ATENÇÃO!!!!!!! AOS CONSUMIDORES DE ÓLEO VEGETAL!!!!!

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

ATENÇÃO!!!!!!! AOS CONSUMIDORES DE ÓLEO VEGETAL!!!!!

Mensagem por klinzter »

carissimos,

no âmbito do projecto novaenergia, consiste em sensibilizar aos membro deste fórum (e não só) a usarem óleo vegetal usado (ovu) proveniente principalmente dos particulares:!:, isto porque existe uma competição com cadeia alimentar que gostaríamos evitar, dá má imagem, por isso estamos aconselhar o uso do ovu.

cumprimentos e boas frituras
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa


JV_MIGUEL
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: quarta ago 15, 2007 7:38 pm

Re: ATENÇÃO!!!!!!! AOS CONSUMIDORES DE ÓLEO VEGETAL!!!!!

Mensagem por JV_MIGUEL »

por mim era só o k usava, mas n é assim tão facil de arranjar!

já pus a famelga a guardar mas ainda é pouco
Sócio 34 Assoc. Novaenergia
Punto TD / OVU
Abraços

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: ATENÇÃO!!!!!!! AOS CONSUMIDORES DE ÓLEO VEGETAL!!!!!

Mensagem por orbis »

se quisermos que o uso do ov seja reconhecido pelas autoridades, não podemos competir com os supermercados. temos de apresentar este uso como uma forma de eliminar resíduos e ao mesmo usar combustíveis ricos em carbono de ciclo curto que não contribui para o aumento de co2 de origem fóssil na atmosfera. esse é um dos propósitos da associação.


RPL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 290
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Re: ATENÇÃO!!!!!!! AOS CONSUMIDORES DE ÓLEO VEGETAL!!!!!

Mensagem por RPL »

sim senhora assim está bem!

é com enorme agrado que vejo que este tópico foi aberto assim acho que vamos em frente, ficam aqui algumas soluções por mim utilizadas para arranjar ovu

restaurantes - mesmo aqueles que tem recolhedor autorizado, sempre se pode arranjar uns litritos com um pouco de boa vontade do dono do restaurante. (conselho não vão lá buscar ovu quando o recolhedor lá estiver!)

família e amigos - falarem com a famelga e amigos toda para colocarem o ovu num garrafão de água vazio

no trabalho - se houver cantina então melhor, se não houver fala-se com o manda chuva da zona e põem-se a questão de colocar um bidão junto dos ecos pontos ou num local específico para os colegas de trabalho trazerem o ovu lá de casa e colocarem no bidão, ao informar os colegas através de um mail e um pouco de boa vontade com certeza se arranja mais qualquer coisa.

relotes de farturas – ao abordar esse pessoal das relotes e perguntar se eles não arranjam uns litritos de ovu, e se nos comermos uma fartura e tal se calhar eles arranjam qualquer coisa.

vizinhos – se morarem num prédio como eu podem falar com o pessoal e com o administrador do prédio e perguntar se pode ser colocado um bidão para recolher o ovu, explicando as consequências que tem deitar o óleo usado no esgoto aquelas acumulação de gordura nos tubos e entupimentos nos mesmos, logo a administração ou os condóminos irão gastar dinheiro para desentupir os tubos ou até subtítulos.

boas recolhas
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: ATENÇÃO!!!!!!! AOS CONSUMIDORES DE ÓLEO VEGETAL!!!!!

Mensagem por escalavardo »

grandes filmes só para conseguir uns litros de óleo.. daqui a pouco vamos começar a andar aos tiros por meio litro de óleo. é por estas e por outras que se podem comparar o atraso dos povos.. basta ir a espanha para ver o total desinteresse das pessoas por este tipo de picuinhices. além de terem o gasóleo a um preço bastante mais comportável, deixam-se de piratarias e assim as empresas de recolha conseguem fazer o seu trabalho.

restaurantes - podem até conseguir tirar algum às empresas de recolha, mas nada mais ilegal.

família e amigos - é um método que só funciona enquanto houver entusiasmo para isso.

no trabalho - estou a ver o pessoal de fato e gravata, a trazer uma garrafa toda suja, com 1,5l de óleo..

relotes de farturas - antes de comprarem a fartura de sedução, informem-se bem se o dito vendedor tem óleo.. vão ter uma grande surpresa.

vizinhos - aplica-se a explicação da "família e amigos".
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: ATENÇÃO!!!!!!! AOS CONSUMIDORES DE ÓLEO VEGETAL!!!!!

Mensagem por orbis »

tens alguma razão mas não toda. sei, por experiência própria que isto até certo ponto, funciona. a maior parte do óleo usado ainda não é recolhida, pelo simples motivo de ser um bem disperso e não ser nem económica nem logisticamente viável. é por isso que o legislador não se preocupou com isso. mas nós podemo-nos tentar desenrascar.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: ATENÇÃO!!!!!!! AOS CONSUMIDORES DE ÓLEO VEGETAL!!!!!

