ATENÇÃO!!!!!!! AOS CONSUMIDORES DE ÓLEO VEGETAL!!!!!

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

heitorf
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: terça jan 22, 2008 1:49 am
Localização: Setubal

Re: ATENÇÃO!!!!!!! AOS CONSUMIDORES DE ÓLEO VEGETAL!!!!!

Mensagem por heitorf »

boas

já que estamos numa de por em causa..

poderá haver falta do oleo usado no bidom por desleixe do próprio restaurante?
se fizerem, como vejo muitas vezes, os funcionários dos restaurantes a irem despejar "bidons" com garrafas de vidro para o contentor em vez de o encaminhar para os ecopontos. estas mesmas pessoas são bem capazes de despejar o oleo usado para o cano...
por isso o bidom nunca mais passa do meio. dá mais trabalho agarrar no funil...
o que o restaurante necessita é do papel que diz que o oleo é recolhido...


já agora qual é o destino do oleo usado que é recolhido pelas empresas de recolha?

a meu ver, as entidades recicladoras (valorização) deveriam pagar um valor monetário pelo artigo.
tanto seja o oleo usado, pneu usado, garrafas de vidro, bateria auto, ferro velho, etc.. assim talvez não fosse jogado fora para tudo quanto é lado...

mas não, esses negócios económicos são sempre montados com a entrega voluntária e gratuita..
pagar é que não, dar a ganhar aos outros , livra...!
bem, neste caso estamos a falar em recolha à porta do cliente, claro tem custos.. e então se o cliente quiser ir lá entregar.. já não tem custos e é grátis na mesma ?!

boas mensagens.
Ford Taunus 1.6 GPL
Opel Monterey 3.1 TD 48% (OV)

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: ATENÇÃO!!!!!!! AOS CONSUMIDORES DE ÓLEO VEGETAL!!!!!

Mensagem por katzilla »

heitorf os bidons entregues na restauração em geral não têm aberturas apertadas que necessite funil.
todos sabemos que muitos continuam a virar o oleo pela pia, mas isso é problema deles. quando os tubos tiverem entupidos só têm o trabalho de os desentupir. se tiverem um bidon para verter o oleo, normalmente estará na cozinha ou nas arrecadações, não o viram no lixo comum.
quanto a os recolhedores pagarem os residuos que levam para que esses residuos não sejam depositados em qualquer canto, é uma falsa questão, eu chamo oportunismo.
se os residuos forem pagos, as empresas de recolha deixam de ser viáveis. imaginem este povo cada vez mais consumista sem terem empresas que lhes levem os residuos. talvez os serviços municipais possam resolver a questão, mas como sabemos aqui não são eles que pagam mas sim os produtores do residuo, pagam para que lhes levem o seu lixo.
os restaurantes que preferem serem eles a levar o residuo ao ecponto ou outro local, depressa se apercebem que além de gastarem tempo também têm gastos. o resultado é obvio, o acumular de residuos nas traseiras com maus cheiros, sujidade, etc.


pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: ATENÇÃO!!!!!!! AOS CONSUMIDORES DE ÓLEO VEGETAL!!!!!

Mensagem por pinto »

eu em casa faço a separação do papel,plástico e vidro,e quando tenho a balde cheio e a mulher a chatear vou à rua e despejo e não peço dinheiro a ninguém por o fazer.agora digam-me porque se tem que pagar o óleo usado?os anormais que o mandam pelo cano nem sabem o mal que nos fazem a todos.o zé portuga é que tá muito mal habituado,são uns porcos e andam sempre à espera duns trocos à conta de qualque coisa.não levem a mal este meu desabafo,mas sinceramente é o que penso.
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev


heitorf
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: terça jan 22, 2008 1:49 am
Localização: Setubal

Re: ATENÇÃO!!!!!!! AOS CONSUMIDORES DE ÓLEO VEGETAL!!!!!

Mensagem por heitorf »

olá pinto

que está tudo porco está...

quanto ao pagamento ou não eu conto o seguinte.

