OVD em caldeira de aquecimento...

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

a vantagem do óleo é que pode ser aquecido para uma temperatura maior.

o que é importante é a capacidade de armazenar o calor. é o calor específico - medido em kj/(kg * deg). por outras palavras é a quantidade do calor necessário para aquecer 1 kg de matéria (água ou óleo neste caso) para subir a temperatura em 1 ºc.

o calor específico é para:
- água 4,2
- óleo de linhaça 1,9
- óleo mineral 1,7

isso quer dizer que a mesma quantidade de água tem capacidade de armazenar mais de dobro de energia em forma de calor que o óleo. não há melhor matéria de armazenar energia térmica senão a água.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


manel_pereira
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: quarta jun 14, 2006 6:00 pm

Mensagem por manel_pereira »

eu tenho uma caldeira ferroli com queimador sun, fiz ontem + 3 testes c/oleo usado+petroleo iluminante, e cheguei a ter cerca de 45% de oleo e 55 de petroleo e nada. nao fiz nem vou fazer qualquer alteracao a caldeira uma vez que esta ainda esta em garantia, mas quanto a aquecer o oleo, as caracteristica do meu queimador dizem que este aquecimento nao pode ultrapassar 20 graus. se quiserem tenho um fic. pdf com esquemas e detalhes deste queimador, é so pedir.
cumprimentos

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

manel_pereira Escreveu:eu tenho uma caldeira ferroli com queimador sun, fiz ontem + 3 testes c/oleo usado+petroleo iluminante, e cheguei a ter cerca de 45% de oleo e 55 de petroleo e nada. nao fiz nem vou fazer qualquer alteracao a caldeira uma vez que esta ainda esta em garantia, mas quanto a aquecer o oleo, as caracteristica do meu queimador dizem que este aquecimento nao pode ultrapassar 20 graus. se quiserem tenho um fic. pdf com esquemas e detalhes deste queimador, é so pedir.
cumprimentos
acho que podes aumentar a pressão sem problemas. quanto ao pré-aquecimento, alguns queimadores costumam ter um, já incorporado. eu pré-aquecia até uns 60 ou mais ºc e não notei queixa nenhuma.

com pré-aquecimento a caldeira arranca melhor.

fizeste a limpeza à caldeira? e a afinação? se isso não estiver ok, pode não dar.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


manel_pereira
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: quarta jun 14, 2006 6:00 pm

Mensagem por manel_pereira »

a minha ja tem pre-aquecimento no proprio queimador, e outra coisa que notei, depois das experiencia, e mesmo muitos minutos depois de arrancar novamente a gasoleo, a bomba ficou a fazer um ruido.


misterdjxr
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: sexta out 12, 2007 9:31 am

oleo vegetal directo para caldeira de aquecimento roca

Mensagem por misterdjxr »

olá hynek, tambem tenho uma caldeira roca que faz aquecimento central e águas quentes sanitárias e tambem tem um queimador a gasoleo igual ao teu 3-l. gostaria de saber se já testás-te o queimador sem o pré-aquecimento e com a mistura a 70/30. já agora onde é que se pode adquirir oleo a granel a um preço optimo.

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: oleo vegetal directo para caldeira de aquecimento roca

Mensagem por hynek »

misterdjxr Escreveu:olá hynek, tambem tenho uma caldeira roca que faz aquecimento central e águas quentes sanitárias e tambem tem um queimador a gasoleo igual ao teu 3-l. gostaria de saber se já testás-te o queimador sem o pré-aquecimento e com a mistura a 70/30. já agora onde é que se pode adquirir oleo a granel a um preço optimo.
sem pré-aquecimento consegui ir até uns 40% (+2% da gasolina), com maior percentagem a caldeira não conseguia arrancar.

uma coisa estranha aconteceu - fiquei com o tubo de chaminé (em inox) todo furado com pequenos orifícios numa extensão de 3 m (que passa pela marquise), o tubo que continua no exterior não foi afectado. nem o tubo junto da caldeira.

isso pode ter sido causado ou por pré-aquecimento eléctrico alimentado por um transformador 220v/12v (correntes parasitas) ou por ov usado insuficientemente limpo e filtrado (acidez). ou por ambas as coisas.

onde é que se pode adquirir o óleo a granel a um preço óptimo - é uma boa pergunta, por enquanto sem resposta em portugal. na alemanha há 294 postos de abastecimento, na espanha 1, portugal 0.

é necessário que o governo primeiro reconhece o ov como combustível e regulamente a produção, transporte e venda. quando isso ficar resolvido, irá surgir o mercado do ov.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

crazyscientist
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: domingo jun 17, 2007 5:32 pm
Localização: Bragança

Mensagem por crazyscientist »

e o imposto sobre o ov!!

