito quente (que queima mesmo os dedos).
gastou 3 litros de ov. não faz fumo e quase que não cheira a ov. impecável.

foi só para partilhar esta informação convosco.

será que há a possibilidade de se fazer tubos novos para os injectores e em alguns motores ser viável usar esta técnica?
Ford Taunus 1.6 GPL
Opel Monterey 3.1 TD 48% (OV)


heitorf
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: terça jan 22, 2008 1:49 am
Localização: Setubal

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por heitorf »

boas flamingo

vou falar em termos teóricos:

as resistências podem ser ligadas todas em paralelo (como estás a contar ligar) ou em serie (uma a seguir à outra).
estando assim em paralelo vais gastar mais energia e aquecer mais (mas pode ser de mais ao ponto da resistência se queimar e estragar) ou em serie ser de menos e não aquecer o suficiente.
ainda há a outra hipótese de se colocar em serie duas a duas e colocar esses conjuntos em paralelo entre si.
sabe-se lá se o ideal é ligar primeiro de uma forma e depois para manter passar a outra...
poderia-se fazer as contas no papel mas era necessário saber toda as características do fio usado.

fazendo o teste pratico podes avaliar qual a melhor combinação a usar, tomando em conta o arranque e o manter durante uma viajem.
Ford Taunus 1.6 GPL
Opel Monterey 3.1 TD 48% (OV)

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por Flamingo »

heitorf, essa de ligar duas a duas em serie nunca me tinha passado pela cabeça. é um caso a pensar, ponderar e porque não começar agora assim e expermentar?... sobre o fio que tenho tem 0,9 mm. isso está descrito na pagina anterior deste tópico. tem de comprimento aproximadamente 140 centimetros (por resistencia) e a resistencia tem de helicoidal mais ou menos 7 milimetros interior.
já sobre o aquecerem demais, penso que tal será dificil, dado a temperatura estar limitada a 128º, mas admito que irá haver certamente pontos a melhorar...
os estudos, pesquisas e experiencias foram feitos, mas até ver aquilo a funcionar bem ainda falta... nas páginas anteriores está descrito todos os passos que dei, mas o que fiz ainda está longe de ser considerado exemplo a copiar, falta a parte prática e funcional... não vamos ser precipitados...
logo que tenha a possibilidade de colocar aqui as fotos assim farei...

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por hynek »

flamingo Escreveu:heitorf, essa de ligar duas a duas em serie nunca me tinha passado pela cabeça. é um caso a pensar, ponderar e porque não começar agora assim e expermentar?... sobre o fio que tenho tem 0,9 mm. isso está descrito na pagina anterior deste tópico. tem de comprimento aproximadamente 140 centimetros (por resistencia) e a resistencia tem de helicoidal mais ou menos 7 milimetros interior.
já sobre o aquecerem demais, penso que tal será dificil, dado a temperatura estar limitada a 128º, mas admito que irá haver certamente pontos a melhorar...
os estudos, pesquisas e experiencias foram feitos, mas até ver aquilo a funcionar bem ainda falta... nas páginas anteriores está descrito todos os passos que dei, mas o que fiz ainda está longe de ser considerado exemplo a copiar, falta a parte prática e funcional... não vamos ser precipitados...
logo que tenha a possibilidade de colocar aqui as fotos assim farei...
tenho feito experiências com mesmos parâmetros, parece que está resultar..... já instalei em 3 carros, como experiência, por enquanto está a correr bem......
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


heitorf
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: terça jan 22, 2008 1:49 am
Localização: Setubal

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por heitorf »

boas

desculpem estar a questionar se já foi explicado mais acima nos topicos.
eu ainda não fiz mas quero instalar no meu monterey.
pelo que podemos ver está muitas pessoas a instalar e testar.
gostava de reunir a informação para comprar o material.


1º - fio resestivo - caracteristicas: 0,9 mm , comprimento aproximadamente 140 centimetros (por resistencia).

com que potencia em wats fica?

p = volts x aperes ou
p = volts ao quadrado / resistencia

2º - revestimento isolador a aplicar no tubo do injector - coloca-se mica ou algum verniz?

3º - executar bobinage - é conveniente retirar os tubos fora do motor ou faz-se no local?

- bobibar no local 100 espiras no tubo estando no local parece arduo.
mas de se dobrar o fio em 4 ou em 8 passa a 25 ou 12 espiras (parece mais facil de executar com cuidado no local).

4º - revestimento final - para evitar quebrar ou curto circuito por vibração.
leva metal liquido ou verniz , ou fita tipo alininio?

5º - revestimento térmico - leva algum revestimento térmico. qual?

6º- termostato - 128º . compra-se onde? nas casas de assistencia das maquinas de lavar?
fixa-se com braçadeiras e fica debaixo do revestimento térmico para que não vibre?
o termostato passa a on ou a off quando atinje essa temperatura?

7º - ligação electrica à resistencia - com barra de terminais , soldadura a estanho ? isolado com manga termoretractil, fixado com braçadeiras , debaixo do revestimento térmico para que não vibre?