à algum tempo fui entregar 30 ou 40 pneus usados a uma empresa de reciclagem no parque industrial aqui junto a setúbal. escuso de dizer o nome na empresa (até tenho aqui o numero e nome no telemóvel) pois não é isso que está em causa.
não está em causa a origem dos pneus (poderia dizer que era da marcação de uma pista de motocross).
comprei o impresso próprio para acompanhar os resíduos em uma dada papelaria.

agora falando em valores...
alguém pagou a taxa de eco-valor na compra dos pneus e eu paguei o combustível e levei para lá..
julgo que a empresa vai por sua vez "vender" à cimenteira para serem queimados como combustível.

agora questiono:
- a taxa eco-valor foi para pagar o quê e a quem?
eu fui lá levar e fazer um gesto de cidadania nem um café me ofereceram quanto mais para o combustível (eu sabia que era assim, eu queria era o terreno limpo).

quando falo em haver um valor, digo no sentido de proporcionar o encaminhamento dos ressidos para o local certo.. e não ficarem espalhados pelo chão e em qualquer lado.
e assim haveria alguém que se encarregava de os "apanhar" e entregar para ganhar algum..
não sei se já reparas-te nos filmes americanos que as pessoas que vivem nas ruas têm sempre um saco com coisas.. é capas de ser algo que lhes dá o sustento para comerem...
pois aqui em portugal andam antes a arrumar carros para ganharem uns trocos... e são capazes de deitar a sua latinha da cerveja para o chão.. também é só mais uma...

desculpem o pequeno desvio ao tema mas a conversa é como as cerejas
Ford Taunus 1.6 GPL
Opel Monterey 3.1 TD 48% (OV)

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: ATENÇÃO!!!!!!! AOS CONSUMIDORES DE ÓLEO VEGETAL!!!!!

Mensagem por orbis »

isto levanta uma questão pertinente. para quem reverte o valor das ecotaxas que se pagam em pneus, óleos, etc e o que é feito com esse dinheiro?

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: ATENÇÃO!!!!!!! AOS CONSUMIDORES DE ÓLEO VEGETAL!!!!!

Mensagem por Luciano Kaefer »

ora, são usadas em compras de moradias ecológicas, limpeza de rios e córregos. jamais para encher o bolso de alguém.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: ATENÇÃO!!!!!!! AOS CONSUMIDORES DE ÓLEO VEGETAL!!!!!

Mensagem por orbis »

obrigado pelo sentido de humor, mas a verdade é que estou interessado mesmo numa resposta séria.


pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: ATENÇÃO!!!!!!! AOS CONSUMIDORES DE ÓLEO VEGETAL!!!!!

Mensagem por pinto »

heitor por um lado dou-te toda a razão.pagar o ovu aos restaurantes era a certeza que ao menos não ia pelo cano,mas por outro lado o facto de o ovu ser usado como combustível tem muitos mais benefícios que manda-lo pelo cano,menos co2 na atmosfera,menos dependência de produtos petrolíferos,menos poluição nos oceanos,etc.e isto só trás benefícios para todos nós.os proprietários de restaurantes e os particulares têm que perceber isto de uma vez por todas.o sítio onde me dão o ovu há uns tempos àtrás mandavam-o pelo cano depois foi lá uma empresa recolher que deixou de o fazer mesmo depois de os chamarem,até que eu o comecei a trazer e desde dezembro já me deram 120 lts.
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: ATENÇÃO!!!!!!! AOS CONSUMIDORES DE ÓLEO VEGETAL!!!!!

Mensagem por Luciano Kaefer »

orbis Escreveu:obrigado pelo sentido de humor, mas a verdade é que estou interessado mesmo numa resposta séria.
pois, como países irmãos, temos os mesmos problemas.
as taxas ambientais nada mais são do que ingresso de receita que serão aplicadas de nenhuma forma prática. servirão para muitos objetivos, menos para os quais foram criados.
ou seja, vão fazer com o dinheiro portugues, o mesmo que fazem com o dinheiro brasileiro. desperdiçado.
quer mais trágico e sério do que isso ?
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Jorge Santos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 333
Registado: terça ago 01, 2006 11:56 pm
Localização: Via Láctea

Re: ATENÇÃO!!!!!!! AOS CONSUMIDORES DE ÓLEO VEGETAL!!!!!