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

crazyscientist Escreveu:e o imposto sobre o ov!!
imposto sobre o ov usado?????

além disso o biocombustível deve ser livre de impostos.....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


misterdjxr
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: sexta out 12, 2007 9:31 am

Mensagem por misterdjxr »

boas hynek, tive a ver o manual do queimador 3l e reparei que tem préaquecimento e termostato para 55º, mas antes de fazer a mistura 40-60, acho que tenho de alterar o tubo de retorno, que em vez de ir dentro do depósito, vai ter de ligar ao tubo de entrada antes do filtro, de modo a poder ter um melhor aproveitamento térmico ( isto ao nivel da temperatura de entrada do gasoleo).

estarei certo?

um abraço

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

misterdjxr Escreveu:boas hynek, tive a ver o manual do queimador 3l e reparei que tem préaquecimento e termostato para 55º, mas antes de fazer a mistura 40-60, acho que tenho de alterar o tubo de retorno, que em vez de ir dentro do depósito, vai ter de ligar ao tubo de entrada antes do filtro, de modo a poder ter um melhor aproveitamento térmico ( isto ao nivel da temperatura de entrada do gasoleo).

estarei certo?

um abraço
também li no manual sobre pré-aquecimento, mas não mexi nisso. fiz pré-aquecimento à parte.

realimentação pelo retorno pode dar alguns problemas, é como no carro, pode apanhar ar. mas quando se ganha jeito, deixa de ser problema....

tem cuidado para não deixares o retorno fechado, a bomba faz pressão e podes rebentar os vedantes.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


badyto
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: sexta nov 02, 2007 5:28 pm

Mensagem por badyto »

alguem tem caldeiras da marca sunier duval com queimador lamborguini que ja tenha experimentado o uso de ovd? pelo que ja li o queimador tem pré aquecimento, então sera adequado para o consumo de ovd? so nao sei em que properções.

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

assunto resolvido, 84 cêntimos/lt de gasóleo de aquecimento incomodou-me de tal forma que resolvi, mais uma vez, debruçar-me sobre o como usar o ov na caldeira.

pedi à europecon algumas indicações de como usar o ov na caldeira. disseram para pré-aquecer o ov para 75 ºc a 80 ºc e aquecer o bico do injector para 140 a 150 ºc. ainda recomendaram usar uma fritadeira velha para pré-aquecer o ov.

assim fiz, tinha uma fritadeira velha, onde instalei o termocontacto de 75 ºc.
para o aquecimento do bico tentei fazer um anel com metal líquido, com um fio de resistência incorporado. isso não resultou, o metal líquido, após 24 horas de secagem, amolecia e queimava-se. por isso fiz um anel em cobre (barras usadas para redes de terras, largura de 40 mm, espessura de 5 mm). acoplei ao anel duas velas incandescentes em série e um termocontacto de 145 ºc (este liga e desliga velas). como fonte usei um transformador de 220 v/21 v, 175 va.
para um bom arranque da caldeira foi necessário diminuir a quantidade do ar (estava em posição 4 passou para 2). não se notam fumos nem carbonização, pelo contrário, tem uma combustão mais limpa.

quem experimentar fazer o mesmo, cuidado com o sensor óptico, que informa o sistema sobre chama acesa. não tapar a vista deste senão a caldeira vai tentar repetidamente arrancar, mas nunca consegue.

assim a minha caldeira passou funcionar a ovu100, espero que seja sem problemas, está em fase experimental.

afinal confirma-se o conceito desenvolvido por os membros deste fórum. a caldeira funciona do mesmo modo que o motor do carro. confirma-se importância dos injectores aquecidos. ao experimentar desligar o aquecimento do bico, a chama apagava-se.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

ideia estranha, mas...

não pesco nada disto ainda, mas já pensaram instalar um aquecedor (vulgo cilindro eléctrico) no circuito de ov antes da caldeira. uma coisa de uns 30l não gasta muito e aquece bem a água (neste caso o óleo). além disto, uma resistência no queimador e já está.

estarei a dizer um grande disparate?

neste momento já começa a compensar pensar nisto. com o gasole o 85 cent... xiça.

eu tb tenho uma roca a gasoleo e sem hipóteses de gás natural.

edit: ia-me esquecendo. há muitos anos o meu pai fazia manutenção a umas caldeiras de um hospital que funcionavam a nafta e aquilo tinha um acumulador (que era igualzinho a um "cilindro" caseiro) para pré-aquecer (e diminuir a viscosidade) da nafta. e os depósitos principais eram enterrados (numa espécie de cave) para não congelar no inverno. as mesmas caldeiras ainda funcionam. foram convertidas para propano e mais tarde para gás natural. foi só trocar os queimadores. haverá queimadores para ov?

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

itisix Escreveu:ideia estranha, mas...

não pesco nada disto ainda, mas já pensaram instalar um aquecedor (vulgo cilindro eléctrico) no circuito de ov antes da caldeira. uma coisa de uns 30l não gasta muito e aquece bem a água (neste caso o óleo). além disto, uma resistência no queimador e já está.

estarei a dizer um grande disparate?

neste momento já começa a compensar pensar nisto. com o gasole o 85 cent... xiça.

eu tb tenho uma roca a gasoleo e sem hipóteses de gás natural.

edit: ia-me esquecendo. há muitos anos o meu pai fazia manutenção a umas caldeiras de um hospital que funcionavam a nafta e aquilo tinha um acumulador (que era igualzinho a um "cilindro" caseiro) para pré-aquecer (e diminuir a viscosidade) da nafta. e os depósitos principais eram enterrados (numa espécie de cave) para não congelar no inverno. as mesmas caldeiras ainda funcionam. foram convertidas para propano e mais tarde para gás natural. foi só trocar os queimadores. haverá queimadores para ov?
perguntei ontem, na casa especializada, se há queimadores para ov. resposta: nunca ouvimos falar.....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


zigtalk
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 51
Registado: terça out 30, 2012 10:34 am
Localização: Alenquer

Re: OVD em caldeira de aquecimento...

Mensagem por zigtalk »

Boas! Hynec como está a caldeira após este tempo? ainda a funcionar?

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: OVD em caldeira de aquecimento...

Mensagem por hynek »

a caldeira foi substituida, há muito, por este sistema:
https://iqenergy.ddns.net/bombacalor/bc.html
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”