Parte Eléctrica e Electronica

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Flamingo »

este tópico tem como objetivo ajudar aqueles que necessitem de ajuda na electricidade auto, ou que por iniciativa própria pretendam efectuar as ligações electricas dos respectivos componentes, (kits), que nas suas viaturas vão instalando...
tem também como objetivo desenvolver novos métodos de controlo de temperaturas, formas de aquecimento mais económicas para as baterias, mais eficazes no aquecimento, processos de controlo electrónicos e outros assuntos eléctricos relacionados com a triangulogia: electricidade; aquecimento; oleo vegetal

fui recentemente adquirir os relés para efectuar as ligações electricas dos meus equipamentos. quando falei sobre o assunto perguntaran-me qual a amperagem dos relés pretendidos. do aquecedor falei "relé para 3 velas com um total de 42 ampéres"
de seguida veio a pergunta: "mas a sua carrinha só tem 3 cilindros?"
e respondi que não era para as velas dos cilindros mas para uns equipamentos que eu lá instalei para poder andar a óleo vegetal...
depois lá veio a coriosidade... mostre lá isso, abra lá o capô... e como eu estava com a carrinha dentro da oficina, os restantes mecânicos largaram o que estavam a fazer e vieram todos ver o que ali estava, naquele ajuntamento nem a empregada de armazem faltou.

venderam-me então dois relés, um para o aquecedor e outro para as resistencias.
face à potencia pretendida e ao material existente em armazém o relé para o aquecedor é de 100 amperes, creio que deve aguentar bem os 42 amperes das velas...
tinham, lá um de 70, mas por mais 10 centimos trouxe um grande...

Imagem
olha aqui ele...

Imagem
aqui se pode ver as ligações...
foi-me explicado que um fio,... de dimensões apropriadas à potencia exigida,... vem da bateria, passa por um fusivel equivalente à potencia das velas, e liga a uma das ligações de parafuso que se vê. do outro parafuso sai outro fio direito às velas...
nas ligações mais pequenas, uma liga-se à massa, (chassi ou bloco do motor), e a outra ao positivo passando primeiro por um interruptor. esta ultima, ligar de maneira que só tenha corrente com a chave na ignição, senão o esquecimento do interruptor ligado é a descarga da bateria...

Imagem
o relé para as resistencias dos tubos dos injetores, de 30 ampéres...
falei que esse estaria quase sempre ligado, e que as resistencias teriam no total apróximadamente 20 ampéres. eles falaram-me que de 30 dava perfeitamente. a ver vamos...

Imagem
aqui se pode ver as ligações...
a razão dos 5 pinos é que este tanto pode funcionar como contacto fechado que quando a sua bobine alimentada à corrente o contacto abre; ou contacto aberto que quando alimentado...fecha.
um abraço...

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por RED BARON »

viva flamingo!
dá para indicar os preços para termos uma ideia?

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Eletrico »

ola
parece tudo bem esse rele de 100a e que e um cadito exagerado mas pronto ...
cuidado com a secção dos condutores para os 30a no mínimo 6mm e para os 40a 10mm.
ha e a bateria e o alternador vão aguentar com isso tudo ?
por acaso ja vistes o que debita o alternador ?
vais por isso a arrancar quanto tempo depois do carro começar a trabalhar ?
por precaução aconselhava-te a consultar primeiro um bom eletricista auto antes de iniciares todos os trabalhos tenta que te meça a intensidade de tudo isso ligado a frio e depois diz la quanto da.por mim em pico pelo menos 100a
e preciso ter algum cuidado com isso,com o tempo pode dar problemas,espero estar errado mas com o tempo depois ve-se.
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por visitante »

vivam ....

parabens pelo topico flamingo..