Mensagem por Jorge Santos »

boas, verifico que o autor retirou, e bem a conjugação do verbo roubar dos seus post's; se os originais fossem estes o ov não tinha aquecido tanto e creiam-me que durante o fim-de-semana ainda queimei os meus poucos neurónios, tentando raciocionar sobre o que está certo ou não, na situação em apreço.

mas como fiquei ligeiramente irritado com a situação e o roubar ainda me faz eco na moleirinha, lembrei-me de citar antónio aleixo, poeta algravio, que muito a propósito do nosso tema disse:

"dizem que pareço um ladrão, mas há uns que conheço, não parecendo aquilo que são, são aquilo que pareço!"

isto enquadra-se na perfeição, aqui neste debate, senão vejamos:

com regularidade um individuo recolhe ov num restaurante qualquer, e certo dia aparece lá um funcionário duma empresa, no cumprimento do seu dever, com um contrato na mão e uma bandeira da asae na outra; coagido o restaurante lá assina. se tivermos em conta, que ainda antes do governo ter preocupações legalistas, já o individuo lá recolhia ov impedindo que fosse pelo cano abaixo, afinal quem tirou o quê a quem?

para terminar, também não acho correcto que esvaziem as barricas dessas empresas, o bom senso deve pervalecer e sendo o ovu para todos os efeitos uma matéria-prima, não me choca nada que tenha de ser pago, possivelmente os tais desvios tenderiam a diminuir.


saudações oleosas
A fritar OV à 61.500Km's.
FocusTdi 99:20-40%(Inv.),45-75%(Verão)

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: ATENÇÃO!!!!!!! AOS CONSUMIDORES DE ÓLEO VEGETAL!!!!!

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas jorge:

como você pode verificar, o bom senso e o pedido de moderação atinge à todos os integrantes do forum.

e um viva à volta do entendimento pacífico e ao respeito entre nós, sem palavras que afetem o ouvido de a ou b.

em relação ao seu post: aqui no brasil ocorreu o mesmo comigo. ainda não temos uma legislação que obriga somente empresas recolhedoras retirarem o resíduo, por isso, por aqui, qualquer um que mantenha entendimento com o dono do restaurante, pode recolher até 1.000 kg por vez, sem a necessidade de qualquer taxa ou papel.

acha que aqui é o paraíso ? engano: deixei um bidon ( ou barrica ) no restaurante e cada vez que vou lá recolher o óleo, a barrica está vazia e lavada. e a justificativa é sempre a mesma: quem chegar primeiro, leva!! ( eta país desorganizado... )

ainda não levaram a barrica, talvez porque sirva aos propósitos do outro "reciclador".

mas, igualmente me senti "subtraído" do óleo que foi à mim destinado.

ainda bem que não tenho empregados e estrutura para esse fim, senão estava ralado.

mas passo, algumas vezes durante a semana para ver se sobra algum pouquinho de óleo pro luciano.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: ATENÇÃO!!!!!!! AOS CONSUMIDORES DE ÓLEO VEGETAL!!!!!

Mensagem por katzilla »

luciano ainda está com sorte que levam o oleo mas deixam o bidon lavado.
por cá regra geral não é assim

Avatar do Utilizador

Narciso
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo fev 17, 2008 12:59 am

Re: ATENÇÃO!!!!!!! AOS CONSUMIDORES DE ÓLEO VEGETAL!!!!!

Mensagem por Narciso »

boas

bem se eu for a um restaurante, o mesmo tenha o bidom de oleo cheio, sendo este de uma empresa ou nao,moi, nao se importa de o esvaziar um pouco para caber mais oleo senao o mesmo irá pela pia.....


acho bem que as empresas de reciclagem nao sejam afectadas , pelo desvio do oleo , mas se o forem, nao cai nem o carmo nem a trindade.se eles teem o dereito/esperteza de nao recolherem oleo usado em santa marta dos baixios, por esta ficar longe e nao compensar, isso significa q estas empresas apesar de terem um papel importante, buscam o lucro, alias como todas as empresas.se assim é estámos a falar de negocios certo?

entao o que um ou outro de nós faz, e mesmo nao sendo empresa,é tratar do seu negócio e tenta melhorar a sua vida....

quanto a legalidade da situaçao, bem é melhor nao falar disso, porque cheio de ilegalidades estamos nós....


nao roubem oleo q é feio, desviem-o é mais soft.....


saude a todos

Avatar do Utilizador

Jorge Santos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 333
Registado: terça ago 01, 2006 11:56 pm
Localização: Via Láctea

Re: ATENÇÃO!!!!!!! AOS CONSUMIDORES DE ÓLEO VEGETAL!!!!!

