Parte Eléctrica e Electronica

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder
Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por hynek »

....li na diagonal e ainda não percebi esta necessidade de complicar coisas simples e vice versa.....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Njay »

xptosempre Escreveu:(...)existe mais uma questão que se poderia colocar (corrijão-me se estiver errado),que potencia poderia fornecer um alternador de um carro ao relentim? na minha opinião quase máxima porque a poli da cambota é umas 4x maior que a do alternador ou seja , se estiver a 800rpm o alternador está a umas 3200, que se não estou em erro,já é uma rotação boa para o alternador.
o alternador, se estiver a gerar electricidade que está a ser consumida, é uma carga para o motor. em veículos modernos (com centralina), não sei se todos, mas pelo menos o meu que veio para o mercado em 1996 já é assim, a centralina tem controlo sobre a rotação minima (já não lhe estou a chamar "ralenti") do motor. se o carro estiver ao ralenti (parado, motor a trabalhar) e houver uma necessidade de maior geração de electricidade, como por exemplo porque se ligam os faróis ou o ar condicionado, a centralina faz a rotação do motor subir para compensar (obrigar o alternador a gerar) esse consumo.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por RED BARON »

viva flamingo!
lembrei-me agora de uma outra hipótese que poderá ser viável e fácil de implementar.
e que tal usar o sensor de pressão de óleo, o tal que faz apagar a luz da lubrificação, ou a falha desta, que está no tablier.
vou investigar como é no meu fiat, mas deve ser muito parecido em todos os carros, uma sonda com um terminal que mete o terminal á massa quando há pressão ou pelo contrário desliga o terminal da massa.
a partir daqui é muito fácil retirar um comando para accionar um relé quando o motor funciona, qual é o carro onde pretendes aplicar a solução?

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Eletrico »

red baron Escreveu:viva flamingo!
lembrei-me agora de uma outra hipótese que poderá ser viável e fácil de implementar.
e que tal usar o sensor de pressão de óleo, o tal que faz apagar a luz da lubrificação, ou a falha desta, que está no tablier.
vou investigar como é no meu fiat, mas deve ser muito parecido em todos os carros, uma sonda com um terminal que mete o terminal á massa quando há pressão ou pelo contrário desliga o terminal da massa.
a partir daqui é muito fácil retirar um comando para accionar um relé quando o motor funciona, qual é o carro onde pretendes aplicar a solução?
red
a questão que falas já tinha sido mencionada antes embora junta com outras condições vê aqui se não e isto que estas a falar.

mas esse sinal parece não cumprir os requisitos
flamingo Escreveu: sinal a partir da lampada de pressão de oleo também não serve, com o motor a trabalhar esta só acende se não tiver oleo ou se não tiver pressão de oleo, por isso também não interessa.
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por jmal »

xptosempre Escreveu: existe mais uma questão que se poderia colocar (corrijão-me se estiver errado),que potencia poderia fornecer um alternador de um carro ao relentim? na minha opinião quase máxima porque a poli da cambota é umas 4x maior que a do alternador ou seja , se estiver a 800rpm o alternador está a umas 3200, que se não estou em erro,já é uma rotação boa para o alternador.
oi, á aqui um grande engano, é que quando no contador de rotações do carro indica 800 rpm, não quer dizer que o veio do motor esteja a essa rotação, mas sim a 4 x menos, ou tantas vezes menos quantos cilindros ele tem, nos motores ci a rotação não é medida no veio, mas sim pelo número de ciclos gerados pelo motor, também posso estar errado mas penso que num motor de 4 cilindros o veio anda a 4 x menos de rotação que aquela que está a ser indicada. não era possível a mecânica de um motor 4 cilindros aguentar por ex: 6 e 7000 mil rotações no veio.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Eletrico »

ola.
gostava de colocar uma questão aqui aos homens da eletronica.
seria possível controlar o ajuste de um temporizador com o aquecimento do combustível ?
digam la se da que depois digo qual e a ideia.
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por jmal »

eletrico Escreveu:ola.
gostava de colocar uma questão aqui aos homens da eletronica.
seria possível controlar o ajuste de um temporizador com o aquecimento do combustível ?
digam la se da que depois digo qual e a ideia.
cumprimentos
na electrónica é tudo possível.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por RED BARON »

red
a questão que falas já tinha sido mencionada antes embora junta com outras condições vê aqui se não e isto que estas a falar.