é um topico de grande valia..a juntar a outros.. para quem decida montar o seu proprio sistema para utilização de ov..

certamente que muita informação pertinente virá a lume..

abraço
[***************]

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Eletrico »

lembrou-me de outra coisa arranjastes os reles começaste bem mas falta e não te esqueças pois e o mais importante a protecção a isso tudo e preciso montar os fusíveis (um por rele) para proteger toda a instalação dentro do possível coloca-los o mais próximo da bateria que puderes.
e preciso que os fusíveis sejam capazes de aguentar o pico de intensidade (arranque do equipamento) porem não deve ser dada demasiada folga pois pode invalidar o fim para o qual ai foram colocados.
no caso das 3 resistências do permutador pode ser mais fácil colocar antes um fusível por resistência (neste caso depois do rele)pois no caso de haver problemas com uma e só sem essa que fica e não sem todas.
se for preciso ajuda com esquemas e ligações e só dispor e material também se arranja.

...acho que vou escrever muito por este topico ...

cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Flamingo »

red baron Escreveu:viva flamingo!
dá para indicar os preços para termos uma ideia?
o maior custou 14,89 €. o mais pequeno não recordo bem, mas salvo erro 8,70 €.

[***************] Escreveu:vivam ....

parabens pelo topico flamingo..

é um topico de grande valia..a juntar a outros.. para quem decida montar o seu proprio sistema para utilização de ov..

certamente que muita informação pertinente virá a lume..

abraço
[***************]
eu penso o mesmo...
já se escreveu muito por estas bandas sobre problemas electricos nos respectivos carros mesmo sem terem nada a ver com o aquecimento e consumo de ov; já se escreveu também sobre eletronica e formas de controlar temperaturas sem recorrer aos termocontactos; sobre aquecimento por indução, etc... tendo em conta que a eletronica é cada vez mais um dos aliados do desenvolvimento nos dias de hoje e também do futuro, entendi por isso que daria certo jeito um tópico sobre este tema...

já agora passe por aqui e veja se pode dar uma ajuda...

http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... &start=200

um abraço...
Última edição por Flamingo em terça mar 11, 2008 10:23 pm, editado 1 vez no total.


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por visitante »

vivam ...

electrico..espero bem que escrevas muito por aqui..mas já agora..se não for pedir muito..com alguma pontuação.. ..é que como não domino nem electricidade nem electronica textos com o estilo do saramago não me calham nada bem..

abraço
[***************]

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Eletrico »

[***************] Escreveu:vivam ...

electrico..espero bem que escrevas muito por aqui..mas já agora..se não for pedir muito..com alguma pontuação.. ..é que como não domino nem electricidade nem electronica textos com o estilo do saramago não me calham nada bem..

abraço
[***************]
isso do saramago e de família (e um dos meus apelidos).
mas no que houver duvidas e perguntar.
isto da escrita as vezes vai assim um bocado mal amanhado porque ando a saltar entre o carro e o computador e depois alguma coisa ade ficar mal feita.
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Flamingo »

como queria terminar e testar as ligações e o equipamento que tenho instalado, alguém me sabe dizer como posso, ou melhor, de que material posso eu fazer um fusivel artesanal de 40 ampéres? foi hoje ver se arranjava mas está tudo fechado, e como vejo por aqui entendidos nessas coisas de eletricidade e eletrónica talvez pudessem ajudar...

qual o material/metal mais indicado para isso? aluminio, cobre, inox, latão,... espessuras ou dimensões...???

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Eletrico »

flamingo Escreveu:como queria terminar e testar as ligações e o equipamento que tenho instalado, alguém me sabe dizer como posso, ou melhor, de que material posso eu fazer um fusivel artesanal de 40 ampéres? foi hoje ver se arranjava mas está tudo fechado, e como vejo por aqui entendidos nessas coisas de eletricidade e eletrónica talvez pudessem ajudar...

qual o material/metal mais indicado para isso? aluminio, cobre, inox, latão,... espessuras ou
dimensões...???
ola
se e so mesmo para desenrascar (há boa moda portuguesa ),de um fio flexível tiras 2 fios finos de cobre troças-os e mete no sitio do fusível por uns dias safas-te mas atenção isto não substitui o fusivel.
recomendo que assim que tenhas oportunidade trocar por um fusível a sério.
cumprimentosl
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Flamingo »

isso também eu conheço, não era o que eu estava à procura saber... mas sozinho cá me desenrasquei, e em lugar de ficar provisório até vai ficar definitivo. amanhã como sardinha enlatada, e com uma tira da tampa da lata faço o resto.
meço o das velas de incadescencia da minha carrinha na espessura e na largura, que é de 80 ampéres, e recorto a condizer mas pra metade da intensidade, 40 a...