Mensagem por Jorge Santos »

luciano kaefer Escreveu:.....acha que aqui é o paraíso ? engano: deixei um bidon ( ou barrica ) no restaurante e cada vez que vou lá recolher o óleo, a barrica está vazia e lavada. e a justificativa é sempre a mesma: quem chegar primeiro, leva!! ( eta país desorganizado... )...
boas luciano,

possivelmente o que passou primeiro, entregou ao dono do restaurante uma contrapartida maior que a tua, se é que dás alguma, pensa nisso!
A fritar OV à 61.500Km's.
FocusTdi 99:20-40%(Inv.),45-75%(Verão)

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: ATENÇÃO!!!!!!! AOS CONSUMIDORES DE ÓLEO VEGETAL!!!!!

Mensagem por katzilla »

se eu utilizase ovu provavelmente faria o mesmo, se o dono de restaurante o permitisse. o que eu não faria é levar todo o óleo e deixar o bidon suja.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: ATENÇÃO!!!!!!! AOS CONSUMIDORES DE ÓLEO VEGETAL!!!!!

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas:

eu, apesar dos 43 anos, ainda acredito em papai noel.

fui à um restaurante aqui perto, perguntei o que faziam com o óleo usado e o dono disse: boto fora num buraco que tenho lá no fundo.

propus deixar um bidon e busca-lo uma vez por semana, com 200 litros de óleo ( vejam minha felicidade... )

isso ocorreu durante 1 mês inteiro. quando passei lá para retirar mais uma vez, o bidon estava vazio e limpo. perguntei e disseram que alí, quem chega primeiro leva...

como o bidon está lá, sempre que posso encosto nele, mas o diabo da barrica está sempre vazia e limpa. mas um dia acerto o dia.

eu parto do principio que a palavra de um homem vale mais do que um papel. posso me decepcionar, mas continuo achando isso.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: ATENÇÃO!!!!!!! AOS CONSUMIDORES DE ÓLEO VEGETAL!!!!!

Mensagem por Flamingo »

narciso Escreveu:boas

bem se eu for a um restaurante, o mesmo tenha o bidom de oleo cheio, sendo este de uma empresa ou nao,moi, nao se importa de o esvaziar um pouco para caber mais oleo senao o mesmo irá pela pia.....


acho bem que as empresas de reciclagem nao sejam afectadas , pelo desvio do oleo , mas se o forem, nao cai nem o carmo nem a trindade.se eles teem o dereito/esperteza de nao recolherem oleo usado em santa marta dos baixios, por esta ficar longe e nao compensar, isso significa q estas empresas apesar de terem um papel importante, buscam o lucro, alias como todas as empresas.se assim é estámos a falar de negocios certo?

entao o que um ou outro de nós faz, e mesmo nao sendo empresa,é tratar do seu negócio e tenta melhorar a sua vida....

quanto a legalidade da situaçao, bem é melhor nao falar disso, porque cheio de ilegalidades estamos nós....


nao roubem oleo q é feio, desviem-o é mais soft.....


saude a todos
faço minhas as tuas palavras... mas também respeito os compromissos que os donos dos restaurantes tem com as empresas...

Avatar do Utilizador

Mitto
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: sexta mai 02, 2008 6:22 pm
Localização: Açores - Ponta Delgada

Re: ATENÇÃO!!!!!!! AOS CONSUMIDORES DE ÓLEO VEGETAL!!!!!

Mensagem por Mitto »

boas

a verdade é que esta coisa do óleo é 5 estrelas... o problema aqui nos açores é o preço.
para uso directo e comprado por exemplo no modelo o mais rafeiro é só uns cêntimos mais caro do que a própria gasolina.
realmente a verdadeira aposta é nos usados...

fuiiiiii
Mitto


Fuiiiiiii


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: ATENÇÃO!!!!!!! AOS CONSUMIDORES DE ÓLEO VEGETAL!!!!!

Mensagem por Oinq »

ja la vai o tempo em k o meu 206 andava com mistura de ovd... o preço ja não compensa
Cumprimentos
Nuno Leitão


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: ATENÇÃO!!!!!!! AOS CONSUMIDORES DE ÓLEO VEGETAL!!!!!

Mensagem por visitante »

vivam ...

oinq Escreveu:ja la vai o tempo em k o meu 206 andava com mistura de ovd... o preço ja não compensa
estão lembrados quando afirmei no inicio..e fui reafirmando..que para muitas pessoas o uso de ov era impulsionado prioritariamente por motivos economicos e que os "motivos" ambientais/ecologicos "acidentalmente" surgiriam por consequencia ou arrasto ?.. ..

abraços
[***************]

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”