mas esse sinal parece não cumprir os requisitos
oops oops.

peço literalmente desculpa.
fui tão apressado que nem estudei direito a matéria.

deduzo, da observação do flamingo, que este sinal não serve porque só ia ligar o relé quando a lâmpada do óleo estivesse acesa, ou seja só quando o motor está parado ou quando a pressão de óleo baixa.
como esta última situação só acontece quando há uma avaria pode ser deixada de lado.
assim temos informação de quando o motor está a funcionar só que está ao contrário, no entanto este problema é muito simples de resolver com a adição de alguns componentes.
Anexos
Controlo relé aquecimento.JPG
Controlo relé aquecimento.JPG (0 Bytes) Visto 15376 vezes

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Eletrico »

red penso que chega um rele com um contacto inversor ligado em paralelo a lâmpada do óleo.alimentamos o comum pela linha da chave usamos o contacto fechado para ligar a resistencia.assim quando a luz apagar liga a resistencia.penço que poderíamos prescindir de um circuito baseado em eletronica isto e muito simples de fazer só com recurso a electricidade.
se não percebeste o que disse faço o esquema.
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por RED BARON »

entendi, e é mais simples.
no entanto a alimentação para a resistência terá que ser comutada tambem na chave, em vez de vir directamente da bateria, o que pode representar uma carga elevada para o circuito. para obviar este problema os 12v teriam que passar por outro relé antes de ir para a resistência de aquecimento, relé esse, comandado pela tensão do painel e que abria quando se desligava a chave, porque ao desligar a chave o primeiro relé fica sem tensão e fecha o contacto inversor mantendo a resistência ligada. não sei se me expliquei bem.

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Eletrico »

red baron Escreveu:entendi, e é mais simples.
no entanto a alimentação para a resistência terá que ser comutada tambem na chave, em vez de vir directamente da bateria, o que pode representar uma carga elevada para o circuito. para obviar este problema os 12v teriam que passar por outro relé antes de ir para a resistência de aquecimento, relé esse, comandado pela tensão do painel e que abria quando se desligava a chave, porque ao desligar a chave o primeiro relé fica sem tensão e fecha o contacto inversor mantendo a resistência ligada. não sei se me expliquei bem.
ve la se não e isto o que estamos a falar:
Imagem
não me esmerei muito tou com pouco tempo desculpa
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Eletrico »

jmal Escreveu:
na electrónica é tudo possível.
então o desafio e este.a ver se me explico bem.

adição proporcional de o.v. em face da temperatura do combustível.

a situação e a seguinte :
arrancamos com o carro a diesel (puro) e ao mesmo tempo iniciamos ao aquecimento.
na linha de combustível junto da bomba colocamos una sonda tipo pt100 (só porque e um tipo que permite ligar vários equipamentos em simultâneo) na qual vamos medir a temperatura do combustível.como não e fácil de encontrar válvulas de abertura proporcional poderíamos optar por controlar os ciclos de abertura e fecho da válvula.assim por exemplo ao atingirmos a temperatura de 30ºc (so a titulo de exemplo) teríamos diesel durante 9seg e o.v. durante 1seg ou seja teoricamente 10% de o.v.(ou melhor do combustível do 2º tanque) quando atingida a temperatura de 70ºc temos a válvula sempre ligada.


em síntese
uma analise de temperatura a cada 10seg e uma saída de sinal (contacto seco) para a válvula
temporizada em função da temperatura.
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Flamingo »