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Eletrico »

flamingo Escreveu:isso também eu conheço, não era o que eu estava à procura saber... mas sozinho cá me desenrasquei, e em lugar de ficar provisório até vai ficar definitivo. amanhã como sardinha enlatada, e com uma tira da tampa da lata faço o resto.
meço o das velas de incadescencia da minha carrinha na espessura e na largura, que é de 80 ampéres, e recorto a condizer mas pra metade da intensidade, 40 a...
pois,pois...electricistas pra que .... na dizem nada de jeito
quando queimar depois diz se deu sardinha assada
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Flamingo »

vamos lá ver se dá resultado.
eis aqui a comparação e a operação feita...

Imagem

o fusivel das velas de incadescencia do motor...

Imagem

o fusivel caseiro por mim criado... feito da lata de sardinha...

Imagem

aqui depois de encondido e isolado...

espero fazer o teste agora de tarde. as fotos é que não ficaram nada boas... foi a pressa...

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Eletrico »


com que e que isolaste isso ?
tens a certeza que isso vai dar certo ?
se tens arriscavas curto-circuitar uma bateria com esse fusivel a espera que ele fundisse ?
de todo espero que não haja nenhum problema com o circuito ou se acontecer pelo menos que seja perto do quartel dos bombeiros.
o fusivel que mostras na primeira foto (se e que e mesmo um fusível e não um ligador para servir de corte geral)parece mais para toda a instalação ou para o motor de arranque (pelo menos a julgar pelo cabo que e de certeza mais de 10mm de secção só para não dizer 16mm).
mas de certo não e preciso preocupar-me em auxiliar quem sabe o que esta a fazer....
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Flamingo »

não "eletrico", na primeira foto o fusivel que mostro é das velas de incadescencia do motor. é um fusivel de 80a, e o cabo que vez lá ligado tem 6 mm de diametro exterior e 4 mm interior, ou seja, o cobre. na foto talvez pareça mais...
já está feito, ficou a faltar duas luzes para acenderem na mesma altura em que os termocontactos liguem e apagarem quando os termocontactos desliguem. comprei dois leds, mas ambos fundiram na experiencia...

à tarde volto aqui e relato o evoluir da situação...

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Eletrico »

flamingo Escreveu:não "eletrico", na primeira foto o fusivel que mostro é das velas de incadescencia do motor. é um fusivel de 80a, e o cabo que vez lá ligado tem 6 mm de diametro exterior e 4 mm interior, ou seja, o cobre. na foto talvez pareça mais...
já está feito, ficou a faltar duas luzes para acenderem na mesma altura em que os termocontactos liguem e apagarem quando os termocontactos desliguem. comprei dois leds, mas ambos fundiram na experiencia...

à tarde volto aqui e relato o evoluir da situação...
então acertei 4mm de diâmetro corresponde a 10mm de secção.
com respeito aos leds intercala uma resistencia de 2.2k num dos lados (4 riscas vermelhas) e eles já se aguentam.ao menos consigo te ensinar esta ou também já sabias ...
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Flamingo »

desisti de leds (rsssssssssss...), vou instalar umas luzes de dimensões reduzidas no interior...


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por manuelcar »

eu estou de acordo com o [***************], este tópico tem todo o potencial para se tornar inamovível. ou tinha, até começarem a fazer fusíveis de latas de sardinha
Porreiro, pá!

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por klinzter »

por este tópico ser um grande potencial, foi colocado inamovível
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Flamingo »

manuelcar Escreveu:eu estou de acordo com o [***************], este tópico tem todo o potencial para se tornar inamovível. ou tinha, até começarem a fazer fusíveis de latas de sardinha
foi só para desenrascar,... e desenrascou. já lá está um como deve ser...

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”