8º - esquema de ligação das resistencias - ligação serie , paralelo, ou ambas. comuta durante o funcionamento ? tipo estar sempre em serie a aquecer e depois passa a paralelo por momentos para repor a temperatura. propocionando menos variação de temperatura e corrente.

9º - rele de alimentação - botão de power no tablie (com luz avisadora de on) , luz do estado do termostato.

10º testar -

para quem só agora está a começar a ler este topico fica complicado decifrar a informação seguindo tantos posts.
são estes os passos que considero para iniciar a montagem.
Ford Taunus 1.6 GPL
Opel Monterey 3.1 TD 48% (OV)

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por Flamingo »

heitorf Escreveu:boas

desculpem estar a questionar se já foi explicado mais acima nos topicos.
eu ainda não fiz mas quero instalar no meu monterey.
pelo que podemos ver está muitas pessoas a instalar e testar.
gostava de reunir a informação para comprar o material.


1º - fio resestivo - caracteristicas: 0,9 mm , comprimento aproximadamente 140 centimetros (por resistencia).
este foi o comprimento que usei, mas não tem que ser obrigatóriamente esse. se mantiver a espessura e aumentar o comprimento vai diminuir a potência e por consequencia também a intensidade calorifica.

com que potencia em wats fica?

p = volts x aperes ou
p = volts ao quadrado / resistencia


a potencia varia com o comprimento e a espessura do fio. será tensão x tensão / resistencia ohmica. falando de numeros para exemplificar será:
12v x 12v / (dividir) 2.6 (??? este valor é o valor da resistencia ohmica, só se consegue saber com ajuda de um amperimetro)
o valor que lhe der são os watts que depois de divididos pela tensão terá então o valor dos amperes...


2º - revestimento isolador a aplicar no tubo do injector - coloca-se mica ou algum verniz?
eu vou expermentar com lã de vidro revestida a silicone, logo vejo o que dá...


3º - executar bobinage - é conveniente retirar os tubos fora do motor ou faz-se no local?

eu fiz no local, deu mais trabalho e no caso o espaço até é bem acanhado, mas optei por fazer assim

- bobibar no local 100 espiras no tubo estando no local parece arduo.
mas de se dobrar o fio em 4 ou em 8 passa a 25 ou 12 espiras (parece mais facil de executar com cuidado no local).

arduo não foi, mas sim cansativo. no meu caso tinha que estar dobrado, a carrinha é baixa. no seu não deve custar muito...

4º - revestimento final - para evitar quebrar ou curto circuito por vibração.
leva metal liquido ou verniz , ou fita tipo alininio?

por cima daquilo para já não vou por nada seja lá o que for...

5º - revestimento térmico - leva algum revestimento térmico. qual?
também não prevejo por nada, falta de espaço, mas no futuro logo vejo...

6º- termostato - 128º . compra-se onde? nas casas de assistencia das maquinas de lavar?
fixa-se com braçadeiras e fica debaixo do revestimento térmico para que não vibre?
o termostato passa a on ou a off quando atinje essa temperatura?

quando atinje a temperatura passa a termocontacto aberto, off... o valor da abertura não tem que ser obrigatoriamente esse, pode ser proximo. a temperatura ideal são 135º

7º - ligação electrica à resistencia - com barra de terminais , soldadura a estanho ? isolado com manga termoretractil, fixado com braçadeiras , debaixo do revestimento térmico para que não vibre?
isso o electricista auto é que vai fazer...

8º - esquema de ligação das resistencias - ligação serie , paralelo, ou ambas. comuta durante o funcionamento ? tipo estar sempre em serie a aquecer e depois passa a paralelo por momentos para repor a temperatura. propocionando menos variação de temperatura e corrente.
no meu caso já estão montadas em paralelo e assim vão ficar

9º - rele de alimentação - botão de power no tablie (com luz avisadora de on) , luz do estado do termostato.
é isso exatamente que pretendo fazer...

10º testar -

para quem só agora está a começar a ler este topico fica complicado decifrar a informação seguindo tantos posts.

mas apesar de complicado há que se dar ao trabalho de ler um pouco, mais trabalho deu fazer as experiencias, testes e outras coisas mais para já não falar do capital investido nem da frustação com que se fica quando não se atinje o pretendido.
tem ai muita informação. há que estuda-le e tirar ideias...

são estes os passos que considero para iniciar a montagem.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por Flamingo »

aqui estão as fotos prometidas mais atráz...

Imagem

Imagem
cá está o tal "s" que havia falado anteriormente, mais em cima ao centro o parafuso com o isolamento a preto será a ligação à corrente e todas as resistencias irão ligar a esse

Imagem
os dois termocontactos (para o caso de um falhar)...

Imagem
uma panoramica geral do que ficará. ainda nada está ligado, falta fazer a colocação do filtro...
espero que funcione....
Última edição por Flamingo em quinta fev 28, 2008 10:18 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por orbis »

as fotos é que podiam estar maiorzitas.