red baron Escreveu:viva flamingo!
lembrei-me agora de uma outra hipótese que poderá ser viável e fácil de implementar.
e que tal usar o sensor de pressão de óleo, o tal que faz apagar a luz da lubrificação, ou a falha desta, que está no tablier.
vou investigar como é no meu fiat, mas deve ser muito parecido em todos os carros, uma sonda com um terminal que mete o terminal á massa quando há pressão ou pelo contrário desliga o terminal da massa.
a partir daqui é muito fácil retirar um comando para accionar um relé quando o motor funciona, qual é o carro onde pretendes aplicar a solução?
as mecânicas, e juntamente com elas a eletrónica ou eletricidade auto, variam de carro para carro. o que nuns carros funciona de um jeito, noutros pode ter pequenas ou até grandes diferenças...
a medida que foi lendo aqui pelo forum os diversos posts espalhados pelos diversos tópicos, entendi que, reagir com prudência a muito do que se escreve podia ser uma atitude inteligente. dependendo também do conhecimento dos autores dos mesmos.
e até à data, ser prudente tem sido uma mais valia...
numa primeira pesquisa que me foi possivel fazer, foi possivel determinar que em boa parte dos carros, a indicação de pressão do oleo lubrificante é fornecida atravéz da massa (negativo). foi-me também possivel saber que dado o sinal ser tão baixo, não seria possivel de funcionar sem a adição de um pequeno relé para poder ligar os 12v,que por sua vez iriam alimentar o relé da resistencia (não a resistencia, mas o seu relé. ou seja, um relé para alimentar outro...).
pelas complicações trazidas e por ser uma origem não muito fiavel, tal foi-me desaconselhado radicalmente. a frase foi mais ou menos esta: " impossivel não é, mas eu no seu lugar não me metia nisso..." foi-me dito ainda o que vocês já falaram, cada vez que por qualquer motivo o sinal troque, falha no sistema.
houve mais outros esclarecimentos, mas ainda me falta explorar outra fonte de informação, como tal por aqui fico... valeu-me a prudencia em muito...
sobre alimentação para o tal projeto, foi feita experiencia na minha carrinha atravéz do alternador, e o resultado foi positivo...
por isso é lá que vai ser ligado...
jmal Escreveu: oi, á aqui um grande engano, é que quando no contador de rotações do carro indica 800 rpm, não quer dizer que o veio do motor esteja a essa rotação, mas sim a 4 x menos, ou tantas vezes menos quantos cilindros ele tem, nos motores ci a rotação não é medida no veio, mas sim pelo número de ciclos gerados pelo motor, também posso estar errado mas penso que num motor de 4 cilindros o veio anda a 4 x menos de rotação que aquela que está a ser indicada. não era possível a mecânica de um motor 4 cilindros aguentar por ex: 6 e 7000 mil rotações no veio.
lamento contrariar-te mas estás redondamente enganado. seja lá ela medida onde for, o valor de rotações do motor que lês no conta rotações no tabliê é referente ao numero de vezes que a combota gira... (na minha carrinha, segundo informação que me deram, é medida no alternador...)
não tem nada a ver com o numero de cilindros. se assim fosse, fazias as contas a um motor de 12 cilindros ou por exemplo a w18 da vw que equipa os bugatti, se não estou em erro, e o resultado era o motor quase parado...
já agora e para tua informação, na formula 1, são comuns rotações nos regimes maximos na casa das 12 000 e das 14 000 rpm...
um abraço...

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por RED BARON »

sobre alimentação para o tal projeto, foi feita experiencia na minha carrinha atravéz do alternador, e o resultado foi positivo...
por isso é lá que vai ser ligado...
flamingo, confirma que te referes a retirar tensão para controlar o relé da resistência de aquecimento do combustível.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Flamingo »

sim, para alimentação desse relé.
em resumo, a corrente sairá daí, vai ao interruptor no interior, e regressa ao relé.
a massa vem de onde já a tenho, da dita valvula fae 37730. e dessa valvula manten-se o ligar e desligar automatico...

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Eletrico »

flamingo Escreveu:sim, para alimentação desse relé.
em resumo, a corrente sairá daí, vai ao interruptor no interior, e regressa ao relé.
a massa vem de onde já a tenho, da dita valvula fae 37730. e dessa valvula manten-se o ligar e desligar automatico...
desculpa não ainda não percebi onde vais buscar o positivo podes se faz favor explicar melhor?
e que os alternadores que conheço tem mais que um fio se e de la que estas a tirar a corrente ou pelo menos foi o que deu para perceber.
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por RED BARON »

