O ov cheira a farturas

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: O ov cheira a farturas

Mensagem por klinzter »



ai ai vai ser cá um cheirinho....

vais ter que declarar isso na alfândega ehehe

caso a polícia detectar o aroma a rosas, terás que dizer que é proveniente da primavera

A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: O ov cheira a farturas

Mensagem por RED BARON »

noto que o cheiro do oleo é mais intenso quando o motor está frio e não basta ter os 65 a 70ºc na entrada da bi. depois do motor bem quentinho e com o combustivel à temperatura certa fiz uma experiência e não notei praticamente cheiro nenhum com estas percentagens
ovu= 70%
diesel= 15%
gasolina=15%
como o gasoleo está ficar ao preço da gasolina não fica muito oneroso, mas tenho uma dúvida que queria ver esclarecida, a adição desta percentagem de 15% de gasolina é prejudicial ao motor?
responda quem souber.
adianto que, com esta mistura não acho nada de estranho no comportamento do motor.

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: O ov cheira a farturas

Mensagem por Eletrico »

red baron Escreveu:noto que o cheiro do oleo é mais intenso quando o motor está frio e não basta ter os 65 a 70ºc na entrada da bi. depois do motor bem quentinho e com o combustivel à temperatura certa fiz uma experiência e não notei praticamente cheiro nenhum com estas percentagens
ovu= 70%
diesel= 15%
gasolina=15%
como o gasoleo está ficar ao preço da gasolina não fica muito oneroso, mas tenho uma dúvida que queria ver esclarecida, a adição desta percentagem de 15% de gasolina é prejudicial ao motor?
responda quem souber.
adianto que, com esta mistura não acho nada de estranho no comportamento do motor.
ola
red a gasosa e com oleo 2t ou sem ele?
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: O ov cheira a farturas

Mensagem por visitante »

vivam ...
red baron Escreveu:noto que o cheiro do oleo é mais intenso quando o motor está frio e não basta ter os 65 a 70ºc na entrada da bi. depois do motor bem quentinho e com o combustivel à temperatura certa fiz uma experiência e não notei praticamente cheiro nenhum com estas percentagens
ovu= 70%
diesel= 15%
gasolina=15%
como o gasoleo está ficar ao preço da gasolina não fica muito oneroso, mas tenho uma dúvida que queria ver esclarecida, a adição desta percentagem de 15% de gasolina é prejudicial ao motor?
responda quem souber.
adianto que, com esta mistura não acho nada de estranho no comportamento do motor.
a maioria dos construtores prevê a adição de até 15% em condições climaticas adversas para o gasoleo..quanto mais baixa a temperatura maior é a gelificação do gasoleo..

dado não dispores de aquecimento para os tubos dos injectores essa percentagem de gasolina presente na mistura concorre para que a mesma se apresente nos injectores com indices de viscosidade bastante semelhantes ao gasoleo..aportando ainda uma combustão mais eficaz pelo que deverás sentir uma maior potencia disponivel..no entanto dadas as temperaturas actuais optaria por uma mistura de 80-15-5..ou mesmo 80-10-10..

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

PEROX
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: domingo out 28, 2007 4:27 pm

Re: O ov cheira a farturas

Mensagem por PEROX »

ganda xavier!!!!

resulta. tinha lá em casa um frasco de oleo essencial de lavanda para aromatizar a casa.

pus 30 litros de oleo no deposito e adicionei 90 gotas do aroma. não contente ainda adicionei mais 20. como pingaram umas gotas fora ficou um cheiro a óleo e lavanda nas minhas mãos e dentro da garagem que se tornou insuportável( nem o cheiro de uma doninha fedorenta seria possivel de sentir ) e só pude constatar hoje o resultado.

a frio sente-se um pouco o cheiro, mas logo a seguir ele práticamente desaparece.
o cheiro ligeiro que se sente, nem é uma coisa nem outra e dissipa-se rápidamente.

aprovado!!
O meu 190D anda a óleo

e o seu dono anda a alcool....

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: O ov cheira a farturas

Mensagem por RED BARON »

ola
red a gasosa e com oleo 2t ou sem ele?
cumprimentos
electrico, a mistura não contem qualquer oleo 2t, é só mesmo o ovu. penso que não é necessário devido ao poder lubrificante do oleo vegetal e à elevada percentagem utilizada. acho que o oleo 2t só é usado para mistura diesel/gasolina sem ovu/ovd, não sei se estarei certo.