Mensagem por escalavardo »

discordo.. a maior parte do óleo usado já é recolhido. cerca de 80% a 90% da restauração e hotelaria já é coberta por algum sistema de recolha. e o sector doméstico não tem assim tanto peso quanto se julga, pois a maioria das pessoas já almoça ou janta fora de casa.. e quando o faz em casa, regra geral evita os fritos.

o que quero dizer é que em portugal se fazem esforços ridiculos por 1 ou 2 litros de óleo, parecemos todos uns pedintes e pedantes.

além disso há o costume pirata de ir levantar o óleo às empresas de recolha. os responsáveis dos restaurantes assinam contratos de exclusividade com as ditas empresas.. e essas empresas, para conseguir cumprir com os contratos, efectuam grandes investimentos em equipamentos e pessoal. acham justo depois irem lá levar o óleo, com a desculpa que é apenas para ir usar no carro, que é uma coisa inofensiva?
3º sócio novaenergia


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: ATENÇÃO!!!!!!! AOS CONSUMIDORES DE ÓLEO VEGETAL!!!!!

Mensagem por visitante »

vivam ...
orbis Escreveu:tens alguma razão mas não toda. sei, por experiência própria que isto até certo ponto, funciona. a maior parte do óleo usado ainda não é recolhida, pelo simples motivo de ser um bem disperso e não ser nem económica nem logisticamente viável. é por isso que o legislador não se preocupou com isso. mas nós podemo-nos tentar desenrascar.
sobretudo devemos..e ao "desenrascar-mo-nos" estaremos a contribuir que algum ovu não vá contaminar os sistemas de esgotos e ainda a quantidade obtida significará que a correspondente de gasoleo não seja queimada...

abraço
[***************]

p.s.- de facto nas roulotes de farturas deverão surgir algumas surpresas sim escalavardo...

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: ATENÇÃO!!!!!!! AOS CONSUMIDORES DE ÓLEO VEGETAL!!!!!

Mensagem por orbis »

talvez escalavardo, mas se tiveres números a coisa fica mais credível. não mistures as guerras entre as empresas de recolha de óleo com isto.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: ATENÇÃO!!!!!!! AOS CONSUMIDORES DE ÓLEO VEGETAL!!!!!

Mensagem por escalavardo »

orbis, não tenho números, pois os que existem disponíveis para consulta são largamente enganadores e muito desactualizados. mas neste momento não me estou a referir a guerra de empresas, estou-me a referir a particulares, que vão com os seus garrafões levantar aos restaurantes. conheço duas pessoas que fazem isso, e cada um já recolhe perto de 800 litros por mês. um deles nem é de modas, simplesmente traz a barrica com ele.. tem lá no quintal dezenas de barricas, de diversas empresas.

fernando, o nosso desenrascar não pode de forma alguma significar o enrascar de outros.. e contaminar os esgotos? contaminados já eles estão..

as barracas de farturas, depois de ter desvendado alguns mistérios, deixei mesmo de comer churros e afins..
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

Jorge Santos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 333
Registado: terça ago 01, 2006 11:56 pm
Localização: Via Láctea

Re: ATENÇÃO!!!!!!! AOS CONSUMIDORES DE ÓLEO VEGETAL!!!!!

Mensagem por Jorge Santos »

[quote="escalavardo"]..... roubar algum às empresas de recolha, .....quote]

roubar??? o amigo está muito enganado! julgo que é com muito mais gosto que o proprietário dum restaurante disponibiliza ovu a um cliente habitual, que o entrega a uns "estranhos" do sistema corporativo existente para benefícios de alguns graúdos.

se calhar, vocês das empresas de recolha é melhor começarem a pagar (e bem) pelo ovu!, o ovu é matéria-prima, logo tem de ser paga, digo eu.

agora roubar!..... isso não são termos dum moderador!
Última edição por Jorge Santos em domingo fev 24, 2008 1:22 am, editado 1 vez no total.
A fritar OV à 61.500Km's.
FocusTdi 99:20-40%(Inv.),45-75%(Verão)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: ATENÇÃO!!!!!!! AOS CONSUMIDORES DE ÓLEO VEGETAL!!!!!

Mensagem por klinzter »

o que se passa afinal?

é impressão minha ou existe algum conflito?
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: ATENÇÃO!!!!!!! AOS CONSUMIDORES DE ÓLEO VEGETAL!!!!!

Mensagem por orbis »

escalavardo, que raio de conversa é essa de seres moderado?
e quando as empresas deixam de fazer a recolha meses a fio. não há ninguém que as obrigue não é? logo vi.

Avatar do Utilizador

Jorge Santos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 333
Registado: terça ago 01, 2006 11:56 pm
Localização: Via Láctea

Re: ATENÇÃO!!!!!!! AOS CONSUMIDORES DE ÓLEO VEGETAL!!!!!