eletrico Escreveu:
flamingo Escreveu:sim, para alimentação desse relé.
em resumo, a corrente sairá daí, vai ao interruptor no interior, e regressa ao relé.
a massa vem de onde já a tenho, da dita valvula fae 37730. e dessa valvula manten-se o ligar e desligar automatico...
desculpa não ainda não percebi onde vais buscar o positivo podes se faz favor explicar melhor?
e que os alternadores que conheço tem mais que um fio se e de la que estas a tirar a corrente ou pelo menos foi o que deu para perceber.
cumprimentos
electrico, o relé não tem que ser obrigatoriamente alimentado com dc. e pode-se dar o caso da ligação ser depois da ponte rectificadora na entrada do regulador de tensão que normalmente está integrado no colector de escovas, aqui existe dc e quando se desliga o motor a corrente da bateria só está presente na saída do regulador e não na entrada.
se for alimentado com ac a impedância da bobine do relé vai aumentar com a rotação devido ao aumento da frequência, aqui a corrente diminui e podia-se dar o caso do relé desligar, mas um relé de 12v depois de atraída a armadura a tensão pode baixar abaixo dos 6v que ele não desarma, por isso se o flamingo já testou e funcionou não sei para quê mais complicações.

flamingo, força aí com isso e dá noticias do decorrer das experiências, é para isso que cá estamos.

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Eletrico »

red baron Escreveu:
eletrico Escreveu:
flamingo Escreveu:sim, para alimentação desse relé.
em resumo, a corrente sairá daí, vai ao interruptor no interior, e regressa ao relé.
a massa vem de onde já a tenho, da dita valvula fae 37730. e dessa valvula manten-se o ligar e desligar automatico...
desculpa não ainda não percebi onde vais buscar o positivo podes se faz favor explicar melhor?
e que os alternadores que conheço tem mais que um fio se e de la que estas a tirar a corrente ou pelo menos foi o que deu para perceber.
cumprimentos
electrico, o relé não tem que ser obrigatoriamente alimentado com dc. e pode-se dar o caso da ligação ser depois da ponte rectificadora na entrada do regulador de tensão que normalmente está integrado no colector de escovas, aqui existe dc e quando se desliga o motor a corrente da bateria só está presente na saída do regulador e não na entrada.
se for alimentado com ac a impedância da bobine do relé vai aumentar com a rotação devido ao aumento da frequência, aqui a corrente diminui e podia-se dar o caso do relé desligar, mas um relé de 12v depois de atraída a armadura a tensão pode baixar abaixo dos 6v que ele não desarma, por isso se o flamingo já testou e funcionou não sei para quê mais complicações.

flamingo, força aí com isso e dá noticias do decorrer das experiências, é para isso que cá estamos.
red não pençes que estou de alguma forma a ripostar. queria realmente saber ,pode ate telo feito de uma forma que nem se quer me passasse pela cabeça mas também não importa ate e capaz de ser melhor assim...
fiquem bem.
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Njay »

será que o flamingo tá a tirar da bobina do estator do alternador? essa só deve ter corrente com o motor a trabalhar, não fazia sentido de outra forma. cuidado com os transientes.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Njay »

> adição proporcional de o.v. em face da temperatura do combustível.
>
> a situação e a seguinte : arrancamos com o carro a diesel (puro) e ao mesmo tempo
> iniciamos ao aquecimento. na linha de combustível junto da bomba colocamos una sonda tipo
> pt100 (só porque e um tipo que permite ligar vários equipamentos em simultâneo) na qual

o que é exactamente essa pt100?

> vamos medir a temperatura do combustível.como não e fácil de encontrar válvulas de
> abertura proporcional poderíamos optar por controlar os ciclos de abertura e fecho da
> válvula.assim por exemplo ao atingirmos a temperatura de 30ºc (so a titulo de exemplo)
> teríamos diesel durante 9seg e o.v. durante 1seg ou seja teoricamente 10% de o.v.(ou

provavelmente é mais fácil ter 10% mas numa frequência maior, isto
é, em vez de 9s/1 (0.1hz) ter-se 900ms/100ms (1hz). serviria ou é
mesmo preciso ter um período de 10s? (com 1hz a temperatura seria
"analizada" 1 vez por segundo em vez de 1 vez a cada 10s).

> melhor do combustível do 2º tanque) quando atingida a temperatura de 70ºc temos a válvula
> sempre ligada.

essa válvula é de 2 entradas e 1 saída, comutando a saída entre
cada 1 das entradas, certo?

> em síntese uma analise de temperatura a cada 10seg e uma saída de sinal (contacto seco)
> para a válvula temporizada em função da temperatura.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”