Avatar do Utilizador

patrick
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: terça mai 29, 2007 9:28 pm

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por patrick »

flamingo tens um amperimetro ou multimetro, mede a corrente que a instalação gasta quando está a funcionar. ou entao qual é o valor de cada resistencia? se cada uma for de 2,6 ohm, estas a gastar por cada resistencia 14,4v/2,6=5,5amp no maximo de tensao fornecida pelo alternador claro.

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por hynek »

isto tem muito bom aspecto, parabéns. para não perder muita energia térmica, merecia algum isolamento térmico. experimenta um silicone de altas temperaturas (vermelho) da wurth ou de outra marca. custa uns 15 € e aguenta até 300 ºc. pelos valores que já apresentaste, as resistências (o fio) não deve ultrapassar os 200 ºc. por isso deve resistir.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por Flamingo »

patrick Escreveu:flamingo tens um amperimetro ou multimetro, mede a corrente que a instalação gasta quando está a funcionar. ou entao qual é o valor de cada resistencia? se cada uma for de 2,6 ohm, estas a gastar por cada resistencia 14,4v/2,6=5,5amp no maximo de tensao fornecida pelo alternador claro.
os valores escritos num post mais atrás são meramente exemplificativos, nada de confusões.
cada resistencia andará pelos 4 amperes, creio que ultrapassa ligeiramente. não sei exatamente quanto, porque os calculos foram para 1,2 metros de fio. acabei por utilizar 1,4 metros, logo os valores baixaram ligeiramente.


heitorf
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: terça jan 22, 2008 1:49 am
Localização: Setubal

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por heitorf »

bom trabalho flamingo

é sempre para a frente, a somar pontos
Ford Taunus 1.6 GPL
Opel Monterey 3.1 TD 48% (OV)

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por RED BARON »

viva flamingo!

o teu trabalho está um espectáculo.
tem um aspecto profissional. espero que tudo funcione bem.
na minha opinião os termo contactos e as peças de alumínio onde estão aplicados deviam ser isolados termicamente, de outro modo quando os termo contactos abrirem a temperatura no tubo vai estar muito acima da temperatura prevista, isto deve-se à elevada perca de temperatura, por radiação, que não é compensada, eficazmente devido à diferença significativa entre a área que recebe calor do tubo e a área radiante.
outro factor a considerar é a elevada inércia térmica devido à grande massa metálica que também vai fazer parte do circuito sensor.
por outras palavras, se a potencia aplicada for muito superior à potencia absorvida pelo tubo a temperatura no tubo vai subir sempre até a massa de alumínio aquecer e fazer abrir o termo contacto, quando isto acontece já a temperatura no tubo está acima da temperatura de abertura do termo contacto. depois acontece o inverso, o aquecimento é interrompido e o óleo vai começar a fluir mais frio enquanto o alumínio vai arrefecendo e quando o contacto fecha já a temperatura está bem abaixo da temperatura preconizada para o fecho do contacto.
os termo contactos tem uma histerese que deve rondar os 5ºc mas nesta aplicação as variações de temperatura poderão ser maiores, mesmo assim variações de 10 a 15ºc nos tubos injectores não deve ser problema.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por Flamingo »

red, pelo que eu entendi do teu post, esse foi um dos motivos que me levou a utilizar termocontactos de valor mais baixo que o pretendido.
na loja onde comprei pedi para 135º ou o mais proximo possivel. a senhora que me atendeu perguntou se podia ser 128º, depois de eu pensar uns breves segundos, veio à ideia fazer deste jeito. sem querer chamar a mim a esperteza... penso que o raciocinio ou a idealização não foi má.
mas como já disse anteriormente e não só aqui, até ao lavar dos cestos é a vindima...

qunado estiver tudo ligado e a funcionar irei dando conta dos resultados, sejam eles negativos ou positivos...

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por RED BARON »

força com isso.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por Flamingo »

para quem queira ter melhor a ideia de como fiz a montagem das resistencias, mais umas fotos...

Imagem
a manga com 1 milimetro de diâmetro interior e o fio de resistencia com 0,9 mm

Imagem
o fio já dentro da manga

Imagem
de seguida fazer uns alhais como se vê. (forçar a manga a encolher um pouco no comprimento para não faltar quando terminar de enrolar, no fim...)

Imagem
começar os helicoidais...

Imagem
e aí está. depois de enrolados os helicoidais é só apertar aos parafusos.
procurar que ao enrolar, o isolamento não esteja constantemente a bater ou a raspar em superficies rugosas para não danificar a parte de fora que é de silicone.

peço desculpa as fotos não terem boa qualidade, foram tiradas já à noite.
será bom ter em conta que até esta data ainda nada estava ligado, portanto ainda não se pode dizer que esta é uma boa maneira de fazer isto...

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: aquecimento dos tubos dos injectores

Mensagem por RED BARON »

viva flamingo!

mais uma vez parabéns e obrigado por partilhares tudo aqui com o pessoal.

interrogo se já fizeste alguma medição de temperatura com o aquecimento dos tubos ligado e qual as temperaturas medidas.
abraço.

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”