Mensagem por Jorge Santos »

não gosto que me chamem nomes p* que os pariu! se alguém acha que anda a ser roubado que apresente queixa na policia!
A fritar OV à 61.500Km's.
FocusTdi 99:20-40%(Inv.),45-75%(Verão)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: ATENÇÃO!!!!!!! AOS CONSUMIDORES DE ÓLEO VEGETAL!!!!!

Mensagem por klinzter »

jorge,

antes de mais, tens que ser moderado e civilizado no que disses...

o escalavardo quando se refere "roubar", quer dizer que
quando uma empresa de recolhas vai ao restaurante e não têm óleo para recolher, logo é o pão do dia-a-dia para a empresa e para os seu colaboradores.
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: ATENÇÃO!!!!!!! AOS CONSUMIDORES DE ÓLEO VEGETAL!!!!!

Mensagem por escalavardo »

ora se o proprietário do restaurante fez contrato com empresa, onde lhe delega toda a responsabilidade e propriedade pelo óleo, a mim, assim à primeira vista, parece-me que o óleo pertence à empresa recolhedora.. ora se lá vai alguém que não é funcionário da dita empresa, e o leva, parece-me que se apossa indevidamente de coisa móvel pertencente a outrem.

se as empresas falham com os proprietários dos restaurantes, ele têm meios para accionar as cláusulas dos contratos, e cancelá-los, procurando então outras soluções legais, que certamente não são os recolhedores piratas.

klintzer, o conflito existe quando alguém como eu anda a trabalhar arduamente e a investir dinheiro todos os dias, para depois irem lá particulares, com total desrespeito pelo trabalho dos outros, levar o que não lhes pertence.

orbis, o ser moderado é um aparte, não faças caso.
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

Jorge Santos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 333
Registado: terça ago 01, 2006 11:56 pm
Localização: Via Láctea

Re: ATENÇÃO!!!!!!! AOS CONSUMIDORES DE ÓLEO VEGETAL!!!!!

Mensagem por Jorge Santos »

...para bom entendedor 1/2 palavra basta. ....se os proprietários não contratualizarem, o que lhes acontece? ....essas legalices têm muito que se lhe diga! o aborto era ilegal, mas fazia-se! agora é legal! a minha questão não é o que é legal ou não! mas o que está mais correcto. a verdade é que os donos dos restaurantes assinam o que lhe colocarem à frente com receios de retaliações! se pagarem o ovu, de certeza que assinam de livre vontade e sem se sentirem coagidos a isso!
A fritar OV à 61.500Km's.
FocusTdi 99:20-40%(Inv.),45-75%(Verão)

Avatar do Utilizador

Jorge Santos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 333
Registado: terça ago 01, 2006 11:56 pm
Localização: Via Láctea

Re: ATENÇÃO!!!!!!! AOS CONSUMIDORES DE ÓLEO VEGETAL!!!!!

Mensagem por Jorge Santos »

klinzter Escreveu:.....o escalavardo quando se refere "roubar", quer dizer que
quando uma empresa de recolhas vai ao restaurante e não têm óleo para recolher, logo é o pão do dia-a-dia para a empresa e para os seu colaboradores.
...isso não lhe confere o direito de "clickar" na tecla roubar, sucessiva e generalizadamente, o que ele quer sei eu!


obs: e se ele não coloca travão nessas acusações genéricas, responderei sempre à letra, e senão pretenderem que o faça podem excluir-me desde já!
A fritar OV à 61.500Km's.
FocusTdi 99:20-40%(Inv.),45-75%(Verão)

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: ATENÇÃO!!!!!!! AOS CONSUMIDORES DE ÓLEO VEGETAL!!!!!

Mensagem por orbis »

as pessoas neste fórum devem cumprir regras. ninguém será penalizado por antecipação.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: ATENÇÃO!!!!!!! AOS CONSUMIDORES DE ÓLEO VEGETAL!!!!!

Mensagem por escalavardo »

os responsáveis pelos restaurantes estão obrigados, tal como qualquer produtor de resíduos, a dar um fim adequado aos resíduos que produzem. e por esse fim adequado, entende-se um fim legal e autorizado.. que até pode nem passar por uma empresa de recolha.

não existe qualquer retaliação ou ameaça a quem não assinar contratos. todos nós somos livres de infringir a lei, é um direito que temos. claro que ao fazermos isso, automaticamente temos de contar com possíveis coimas, que uma qualquer inspecção possa aplicar. agora garantidamente não são as empresas de recolha que vão obrigar alguém a assinar.

e a maior parte dos proprietários, ao contrário do que pensava, têm muito sentido cívico e amigos do ambiente, pois preferem mil vezes entregar a uma empresa de recolha, do que atirar pelo esgoto, ou ir colocar num buraco na terra, no quintal do restaurante.
3º sócio novaenergia

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”