XavierMaluco
Mensagens: 335
Registado: sexta jan 25, 2008 11:43 pm

Re: O ov cheira a farturas

Mensagem por XavierMaluco »

perox Escreveu:ganda xavier!!!!

resulta. tinha lá em casa um frasco de oleo essencial de lavanda para aromatizar a casa.

pus 30 litros de oleo no deposito e adicionei 90 gotas do aroma. não contente ainda adicionei mais 20. como pingaram umas gotas fora ficou um cheiro a óleo e lavanda nas minhas mãos e dentro da garagem que se tornou insuportável( nem o cheiro de uma doninha fedorenta seria possivel de sentir ) e só pude constatar hoje o resultado.

a frio sente-se um pouco o cheiro, mas logo a seguir ele práticamente desaparece.
o cheiro ligeiro que se sente, nem é uma coisa nem outra e dissipa-se rápidamente.

aprovado!!



até que enfim, alguém acreditou em mim!


x m

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: O ov cheira a farturas

Mensagem por RED BARON »

caro [***************].
mais uma vez obrigado pela sua disponibilidade e celeridade na resposta.
eu também tinha a impressão de que com a presença do óleo vegetal, a gasolina não traria problema para o motor mas, tenho que confessar que sou leigo na matéria, por isso pedi ajuda. pela lubrificação estava mais ou menos descansado que não haveria problemas mas uma forte percentagem de gasolina poderia dar origem a uma queima demasiado rápida e provocar um anormal funcionamento do motor que se poderia manifestar por vibrações que até podiam ser imperceptíveis mas que com o tempo trariam problemas.
com a informação de que se pode ir até 15% para juntar ao diesel normal, penso que, com a presença de óleo vegetal, este valor até pode ser maior.
com o tempo quente, também me parece desnecessária uma percentagem de 15% de gasolina na mistura. fica aqui uma curiosidade, a mistura 70-15-15 não cheira nada a gasóleo, antes pelo contrário, tem um forte cheiro a gasolina ao ponto de, quem não souber, julgar que o carro anda a gasolina.


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: O ov cheira a farturas

Mensagem por visitante »

vivam ...

red baron..atenta que a indicação de adição de até 15% de gasolina é para situações extremas de temperatura baixa..temperaturas essas que dificilmente serão atingidas cá..

no canadá.. por exemplo.. muitos camiões teem os depositos, circuitos de refrigeração e carteres providos de dispositivos de aquecimento e recirculação para obstar à gelificação dos liquidos nesses circuitos..cheguei a ver colocarem brasas por debaixo de carters e.. em situação de emergencia.. aquece-los a maçarico..mas estou a referir-me a temperaturas ao redor dos 38º/40º negativos..pelo que muitos motoristas optam por quase nunca desligarem os motores e recorram á rotatividade dos condutores..um pouco á semelhança do que cá faziam os taxistas..

mesmo nos invernos mais rigorosos que por cá possamos ter creio que 10% de gasolina é mais que suficiente..concordo que o ponto de gelificação do ov seja mais baixo que o do gasoleo..cerca de 15º de diferença..mas 15% de gasolina no verão ???!!!!

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: O ov cheira a farturas

Mensagem por orbis »

só uso 2% de gasolina e 70% ovu. a mistura tb cheira a gasolina, não a gasóleo.

Avatar do Utilizador

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 492
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
Localização: albufeira algarve

Re: O ov cheira a farturas

Mensagem por sergio ferraz »

existe oleo de motas 2t com cheiro a morango
e usado pelos correios para evitar cartas fedorentas
usei no ovd e disfarca o cheiro
e tive de por no oleo lubrificante para realmente parar o fumo
custou 7eur 750ml
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: O ov cheira a farturas

Mensagem por visitante »

vivam ...
sergio ferraz Escreveu:existe oleo de motas 2t com cheiro a morango
e usado pelos correios para evitar cartas fedorentas
usei no ovd e disfarca o cheiro
e tive de por no oleo lubrificante para realmente parar o fumo
custou 7eur 750ml
não estou a ver qual seja a correlação entre cheiro de gazes de escape e..cartas fedorentas ?
poderias ser um pouco mais explicito ?..
na primeira oportunidade perguntarei ao carteiro que vem cá á oficina..lol..

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: O ov cheira a farturas

Mensagem por klinzter »

mais vale colocar perfume no tubo de escape.... assim sai sempre perfumado
custou 7eur 750ml
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”